Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Livro da confrontação dos princípios - PREFÁCIO X 'Consideração histórica sobre o primeiro 'Sola', o Biblismo'



I) Sola Scriptura (Termo criado por Bucer em 1536)






Aqui o engano é manifesto, uma vez que a quase totalidade dos apologistas romanos, atribui a invenção do Biblicismo a Martinho Lutero.





O biblismo no entanto fora inventado cerca de século e meio antes pelo inglês J. Wycliff, apontado por muitos como precursor de Lutero ou pré reformador, o que em certa medida é verdadeiro e em certa medida falso.

Ora nós, ORTODOXOS,  não receamos nada de J Wycliff  pelo simples fato de ter vivido e florescido no século XIV e não nos séculos I, II, III ou IV. Tomar Wycliff por esteio e fundamento da 'verdade' ou da reforma é recuar no máximo dois séculos para continuar separado do Cristo Histórico, de seus apóstolos, da Igreja primitiva e da tradição autêntica por mais de milênio.


Então entre Wicliff e Lutero há tanta diferença quanto entre Lutero e Charles Tazel Russel. São testemunhos demasiado recentes fornecidos pela apostasia ocidental.

Os protestantes no entanto costumam apresentar tal fato como ares de triunfo... É o que se sucede quando ganham cem ou duzentos anos...

Este triunfo porém é ilusório e superficial uma vez que sequer basta para atingir o ano 1000 desta nossa Era... Portanto se eles desejam atribuir a paternidade de alguns de seus 'Solas' ao clérigo inglês, a nós não nos importa, quem tem dois mil anos de existência não briga por migalhas de tempo...

Wycliff nem era o Cristo nem foi ouvinte ou sucessor de qualquer apóstolo. De modo que entre Wycliffita e Luterano pouca diferença vai... Continua sendo nome de homem, apenas isto.

Convém agora reproduzir as palavras do reitor de Lutterworth consignadas em sua obra "De sufficientia legis Christi":

"A verdadeira autoridade emana da Biblia, que contém o suficiente para governar o mundo." 

Segundo Parker (in "Estrela da manhã da reforma, Exeter, Paternoster, 1965) este teólogo medieval teria ensinado que "A Sagrada Escritura era a autoridade máxima para cada crente, a norma de fé e as bases para a reforma da vida religiosa, política e social ... Em si mesma, perfeitamente suficiente para a salvação, sem a adição de costumes ou tradições, como o direito canônico, orações aos santos, jejuns, peregrinações ou a Missa."

Lutero parece ter sido conduzido a Wicliff pelo escolástico Gabriel Biel (+ 1495) o qual parece atribuir certo valor a um testemunho independente do testemunho da Igreja. Sauzin L 'Propos de Table" Paris; Ed Montaigne 1932 praef p 24



As origens do livre examinismo(princípio não autônomo, que se encontra na dependência do primeiro)



Por ora cumpre-nos estabelecer que sua paternidade cabe igualmente ao já citado J Wycliff.

Segundo o já referido Parker bem como McFarlene (in Causas da dissidência religiosa na Inglaterra, NY, Collier, 1952) o sacerdote inglês 'insistiu bastante sobre a clareza da Escritura, sobre a necessidade imperiosa de se estudar e compreender a Escritura, e que qualquer homem de fé poderia ser iluminado pelo Espírito Santo.' Ora estas doutrinas não são apenas protestantes mas caracteristicamente pentecostais e veremos mais a frente, como Lutero acabou por endossada-las.

Sem embargo disto nosso homem viveu numa época em que um único monge copista gastava em média vinte anos de trabalho para produzir um único exemplar completo das Escrituras... 

Nenhum comentário: