Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo VII > Divisões a respeito da presença real do Senhor da Eucaristia: Sub Capitulo 16 - A volta ao parafuso; zwinglianismo, presença virtual e transubstancialismo no protestantismo hodierno!


Para por fim a esta deprimente narrativa sobre as variadas tendências existentes no seio do protestantismo apenas no que diz respeito a Eucaristia, optamos por divulgar uma pesquisa bastante recente. O objetivo é certificar que as ditas tendências contraditórias e antagônicas permanecem vivas no interior de cada seita e que não perderam sua atualidade.

Encontra-se a dita pesquisa inclusa no artigo "Santa Ceia: uma das mais significativas controvérsias entre os reformadores Lutero, Zwinglio e Calvino." por PEREIRA LOPES & CUNHA FERNANDES in Ciências da Religião - História e sociedade, Vol VI, N 02 - ano 2008


http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/cr/article/view/424/250



E vem a corroborar o que sabíamos já por experiência: Que parte dos sectários protestantes (pentecostais e Batistas) acredita num tipo de presença real análogo aquele que é ensinado pela igreja romana ou seja numa espécie de transubstanciação... Enquanto outra parte acredita numa espécie de presença real nos termos propostos pelos antigos padres ou por João Calvino - SENDO TODOS HARTOLATRAS APESAR DA BÍBLIA CLARA E SUFICIENTE! - E uma parte por fim vai dogmatizando em torno do padrão zwigliano, predominante quando o protestantismo foi introduzido em nosso país. 

NEM TER O EVANGELHO DIANTE DAS FUÇAS E MANTER A FARSA ZWINGLIANA PARA SEMPRE!!!

Assim no livro do calvinista norte americano Loraine Boettner, damos com este rasgo: "O cálice representa o vinho... e o pão não era seu corpo." pp 144


Que representa a opinião de Karlstadt, Capiton e Zwinglio... Não a de 'mestre' Calvino... E menos ainda a de 'messer' Lutero... Boettner só é calvinista até a predestinação. Quanto a eucaristia afasta-se de seu Mestre, o qual acerta aqui e erra acolá - APESAR DE LER A BÍBLIA EM GREGO...

Tal nossa experiência na CCB, seita em que fomos criados e em cujo seio depara-mo-nos com as duas teorias contrárias e as duas variantes pertinentes a doutrina da presença real.

A estar certa a pesquisa 21 % dos presbiterianos (Assim o citado Boettner) encaram o sacramento como um memorial ou como elementos simbólicos, enquanto que 79% deles; na esteira de Calvino, encaram o mesmo sacramento como veículo da presença divinaPara a minoria deles há apenas pão enquanto que para a maioria Deus se faz presente no mesmo pão. DIFERENÇA CONSIDERÁVEL ESTA QUE DIZ RESPEITO, como já foi salientado por nós,  A PRESENÇA DIVINA.


Para os batistas com sua 'Sola Scriptura' e fanatismo anti católico tanto pior... pois ao que parece para 6% deles Jesus se faz material e fisicamente presente no Sacramento, enquanto que para 82% os elementos comportam uma presença divina não menos real. Enfim apenas 12% deles pondera com o 'divino' Zwinglio que tudo não passa dum simples repasto... Destarte o que é divino para 88% dos batistas é obreia de farinha para 12%... A diferença aqui também esta entre lanche ou Cristo, nem mais nem menos!


A ADD e a Seita Renascer apresentam praticamente as mesmas variáveis... 


Por nossa conta asseveramos que o mesmo se passa na CCB e na IEDP...


Também dentre estes há quem creia ser o sacramento uma colação de pão e vinho ou um veiculo, seja material ou espiritual, da presença do Deus verdadeiro.


Para uns é algo divino e para outros coisa de padaria!!! E SÃO TODOS PROTESTANTES, na posse do mesmo livro claro, fácil e suficiente rsrsrsrsrsrsrs!!!

E não basta a leitura desse livro para po-los em acordo!

Quando uma classe de meninos de oito anos ouve a historinha da Branca de neve e dos sete anões, não há quem ouse dizer que a maçã foi mordida pelo principe ou que a Branca foi beijada por algum dos anões - No entanto quanto é adulto que lê a Bíblia... Nem mais se sabe se foi Jesus ou o Cirineu que morreu na cruz!!!


Resultado: O que parte deles engole com toda reverência TENDO EM VISTA UMA VERDADEIRA POSSE DE JESUS CRISTO, a outra parte ingere como mero pão e vinho apenas como mera recordação do sacrifício da cruz!!!


E se algum protestante disser que semelhante divisão não deva ser levada muito a sério; nós é que não o levaremos a sério por deixar de considerar a diferença existente entre um simples naco de pão ordinário segundo a natureza e a presença real de Jesus Cristo Nosso Verdadeiro Deus, Rei e Pai. 


E completaremos e arremataremos nossas observações afirmando que uma 'igreja' incapaz de estabelecer concordância ou uniformidade a respeito de tão grande mistério não pode ser a verdadeira igreja edificada por Jesus Cristo sobre a rocha de sua divindade!





RECAPITULANDO:


Quanto a sagrada Eucaristia estão os protestantes cindidos:

  • Quanto a natureza da mesma: se é mero pão ou Cristo Jesus.
  • Se devem empregar vinho ou suco de uva.
  • Se devem utilizar um ou diversos cálices para o vinho.
  • Se a comunhão deve ser ministrada a todos os protestantes ou aos membros da seita somente.

E em quase meio milênio de discussões e polêmicas ainda não chegaram a qualquer acordo a respeito de tais questões.

ENTÃO COM QUE DIREITO DESEJAM ENSINAR AOS CRISTÃOS ORTODOXOS O QUE SEJA CRISTIANISMO???








Nenhum comentário: