Mesmo a propósito daqueles que podem ou devem receber a dita ceia encontram-se os protestantes cindidos em grupos rivais que ameaçam-se mutuamente com a cólera divina.
Haja visto o exemplo do Dr Goodspeed; que assim se expressa: "Nossa posição de Batistas tem sido FREQUENTEMENTE DESVIRTUADA por pessoas que HAVERÃO DE DAR CONTAS AO SENHOR." C Goodspeed in "Communhão restrita" Porto 1913; apresentação.
Por aborrecer a prática da comunhão aberta ou livre aos não batistas; prática a respeito da qual não há acordo entre os próprios Batistas, fazendo cada líder ou grupo valer sua opinião.
Assim não há opinião BATISTA mas o ponto de vista deste ou daquele batista, o que é bastante diferente...
Também as demais seitas, em geral praticantes duma comunhão mais ou menos livre contam com pequenos grupos e núcleos de ultraortodoxos contrários a ela para significar que eles, protestantes, não se reconhecem e estão doutrinariamente cindidos em diversas facções inconciliáveis.
Entre os protestantes históricos a 'comunhão aberta ou livre' encontra-se mais ou menos associada ao relativismo doutrinário ou ao ceticismo credal segundo o qual, uma vez que é impossível - A partir da Bíblia - chegar a qualquer acordo em termos doutrinais, seria aconselhável tolerar ou mesmo descartar todas as doutrinas, mesmo a da divindade de Cristo, mantendo apenas a Ética Cristã em torno do amor...
Deste belo argumento - Fruto das continuas disputas e polêmicas travadas pelos protestantes em torno do sentido da Bíblia - sistematizado primeiramente por J Locke no 'Tratado da tolerância' decorre, necessariamente, a negação do conceito de Revelação ou verdade revelada, sacrificado aqui as exigências subjetivas do livre exame i é a dúvida, a negação, o ceticismo... É por ele e nele que o protestantismo faz mais uma volta ao parafuso e reconciliasse com o naturalismo crasso.
E enquanto parte dos protestantes afirmam a verdade da torá e seus mitos intragáveis a outra parte afasta-se casa vez mais da doutrina Cristã...
São os extremos de que o protestantismo jamais desprende-se - judaização a um lado e incredulidade do outro...
Afinal se o protestante examina, busca e se busca é justamente porque não esta em posse da Verdade, quiçá porque não exista verdade alguma...
O Ortodoxo estuda os artigos da sua fé e busca compreender mais e melhor os fundamentos da fé. Busca compreender o que tem, não procura nem busca.
Isto porque o divino Meste Jesus não nos mandou buscar, procurar ou examinar coisa alguma mas receber a instrução autorizada da Igreja i é a verdade eterna, por intermédio de seus emissários, os apóstolos. Glória a ele!!!
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