Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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sábado, 25 de outubro de 2008

Cap IV - Os diversos batismos do protestantismo.

























Neste artigo o amigo leitor encontrará os seguintes assuntos e estudos:


  • Lutero e Calvino ensinaram a validade do batismo infantil por efusão
  • Lutero e Calvino condenaram o anabatismo como sendo uma heresia
  • Lutero traiu sordidamente o princípio do Biblismo e do livre examinismo apelando ao princípio Católico da autoridade e da tradição 
  • A coerência do anabatismo ao aplicar a doutrina protestante da justificação pela fé somente ao sacramento do Batismo
  • A rejeição do batismo como ruptura com o padrão anterior de Cristianismo e de Cristandade.
  • O anabatismo enquanto caminho para o sabatismo e para o arianismo ou seja enquanto demolição da fé Cristã até os alicerces
  • Os protestantes não sabem mais a quem batizar (batismo de crentes X batismo de crianças) apesar da alardeada suficiência e clareza da Escritura
  • Os protestantes já não sabem em nome de quem batizar (em nome de Jesus X em nome da Trindade) apesar da alardeada suficiência e clareza da Escritura
  • Os protestantes já não sabem como batizar (infusão X imersão) apesar da alardeada suficiência e clareza da Escritura
  • Os protestantes totalmente divididos e confusos a respeito do Batismo. Será a Escritura insuficiente ou serão ineptos os protestantes?
  • A sentença do Livro Sagrado paira sobre o protestantismo qual a espada de Damocles
  • O Testemunho do Bispo e Mártir Cipriano de Cartago a respeito do Batismo dos sectários


Protestante: Mas é claro que não, o batismo infantil não passa duma superstição grosseira inventada pela igreja romana.
Ortodoxo: E se eu lhe dissesse que algumas das principais organizações protestantes batizam criancinhas?
Protestante: Julgaria que o amigo está a delirar ou a zombar de mim.
Ortodoxo: O amigo Já ouviu falar em Martinho Lutero, João Calvino ou John Wesley?
Protestante: Mas é claro, foram os dois primeiros que confrontaram a igreja romana e iniciaram nosso movimento de reforma.
Ortodoxo: Sabia que Lutero fundou uma igreja chamada luterana e que Calvino fundou uma outra igreja chamada reformada, a qual na Escócia recebeu o nome de presbiteriana?
Protestante: Já ouvi falar na tal igreja luterana, no entanto, jamais vi alguma. Quanto a presbiteriana já passei em frente algumas vezes, porém jamais entrei.
Ortodoxo: Que pena.
Protestante: Por que?
Ortodoxo: Porque no primeiro ou no último Domingo de cada mês, segundo o costume, poderia assistir os repectivos pastores batizando criancinhas.
Protestante: Custo a crer em semelhante afirmação!
Ortodoxo: Neste caso preste bastante atenção - Os primeiros adversários do pedobatismo receberam o nome de anabatistas ou seja > A = não + batista = batizador - de criancinhas; em oposição aos Ortodoxos, romanos, luteranos e calvinistas (que eram pedobatistas) pois tanto Lutero quanto Calvino não apenas conservaram o batismo infantil como encararam tais indivíduos (os anabatistas ou Batistas) como verdadeiros hereges cuspidos pelo inferno. Eis por exemplo o que diz o iten XX da confisão palatina:

"Condenamos aos anabatistas , que negam ques criancinhas recem nascidas dos fiéis devam ser batizadas... Condenamos aos anabatistas em outras doutrinas peculiares que eles sustentam em oposição a palavra de Deus. Não somos, portanto, anabatistas, e , nada temos em comum com eles."

Protestante: Nossa! Quanta ferocidade.
Ortodoxo: O amigo ainda não viu nada, pois segundo o Historiador protestante Owen Chadwick - in A reforma, Lisboa, Pelicano, p 189 - os pioneiros do movimento: Felix Manz e Jorge Blaurock foram executados pelos zwinglianos cerca de 1527. Como não desejavam se converter o primeiro foi amarrado a uma grade e atirado ao rio enquanto o segundo virou 'churrasquinho'.

Protestante: Há alguma evidência de que nosso Lutero estivesse implicado esteve implicado nisto?

Ortodoxo: Plena evidência. Afinal, o mesmo Lutero que vossos panfletários glorificam como tendo sido escolhido pelo próprio Deus com o objetivo de reformar o Cristianismo, exprimiu-se a respeito dos adversários do Batismo infantil nos seguintes termos: "Lingua falsa de espiritos e mestres equivocados." Carta aos princípes de Saxônia - julho de 1524, I parag.

Protestante: Talvez no fim das contas não se trate de uma doutrina tão importante ou fundamental.

Ortodoxo: Era considerada tão fundamental que Lutero não pôde deixar de considerar: 

"Talvez que ao que digo sobre a necessidade da fé oponha-se ao batismo das crianças. MAS ASSIM COMO É PODEROSA A PALAVRA DE DEUS PARA MUDAR O CORAÇÃO DE UM ÍMPIO, QUE NÃO É, TODAVIA, MENOS SURDO E INCAPAZ DO QUE UMA CRIANCINHA, ASSIM, PELA SÚPLICA DA IGREJA APRESENTANTE E CRENTE, MUDA-SE, LIMPA-SE E RENOVA-SE A CRIANCINHA, INFUNDIDA POR DEUS A FÉ." Opera Lat. II,77

E:

"Do batismo se ensina que é necessário e que por ele se oferece graça; que também se devem batizar crianças, as quais, pelo batismo, são entregues a Deus e a ele se tornam agradáveis.
Por essa razão se rejeitam os anabatistas, os quais ensinam que o batismo infantil não é correto."
cf de Augsburgo iten IX
E:

"Por que não devem aqueles que são propriedade de Deus e estão na sua Igreja ser iniciados pelo santo batismo?" Palatina iten XX

Calvino é ainda mais rigoroso; pois recomendou ao rei Eduardo:

"É melhor a queima de dois ou três - anabatistas - do que a queima de milhares no inferno." Ep

E seus seguidores não foram doutro parecer:

"Condenamos os anabatistas e suas teorias caprichosas como opostas a palavra de Deus. NÃO SOMOS DOS ANABATISTAS E NÃO TEMOS QUALQUER COMUNHÃO COM ELES." Helvética

"Abominamos os erros dos anabatistas que repudiam o único batismo e que condenam o batismo dos filhos dos verdadeiros crentes que fora simbolizado pela circuncisão dada aos filhos de Israel como penhor de aliança." Belga XXXIV

"Deus atesta na sua santa palavra que os filhos dos santos eleitos são santos, não por natureza, mas em virtude do pacto gracioso em que foram incluidos; assim os pais piedosos não podem duvidar da eficácia do sacramento para a salvação de sua prole." Dordt XVIII

Tal o testemunho dos principais símbolos publicados pelos luteranos e calvinistas sobre a relevância do assunto.

Ademais a poucas linhas acima o amigo havia definido o pedobatismo como sendo uma prática supersticiosa e vã. De minha parte não vejo como a superstição possa ser compatível com a verdadeira religião e culto estabelecidos por Deus...

Penso que tais testemunhos bastem para evidenciar que o protestantismo é sistema isento de uniformidade e repleto de contradições; e que sendo contraditório em si mesmo é manifestamente falso...

Ou dirá você que a superstição não produz qualquer efeito negativo nas almas daqueles que a cultivam?






- Lutero, os anabatistas e a lógica perdida...




"Agora devo tratar de uma questão com a qual o Diabo, por meio de suas seitas, trás confuso o mundo. Trata-se do batismo infantil." Lutero in Catecismo Mayor, artg el bautismo


Logo que Lutero arvorou-se em reformador da igreja ocidental, latina ou romana - a qual, por sinal, não pertencemos - repudiou a tradição apostólica e pos-se a interpretar os Evangelhos a sua moda. Diante disto Tomás Muntzer, Felix Manz, Blaurock, Hubmaier, Denck e outros, que não se julgavam inferiores a ele, principiaram a questionar a eficácia do batismo infantil; teologoumena ou adiaphora que paulatinamente havia se espalhado por toda igreja de Deus, exceto, evidentemente, nas terras de missão.

A ponto de muitos, na esteira de Agostinho, chegarem a crer que as crianças que morriam sem ele estavam destinadas a queimar eternamente nos míticos fogos do inferno, a serem possuídas por diabos ou a transformarem-se em monstros.

No entanto para os continuadores do profeta saxão a prática do batismo infantil era, anti-cristã, falsa, absurda, abominável e herética pelo simples fato de não constar, como de fato não consta, na Bíblia. Ficando destarte condenada pelo princípio capital arvorado por Lutero, O BIBLISMO!

ADEMAIS se - como afirmava Lutero - o homem salva-se pela fé somente e não através de quaisquer ritos ou obras da lei, não podia haver Batismo algum para as criancinhas e por uma razão bastante simples> elas são incapazes de exercer a fé salvadora... O ANABATISMO É DECORRÊNCIA LÓGICA OU INFERÊNCIA NECESSÁRIA DA DOUTRINA LUTERANA DA SALVAÇÃO PELA FÉ SOMENTE E NÃO HÁ COMO FUGIR A SEMELHANTE CONSTATAÇÃO.

Agora se o pedobatismo é lícito TANTO O BIBLISMO QUANTO O SOLIFIDEISMO CARECEM DE TOTAL FUNDAMENTO...

Demos a palavra aos metodistas: "A PRÁTICA COMUM DO PEDOBATISMO TEM DEIXADO MUITOS DOS NOSSOS DESCONFORTÁVEIS PELO SIMPLES FATO DE ENFATIZARMOS 'A NECESSIDADE DA FÉ PESSOAL PARA APROPRIAÇÃO DA OBRE REMIDORA DE JESUS CRISTO. Metodistas da África do Sul in Resposta a BEM

Desconforto produzido pela incoerência...

Assim sendo, para conservar o pedobatismo, Lutero teve - mais uma vez - DE SACRIFICAR A TÃO ODIADA LÓGICA e agir cavilosa e ardilosamente contra seus próprios princípios: o fideismo e o biblismo, tomando empréstimos a teologia escolástica segundo a qual, a igreja, representada pelos padrinhos empresta sua fé as criancinhas. E no entanto, a Bíblia nada diz a respeito de semelhante comunicação ou empréstimo - TAL A MISÉRIA DE LUTERO E DO LUTERANISMO!!!


Ouça-mo-lo: "O que mais importa não é se o batizado crê ou não crê (!!!) pois nem por isto o Batismo perde seu valor... assim o Batismo é verdadeiro mesmo sem a fé." Catecismo mayor id

Assim o mesmo Lutero que contra o sentir da Igreja ergueu a fé as supremas alturas; agora, para combater os anabatistas abate-la até o chão... fez da Bíblia um ídolo com que desmoralizar a igreja antiga para depois ter de demoli-lo com suas próprias mãos, suscitando a fúria dos anabatistas e demais sectários...

Afinal a idéia de que a Igreja - por meio de padrinhos - empresta fé aos nascituros para que possam receber um batismo verdadeiro - convém insistir nisto! - é construção puramente eclesiástica ou teologica. NADA TENDO DE BÍBLICA...

Agiu pois desonestamente Lutero ao tomar de empréstimo tais EXPEDIENTES EXTRA BÍBLICOS OU ANTI BÍBLICOS e Calvino ainda mais desonestamente ainda!!!

Sem eles no entanto ia o pedobatismo pelo cano abaixo e com ele toda instituição Cristã até os fundamentos!!!

Exatamente; toda instituição Cristã! E FOI JUSTAMENTE ESTA PERCEPÇÃO QUE LEVOU LUTERO A COMETER SUA FELONIA...

Com a argúcia que lhe era própria, pode Lutero aquilatar de antemão até onde tais discussões e contestações acerca do pedobatismo acabariam conduzindo a Cristandade, diante disto, optou por recuar face ao abismo aberto a seus pés... outros no entanto não recuaram.

Grosso modo toda dinâmica dessa reforma improvisada foi assim durante o século XVI. A um lado a necessidade premente de adequar os dogmas fornecidos pela igreja antiga AOS NOVOS PRINCÍPIOS OU SOLAS DIVULGADOS POR LUTERO e a outro o sentido ou intuição de que tal adequação resultaria na destruição quase que total do dogma ou na negação do Cristianismo tal como havia sido concebido até então. Assim, ou ficava incoerente a reformação ou avançava sabe-se lá até onde...

Aqui a tragédia da nova religião: ao enunciar os princípios basilares da grande reformação, entre os anos de 1517 e 1521 Lutero não pode nem podia aquilatar qual fosse o impacto produzido por eles no corpo doutrinal do Cristianismo. Foi ao cabo dos seguintes dez ou vinte anos que percebeu não apenas a necessidade da adequação ou de uma revisão dogmática mas da mesma maneira seu significado. Diante disto optou por recorrer a sua própria autoridade e fixar os limites da Revolução que iniciara, sem cogitar na possibilidade de que outros fossem capazes de remove-los.


Foi como tentar conter uma flecha ou tiro após ser disparado. Um dos erros capitais de Lutero foi ser incapaz de perceber a força colossal da Revolução iniciada por si... Pode deflagra-la, mas não conte-la.

Agora chegará a uma conclusão terrivelmente horrenda: negar o valor do batismo infantil, implicava negar o valor de todos os batismos conferidos pela Igreja Latina- e também pela igreja ortodoxa - antes que Tomás Muntzer e os seus iniciassem sua campanha de repúdio, cerca de 1522/23. E ADMITIR QUE DURANTE SÉCULOS NÃO HOUVERÁ UM ÚNICO BATISMO VÁLIDO, AO MENOS NO OCIDENTE, E QUE TODOS OS ANCESTRAIS HAVIAM NA VERDADE SIDO PAGÃOS OU PUBLICANOS!!! NEM MAIS NEM MENOS!

Agora, a luz do tempo, como poderiam ter os ancestrais, avós, bisavós, tetravós, etc obtido a salvação e o acesso a Cristo SEM BATISMO VÁLIDO???

Diante de tal perspectiva - eminentemente assustadora - Lutero foi levado a afirmar que:  "As mentes simples jamais deveriam ter se imiscuído em tais questões, contentando-se em remete-las humildemente ao juízo dos doutos."

Logo ele que iniciara a moda do exame particular, pondo traduções nas mãos do vulgo despreparado e assegurando-o de que era juiz tão hábil quanto o papa em matéria de fé!!! LOGO ELE QUE ATRIBUÍRA AO POVO O OFÍCIO DE JULGAR A DOUTRINA DA IGREJA!!!. A gora diante da calamidade anabatista hesita e já restringe o tal exame a pessoas doutas e ponderadas como ele, isto é, restabelece o padrão eclesiástico da autoridade que acabará de abater!

Homem sagaz Lutero não tardou a perceber que por trás de todos estes apelos a Bíblia havia um abominável pressuposto: A NECESSIDADE DE UM REBATISMO UNIVERSAL.

Para nós que vivemos cinco séculos após a transposição do pedobatismo para o anabatismo parece não haver qualquer coisa de extraordinário nesta constatação... afinal os neo protestantes e sectários - poderíamos chama-los todos de batistas quanto a este pormenor - não rebatizam a tantos quantos ortodoxos, papistas, anglicanos, metodistas, luteranos e até calvinistas apostatam e passam a suas fileiras sem que haja qualquer coisa de fantástico nisto?

Tornemos porém aos primórdios do movimento, isto é, a 1522 e consideremos que antes de Munzer não havia um único anabatista sobre a face da terra. HOMEM ALGUM HAVIA SOBRE A FACE OCIDENTAL DA TERRA QUE TIVESSE SIDO BATIZADO POR IMERSÃO DURANTE A IDADE ADULTA...

Segundo era do conhecimento tanto de Lutero, quanto de Calvino e da maioria dos reformadores.

Alegam os anabatistas - como os sabatistas, iconoclastas e unitários - que sempre contaram com seguidores e praticantes 'ocultos' anteriores a Reforma.

A ponto de ousarem declarar que "Não são protestantes, e que jamais o foram." JORNAL BATISTA:

Alegar no entanto não é demonstrar ou provar... e, no frigir dos ovos a 'História' nada sabe em absoluto a respeito dos tais 'cristãos' invisíveis, fossem eles anabatistas, sabatistas ou iconoclastas. E eles tem tanto direito a existência quanto o vampiro, o lobisomem, o unicórnio e outros seres fantásticos produzidos pela imaginação humana.

O que equivale em negar a existência real de tais sectários, cujas raízes por isto mesmo encontram-se historicamente separadas do Cristo histórico e firmadas sobre o exame bíblico dos reformadores mais avançados pertencentes ao círculo de Zickwau.

Grosso modo o problema da inexistência anterior de uma determinada doutrina e de seu súbito aparecimento no contexto Cristão, parece, aos desavisados, totalmente ociosa tal o frenesi pelas novidades. Percebem os tontos que certas doutrinas brotam simplesmente do nada, mas... atribuem de imediato tais invenções a Jesus Cristo ou ao espírito santo...

No entanto trata-se duma questão vital, a ponto dos fideistas, sabatistas e anabatistas - QUE AFIRMAM NÃO FAZER CASO ALGUM DELA - darem-se ao trabalho de compor livros inteiros e 'Fábulas de genealogias' com o objetivo de demonstrar que, a salvação pela fé fora anunciada publicamente muito antes de Lutero, que o sábado havia sido observado muito antes que Joseph Bates recomendasse sua guarda pelos idos de 1850, e assim sucessivamente...

Tais as obras fantasiosas de Flacius e Omegna sobre o fideismo, de Ellen White sobre o sabatismo e de R A Baker e Lauro Bretones sobre o anabatismo, tão confiáveis quanto o 'Dictionnaire des athées' de Sylvain Maréchal, obra curiosa em que Platão, Aristoteles e Agostinho de Hipona, dentre outros, aparecem alistados quais fossem partidários ou simpatizantes do ateísmo.

E no entanto tais obras de fancaria tem emprestado certa dignidade a propaganda sectária, ao menos entre o grande público que sempre tem pensado em doses homeopáticas...

Os anabatistas, já o dissemos, tem enveredado por este caminho, com o intuíto de fugir ao problema teológico por nós aventado! O qual, não sendo assim, são sempre incapazes de resolver!

Admitamos por um momento, como Lutero e Calvino deram por certo, que todos os Cristãos tivessem de ser rebatizados...


E que antes daquela geração - de 1522 - NÃO HOUVESSE - como hoje existem aos milhões - UM ÚNICO ANABATISTA VALIDAMENTE BATIZADO OU REBATIZADO SOBRE A FACE DA TERRA...


Situação 01 (hum): Não havia até então Cristão algum sobre a face da terra (e isto por um espaço de mais de mil anos!) mas apenas e tão somente pagãos ou publicanos que ousavam proclamar-se cristãos sem o serem de fato. (no caso os romanistas e os ortodoxos)


Jesus no entanto decretara: IDE E FAZEI DISCÍPULOS MEUS ENTRE AS NAÇÕES, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. Mt 28,19


Conclusão: Batizados errada e invalidamente e escravizados por diversas formas de superstição não eram discípulos seus mas filhos das nações ou gentios.

E como não havia um só Cristão que remontasse ao tempo de Jesus ou dos apóstolos e QUE TIVESSE SIDO COMISSIONADO PARA BATIZAR EM SEU NOME, quem seria capaz de rebatiza-los ou de batiza-los validamente em 1522??? QUEM HAVERIA DE SER O BATIZADOR VALIDAMENTE BATIZADO SE ATÉ ENTÃO TODOS HAVIAM SIDO BATIZADOS DURANTE A INFÂNCIA??

OU HAVERIAM DE SER BATIZADOS POR UM PAGÃO NÃO BATIZADO???

Vejamos o que dizem os próprios batistas:"O batismo só é válido quando ministrado por Batistas." CONVENÇÃO BATISTA DO SUL (1850): 

Sendo assim de onde teria saido o primeiro batizador anabatista??? Do ôco da bananeira ou do pé de couve?


Imaginemos agora a situação 02: Todos eram verdadeiramente Cristãos, apesar do pedobatismo ou do batismo inválido. Só nos restando inferir que a Igreja pôde passar - e muito bem - mais de mil anos sem necessidade do verdadeiro Batismo que é a matriz de todos os sacramentos!!!


Conclusão: Se a igreja pôde passar muito bem sem o verdadeiro Batismo por um espaço de mais de mil anos, poderia certamente passar outros tantos mil anos sem ele... logo>

O Batismo é uma instituição ociosa e desnecessária no contexto cristão!

No entanto disse o Senhor: Batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... Consagrando ele mesmo esta prática e fixando-a como mandamento!

Até aqui, ou passou a humanidade sem igreja ou Cristandade - sendo a igreja desnecessaria - ou passou a igreja sem batismo - sendo o batismo desnecessario!!! TAIS AS DERRADEIRAS CONSEQUÊNCIAS DO DELÍRIO ANABATISTA!


c) Em que pesem a exceções existentes no domínio da graça - que é um domínio mais amplo que o domínio da igreja visível! - o Batismo válido é veículo estritamente necessário tendo em vista a associação ou união entre o neófito e Jesus Cristo, segundo depreende-se de suas próprias palavras: "Batizando-os em nome..."

Por outro lado, admitindo que o batismo seja absolutamente necessário a vida comum da igreja - do contrário a doutrina anabatista seria totalmente inutil uma vez que seus advogados sustentam lutar por um Batismo válido e verdadeiro! - e que antes do batismo de adultos ser restabelecido em 1522/23, chegamos a conclusão de que até então ninguém era verdadeira e validamente batizado. O que suscita um segundo questionamento:


Quem teria batizado valida e verdadeiramente os primeiros anabatistas, como Munzer, Blaurock, Felix Manz, etc???


A pergunta é pertinente pois o único batismo que eles haviam conhecido fora o falso batismo da igreja romana recebido enquanto eram ainda nascituros...

Quem batizara-os validamente e os tornará Cristãos antes que eles mesmos se pusessem a batizar outros adultos?

Como e onde foi realizado ou melhor RESTABELECIDO O Batismo anabatista???

Caso os anabatistas respondam-nos que Cristo desceu dos céus e batizou seus pioneiros pessoalmente cumpre perguntar-lhes: Neste caso por que vocês repudiam o relato de Joseph Smith e ridicularizam seus seguidores???

Caso afirmem que batizaram-se a si mesmos - como se diz do italiano Nicollo da Alessandria, do inglês John Smyth e do já citado Pastor Adão - cumpre perguntar-lhes em que parte do Evangelho esta ordenado aos mortais que batizem a si mesmos ou que se auto batizem?

Que evidência Bíblica justifica o auto batismo???


Não comprometeu-se o próprio Hubmeier "Em todos os litígios sobre fé e religião recorrer apenas e tão somente as escrituras."?


Principio até hoje repetido e endossado por todos os anabatistas?


Neste caso como ousam afirmar que é perfeitamente lícito a alguém batizar a si mesmo?

Em que parte da pena evangélica, da pena apostólica ou mesmo da pena profética topamos com semelhante monstruosidade?

Diante disto admitindo que batizaram-se a si mesmos - os primeiros anabatistas - isto quer dizer que de forma algum batizaram-se uma vez que não foram batizados nem pelos apóstolos, nem por seus sucessores de modo que este RITO NÃO TEM QUALQUER COMUNICAÇÃO OU VÍNCULO COM JESUS CRISTO, aquele que estabeleceu o rito do Batismo.

E se esse rito anabatista, a que chamam de batismo, não tem qualquer vínculo com Jesus Cristo ou seus apóstolos é ineficaz para comunicar a vida de Deus ou estabelecer comunhão entre o sagrado e o profano. Em suma este rito, desvinculado de Jesus Cristo e CRIADO EM 1522 é tiro de origem puramente humana não passando de um BANHO INÚTIL.



Dá no mesmo dizer que batizaram-se uns aos outros.

Pois, neste caso, convém indagar sobre quem batizou o primeiro deles?

Admitem os batistas que qualquer ateu, pagão, infiel, ortodoxo, romano ou luterano possa ministrar-lhes verdadeiro batismo, mesmo em se tratando do batismo de um adulto?


Logo a praxis em voga entre os batista - segundo a qual UM CRENTE É SEMPRE BATIZADO POR OUTRO - justifica perfeitamente a indagação acima, sob pena do tal batismo ser inválido.

Sabem os batistas, e muito bem - pois conhecem as escrituras - que o batismo só é válido quando ministrado por alguém que foi validamente batizado e que tal 'corrente' de batismos - sejam ortodoxos, romanos, ou mesmo luteranos (pois os luteranos como veremos não podiam negar a validade do batismo romano) - deve necessariamente remontar aos apóstolos e a Cristo, AQUELE QUE INSTITUIU O SACRAMENTO, SANTIFICOU AS ÁGUAS, BATIZOU OS APÓSTOLOS E FIXOU A OBRIGAÇÃO.

De fato os apóstolos foram BATIZADOS e COMISSIONADOS para batizar! Será que podemos dizer o mesmo dos pais do anabatismo? Neste caso quem é que batizou-os? E por quem foram comissionados???

Lutero por força de coerência deveria ter condenado o pedobatismo e estabelecido o rebatismo de modo tão enfático quanto seus adversários anabatistas.

Percebeu no entanto que ao condenar o pedobatismo estava condenando seu próprio batismo e, pondo-se a si mesmo a margem da Cristandade juntamente com os judeus e maometanos!

Hábil como era, o profeta dos alemães foi capaz de avaliar a questão até suas derradeiras consequências, a ponto de afirmar em alto e bom som: "Assim será logo derribado o artigo que diz: creio na Una e Santa igreja Cristã - Lutero aqui ousou falsear o símbolo, que afirma: creio na Igreja Católica - e na comunhão dos santos." Catecismo mayor id

Pois se a igreja perdeu de vista ao batismo - e isto inclui a 'igreja' luterana -  que não seria capaz de perder? Igreja que perde de vista o batismo - que é como que sua porta de entrada - pode perder qualquer outra coisa como o dia da adoração ou a natureza divina... NÃO É PARA SE ESTRANHAR QUE O ANABATISMO (bem como o Zwinglianismo) TENHA CONDUZIDO OS MAIS ATILADOS AO SABATISMO E AO UNITARISMO. O luteranismo conduziu parte dos livre examinadores ao anabatismo e zwinglianismo e estes conduziram parte deles aos extremos do sabatismo, iconoclasticismo e unitarismo.

A única diferença aqui é que o ANABATISMO decorre dos  SOLAS enquanto que o zwinglianismo não.

Negar a validade do pedobatismo e afirmar a necessidade de uma rebatização geral ou universal implica uma ruptura dramática com o passado Cristão e um repúdio total a tradição. Ficando a antiga fé completamente aniquilada ou destruída até os alicerces mais remotos.

Pois o sacramento do Batismo - como a Eucaristia - sabia-o Lutero e muito bem, é por assim dizer o princípio de nossa vida espiritual.

Para Lutero afirmar a validade do batismo romano ou tradicional implicava em sustentar a validade de seu próprio batismo, afirmar seu caráter de Cristão e garantir seu status de reformador, além de manter algum vínculo histórico entre sua igreja e a igreja apostólica estabelecida por Jesus Cristo. Por mais que seu ódio pela igreja papa lança-se-o fora de si, neste terreno ao menos, ele não poderia deixar de ficar com ela... tendo em vista alguma sucessão ou continuidade.

Aqui o engano fatal de Lutero> acreditar que a revolução desencadeada por si poderia ser contida dentro de certos limites...

Ele bem sabia que a validade de seu batismo ligava-o de certo modo ao batismo praticado pelos apóstolos, estabelecido pelo Senhor e recebido por todas as gerações Cristãs. Assim se teve pois o reformador germânico coragem suficiente para impugnar a doutrina da sucessão apostólica e episcopal, mas não teve nem força nem coragem suficientes para dar mais um passo além e repudiar a relação de identidade existente entre seu próprio batismo (recebido ou comunicado) e o batismo estabelecido pelo divino Mestre...

Daí ter encarado a questão do ponto de vista segundo o qual: "A idade dos batizandos e a quantidade água empregada são questões acidentais, que não dizem respeito a essência do sacramento."

Evidentemente que as escrituras silenciam por completo a respeito de tais questões. Basta-nos no entanto o testemunho dos sentidos para saber que um bebê, desprovido de racionalidade e entendimento categorial, é incapaz de exercer fé. Fé da qual a escritura faz depender o valor deste rito...

A Lutero restou apenas o recurso demagógico de voltar as tradições que havia posto em dúvida; e é evidente que diante disto, o Catolicismo saiu ganhando.

Com mais veemência ainda do que os papistas - a respeito dos quais costumava dizer: "Vivem a falar sobre concilios e S Padres, mas de modo algum se sujeitam a eles." - in dos Concilios eclesiásticos - ele, Lutero, ao menos por um instante, ousou menosprezar o testemunho dos Concílios e dos antigos padres... No entanto assim que os anabatistas entraram em cena gritando 'Sola Scriptura, Sola Scriptura' já Lutero tornava aos antigos padres e doutores com o objetivo de vindicar seu próprio Batismo.

Pelo que fiou o luteranismo eternamente situado entre dos extremos: a Ortodoxia a um lado, o anabatismo, o zwinglianismo e o arianismo a outro. Luteranismo e calvinismo optaram por canonizar a inconsequência... alegando que se por um lado a igreja não havia permanecido fiel em todas as coisas por outro também não havia totalmente infiel... desde então estes dois sistemas tem contra si a palavra do Senhor: QUEM NÃO FOI FIEL NO POUCO NÃO SERÁ FIEL NO MUITO...

Assim caso nós Ortodoxos estivermos equivocados, a verdade só pode estar com os sectários. Aqui não existe meio termo pois não pode haver semi ou meia infidelidade no domínio da divina Revelação.

Os anabatistas, no entanto, captaram de pronto a contradição entre o discurso - anti tradicional - e a praxis - tradicional e eclesiástica - de Lutero. E foi o quanto bastou para apresentarem-no como um segundo Papa... ou como um fariseu hipócrita.

Afinal toda essa questão de reforma é labirinto sem saída, ao menos do ponto de vista da lógica, implicando necessariamente num retorno decisivo a tradição (seja a legítima tradição dos Ortodoxos ou as falsas tradições dos latinos) ou numa transposição para espiritismo (na melhor das hipóteses), o arianismo (judeu e/ou maometano), o agnosticismo ou mesmo para o materialismo e o ateismo; a menos que se enfie a cabeça no chão como um avestruz...

Por enfiar a cabeça no chão queremos significar a proclamação de uma fé totalmente cega - assaz comum entre nossos protestantes analfabetos - e numa firme recusa ao ato de pensar enquanto característico dos animais superiores. Para nossos fundamentalistas a capacidade típica do homem para refletir, ponderar e criticar é uma espécie de pecado original ou de tentação infernal e a imbecilidade uma espécie de terceiro ou quarto sacramento, análogo ao batismo e a ceia.

Aqui o caso do profeta saxão é típico... pois Lutero jamais logrou viver de pleno acordo com seu fideismo ou leva-lo até as últimas consequências. Nele, o apego aos resquícios da fé ancestral assumiram a forma de um extremo irracionalismo ou como diríamos de ódio a coerência. A qual deveria encaminha-lo a demolição do Catolicismo como um todo...

Eis porque Lutero sempre encarou os anabatistas como a maioria dos homens costuma encarar aqueles que são capazes de ultrapassa-lo ou que demonstram ser mais coerentes do que ele; a saber, como seus mais odiados inimigos... afinal eles assumiram as derradeiras consequências enquanto ele estacou a beira do abismo e por assim dizer recuou...

No frigir dos ovos o sectarismo implica necessariamente nesta ruptura radical com o antigo ou anterior. Como novidade a um tempo teórica e a outro prática, ainda mais ousada que o solifidefideismo arvorado por Lutero, o anabatismo implicava justamente numa negação total do sentido histórico e numa condenação decisiva e irremissível por parte dos novos reformadores, de tudo quanto parecesse tradicional.

É característico do neo protestantismo ter selecionado e sintetizado tudo quanto tem surgido de novo nas diversas seitas - assim o fideismo de Lutero, o predestinacionismo (sob a forma de segurança perpétua do crente) de Calvino, o anabatismo de Munzer, a presença simbólica de Zwinglio, o iconoclasticismo de Karlstadt, etc - e simultaneamente repudiado a tudo quanto implique em fragmentos ou permanências do odiado passado ante reformista, assim a virgindade perpétua de Maria, sua maternidade divina, a doutrina da imortalidade consciente, etc (doutrinas rejeitadas por praticamente todas as seitas modernas inda que admitidas por Lutero, Calvino, Zwinglio, Wesley, etc).

Eis porque o anabatismo constitui ainda hoje uma das vertentes mais fecundas e ferozes do anti catolicismo, logrando superar o próprio calvinismo. É do A - NÃO - batismo; que procede este tipo de protestantismo cada vez mais negativo, vago e inconsistente - que já foi descrito por alguns como sendo verdadeira Nulidade - enquanto pura e simples manifestação de ódio face a afirmação da Verdade divina. 




Contradições dos reformadores e das seitas face ao Sacramento do Batismo


Protestantes e batismo infantil



LUTERO - "Levamos as crianças ao batismo com ânimo e na esperança de que venha a receber a fé e a crer. Não é no entanto em vista disto que batiza-mo-las, MAS UNICAMENTE PORQUE DEUS ASSIM ORDENOU E DISPOZ." Catecismo Maior




MELANCHTON - "Os pequeninos devem ser batizados, não sendo tal batismo molesto a Deus, antes eficaz e necessário a salvação." Apologia da Confisão de Augsburgo pp 95




ZWINGLIO - "Cristo, o Filho de Deus, aceitou ser batizado para dar exemplo a todos."

"É a nossa vontade que onde quer que eles - os anabatistas - sejam encontrados, isoladamente ou em grupo, que sejam mortos por afogamento até que não reste qualquer um."






CALVINO - "Não pode haver quem não enxergue que o Batismo infantil não foi forjado temerariamente pelos homens, pois tem evidente aprovação das Escrituras." As Institutas da Religião Cristã, 4, XI, 32-35 "Nem podemos hesitar em afirmar que o batismo corresponde a antiga circuncisão, cujo lugar veio a tomar."





JOHN KNOX: "Confessamos e reconhecemos a validade do batismo aplicado as crianças e assim condenamos o erro dos anabatistas que afirmam ser invalido o batismo daqueles que são incapazes de exercer julgamento e de exercer a fé."

HEIDELBERG: "Os lactentes deverão ser batizados? Evidentemente, bem como os adultos; pois estão incluidos no pacto da aliança..." 74

WESTMINSTER: "Os filhos dos membros da igreja vísivel devem ser batizados." 95

LA ROCHELLE: "Deus recebe em sua Igreja os filhos com seus pais, nós dizemos que, pela autoridade de Jesus Cristo, os filhos gerados pelos fiéis devem ser batizados." 35


CONFISSÃO BELGA: "O batismo tem para nossos filhos, o mesmo efeito que a circuncisão tinha para o povo judeu." 35

HELVÉTICA: "Segundo o ensino evangélico, dos tais - isto é das crianças - é o Reino de Deus. Por que então não deve o sinal da Aliança de Deus ser conferido a elas? Por que não devem aqueles que são propriedade de Deus e estão na sua Igreja ser iniciados pelo santo Batismo?" 19

ARTIGOS DE RELIGIÃO DE WESLEY: "O batismo de crianças deve ser conservado na Igreja." 17


A outra face da moeda...





KARLSTADT - "Concluimos pois que a prática do batismo infantil não esta fundamentada na Escritura tendo sido inventada pela Igreja apóstata." Panfletos sobre o pedobatismo




MUNTZER, vigário de Allsted, cooptado por Karlstadt e Nicholaus Storch, cessou de Batizar os pequeninos em 1522




HUBMAIER - "O Batismo de crianças não possui validade alguma." Epistola a Oecolampadius



MENO SIMONS - "Concedo que o costume de batizar as crianças tenha tido sua origem na era apostólica. Cremos no entanto que foi estabelecido por FALSOS APÓSTOLOS."





CONRADO GREBEL - "Esta forma de Batismo é errada, assim sendo todo aquele que a recebeu deve ser verdadeiramente batizado."





MICHAEL SATTLER - "Assim dizemos que o Batismo infantil não tem qualquer proveito para salvação porque esta escrito que a vida do justo procede da fé."

CONFISSÃO DE SCHLEITHEIM: "Nós rejeitamos o batismo infantil como abominação inventada pelo papa."








Protestantismo: a casa de Orates



Diante desta Babel ou cipoal de opiniões, teorias, sentenças e ensinamentos contraditórios em torno da única Escritura sempre clara (!!!), certo número de protestantes, achou por bem lançar uma declaração comum em torno do Sacramento. Afinal ficava mal para os bibliólatras não dar sequer com as portas da igreja...

A tentativa aconteceu há cerca de 36 anos, em 1974, sob os auspícios da comissão 'Fé e ordem' do CMI.

O documento - inspirado grande parte na tradição Católica - recebeu o nome de BEM.

Agora observemos com atenção as reações suscitadas por ele entre os livre exaministas:


BEM - "A prática do Batismo infantil ocorre num contexto cuja ênfase assenta na fé coletiva, numa fé ambiente, mais do que numa decisão explicita de quem recebe o batismo. Aqui é a comunidade como um todo que afirma sua fé e compromete-se em propiciar um ambiente de fé, tanto no lar quanto no culto, na instrução e no testemunho.
A NECESSIDADE DO PRÓPRIO BATIZADO EXERCER FÉ PESSOAL NÃO É DIMINUIDA E MUITO MENOS ABOLIDA PELO AMBIENTE. A REVINDICAÇÃO E PROMESSA DO EVANGELHO SÃO POSTAS A DISPOSIÇÃO DA CRIANÇA NO BATISMO, PRESSUPONDO UMA RESPOSTA DE OBEDIÊNCIA A FÉ PARA QUE OS FRUTOS DO BATISMO SE MANIFESTEM E FLORESÇAM NA VIDA. LOGO NO PEDOBATISMO, O RITO NÃO SUBSTITUI A FÉ, EXIGE-A." itens XIII e sg


A DIVISÃO E A DISCÓRDIA PERMANECEM...




OS PEDOBATISTAS -


IGREJA LUTERANA DA DINAMARCA: "Rogamos aos batistas que reconheçam o Batismo infantil dos outros cristãos como um Batismo completo." Resposta a BEM

LANDES: "A fé é dispensável para a criança, uma vez que há razões bíblicas para crer que ela é espiritualmente regenerada duarante a cerimônia." Estudos Bíblicos sobre o Batismo de crianças (CEP, S Paulo, 1952) p100

SWIFT: "Nossos adversários se esforçam em vão para provar que a Bíblia não determina o batismo das crianças. Tenho demonstrado con suficiencia de provas e pautado na Bíblia que Deus o ordenou em suas direções para o estabelecimento da Igreja visivel." Batismo por aspersão e Batismo de crianças (Metodista, S Paulo, 1956

PERRIN: "O tempo e o local apropriados ao Batismo NÃO SÃO DETERMINADOS PELA ESCRITURA, LOGO A CARIDADE E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA ESTABELECEM A PRÁTICA, ASSIM PERMITIMOS QUE AQUELES QUE ERAM MAIS LIGADOS AS CRIANCINHAS, TROUXESSEM-NAS PARA QUE FOSSEM BATIZADAS, fossem seus pais ou responsáveis..." Resposta valdense a consultação... in Perrin J P in "História e doutrina dos valdenses"
(Embora a origem dos valdenses não seja protestante, posteriormente, o grupo, veio a cerrar fileiras com os filhos de Calvino)

IRMÃOS MORÁVIOS DO NORTE DOS EUA: "A IGREJA NÃO TEM DIFICULDADE EM CORROBORAR A AFIRMAÇÃO DE 'BEM' SEGUNDO A QUAL REFLETE A FÉ DA IGREJA NO DECORRER DOS SÉCULOS."

Convém salientar ainda os dois livros escritos pelo afamado teólogo luterano Joaquim Jeremias em defesa do pedobatismo, ricos por sinal, em subsídios históricos.




OS ANABATISTAS - O OUTRO LADO DA MOEDA



PRIMEIRA CONFISÃO DE LONDRES (1644): "O BATISMO EXISTE APENAS PARA AQUELES QUE EXERCEM FÉ."

JORNAL BATISTA: "Entre o Novo Testamento e o protestantismo está a barreira do Batismo infantil." 20/09 de 1945

MCGLOTHLIN: "Quantas guerras e quanto derramamento de sangue não produziu esta má doutrina." Pedobatismo

TRUETT: "Segue-se que os batistas são irreconciliáveis com qualquer forma de religião por procuração, isto é, mediante padrinhos. SE HÁ CRENTES QUE SUSTENTAM O BATISMO INFANTIL, PERDOEM-ME DIZER-LHES COM TODO AMOR E FRANQUEZA, QUE PARA NÓS, OS BATISTAS O PEDOBATISMO É UM ERRO CAPITAL." Os batistas e a liberdade religiosa. CPBB, Rio, 1922 pp 16

SOCIEDADE GERAL MENONITA DA HOLANDA: "Nós menonitas praticamos o Batismo de crentes porque É A ÚNICA PRÁTICA BATISMAL FUNDAMENTADA NA BÍBLIA. Resposta a BEM

ALBERTO AUGUSTO: "O BATISMO É SOMENTE PARA INDIVIDUOS CONSCIENTES." Folheto para doutrinamento dos que pretendem ingressar em igrejas batitas, Santos, 1943 pp 04

A J BORGES: "Sobre o Batismo infantil PODEMOS AFIRMAR SEM RECEIO DE ENGANO, QUE O MESMO JAMAIS FORA POSTO EM PRÁTICA PELOS APÓSTOLOS.. NÃO TEM QUALQUER BASE BÍBLICA E PODEMOS DIZER QUE FOI INVENTADO PELO CATOLICISMO." Batismo nas águas (Curitiba 2003) pp 41 sgs

HYLARIANO D. SILVA: "Tal o batismo infantil, Batismo de quem nada sabe ou entende, de gente que não crê nem descrê porque não atingiu a idade da razão. Crianças a quem o Batismo é imposto. TAL BATISMO É UM ATO DE VIOLÊNCIA AOS DIREITOS INDIVIDUAIS..." Batismo nas águas  (Curitiba 1998) pp 43

CAMPING HAROLD: "O Batismo físico com água não é sinal algum, a não ser sinal ou sombra de nossa salvação, mas nunca sinal de nossa salvação (sic)" O batismo, purificação de nossos pecados pp 108

MENONITAS (resposta a BEM): "A afirmação segundo a qual o Batismo infanil corresponde a fé da igreja através dos séculos, OBSCURECE O FATO SEGUNDO O QUAL HÁ UMA OPOSIÇÃO DE MUITOS SÉCULOS ENTRE BATISMO DE CRENTES E BATISMO INFANTIL."



Protestantes não sabem mais a fórmula do batismo



A J BORGES: "Nem Jesus, nem os apóstolos JAMAIS PRONUNCIARAM AS PALAVRAS TRINITÁRIAS COM QUE NOS DEPARAMOS HOJE EM Mt 28,19... portanto, SE AINDA NÃO FOI BATIZADO EM NOME DE JESUS, CONFORME A PRÁTICA APOSTÓLICA, TOME SUA DECISÃO E RECEBA O NOME DELE EM SUA VIDA ATRAVÉS DO VERDADEIRO BATISMO." id pps 54 e 66

IGREJA REFORMADA DO NORTE DA ÍNDIA: "O BATISMO DEVE SER MINISTRADO EM NOME DE JESUS POIS É MAIS PESSOAL E EVOCATIVO DO QUE A FÓRMULA TRINITÁRIA METAFÍSICA." Resposta a BEM

RESMONSTRANTES, IDEN

PONTOS DE DOUTRINA E DA FÉ (CCB): "Nós cremos no batismo de água, com uma só imersão, EM NOME DE JESUS CRISTO (At 2,38)"

LAWRENCE OLSON: "ESTÁ FORA DE TODA DÚVIDA (!!!) QUE ESTAS QUATRO PASSAGENS NÃO VERSAM SOBRE A FÓRMULA EMPREGADA PELOS APÓSTOLOS AO REALIZAREM O BATISMO, MAS APENAS E TÃO SOMENTE DA AUTORIDADE DA PESSOA QUE DETERMINARA O BATISMO." A verdade sobre a Trindade e o Batismo em nome de Jesus (Casa publicadora das Assembléias de Deus) p 12

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA:
"O batismo, que é condição para ser membro da Igreja, DEVE SER MINISTRADO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO." Art IX





HODGE (presbiteriano): "A DOUTRINA DE NOSSAS CONFISÕES DE FÉ ESTABELECE QUE O LAVATÓRIO DEVE SER MINISTRADO EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO." The general assembly... 446 sgs

MENSAGEIRO DA PAZ (ASS de deus): "EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO COMO DETERMINOU O SENHOR."

IEQ DECLARAÇÃO DE FÉ: "EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, BELA E SOLENE SÍMBOLO..."

BRASIL PARA CRISTO: "EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO LAVAMOS AQUELE QUE CRÊ."



Protestantes não sabem mais como batizar.


Os primeiros líderes anabatistas como Manz, Hubmaier, Blaurock, Hoffmann, etc admitiam e praticavam tanto a infusão quanto a aspersão.

Com o passar do tempo no entanto, as coisas mudaram.

(Embora a escritura assevere que Deus seja imutável e sem sombra de varição!!!)

SEGUNDA CONFISÃO DE LONDRES (1689): "Para a correta administração da ordenança é necessária a imersão ou seja a submersão completa da pessoa na água." XXIX

CONFISÃO DE NEW HAMPSHIRE (1833): "Batismo equivale a IMERSÃO DE UM CRENTE NA ÁGUA EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO."

ALBERTO AUGUSTO: "BATISMO É IMERSÃO." Id ibd

MARK HEIM: "Historicamente os batistas não tem insistido na imersão (!!!) MESMO EM SUA PRÓPRIA PRÁTICA E COMUMENTE RECONHECEM COMO VÁLIDO O BATISMO DAQUELES QUE FORAM BATIZADOS POR CRENTES PERTENCENTES A COMUNHÕES NÃO IMERSIONISTAS." O reconhecimento Batismal entre as igrejas batistas, 1998 pp 153

ADVENTISTAS: "A tantos quantos não foram imersos rebatizamos."

MENSAGEIRO DA PAZ: "O BATISMO BÍBLICO É EFETUADO POR IMERSÃO DO CORPO INTEIRO."

IEQ: "Cremos no batismo nas águas..."

BRASIL PARA CRISTO: "O Batismo bíblico, estatuido por Jesus Cristo deve ser realizado POR IMERSÃO DO CORPO INTEIRO UMA SÓ VEZ NAS ÁGUAS."

MCALISTER: "CREMOS NO BATISMO NAS ÁGUAS REALIZADO POR IMERSÃO."

IURD: "O BATISMO É MINISTRADO NAS ÁGUAS COM O INTUITO DE SEPULTAR A VELHA NATUREZA DO HOMEM PECADOR."

CONGREGACIONALISTAS: "Nossa especificidade face aos batistas é que NÃO EXIGIMOS A IMERSÃO." Vanderli Lima 'Comentário a breve exposição das doutrinas fundamentais do Cristianismo.

"O Cristianismo do Dr Kalley era batista, EXCETO PELA PRÁTICA DA ASPERSÃO EM LUGAR DO BATISMO BÍBLICO." (declara nas entrelinhas a falsidade do Batismo ministrado por Kalley e naturalmente o do batismo ministrado por Simonton) William Carey Taylor in 'Religiões e seitas' Casa Publicadora Batista, Rio, 1953 pp 58

WESTMINSTER: "não é necessário imergir na água o candidato, mas o batismo é devidamente administrado por efusão ou aspersão." 28,3

SWIFT (metodista): "Enquanto alguns creem que a imersão é a forma correta de batizar A MAIORIA DOS PROTESTANTES CRÊ QUE A EFUSÃO É O MODO ENSINADO PELA BÍBLIA." Id pp 05

"APÓS TER ESTUDADO A BÍBLIA E OS ESCRITOS PROFANOS DOS HOMENS SÁBIOS POR MAIS DE QUARENTA E CINCO ANOS... ESTOU COMPLETA E CLARAMENTE CONVENCIDO DE QUE O DERRAMAMENTO OU EFUSÃO DE ÁGUA SOBRE UMA PESSOA EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO." Id prefacio

MATHATIAS GOMES DOS SANTOS: "O imersionismo não passa dum sectarismo virulento e absurdo." in Hidrolatria batista (O puritano 06/ VII de 1911)

LUTERANOS DA WESPHALIA (resposta a BEM): "A constituição desta igreja preve que seja executado EM NOME DA TRINDADE, DERRAMANDO-SE TRES VEZES ÁGUA SOBRE A CABEÇA DO NEÓFITO."

A declaração acima é típica da mentalidade luterana como um todo.

IGREJA PRESBITERIANA DE CAMARÕES (resposta a BEM): "Dignos de louvor a tentativa de REMOÇÃO DOS OBSTÁCULOS A RESPEITO DA ASPERSÃO E DA IMERSÃO BATISMAIS."

Segundo a mentalidade prevalescente entres os calvinistas.

A propósito, mal chegara o protestantismo neste pais, quando na última década do décimo nono século, o presbiteriano Juventino Marinho dirigiu aos anabatistas - instalados no Brasil cerca de 1882 - a filipica intitulada "Verdadeiro modo de Baptizar." citando como de costume inumeros textos e passagens favoráveis a infusão e ao pedobatismo... respondeu-lhe o anabatista Entzminger com a mesma Bíblia e outras tantas passagens publicadas no opusculo "Fiat Lux sobre o verdadeiro modo de Baptizar." (cf Vicente Ferrer de Barros Wanderley e Araujo 'As seitas protestantes do Recife' 1906)

Mais uma divisão escandalosa entre aqueles que tudo pretendem saber e ensinar aos Católicos! Nem a respeito da quantidade de água a ser empregada estão de acordo!!!



Nem mesmo no terreno da exegese há união entre os sectários



UNIÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS LIVRES DA ALEMANHA: "... Como se houvesse uma única exegese no mundo através da qual todas as práticas batismais chegassem a um consenso." no frigir dos ovos: cada um entendem o livro como quer... in Resposta a BEM



Protestantes que rejeitam o batismo


HANS DENK: "Creio que existem dois batismos, o do Espírito que é necessário e o da água cuja aceitação pode ser rejeitada." Segunda confissão de fé

CELIO SECUNDO CURIO: "O batismo é o batismo do coração, que está no espírito, não em uma operação exterior." De amplitude 

REMONSTRANTES: "Pessoas podem estar em Cristo mesmo sem receber o batismo." resposta a BEM

QUACKERS: "Em un encontro quacre de adoração e na própria vida o BATISMO PELO ESPÍRITO SANTO TORNA-SE UMA REALIDADE QUE NOS FAZ EXPERIMENTAR UM SÓ SENHOR E UMA SÓ FÉ E UM SÓ BATISMO." Resposta a BEM

EXÉRCITO DA SALVAÇÃO: "O único batismo Cristão completamente sem par é o batismo com o Espírito Santo."

Já os luteranos...

"Consideramos inaceitável o Batismo sem que haja água." Igreja luterana de Rhineland (resposta a BEM)


Pequeno dialogo entre os livre exaministas:






LANDES (presbiteriano): "DURANTE ALGUM TEMPO CHEGAMOS A NUTRIR ALGUMA DÚVIDA A RESPEITO DO CÁRATER BÍBLICO DO BATISMO INFANTIL AS QUAIS FORAM COMPLETAMENTE DESFEITAS PELO ESTUDO ACURADO QUE FIZEMOS DO ASSUNTO... E SOBRE A POSIÇÃO DE MEMBRESIA QUE OS FILHOS DOS CRENTES DEVEM OCUPAR NA IGREJA DE JESUS CRISTO POR DETERMINAÇÃO DE DEUS." Id Obeservações preliminares





WILLIAM C TAYLOR (batista): "Os batistas e presbiterianos. SUA DIFERENÇA É PROFUNDA... EMPREGAM A ASPERSÃO BATISMAL EM LUGAR DAS ASPERSÕES LEVÍTICAS E BATISMO INFANTIL EM LUGAR DA CIRCUNCISÃO." Id pp 54







ABDENAGO LISBOA (presbiteriano): "Não vou abordar a questão do batismo dos adultos, porque NOSSO BATISMO PRESBITERIANO POUCO DIFERE DO DELES (batistas) SENDO, EM ESSÊNCIA, O MESMO." (!!!)



SANCTA SIMPLICITAS!!!




Nem sobre uma palavra há acordo




SWIFT: "DERRAMAMENTO E ASPERSÃO PROVEM DA MESMA PALAVRA GREGA COMO CERTIFICA O LÉXICO GREGO DE ROBINSON..." Id Prefácio


VARETTO (batista): "A PALAVRA BATISMO SIGNIFICA IMERSÃO. QUEM DESEJAR A COMPROVAÇÃO DISTO, CONSULTE UMA BOA ENCICLOPÉDIA OU DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO." Uma palestra familiar com os que desejam ser batizados. Rio, CPB pp 08





O veredito do livro Sagrado: O que Deus e seu apóstolos dizem sobre o Batismo:




"Há um só Deus, uma só fé e UM SÓ BATISMO." Ef 4,5




Assim as variações a respeito do Batismo existentes no seio do protestantismo estão formalmente condenadas como malignas e pecaminosas e pela palavra do Apóstolo de Deus. Condenadas, denunciadas, desmascaradas e anatematizadas. 

A existência de diversos múltiplos e diversos batismo é mais do que suficiente para desmascarar e desmoralizar a falsa religião inventada pelo despadrado alemão Martinho Lutero.

Afinal como poderia o servo de Deus declarar em seu livro que a multiplicidade dos batismos esta em oposição a vontade de Cristo e ao mesmo tempo eximir os livre examinadores???

Aqui o sentido é absolutamente claro: a oposição radical entre o protestantismo com seus Batismos e a pena apostólica.


Suponhamos por um instante a veracidade do protestantismo. Qual seria seu resultado? O cumprimento da vontade divina evidentemente. Agora qual é a vontade divina????

UM SÓ BATISMO!!! UM SÓ BATISMO! UM SÓ BATISMO!!!

Quantos Batismos amigo leitor???

UM SÓ BATISMO!!!

Agora quantos Batismos tem o protestantismo???

DIVERSOS meu irmão, DIVERSOS!!! O dos pedobatistas, o dos anabatistas, o dos imersionistas, o dos aspersionistas, o dos que batizam em nome de Jesus, o dos trinitários, o batismo sem água, etc

DIANTE DISTO SÓ NOS RESTA CONSTATAR QUE OS PROTESTANTES DESONRAM A ESCRITURA SANTA E ESTÃO E OPOSIÇÃO A VONTADE DE DEUS!!!

Mas... mas... mas...

Não tem mas meu amigo, a Escritura que todos vocês vivem citando contra a igreja Católica é absolutamente clara:




UM SÓ BATISMO!!! UM SÓ...

Sabem contar??? Sabem aritmética???

UM SÓ BATISMO MEU amigo, portanto NEM DOIS NEM TRÊS!!! QUANTO MAIS QUATRO, CINCO OU SEIS!!!

Aqui os protestantes podem chorar, podem reconhecer a desunião, podem pedir desculpas QUE ISTO NÃO MUDA NADA... NEM TORNA O PROTESTANTISMO, SAGRADO, DIVINO OU CELESTIAL!!!  O que é crime, o que é pecado, o que é heresia; continua sendo o que é!!!

ALIAS SE VOCÊ RECONHECE O ERRO E COMPACTUA COM ELE...

Seja verídica a palavra do Apóstolo e mentirosa a das seitas heréticas.

EM QUEM HAVEREMOS DE ACREDITAR? EM PAULO QUE DIZ 'UM SÓ BATISMO' OU NOS PASTORES QUE PRATICAM DIVERSOS BATISMOS?? A QUEM DAREMOS CRÉDITO??? A PALAVRA SAGRADA OU AO TESTEMUNHO DOS HOMENS??? COM QUEM DEVEMOS FICAR: COM VOCÊS OU COM A 'BÍBLIA'???

SIM, pois a Bíblia diz uma coisa, e vocês fazem outra!!!


No único Jesus Cristo, no único Evangelho, na única verdade, na única Igreja, no único Batismo e por isso fora do protestantismo é nossa decisão!

Diga sim para Cristo, para seus sacramentos, para sua cruz, para sua mãe, para seus apóstolos e não para Lutero e os impostores.

Confiai em Cristo Nosso Verdadeiro Deus e escapai a operação do erro e da mentira que os homens urdiram e tramaram contra a luz da verdade.









O testemunho do Bispo e Mártir de Jesus Cristo Cipriano de Cartago a respeito do Batismo dos sectários



"A respeito de tais homens diz o Senhor: 'Não dareis ouvido aos falsos profetas porque seguem as alucinações de seus corações. Anunciam palavras que não são do Senhor. Aos que arrenegam a palavra da verdade dizem - Paz e a tantos quantos seguem suas próprias vontades. Não sucederá mal algum aos que seguem os desejos de seus próprios corações. Embora não lhes tenha eu enviado a palavra, eles anunciam em meu nome, que mal pode haver nisto? No entanto caso tivessem dado ouvidos a mim eu os teria ensinado e salvo de seus pensamentos perversos e abomináveis.'
E noutro passo fala sobre eles: 'Abandonaram a mim, que sou a fonte das águas vivificadores e cavaram para sí mesmos, poços de água salobra no meio do deserto.'

EMBORA HAJA UM SÓ BATISMO, ELES JULGAM PODER BATIZAR.

ABANDONARAM A FONTE DA VIDA E OUSAM PROMETER A GRAÇA DA ÁGUA QUE CONDUZ A SALVAÇÃO.

LÁ OS HOMENS NÃO SÃO PURIFICADOS MAIS POLUIDOS.

LÁ OS PECADOS NÃO SÃO CANCELADOS MAS AUMENTADOS.

AQUELE NASCIMENTO NÃO GERA FILHOS PARA DEUS NOSSO SENHOR MAS PARA O DIABO
OS QUE PRETENDEM NASCER POR MEIO DA OPERAÇÃO DO ERRO NÃO SERÃO CAPAZES DE OBTER AS PROMESSAS SAGRADAS DA VERDADE.
GERADOS NO ERRO NÃO POSSUEM O PENHOR DA FÉ VERDADEIRA.

AQUELES QUE NO DELÍRIO DA DISCÓRDIA ROMPEM O VÍNCULO DA PAZ DO SENHOR ÃO HAVERÃO DE OBTER A COROA DA PAZ ETERNA."

Da unidade da Igreja Católica, Petrópolis, Vozes, 1985, Cap XI pp 40 sg







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