Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

No que cremos - nossa profissão de fé ( seguida de proposições teológicas)


A tantos quantos tem solicitado uma declaração objetiva, pública e formal a respeito "Das razões de nossa gloriosa esperança." dirigimos as laudas abaixo:



Esta AMANA ou símbolo foi composto pelo professor Domingos Pardal Braz no ano 2012 da Era de Jesus Cristo Nosso Senhor!

Cremos antes de tudo e acima de tudo no amor.
Cremos e confessamos que "Deus é amor."
E que o amor "lança fora o temor" a respeito de qualquer suposto castigo ou punição. E nem poderíamos temer ou recear qualquer coisa do Bem Supremo, segundo declarou Diógenes, o Cínico.
E que o amor "Apaga a multidão dos pecados."
E que embora restem a Fé, a esperança e o amor: "O amor é o dom mais excelente."
E que essência da fé Cristã consiste em "Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmos."
Eis porque "A religião pura, legítima e sem macula consiste em assistir o órfão, o estrangeiro e a viúva em suas necessidades."
Conforme suas mesmas palavras: "O que fizestes a cada um destes meus irmãos menores foi a mim mesmo que fizestes." e: "Mesmo por um copo de água fria dado a algum deles sereis recompensados."
Assim "A fé é o ponto de partida e o amor a consumação." Ep Ignatios ad Efes XIV,1
No entanto, pela fé "Certeza temos das coisas que ainda não foram vistas." ou seja de tudo quanto esta para além da experiência sensível. 


الْثاَلُوث - Ath-Thālūth

Cremos e confessamos que na única natureza divina, eterna, infinita, ilimitada, imutável e indivisível subsistem três operações internas, denominadas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Pois esta escrito: "Ide ensinai as nações e batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." بِسْمِ الآبِ وَالاِبْنِ وَالرُّوحِ الْقُدُسِ - Bismi l-Ābi wa l-Ibni wa r-Rūḥi l-Qudus
& dito: "Pela vida do pai, pela vida do Filho e pela vida do Espírito Santo que são a fé, esperança e luz dos verdadeiros crentes." I Climet LVIII,2
&: "Assim portadores sois de Deus, do Filho e do Espírito Santo." Ep de Ignatios Teoph ad Efes IX
E assim discordamos tanto dos unitários quanto dos triteístas. Nós não cremos em pessoas que opõem-se umas das outras pela vontade como se fossem três seres ou deuses - Já no Eutífron, Sócrates faz observar que não podia haver diferença de vontade entre os deuses dos gentios - numa que ama e noutra que odeia, numa que perdoa e noutra que deseja vingar-se, numa que se faz homem e noutras que não se fazem... Cremos num só Pai, Filho e Espírito Santo que ama e deseja a redenção de todos os seres...

Cremos e confessamos que Jesus Cristo é a verdadeira a manifestação material e visível desse Deus Uno e Trino.
Pois "O mundo sempre esteve nele e foi criado por ele."

Cremos e confessamos que Jesus Cristo é uma única pessoa e não duas entidades separadas.
"Assim podemos dizer que a um só Senhor, uma só fé e um só batismo."
Cremos e confessamos que em sua única pessoa subsistem duas formas: a Humana, gerada no tempo pela Santa Virgem e a Divina ou incriada e auto-subsistente.
Assim o humano é veículo do divino e atuam em perfeita e absoluta conformidade.

Pois foi dito: "Gerado e não gerado, DEUS feito carne, Filho de Maria e Filho do Pai; antes impassível, depois passível." Id VII

Cremos que há verdadeira unidade ou comunhão de bens entre as duas formas ou aspectos do único Senhor Jesus Cristo.
E por isso podemos afirmar juntamente com o apóstolo que fomos "Resgatados pelo sangue de Deus."
e também que "A morte de Deus é nossa vida" pois podemos e devemos ser "Imitadores de Deus."
Em vista disso cremos e confessamos que a Virgem Maria merece ser reverenciada verdadeiramente como mãe de Deus, segundo o modo todo especial e singular pelo qual foi envolvida pela presença divina e com ela se relacionou num grau mais próximo do que qualquer outro mortal vivente.
Por isso Isabel exclamou: "Acaso sou eu digna de receber a mãe do meu Senhor?"
Porque "Concebeu e trouxe a luz, a Virgem, ao Deus conosco Emanuel." Tertuliano in De carne Christi XVII


تجسد - Al Tajassud

Cremos e confessamos que Jesus Cristo foi miraculosamente gerado pela Santa e Imaculada Virgem sem concorrência de varão e contra a lei geral da natureza.
Segundo esta escrito: "Conceberas pelo poder do Espírito Santo, pois aquilo que é impossível aos homens é perfeitamente possível a Deus."
E dito pelo Catequista alexandrino: "Aquele que não admite o nascimento de Cristo da Virgem e do Espírito Santo, sustentando ser ele filho natural de Maria e José, NÃO TEM O QUE É ESSENCIAL A PROFISSÃO DE NOSSA FÉ." in João XXXII,16

Cremos e confessamos que Jesus Cristo foi em tudo igual a nós menos no pecado ou seja na vontade para realizar atos prejudiciais ou danosos a seus semelhantes, eis porque foi capaz de desafiar seus inimigos perguntando: "Quem dentre vós me acusa de pecado???"
Assim se os filósofos podiam dizer e declarar que Sócrates jamais causará qualquer dano a seus semelhantes podemos dizer e declarar o mesmo de Jesus Cristo, mesmo porque Russeau antepôs ao filho de Fenarete o filho de Maria, reconhecendo a primazia deste.

Cremos e confessamos que devido ao exemplo de nossos ancestrais fomos todos contaminados pelo desejo de fazer o mal, o qual efetivamente acabamos pondo em prática. Donde se infere que nossa vontade apartou-se da vontade divina... por isso esta escrito "Perfeição não há entre os filhos dos homens." e noutro passo "Não há um só que seja perfeito nos caminhos da justiça, um sequer.". O próprio Crates de Tebas declarou que "Não há homem sem defeito como não há romã sem caroço podre!"

Cremos e confessamos que apesar deste desvio ou fragilidade o homem conservou integralmente seu entendimento e sua liberdade.
Do contrário o apóstolo não teria escrito que: "Por intermédio da natureza criada temos conhecimento da natureza incriada." e o próprio Senhor: "Jerusalém eu quis acolher teus filhos como a galinha acolhe os pintinhos debaixo de suas asas mas tu não o quisestes" e até mesmo aqueles que estavam assentados na sombra da morte, escreveram em nome do Senhor: "Diante de ti ponho o bem e o mal, escolhe."
E do mesmo modo esta dito: "Fujamos das obras iniquas e elas não se apoderarão de nós." Ep de Barnabé IV,1 &"Evitar deveis não só o mal mas até mesmo a aparência do mal." Didaké III
Repudiamos pois como ímpia, sacrílega e abominavelmente monstruosa a teoria maniqueísta da corrupção total da natureza humana divulgada pelos falsos mestres Agostinho, Próspero, Goteschalk, Lutero, Calvino...

Cremos e confessamos que Jesus Cristo foi pregado na Cruz não para satisfazer a cólera paterna (!!!) mas para demonstrar seu infinito amor pelos seres humanos e para atrai-los novamente a si ou resgata-los.
Os próprios gentios tinham ciência de que os seres humanos haviam sido chamados a benefício da existência para tendo conhecimento da virtude, que é o bem maior, e serem felizes. Tal o propósito 'retomado' pela Encarnação e paixão de nosso Deus. 
Por isso ele mesmo disse: "Quando for erguido no madeiro atrairei todos a mim." pois "Ninguém tem maior amor senão aquele que dá sua vida por seus irmãos."
Assim enquanto os maometanos e hebreus teem um deus espectador, nós Católicos temos um Deus solidário.
Disposto a carregar conosco o fardo da existência até as derradeiras consequências.
Nós denunciamos como ímpia, sacrílega e blasfematória a doutrina da expiação pelo sangue, segundo a qual Deus Mata Deus para agradar Deus... nós não cremos numa falsa salvação de caráter mágico. E portanto nos opomos a Anselmo, Lutero, Calvino, Zwinglio, etc

Cremos e confessamos que Jesus Cristo oferece liberal e generosamente sua amizade e comunhão a todos os seres humanos, capacitando-os - POR MEIO DESTA UNIÃO CHAMADA GRAÇA INCRIADA -  a a viverem segundo sua vontade cumprindo a lei do amor. Aqueles que estão nele não tem qualquer necessidade de cometer pecados, mas dele recebem um princípio divino que torna-os capazes de obedecer e de atingir a perfeição ou excelência a que foram dispostos, segundo esta escrito: "Sede perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito." e os que estavam sob o jugo das leis não boas também testificam: "Sede santos como eu sou santo."
Rechaçamos pois a doutrina da fragilidade dos redimidos e da salvação externa e vicária, no pecado. Jesus veio salvar o homem do pecado e do mal para a obediência a sua Santa Vontade. Quem é de Deus executa as obras de Deus...
Por isso diz: "Todo aquele que peca é escravo do Maligno." no entanto "Se o filho vos libertar sereis verdadeiramente livres." esta libertação é concernente ao pecado e não a punição do pecado, ao castigo ou a um Diabo.
Do contrário Jesus teria libertado o homem da lei moral, para que ele pudesse pecar impunemente.
Assim nós cremos e confessamos a santidade, a pureza e elevação moral do verdadeiro Evangelho.
E nos opomos aos falsos ensinamentos de Agostinho, Lutero, Amsdorf, Ilírico, etc

Cremos e confessamos a existência de dois tipos de pecados: os que são para morte ou mortais, que separam o homem de Jesus Cristo (são aqueles que causam dano ao próximo) e os que não são para morte ou leves, que não separam o homem de Jesus Cristo.
Os pecados mortais são os que dizem respeito a lei natural e eterna presente em nossas consciências; os pecados leves dizem respeito a intemperança e defeitos de caráter pessoal. 


Cremos e confessamos que o homem é perfeitamente capacitado para aceitar ou não o chamado externo para o Evangelho por meio da pregação e que sua conversão depende apenas da própria vontade.
Segundo esta escrito: "Se não houver quem pregar como ouvirão e se não ouvirem como haverão de crer?"
Descartamos assim a necessidade de qualquer graça incriada ou preexistente, de qualquer iluminação ou de qualquer ação interna de Deus, anterior a conversão do homem classificando tal opinião como mágica, fetichista e degradante.
Segundo a palavra do próprio Jesus: "Arrependei-vos e crede no Evangelho." e "Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça." Logo, eles eram perfeitamente capazes de ouvir e de compreender a mensagem divina.
E assim condenamos como ímpias e falaciosas as teorias do agostinianismo, da graça soberana, da predestinação para o pecado e a condenação, da segurança do crente, etc
Segundo esta escrito: "Aquele que de pé se encontra esteja acautelado para que não venha a cair." e   "Obrai vossa salvação com Temor e Tremor."

Cremos e confessamos que o homem vive de Jesus Cristo, pela fé, a esperança e a caridade.
E portanto que deve servi-lo e glorifica-lo por meio de suas obras, segundo está escrito: "A fé sem obras é morta." e "Não é aquele que exclama - Senhor, Senhor - que entrará no Reino, MAS QUEM EXECUTA A VONTADE DE MEU PAI CELESTIAL."
E assim ninguém pode estar em Jesus Cristo pela fé somente. Do contrário o maligno, que crê e treme, nele estaria...
Nós no entanto sabemos que: "Quem odeia seu irmão é assassino e no assassino não esta a vida eterna... quem vive pecando não está em Deus."
E assim condenamos e abominamos a Al Murjiyah...
Cremos e confessamos que Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos, segundo fora profetizado:
"Adormeço e já me levanto, pois o Senhor está comigo." e Teu justo não permanece na mão da morte e seu corpo é isento de corrupção."
Cremos e confessamos que o corpo glorificado de Jesus Cristo passou a dimensão espiritual.


كنيسة Kaniçat al Nasrânî نصراني - Kathoulikiyyah Ortohodoxi كاثوليكي أرثوذكسي

Cremos e confessamos que Jesus Cristo estabeleceu uma única igreja visível que é Santa, Católica, Apostólica e Ortodoxa, do contrário não teria dito:
"Se não vos ouvir, levai-o a Igreja." pois como haveriamos de encontrar sua igreja se não fosse visível?
Cremos e confessamos que a Igreja de Cristo é infalivel e incorruptivel segundo sua palavra: "As portas do inferno jamais prevalecerão contra ela."  e a do apóstolo: "Coluna e esteio da Verdade" e até mesmo apena profética, que declara: "E seu reino não passará a outro povo."
E assim repudiamos a ímpia e vã doutrina da apostasia e repudiamos qualquer possibilidade ou necessidade de uma reforma doutrinal.
"Nós cremos na fé que foi entregue uma só vez e não duas ou três, aos Santos."


Oscof

Cremos e confessamos que o fundamento da Igreja é aquela sucessão apostólica por virtude da qual podemos afirmar que nossos Bispos são verdadeiros sucessores dos apóstolos escolhidos, instruidos, comissionados, abençoados e enviados por Jesus Cristo, segundo esta escrito:
"Quem vos ouve me ouve e quem vos despreza a mim despreza."
E segundo esta dito: "Por toda parte existe Corpo de Cristo na sucessão dos Bispos aos quais os apóstolos confiaram a guarda das igrejas." Irineu in Ad haeres IV,33
Jesus mesmo impetrou a unidade para sua igreja: "Que eles sejam um como eu e tu Pai somos um."
Nós não cremos numa Babel cindida em inumeras seitas. (Milal)
Pois ele disse igualmente: "Todo reino que dá combate a si mesmo perecerá." no mesmo sentido em que o César: "Divide e impera!"
O apóstolo a seu tempo proclama-a como esposa isenta de manchas e rugas... e nós não cremos, que ele tenha constituído harém formado por diversas concubinas a semelhança de Maomé.
O mesmo Mestre e Salvador dos homens impetrou-lhe a santidade: "Santifica-os e guarda em teu nome."
E determinou que se espalha-se por toda redondeza da terra: "Toda terra ouviu e escutou o clamor da sua voz."

E a respeito das inovações - Al Bida - seguimos o veredito de S João Crisóstomo: "E como as coisas não ficam assim uma novidade produz logo outra e isto se converte num trabalho sem fim se partimos deste princípio." Hom in II Timoteo

E Tertuliano: "A REGRA DA FÉ É IMUTÁVEL E NÃO PODE SER REFORMADA EM UM ÚNICO PONTO."

E Etério de Osma: "A heresia é em todos os dias uma novidade." 



إنجيل - Al Injil

Cremos e confessamos a palavra escrita dos Evangelhos e dos escritos dos apóstolos e também nos escritos dos profetas em tudo quanto diz respeito a Jesus Cristo Nosso Senhor; segundo esta escrito: "Toda escritura é constituída para instruir na verdade." e dito: "Vos curvastes sobre as santas escrituras, as verdadeiras escrituras dadas pelo Espírito Santo." I Climet XLV,02
Rechaçamos pois a crença supersticiosa na inspiração verbal, plenária e linear, como oposta a excelência e soberania do Evangelho.
Esta escrito: "A quem Senhor haveremos de ir? Só tu tens palavras de vida eterna."
No que concerne a Jesus Cristo todavia: "A escritura não pode falhar."
Repudiamos todas as parcelas dos escritos judaicos que não estejam postas para Jesus Cristo e não possuam o sentido de Jesus Cristo como produto natural da cultura judaica.
PARA NÓS O SENHOR JESUS CRISTO É O VÉRTICE, CERNE E FOCO DA REVELAÇÃO DIVINA.

Nós não estamos de acordo nem com Marcião, que repudiou as profecias dadas aos judeus, nem aos judaizantes, que repudiam os oráculos dados aos gentios e sabemos que desta operação do erro resultou o calvinismo e a judaização do Cristianismo que é a perda do sentido Católico.


Al h Hadith

Cremos e confessamos a tradição apostólica, que nos mostra o sentido correto das escrituras. Segundo está escrito: "Conserva as tradições (paradosis - Al ah Hadith) como eu as transmiti." 
E dito: "Abandonemos as preocupações vãs e inuteis para seguir a norma imaculada da tradição." I Climet VII
E cremos e confessamos que o fundamento da tradição é o consenso (Idjima) dos Padres e os decretos dos concilios (Choura) gerais (Isnads) > "Aquilo que foi crido por todos durante todo tempo."
Do que temos exemplo no concilio de Jerusalem e a proclamação apostólica: "Assim foi considerado por nós, por nós e pelo Espírito Santo."

E cremos nos Santos Mistérios, sacramentos ou ordenanças:
No Batismo, sobre o qual esta escrito: "Quem não nascer da água e do Espírito não entrará no Reino dos céus."
E dito: "Na água corrente batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Didaké Vii,1

Na Crisma do Espírito Santo, que é aquele batismo de fogo anunciado por João e continuação de Pentecostes.
E a respeito da qual foi dito: "Assim que o batizado recuperar-se seja apresentado ao Bispo para que este imponha as mãos sobre ele e o confirme." Synod Elvira XXXVIII & "Após o Batismo recebam o crisma celestial para que possam reinar com nosso Senhor Jesus Cristo perpetuamente nos céus." Synod Laodik XLVIII


 الجسد l-Jasad al Masih مسيحي

Na  Eucaristia a respeito da qual esta escrito: "Fazei isto em memória de mim."



Al Kourban

Na oferenda, segundo esta escrito: "Do nascer ao por do sol meu nome é glorificado entre as nações e um sacrífico puro oferecido em meu nome."
E dito: "O sacrifício que outrora os gentios, hoje os cristãos oferecem em todo tempo e lugar, é sacrifício de pão e vinho, a saber, Eucaristia." Justino de Roma in Tryph XLI

Na Exomologesis ou epitimia, segundo foi dito aos apóstolos: "A quem perdoardes os pecados serão perdoados e a quem retiverdes os pecados serão retidos."
E dito: "Os sacerdotes tem em suas mãos as chaves do reino celestial e exercem, a maneira de juizes, o oficio de julgar, antes do dia do juízo final." Jerônimo de Stridon Ep XIV,08

Na Cheirotonia, segundo esta escrito que Jesus soprou sobre os apóstolos concedendo-lhes o poder do Espírito Santo.
E dito: "O que fazem os Bispos fazem também os presbíteros, exceto conferir a Ordem." Id in Luc IX

Na Evkelaion, segundo esta escrito: "Chamai os presbiteros para que seja ungido com óleo e se tiver cometido pecados serão perdoados."
E dito: "Os sacerdotes perdoam após o Batismo, segundo esta escrito: 'Esta entre vós alguém enfermo?' S Crisóstomo Ep V,14

No matrimônio que é imagem viva da união existente entre Jesus Cristo e a Igreja: "Pois é um grande Sacramento."
E dito: "Convém que os homens e mulheres que contraem matrimônio, façam sua união segundo o parecer do Bispo, afim de que esta união seja feita no Senhor e não na carne apenas." Ignat Ep ad Policarp V,01

E noutros tantos sacramentos e cerimônias que a piedade nos impede de enumerar.
Segundo esta escrito: Não atireis pérolas aos cães e porcos.
Em cada um deles nós cremos e confessamos segundo a norma e regra da veneranda piedade.

Nós cremos e confessamos a presença real do Senhor no Sacramento da Eucaristia, segundo esta escrito: "Minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida." sendo ímpio e sacrílego aquele que ingere o elemento "Sem discernir o Corpo"
E dito: "A eucaristia é, como fomos ensinados, carne e sangue de Deus feito homem." S Justino in 'Apologia I' 66
Reprovamos portanto a temeridade tanto daqueles que materializam a presença do Senhor  (A ponto de porem todo seu corpo em capa partícula de pão ou gota de vinho) quanto aqueles que ousam adicionar a palavra símbolo, destruindo a presença, nós nos apartamos de todos os inovadores filhos da blasfêmia.
Com S Eutimio nos perguntamos: "Quem ousará dizer que este corpo é símbolo?" e com o próprio Lutero"Quem dirá que um corpo não é corpo?".
E aos Zwinglianos damos resposta dizendo que sendo ele Jesus Cristo, Deus Onipotente, fica obrigado a esclarecer-nos caso o sentido de suas palavras não fosse literal.

E nós cremos que é lícito, aqueles que assim o desejam, MAS DE MODO ALGUM OBRIGATÓRIO, batizar os nascituros.
Segundo o testemunho da fé: "A Igreja a exemplo dos apóstolos tem por costume batizar até mesmo as criancinhas." Origenes in Rom Iv
Repudiamos assim o erro dos anabatistas que sustentam a nulidade deste tipo de Batismo e dos fanáticos e supersticiosos que afirmam ser ele obrigatório...
Afinal Crisóstomo, Gregório e Basílio - nascidos no Senhor de mulheres piedosas - foram batizados após a infância.

 آخِرَة  - Akhira 

Nós cremos e confessamos a sobrevivência consciente da alma após a morte do corpo, segundo esta escrito: "Deus não é Deus de mortos, mas de vivos e por ele todos vivem." e "Te digo: hoje ainda comigo estarás no paraíso."
E testificado: "E o bem aventurado Paulo, pois nenhum deles correu em vão, mas conduzidos pela fé e a justiça, TOMARAM POSSE DO LUGAR QUE LHES ESTAVA RESERVADO JUNTO DO SENHOR PELO QUAL PADECERAM." Ep de Policarpo IX
E assim repudiamos a falsa doutrina da aniquilação ou do sono da alma legada pelos saduceus e epicureus.
Os que morrem em Cristo vão para junto dele, conforme esta escrito: "Para mim seria muito mais vantajoso ir ao encontro do Senhor." enquanto aqueles que morreram apartados dele permanecem presos a este nosso mundo material e grosseiro. Por isto os Santos e abençoados apóstolos pensaram que o  Senhor era um Fantasma.


Barzak

Nós cremos e confessamos a doutrina do estado intermediário segundo a qual os mortos são perfeitamente capazes de aderir a Jesus Cristo. Segundo esta escrito que o rico da parábola mudou de mentalidade...
e conforme esta registrado que após ter morrido segundo a carne o Senhor e Mestre "Foi em espírito evangelizar aqueles pecadores que haviam morrido nos tempos antigos."
E por isso rejeitamos como falsa e perniciosa a doutrina do juizo particular.


 كل القديسين Kulli I-Qiddisin 

Cremos e confessamos que os santos falecidos exercem intercessão diante do Senhor Jesus Cristo impetrando a santificação da Igreja militante, segundo esta escrito - no Registro da Revelação - que as almas dos mártires postas debaixo do altar de Deus exerciam forte clamor... e conforme os judeus imaginaram que nosso abençoado Mestre e Salvador estava recorrendo a intercessão do profeta Elias: "Ele esta chamando Elias, vejamos se Elias vem tira-lo da Cruz."
Por outro lado se a intercessão é possível na vida presente porque não haveria de se-lo na vida futura?
Assim esta dito: "Associai-vos aos santos, porque aqueles que associam-se aos santos tornam-se Santos." I Climet


صلاة الجنازة Salatun al Janazah 

Cremos e confessamos que a exemplo de Judas Macabeus é útil e salutar suplicar pelos mortos, impetrando a conversão deles e a graça de uma Santa ressurreição.
Eis porque o Apóstolo após referir-se a
"Casa de Oniceforos", significando que Oniceforos havia adormecido suplicou Paz, graça e misericórdia para ele no último dia.
Assim foi dito: "Oblações ofertamos anualmente por nossos defuntos e nas memórias de nossos mártires." Tertuliano in De corona III

Nós cremos e confessamos o segundo advento, visivel, de Nosso Senhor Jesus Cristo para Reinar perpetuamente com os santos ressuscitados nesta mesma terra transformada.
Segundo esta escrito: "O mesmo Jesus Cristo que vistes subir haverá de regressar ao toque da trombeta."
E assim repudiamos como falsa a crença segundo a qual o destino dos santos ressuscitados é um paraíso extra terreno ou celestial, segundo esta escrito que herdaremos uma terra renovada e isenta de iniquidades.


 القيامة Al Qiyama

Nos cremos, confessamos e afirmamos a ressurreição daquela carne em que o espírito atingiu a perfeição e que será um corpo na forma do corpo do pecado mas não o mesmo corpo que veio a perecer.
Pois está escrito: "Aquele que cre em mim tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia."
Rejeitamos pois como herética a doutrina segundo a qual a existência do espírito é absolutamente perfeita mesmo sem o complemento do corpo e segundo a qual os mortos não haverão de ressuscitar. Nós cremos na redenção completa do homem, inclusive no complemento material do corpo.
Nós repudiamos as prevenções dos maniqueus para os quais o corpo nada é.


Maryam Al Batulah

Nós cremos e confessamos e afirmamos resolutamente que Maria" não gerou qualquer outro filho além de Jesus Cristo e que a palavra 'irmãos de Jesus' não equivale de modo algum a filhos de Maria. Segundo nossos pais ensinaram tais irmãos eram meios irmãos, oriundos do primeiro matrimônio de S José.
Do contrário, caso pretendesse consumar seu matrimônio não teria perguntado ao anjo: "Como se sucederá isso se não conheço varão." pois o anjo não havia feito o anúncio para aquele exato momento...
Tampouco Jesus, após ter ordenado que seus apóstolos repudiassem seus parentes, teria entregue sua mãe aos cuidados do apóstolo João dizendo: "Eis tua mãe."
E temos um bom testemunho: "Não pode ser amigo de Deus aquele que repudia a Virgindade da Mãe de Deus."

Cremos e confessamos que é perfeitamente lícito, salutar, piedoso e conforme a vontade divina, reverenciar as imagens do Senhor Jesus Cristo, de sua mãe, de seus apóstolos e de todos os seus santos, pois nosso Deus o Deus dos Cristãos é um Deus humanado, que se fez carne e habitou entre nós.
Na própria lei dos hebreus, que eram iconoclastas, não esta escrito que Moisés mandou fazer imagens de querubins para por sobre a cortina, o propiciatário e a arca?
Todo aquele que de algum modo nega que Deus tenha se manifestado na carne é um anti Cristo abominável. Nossas ícones patenteiam que o Deus Verbo Jesus Cristo veio na carne visível.

Cremos e confessamos que é perfeitamente lícito honrar as relíquias dos Santos, segundo está escrito que até mesmo os panos que tocavam o corpo do apóstolo eram guardados com estima e veneração pelos crentes e que os próprios infiéis retiraram os ossos de José da terra do Egito, e que os ossos do profeta fizeram reviver um defunto...


صليب Al Salib

Cremos e confessamos que é necessário honrar o santo e vivificante sinal da Cruz: "Loucura para os que se perdem mas, para os que se salvam sabedoria e glória divina."  e "Madeiro pelo qual é fixada a justiça."

Cremos e confessamos que é salutar e conforme a piedade o emprego de incenso e luzes no ato de adoração, pois tais elementos são empregados como figuras no livro da Revelação. Assim se é util empregar tais figuras no livro sagrado não pode deixar de ser útil emprega-las no culto público.
Ademais, caso seu emprego fosse intrisecamente mau, não poderia corresponder a vontade divina e como tal empregadas no culto dos antigos judeus que OS PROTESTANTES ATRIBUEM A DEUS... Pois esta escrito a respeito de Deus: "É imutável e sem sombra de variação."  Donde se segue que o culto - simbólico - supostamente decretado por ele não poderia ser eliminado ou condenado posteriormente pela lei de Jesus Cristo como sustentam os mesmos protestantes.

Cremos e confessamos a excelência das orações escritas, e sobretudo do Pai Nosso.
Pois Jesus Cristo repetiu a mesma prece três vezes no horto.
Longe de nós o pensamento sacrílego de que nossas palavras possam ser superiores as do Mestre!
Tampouco devemos imaginar ou crer que por meio de nossas orações estamos informando o Onisciente a respeito de qualquer coisa ou gritar com ele, uma vez que mesmo aos pais de nossos corpos devemos falar em tom moderado e suave e não aos berros.
Já o profeta dos judeus zombava dos sacerdotes de Baal dizendo que com seus berros pretendiam acordar o deus que estava dormindo...
Portanto que a prece seja sóbria e decente no dizer do apóstolo.


Cremos que devemos guardar e reverenciar o dia da Ressurreição do Senhor, que segundo os originais gregos do Novo Testamento é o sábado Cristão que segue ao sábado dos hebreus. Mesmo porque ao contrário dos judeus os Cristãos não recebem como dogma a doutrina judaica e fetichista da criação em seis dias e a fábula grosseira do descanso de Deus no sétimo...
Uma vez que Jesus Cristo nada declarou a respeito podem os Ortodoxos aceitar uma evolução em termos puramente naturais concebida e dirigida pela Mente Suprema.
Os dogmas da nossa santa fé estão postos no céu, no transcendente, no sobrenatural, no invisível e no divino e não no mundo natural, ao contrário das seitas judaizantes cujos dogmas são fábulas que não foram transmitidas por Jesus Cristo.


Cremos e confessamos a utilidade do Jejum, segundo disse Jesus que quando o Noivo se fosse a igreja haveria de jejuar. Assim jejuamos todas as sextas feiras em memória de sua sagrada paixão e todas as quartas em memória de seu julgamento PARA O TREINO DO CORPO OU DISCIPLINA e não para agradar a divindade.
Aquele que jejuar deve calcular a soma do que gastaria com alimentos e entregar a um necessitado para que seu treino do corpo adquira um sentido espiritual.


Cremos e confessamos a excelência do celibato segundo o exemplo do Senhor e suas próprias palavras: "Há eunucos que se fazem eunucos pelo Reino dos céus."
Assim os rahibs ou monges ortodoxos; a respeito deles até mesmo Maomé aconselhou os seus: "Quando vos espalhardes entre as nações encontrareis homens que vivem solteiros servindo a seu deus, os rahibs; não os oprimireis nem cobrareis tachas."

Cremos e confessamos a restauração final de todos os seres humanos.
Acaso aquele que ordenou: "Perdoai não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete vezes" deixaria ele mesmo de perdoar?
Repudiamos pois como falsa a doutrina das penas eternas, do contrário Jesus ao exprimir-se teria empregado as mesmas palavras com que os fariseus designavam essa doutrina: "Aidios Timoria" e "Eirigmos aidialeptos" não "Awnion kolasin"
Como haveria ele de repudiar o filho pródigo ou de abandonar a ovelha perdida?
Ele que prometeu a bem aventurança aqueles que exercessem a misericórdia...

Nós cremos apenas nos milagres realizados por Jesus Cristo e por seus apóstolos e consignados no Novo Testamento e confessamos que o tempo dos milagres cessou após terem cumprido o propósito para o qual haviam sido destinados.
Assim não devemos esperar qualquer milagre mas viver apenas da fé no Evangelho da verdade.
Conforme esta escrito: "As profecias desaparecerão e os milagres cessarão." 
Daí Al Kindy na 'Risala' - "Além disso eles não são mais necessários. Milagres eram necessários apenas nos primeiros tempos para difundir a fé entre as nações idólatras da Jahilliah. O homem não deve ser cooptado por manifestações caprichosas de poder, nem dirigido pelo sentidos como os animais inferiores. Mas ele deixou a humanidade evidências suficientes tendo em vista o exercício do raciocínio e faculdades superiores." p 163 
Nem devemos ofertar qualquer coisa aquele que subsiste em si mesmo ou buscar negociar com ele ou compra-lo, segundo declarou Sócrates no Eutifron.



OPINIÕES TEOLÓGICAS PESSOAIS

1 - Nós julgamos que após sua morte a Virgem Maria Mãe de Deus foi ressuscitada e levada aos céus or seu divino filho Jesus, NÃO COMO UM DOGMA DE FÉ, como os papistas; mas como uma doutrina piedosa.
Outros creem que seu Santo corpo permanece sepultado incorrupto no seio da terra aguardando o dia da ressurreição. A igreja não condena esta crença, nem nós ousamos ultrapassar a crença da igreja.
No entanto se alguém disser que o Santo corpo que gerou o Corpo de nosso Deus conheceu a putrefação, este certamente ultrapassou os limites da Ortodoxia.

2 - Ortodoxo algum admite que a Virgem tenha cometido qualquer pecado antes de ter concebido e gerado seu Senhor. Se possuía debilidade ou imagens da maldade em sua memória é assunto controverso. No entanto é certo que Nosso Senhor não tomou posse de um tabernáculo sujo ou dominado pela presença do mal. Alguns padres tem opinado que posteriormente a Senhora veio a cometer pecados leves ou veniais (como orgulho, vaidade, impaciência, etc) nós no entanto julgamos que não devido a sua íntima relação com o Senhor. É evidente que atribuímos esta impecabilidade não apenas a sua boa vontade mas a influência e socorro dele, Jesus Cristo, a quem sobretudo honorificava a perfeição da mãe.
JÁ A TEORIA OU OPINIÃO DOS PROTESTANTES SEGUNDO A QUAL O VERBO DIGNOU-SE A HABITAR NUMA PECADORA QUALQUER OU NUMA MULHER VULGAR É TOTALMENTE ESTRANHA E OPOSTA AO CRISTIANISMO ORTODOXO.

Nós cremos que Nosso Deus verdadeiro Jesus Cristo pode escolher e em certo sentido preparar e plasmar para si mesmo a melhor das mães possíveis. 


3 - Nós não cremos em nenhuma providência paralela, miraculosa ou fetichista que não corresponda exatamente as leis naturais que regem este nosso mundo. Cremos num Sábio planejador e legislador e não num interventor...

4 - Nós não cremos na existência pessoal do Demônio e julgamos que ele não passe de uma personificação do mal.

5 - Supomos que os 'espíritos malignos' citados no Evangelho sejam espíritos de seres humanos que ficaram presos a este mundo material, deixando assim de evoluir espiritualmente. 

6 - Nós julgamos que as almas humanas passaram pelos corpos dos animais e que todas as almas dos animais animarão corpos humanos. Daí a necessidade de amarmos e respeitarmos os animais nossos irmãos e de nos abstermos de consumir as carnes dos que sejam mais sensíveis a dor como os mamíferos.
Por isso acreditamos que a dieta vegetariana (que englobe leite, ovos, mel) seja a mais excelente, seguida pelo consumo de frutos do mar (adotada por nós mesmos). Isto no entanto é questão de consciência. 

7 - Nós opinamos que os anjos são habitantes de outros mundos que passaram por um ciclo evolutivo mais ou menos semelhante ao nosso. (sem o desvio é claro) e não em seres criados perfeitos ou acabados.

8 - Nós não acreditamos que a 'evocação dos mortos' (espiritismo prático) seja contrária a fé cristã apenas porque não fazia parte da cultura judaica e porque foi condenada - como tantas outras coisas - pelo antigo testamento. Repudiamos no entanto a doutrina espírita ou o pretenso ensinamento dos mortos em matéria de fé apresentados por Allan Kardec (espiritismo doutrinário)

9 - Nós opinamos que os justos possam retornar (reencarnar) a este mundo com o intuito de adquirir mais merecimentos e que os ímpios convertidos a Deus no estado intermediário deverão retornar para cumprir penitência neste mundo. Esta penitência é em si mesma uma graça adquirida e generosamente ofertada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas repudiamos a doutrina do Karma segundo a qual todos os seres humanos devem reencarnar por necessidade.

10 - Nós não acreditamos em nada além disto e não admitidos qualquer mito ou fábula judaica procedente do Antigo Testamento.
A nós é suficiente a fé Cristã revelada por Jesus Cristo.

11 - Nós não acreditamos que a autoridade religiosa se estenda ao domínio da ciência ou dos conhecimentos profanos.

12 - Nós não admitimos a infalibilidade da Igreja no plano da moral e tampouco acreditamos nesta moral Cristã que é mais judaica ou maniqueista do que qualquer outra coisa.

13 - Nós não estamos de acordo com o reinado do dinheiro, do lucro e do capital que é uma manifestação do materialismo.
Pois não se pode servir a dois Senhores: a Cristo e ao dinheiro.

14 - Nós abominamos todo e qualquer tipo de teologia ligada a prosperidade.
Pois ele disse: Bem aventurados aqueles que são espiritualmente pobres.
Nada nos falta.

15 - Nós cremos que a finalidade da prece é por a mente e contanto com o Bem Supremo, dispondo-a aquisição da excelência e não a aquisição de supostos milagres. É a comunhão de Jesus Cristo que o Cristão deve buscar e nada mais.
16 - Nós cremos que a finalidade da prece e da vida sacramental é a aquisição da excelência ou da virtude considerada como serviço concreto dedicado ao próximo i é boas obras. 

E nós cremos que Deus é amor.
E por isso cremos no amor.
Nós cremos que Deus é Pai e não o tememos, porque o amor lança fora o temor.
E cremos na capacidade do homem, enquanto imagem de Deus que é, para superar-se, e evoluir, e atingir a perfeição a que foi disposto.

E nós pretendemos viver e morrer na senda da fé ortodoxa, como nossos Santos pais e Mestres em Jesus Cristo: Justino, Clemente, Origenes, Eusébio, Gregório, Teodoro, Ambrósio, Hilário, Basílio e Crisóstomo, Paz com eles.

Em nome do Pai + do Filho + e do Espírito Santo, único Deus verdadeiro, luz e vida dos verdadeiros crentes.

Virgem Santa, Pura e Imaculada, conduze-nos pelo caminho reto a teu filho Jesus Nosso Deus.