Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo II: Divisões a respeito da Santíssima Trindade - Sub Capítulo 08 > Unitarismo e Triteismo

Neste artigo o amigo leitor deparará com os seguintes tópicos:

  • Protestantismo, essa imensa fábrica de heresias
  • A Santíssima e indivisível Trindade
  • Monarquistas, unicistas ou unionistas
  • Os Triteístas
  • Modalismo e triteísmo na antiguidade Cristã
  • A ressurreição do unicismo
  • A ressurreição do triteísmo




Quando algum protestante alardear a respeito da divindade de sua querida reforma sempre será possível ao Ortodoxo refrescar-lhe a mente e adverti-lo de que sua fé, a fé protestante, foi a responsável por "Ressuscitar" praticamente todas as heresias dos tempos antigos que haviam sido aniquiladas pela Igreja Antiga ao cabo da Idade Média.

Trinitários há que são protestantes. Como há protestantes que creem da divindade de Cristo, na presença real de Jesus no Sacramento, na adoração dominical, etc

De fato para parte dos reformados aos menos os dogmas acima foram Revelados por Deus fazendo parte constituitiva da doutrina ou do ensino Cristã. E por isso não posso crer que eles creiam que tais ensinamentos não sejam importantes para o próprio Deus... Afinal por que teria Deus comunicado ao gênero humano conhecimentos ociosos ou isentos de importância???

Se foi divinamente Revelado é porque possuí importância...

Agora a que propósito vem tudo isto???

Considere antes de tudo que os protestantes sustentam a opinião segundo a igreja antiga teria sido inepta no sentido de preservar imaculadamente as verdades de fé ou que a fé da Igreja antiga se teria corrompido, tornando-se a Revelação divina ao menos em parte obscura.

Considere igualmente que deus havia decidido desde toda eternidade 'reformar' ou melhor consertar a igreja que fundará e que para tanto fixou o princípio do livre exame, o qual para os protestantes é tido em conta de divino.

Considere por fim que as antigas heresias que desfiguravam a divina Revelação só tornaram a aparecer e a afirmar-se após o advento da Reforma protestante recorrendo a Bíblia segundo a praxis do livre examinismo.

O que nos leva a concluir que o renascimento das antigas heresias é consequência ou efeito do livre exame. Uma vez que todos os mestres do neo cristianismo partiram do livre exame para chegar a negação da Trindade, da Encarnação, do pedobatismo, da presença real, da adoração dominical, da livre vontade, etc penso que nossa constatação salta a vista ou que seja óbvia.

As antigas heresias não tornaram a existir por via da autoridade ou da tradição, que é a via da Igreja antiga ou da Ortodoxia, mas a partir da leitura da Bíblia apenas pelos laicos despreparados.

Acredito que não paire dúvidas a respeito desta relação. A menos que a infestação do Cristianismo por tantas e tão funestas heresias após o advento da reforma e a presença delas no contexto protestante não passe de coincidência... Coincidência.... Alguém levará a sério???

A sorte ou o acaso ter aguardado a manifestação do protestantismo ou o advento da Reforma para só então encher o mundo com toda sorte de heresias...

O pastor e polemista protestante Ernesto Luiz de Oliveira em sua obra "A igreja Cristã e o anti Cristã" é um apenas dentre os inúmeros protestantes honestos que admite a relação como ontológica ou essencial sem maiores problemas.

Diante disto sinto-me livre para questionar meus amigos protestantes e para perguntar-lhes porque raios haveria Deus de consertar ou de reformar sua igreja por meio de um método (o livre exame) capaz de suscitar críticas aos elementos constituitivos pertencentes a divina Revelação ou de obscurecer as verdades de fé que ele mesmo quis revelar???

Por que cargas dáguas haveria o Deus perfeito de recauchutar sua igreja com prejuízo da divina revelação e da verdade eterna.??

Por que haveria ele de comprometer os mistérios da Trindade, da Encarnação, da Eucaristia, etc na reformação de sua igreja?

Diante dos frutos anti trinitários, unitários e triteístas; dos frutos docetista e ariano, do fruto alegórico ou simbolista, do fruto anabatista, etc não poderia ele, sendo plenisciente e perfeito, ter escolhido outro método ou método menos nocivo a verdade???

Não poderia o Deus perfeito método mais respeitoso para com a verdade e a divina Revelação caso quisesse reformar sua igreja?

Por que teria ele escolhido um método destinado a promover a confusão doutrinal na mais larga escala e associada a negação?

Seria impossível para Deus reformar a igreja sem debilitar a fé ou será que aspirou debilitar a fé que ele mesmo Revelou???

Não me digam os protestantes que uma coisa nada tem a ver com a outra porque se esperam que abracemos sua reforma respondam-nos antes de tudo por que o triteísmo, o arianismo, o docetismo, o nestorianismo, o monofisitismo, o anabatismo, etc ressurgiram e afirmaram-se por meio dela, tomando carona no biblismo e no livre examinismo???

Caso a reforma pretenda ser compreendida e aceita que comece por fornecer as razões de sua esperança!

Por que nós acreditamos que o Deus perfeito deva proceder sempre e invariavelmente segundo a norma e regra de sua perfeição e não podemos admitir que o Deus Revelador possa fazer pouco caso da verdade que pretendeu comunicar-nos!

Então queremos saber porque adotou um método apto para ferir e vitimar a verdade revelada, para combalir a fé ortodoxa e para tornar os mistérios vulneráveis a uma crítica destemperada???

Agora como não podem os reformados fornecer-nos uma resposta satisfatória mas apenas bater os pés e negar que haja relação ontológica entre o livre examinismo e a ressurreição das antigas heresias só nos resta responder que sabemos muito bem porque ao fundar a Igreja nascente Jesus Cristo estabeleceu o padrão ou critério da autoridade ou se preferirem da tradição.

Justamente para que a Verdade divina e eterna não pudesse ser impudentemente negada ou mesmo posta em dúvida por seus seguidores.

Assim o princípio operatório da igreja era simples ou melhor simplíssimo: Por meio de oráculos proféticos ou vaticínios tomados aos videntes judeus ou as síbilas pagãs demonstravam ser Jesus, o Instrutor divino ou a manifestação do Logos eterno. Esta era a tarefa da Igreja, demonstrar a judeus e pagãos que Jesus Cristo era o Mestre procedente dos céus ou do mundo invisível. Admitido que Jesus era esse Mestre ou Instrutor categorizado cumpria aceitar sem questionar tudo quanto ele ensinara... Assim a figura do Instrutor divino apenas era investigada, não o elemento doutrinal por ele revelado ou o DOGMA. Este era pura e simplesmente imposto pela Igreja em seu nome...

Se você de fato crê que Jesus é o Deus Encarnado só lhe resta tomar o jugo de sua doutrina e toma-lo integralmente uma vez que, com Deus não se discute! Admitida a doutrina da divindade de Cristo fica lacrada e selada a porta do Exame doutrinal e caso a Igreja permitisse que seus membros ou os cristãos examinassem a doutrina Revelada por seu ilustre fundador não seria melhor do que uma 'Virgem louca'.

Foi segundo este roteiro espiritual que a Igreja antiga foi fundada e nela, como demonstraremos, não havia qualquer espaço para o exame particular das escrituras, porque sua via era a via da autoridade.

Portanto se a Igreja ao ser fundado foi atrelada ao princípio da autoridade é pelo mesmo princípio que deveria ser Reformada ou consertada caso viesse a corromper-se e não por qualquer outro princípio.

Tal como foi fundada, assim reformada fosse o caso.

E não teríamos tantos questionamentos indesejáveis, frutos do ceticismo, da dúvida, da confusão; mas coesão doutrinal ou uniformidade, ordem, sobriedade e reverência! A reforma no entanto, afirmando princípios totalmente novos e distintos dos antigos, tomou outro caminho...

E este caminho veio a dar no Triteísmo, no unitarismo, no docetismo, no nestorianismo, no anabatismo, no zwinglianismo... E a expor todo edifício doutrinal do Cristianismo a uma demolição sistemática ou melhor dizendo a uma implosão, em benefício do Islã, que já começa a florescer no antigo continente ou seja na Europa!

Alias como poderia nosso Cristianismo ter permanecido firme e forte face aos ataques da sinagoga e da mesquita se fragmentado numa multidão de seitas???

Por que a divisão e a fragmentação produzem a fraqueza.

Fraqueza de que o judaísmo e o islamismo já estão a tirar decidido proveito!

Ao enfraquecer o Cristianismo o protestantismo nada fez além de prestar um grande favor ao islã.

Então nós Ortodoxos temos de declarar em face que não estamos nem um pouco dispostos a adotar a solução protestante em termos de biblismo, livre examinismo, sectarismo e divisões.

É necessário ante de tudo manter a Unidade doutrinal e a coesão, e a uniformidade para resistir face a este inimigo formidável que é o islã. Isto caso não queiramos assistir a morte lenta ou a agonia do Cristianismo.

De fato o Cristianismo hodierno agoniza e sua enfermidade é o individualismo ou melhor o livre examinismo enquanto fautor de incontáveis divisões.

Se é necessário dividir para imperar o protestantismo dividindo nossa Cristandade serve aos propósitos dos infiéis i é dos muçulmanos. Tanto mais alienados da verdade e confusos mais vulneráveis se tornam os nossos Cristãos... Tanto mais arianos, docetas, nestorianos, zwinglianos, anabatistas, iconoclastas, etc tanto mais próximos do maometismo nosso supremo adversário.

Pela milésia vez bradamos: É o fundamentalismo bíblico um curso de introdução ao islamismo e não é em vão que o tomamos!




A Santíssima e indivisível Trindade 

Enquanto os infiéis prestam culto a um deus unipessoal os Cristãos prestam culto ao Deus único em três pessoas verdadeiramente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo (Glória a ele pelos séculos sem fim!).

Nem seria possível que o Supremo Instrutor associa-se ao Pai Celestial duas criaturas. De fato Deus não tem comparsa ou semelhante.

Assim devemos compreender que juntamente com o Pai, o Filho por ele gerado e o Espírito Santo subsistem enquanto formas de consciência diferenciadas na mesma Unidade. Assim nosso Deus único é tripessoal ou trinitário.

Por isso esta escrito: Disse o Senhor a meu Senhor! e noutra parte: "Este Espírito é o que sonda as profundezas de Deus!" nem poderia sondar as profundezas ilimitadas de Deus, sem ser Deus verdadeiro. Ou poderiam as profundezas ilimitadas de Deus ser sondadas por uma criatura limitada?

E a respeito do Filho esta escrito que Era Deus, que com Deus estava, que todas as coisas foram feitas por ele que nada do quanto foi feito sem ele foi feito. Assim se participou da criação é divino... pois não existem criaturas criadoras! 

Por fim devemos salientar que nem a divindade é trina, nem a personalidade Una, mas a divindade Una e indivisível e a personalidade Trina e irredutível. Assim não temos três deuses e tampouco cultuamos uma só pessoa mas três pessoas ou consciências distintas num só e único Deus verdadeiro.

É equivocado declarar que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus e não são três deuses.

A exatidão da fé exige que professemos: O Pai é uma pessoa de Deus ou pessoa divina, o Filho uma pessoa de Deus, o Espírito uma pessoa e não são três deuses e tampouco uma pessoa mas três pessoas num só Deus ou três pessoas divinas.

São pessoas divinas não deuses.

Consciências distintas que subsistem na mesma Unidade divina.




Os Monarquistas, unicistas ou unionistas 


O primeiro erro com relação a Trindade divina é o unionismo ou unicismo (antigo Monarquismo), o qual conhece duas formas distintas:

  • O arianismo ou unitarismo (não devemos portanto confundir o unicismo com o unitarismo) que nega a divindade de Cristo apresentando-o como simples homem ou anjo em todo caso criado. E
  • O modalismo, sabelianismo ou ainda patripassionismo que é mais uma interpretação do que uma negação absoluta da Trindade e compõem-se com a doutrina da divindade de Cristo.

Assim para o arianismo não há qualquer Trindade mas apenas Unidade. Tal o unicismo absoluto do unitarismo ariano professado pelos muçulmanos, os socianos, os cristoadelfianos e os jeovistas.

Já para os demais unicistas os termos Pai, Filho e Espírito Santo ao invés de equivalerem a formas internas de consciência que subsistem em Deus equivalem antes a formas externas de expressão por meio das quais o Deus Único relacionar-se-ia com a Humanidade.

Assim antes de sua Encarnação foi Deus um Pai. Ao tempo da Encarnação este Pai se fez Filho e após a Encarnação este Filho converteu-se no Espírito que vivifica a Igreja.

Assim por não possuírem existência real na divindade as três pessoas jamais coexistem mas sucedem-se umas as outras enquanto operações externas ou modos de tratar com a humanidade.

Pai, Filho e Espírito Santo são modos ou atividades e não pessoas, formas de relação e não formas internas de consciência. De modo que não há verdadeira Trindade 'teológica' ou essencial mas apenas econômica.

O tema do Arianismo ou unitarismo, por estar relacionado antes de tudo com a Divindade de Cristo, será tratado num tópico especifico.

Ficando este reservado a pura e simples negação da Trindade que é o modalismo.






Os triteístas


O segundo erro concernente a Trindade divina é o Triteísmo e corresponde ao oposto do modalismo.

Pois se o modalismo destrói a triplicidade das pessoas o triteísmo destrói a Unidade da essência, professando a existência de três deuses e renovando o erro miserável dos politeístas.

De fato os triteístas encaram as pessoas como três entes, seres ou deuses separados.

Julgo que eles assim procedem porque não temos sequer compreender como as três pessoas possam subsistir na mesma essência divina sem fraciona-la. Nossas categorias de entendimento não podem conceber ou imaginar como possa haver fruição comum sem que seja por divisão.

É exatamente aqui que o Cristão Ortodoxo reconhece sua limitação estrutural e confessa ser impossível compreender como o Uno possa ser fruído pelas três pessoas sem tornar-se múltiplo. E por não poder compreender ou explicar este artigo da fé admite estar diante de um mistério insolúvel tanto face a percepção quanto face a razão.

O Cristão, de fato, reconhecendo-se como criatura finita, assume o mistério.

Limitando-se a afirmar tanto a Unidade da essência divina quanto a triplicidade das pessoas. E não nega as duas proposições, inda que não saiba como possa concilia-las.

O triteísta, a exemplo do unicista, foge ao mistério e para escapar-lhe nega, necessariamente uma das proposições. No caso a Unidade divina.

E sacrificando a Unidade as exigências de sua estrutura finita afeta a crença dos antigos pagãos que admitiam a existência de diversos deuses.

Sem poder explicar como deixavam de limitar-se uns aos outros (pois apenas o Uno pode ser ilimitado).

E a emenda dos triteístas sai melhor do que o soneto...


O modalismo e o triteísmo na antiguidade Cristã


Por conciliar-se demasiado facilmente com os dogmas Basilares da divindade de Cristo e da Encarnação e com as exigências da razão foi o modalismo relativamente bem sucedido desde o século II desta Era. Um de seus primeiros defensores foi Praxeas contra quem Mar Tertuliano escreveu seu livro. Em Roma o modalismo encontrou refinado teórico na pessoa de Sabelius, um clérigo procedente do Egito ou da Líbia e excomungado por Calixto em 220. Posteriormente esta heresia foi condenada por um Sínodo congregado em Skandaria por Dionísio Batrak, dito o grande. 

Já o triteísmo, por ser difícil de conciliar-se com o monoteísmo peculiar a cultura judaica, fez sua primeira aparição entre os monofisitas do século VI. Ao que parece sua elaboração deveu-se ao gramático Joannes Ascunages, de Antioquia, a grande metrópole da Síria. Segundo Bar Bikraia (Mar Grigor Bar Hebraeus) ele teria dito: "Quanto a Trindade eu encaro como substâncias, naturezas ou deuses as três pessoas.".

Tendo recebido decidido apoio por parte dos Bispos Conon de Tarso e Eugenio, o isaurico o triteísmo chegou a formar uma igreja paralela e a converter, dentre outros, o hieromonge Atanasius, neto da imperatriz Teodora. Além disto contou o triteísmo com a solidariedade de teólogos como João Filiponus e Estephanus Gobar.

Seja como for ao cabo de dois ou três séculos todas estas heresias haviam sido varridas da face da terra graças ao esforço de nossos teóforos e abençoados padres sobrevindo a paz da Igreja. 




A ressurreição do unicismo


No entanto após 1100 anos o livre examinista John Schepp fundador da seita 'Só Jesus' tornou a reeditar os ensinamentos de Sabelius. O mais interessante é que como pentecostal ele creditou este ensinamento errôneo ao próprio Espírito Santo e que no contexto das seitas unicistas todas as 'revelações' e 'profecias' obedecem a forma unicista!!! Assim os fenômenos são os mesmos a serviço de ensinamentos opostos!
Acham que é pouco???

Pois saibam que esta reforma sucedeu em Arroyo Seco por intermédio de McAlister, patriarca das Assembléias de deus, isso mesmo! O qual por sem inepto no manejo da Escritura canônica alardeou que os apóstolos batizavam em nome de Jesus somente (o que é sustentado ainda hoje pela C C B!!!). Schepp ouviu, reproduziu e não tardou a converter F J Ewart e muitos outros companheiros a seu ponto de vista. 

Este Ewart tirando as conclusões veio a crer que Jesus equivalia ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo i é a Trindade... Por isso eles creem que o Filho é o Pai e o Espírito Santo. McAlister e Schepp concordaram e formaram uma facção ou grupo.

Homens como Glen A. Cook, G. T. Hoywood, E. N. Bell e H. A. Gass compõem a imensa galeria de profetas e pregadores unicistas.

Desde então ficou a Assembléia de deus cindida em dois grupos rivais, os quais por delicadeza mimoseavam um ao outro com o título de herético e anti Cristão.

Por fim (em 1916) o grupo trinitário, com grande trabalho, assumiu o controle da organização (Pasmem!), excomungou (!!! CADÊ A LIBERDADE DE EXAME???) 156 pastores e formulou um Credo ou símbolo de fé trinitário. Desde então os unicistas apartaram-se da A d D e fundaram suas próprias seitas. Seja como for eles ainda compõem cerca de vinte milhões de iluminados (só nos EUA 25% dos iluminados são unicistas)!!! Alegando terem sido ensinados diretamente pelo espírito santo, apelando a mesma pajelança por nós conhecida, praticando a glossolalia, exarando profecias, etc

Evidentemente que os pentecostais trinitários alegam que os fenômenos apresentados pelos unicistas são realizados pelo capeta e vice versa... No entanto como são absolutamente idênticos somos levados a concluir que o Demo é perito na arte de imitar! E que tais fenômenos, por serem idênticos, não podem ser tomados por critério da verdade!

Cumpre esclarecer ainda que os principais grupos unicistas são:


  • A Igreja Swedemborgiana 
  • A Igreja Apostólica da Fé em Cristo Jesus
  • A Igreja Pentecostal Unida
  • O tabernáculo apostólico
  • A Igreja da Fé Apostólica
  • A Cristo Vive 
  • A voz da verdade
  • A Pentecostal unida do Brasil
  • O Tabernáculo da fé
  • A Igreja de deus do sétimo dia
  • A Igreja de deus do Brasil
  • As testemunhas de Yehoshua 
  • A verdadeira igreja de Jesus na China
  • O ministério árvore da vida ou Igreja local de Watchman Nee


Dentre outros.

E nem preciso dizer que teem a mesma Bíblia, e não se entendem a respeito de seu significado quanto a natureza de Deus. Exarando dois discursos!

Pois os unicistas como sempre atribuem a doutrina da Trindade a Igreja romana ou ao papa (Outros preferem apresentar o Imperador Constantino como 'pai' da Santíssima Trindade pois nem aqui estãpo de acordo mas em oposição.) - Ignorando supinamente que o termo TRINITAS foi elaborado pelo doutor Tertuliano de Cartago no comecinho do século III e portanto quase mil anos antes de que o papado viesse a existir sob Hildebrando! Antes disto no entanto, o patriarca grego de Antakia, Mar Teófilo, em sua Instrução catequética dedicada a Autólicos (175) empregava já o termo TRIAS. - e apresentam os demais protestantes (trinitários) como politeistas ou semi pagãos (rsrsrsrs).

Já os trinitários retribuem a amabilidade declarando que os unicistas sequer são Cristãos!!!???!!! (Ueh mas eles não examinam a Bíblia????!!!???), que não podem compreende a escritura porque não teem o espírito santo (apesar de serem pentecostais e portarem-se do mesmo modo) e coisas do gênero...

E uns e outros (apesar de não saberem quem ou o que é Deus) adicionam invariavelmente as já conhecidas frases de efeito: A bíblia é quem julga! Temos de ser fiéis a palavra de deus! O veredito pertence a Escritura! Recorramos ao testemunho da palavra! etc, etc, etc SEGUINDO SEUS JULGAMENTOS OU OPINIÕES PARTICULARES, O CONFLITO E A CHICANA...
Tipo: Vomito no teu deus tríplice! Quem é você para colocar-se acima da Bíblia? Eu tenho ma Bíblia e voces a idolatria do papa! PREGAMOS O QUE ESTÁ NA BÍBLIA E NÃO AS INTERPRETAÇÕES DAS PESSOAS (???) e outras pérolas de idiotice... De fato as discussões desses desorientados sobre a doutrina de Deus mais parece um labirinto ou cipoal destinado a conduzir os mais fracos a incredulidade ou ao ateísmo pela via da confusão.

Diante disto somos levados a declarar que o protestantismo não apresenta uniformidade doutrinal no que concerne a doutrina de Deus ou da Santíssima Trindade.

O mais grotesco é que protestantes trinitários e unicistas costumam discutir seriamente o tema com base em 'textos' coletados na tradução do Almeida...

A ressurreição do Triteísmo.

Nossos piedosos ancestrais costumavam dizer que desgraça alguma vinha sozinha.

Assim como se não bastasse a heresia unicista a maravilhosa reforma protestante acabou acobertando igualmente a heresia diametralmente oposta ao unicismo, a saber o triteísmo politeísta.

Logo eles, os bíblicos, que adoram julgar a igreja antiga e apresenta-la como politeísta!

Hienrich Nicolai luterano, mestre em Dantzig Elbing, parece ter sido o primeiro protestante a retomar este erro funesto sepultado pelos séculos. 

Por fim o triteísmo foi acolhido pelos adventistas do movimento de reforma, os quais apresentam a divindade como três seres separados ou uma Sociedade. Os adventistas primitivos ou originais são os primeiros a apontar os adventistas reformados como triteistas. Enquanto escrevemos estas linhas eles estão polemizando sobre a Natureza um certo um certo Luciano Sena, um certo Paulo Cadi e um certo Leandro Quadros e demonstrando cabalmente que uma forma subordinacionista  de Triteísmo tem sido ensinada por parte dos livre examinadores dos EUA e do Brasil ou que ao menos eles estão confusos e tendo abandonado todo patrimônio teológico da Igreja antiga sob a alegação de que não é bíblico já não podem exprimir-se com a devida precisão a respeito da doutrina de Deus (!!!).

Os anabatistas ja oscilavam entre o trinitarismo ortodoxo e o arianismo... Os adventistas tem oscilado do arianismo ao trinitarismo ortodoxo até o triteísmo e os pentecostais oscilado do trinitarismo ortodoxo ao modalismo. E TODOS TEM A MESMA BÍBLIA e a insopitável pretensão de ensinarmos.

Ortodoxo tem vergonha e aparta-te destes falsos mestres!



Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no princípio, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amim!





Nenhum comentário: