Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo VI > Divisões a respeito dos demais sacramentos: Sub capítulo - Controvérsia em torno do número dos Sacramentos






protestanteAo menos todos os protestantes estão de pleno acordo quanto a existência de duas ordenanças legitimamente Cristãs: o Batismo e a Ceia ou como dizeis eucaristia.

ortodoxo: É o que deveríamos esperar de qualquer instituição que para si mesma revindicasse o titulo de Cristã ou de igreja... No entanto, nem mesmo quanto a isto, estão unidos os protestantes mas separados uns dos outros como a respeito de Deus, do Cristo e do Batismo. Ainda aqui prevalece a divisão.


protestanteSempre tenho ouvido dizer que todas as igrejas protestantes reconhecem apenas dois sacramentos; o Batismo e a ceia.

ortodoxo: De fato, a maior parte das pessoas, estando muito mal informadas sobre o assunto, supõem que ao menos em torno do número dos Sacramentos haja pleno acordo entre os livre examinadores. Tal opinião no entanto esta bastante longe de corresponder a realidade.


protestante: Não foi nosso Lutero, no 'Cativeiro de Babilônia' que fixou em dois o número dos Sacramentos Cristãos?


ortodoxo: Na verdade o 'Cativeiro' faz alusão a três sacramentos: Batismo, Ceia e Penitência ou confissão, embora este último seja encarado como uma espécie de sacramento menor.


Seja como for vosso Lutero oscilou diversas vezes quanto ao caráter sacramental da penitência ora negando, ora afirmando...




Seu derradeiro parecer no entanto corresponde a esta declaração:

"Nós reconhecemos que a penitência é um sacramento fundamentado na promessa da fé e no perdão dos pecados concedido em nome de Jesus Cristo." Wider die XXXii artikel der theologisten zu lowen 34

O que esta de pleno acordo com sua definição estrita de Sacramento, segundo a qual este rito deveria oferecer o perdão dos pecados. Ora cerimônia alguma esta tão posta para este fim como a Penitência, donde Lutero infere sua sacramentalidade...


E como não fosse bastante ainda achou por bem mencionar a confissão auricular:

"NEM QUE EU FOSSE SURRADO E ESFOLADO VIVO PELO DIABO ABRIRIA MÃO DA CONFISSÃO AURICULAR." Predigten von der heimlinchen beichte Tm XX, Werke 58

Leia o décimo terceiro artigo da Confissão de Augsburgo e lá encontrará a afirmação literal de que a Penitência é verdadeiro Sacramento estabelecido por Jesus Cristo. 


"É verdadeiro sacramento - insiste Melanchton - na ordem de Deus e na promessa da graça." i'Apologie der Augsburg confessio' 1531]


Eis porque topamos com ela no ritual empregado pelos luteranos até nossos dias.


protestante: Neste caso teria sido Melanchton o autor da redução?


ortodoxo: De modo algum. Pois na 'Apologia da confissão' além de nomear explicitamente a Penitência, certifica que até mesmo a ordem deveria ser considerada como tal pelo simples fato de estar relacionada com 'O ministério da palavra' que é um veículo da divina graça.





"Segundo creio a Ordem é um verdadeiro sacramento." reafirma ele em seus 'Locis comm theolog'  De num sacramen pg 383






Alias, mais adiante Melanchton chegaria a conclusão de que até mesmo o Matrimônio constituía verdadeiro sacramento enquanto mandamento dado por Deus tendo em vista o alcance de determinadas promessas; advertindo no entanto que pertencia a uma categoria inferior...
"Meyer, Schwarz e alguns outros, segundo Esslinger - apud Apol de la relig Cath par les auteurs prot - admitem o Matrimônio como um dos Sacramentos instituidos por Jesus Cristo" in M F Coelho 'Refutação as principais objeções de alguns protestantes... Porto Chardron 1879 pp 103

DIANTE DISTO SOMOS LEVADOS A CONCLUIR QUE MELANCHTON RECONHECIA A VALIDADE DE CINCO SACRAMENTOS!!! E NÃO DE DOIS APENAS. 

Vejamos agora qual fossem as opiniões de seus colegas luteranos:


Simon Sulzer de Basel insistiu a respeito da penitência sacramental impondo a seu rebanho três sacramentos.





Já Marbach de Strasbourg manteve até o fim a penitência e a confirmação no rol dos Santos Sacramentos, sustentando assim o número de quatro...


Enquanto que Gerhard - que é o padrão dos luteranos - rejeitou apenas a unção dos enfermos... afirmando consequentemente a validade de seis sacramentos. 


Grosso modo as congregações luteranas tem oscilado entre três e seis sacramentos; repudiando formalmente os extremos papista e anabatista de sete ou de dois sacramentos. Ainda aqui anabatistas e zwinglianos cerram fileiras de um lado enquanto luteranos e certo número de calvinistas cerram fileiras do outro. E NÃO HÁ ACORDO pois dois jamais será cinco ou seis!!!


HÁ POIS VERDADEIRA CISÃO neste terreno!!!


E tão verdadeira que tendo em vista humilhar as igrejas luteranas que mantinham a confirmação e apresentavam-na como uma instituição divina, os suíços descreveram-na como: 


"Simples invenção humana que a Igreja pode dispensar sem qualquer prejuízo.” 19



Em Berlim o reformador Kaspar Schade sustentava ser a penitência sacramental a morte da alma, enquanto a algumas dezenas de quilometros dali, Deutschamann, sucessor de Agricola, sucessor de Lutero NA CATEDRA DA WITTEMBERGA, SUSTENTAVA SUA NECESSIDADE PARA A SALVAÇÃO (!!!) 

protestante: "Não existem mais do que dois sacramentos dispostos por Jesus Cristo tendo em vista toda sociedade dos fiéis: Batismo e Ceia do Senhor." É o que diz o Catecismo de Genebra, assinado e aprovado pelo próprio Calvino.


ortodoxo: De fato Calvino acabou assinando e aprovando o Catecismo de Genebra e posteriormente o consenso - mesmo sendo contrário a sua própria crença a respeito da presença virtual - os cronistas no entanto (protestantes por sinal) asseveram que ele o fez contrariado uma vez que desejava incluir a ordem entre o número dos Sacramentos.


Efetivamente em seus escritos depara-mo-nos com repetidas alusões ao poder divino dos pastores e com uma insistência quase que mórbida a respeito da dignidade dos ministros religiosos.


Seus críticos amiúde lançava-lhe em face a esperança de criar um novo clero ou uma hierarquia protestante, centralizada em torno de seus presbíteros e quiçá mais poderosa e influente do que a hierarquia papista. O senado de Genebra, por sinal, temia q
ue o restabelecimento da ordem como Sacramento fortalecesse ainda mais a já odiosa ditadura calvinista e acabasse servindo a propósitos meramente temporais...

Disto resultou uma amarga disputa entre Calvino e a burguesia genebrina, obstinando-se esta em impedir a todo custo que a ordenação fosse incluída no rol dos sacramentos.

Já Zwinglio obstinara a dizer missa até o dia em que sua cerebração fosse proibida como criminosa pelo Senado de Zurich, embora considera-se a dia missa como ímpia e idolátrica. Justificou-se todavia declarando ser necessário obedecer o poder civil em todas as coisas, sem atinar que as coisas espirituais não se encontram sobre sua alçada! 


Outra não foi a atitude de Calvino o qual esperou em vão por um decreto em favor de sua teoria a respeito da presença virtual e por outro a favor do sacramento da ordem. De ambos porém teve que desesperar e mesmo abjurar com o intuito de conferir a sua querida reforma ao menos uma aparência de Unidade...

Foi assim, que por mero cálculo sacrificou a verdade face a opinião pública, perfilhando a opinião dos Nicodemitas, cujo número era vultoso entre os suíços.


Isto é tão certo que seu pupilo Knox alude ao batismo e a Ceia como sendo 'Os dois principais sacramentos da igreja' (Confissão escocesa III,21) e não como a únicos e exclusivos sacramentos.


Pois ele também aspirava por canonizar seus presbíteros.

Da mesma maneira "Alguns protestantes modernos como o Dr Marheineke - in Syst Cath - Kaiser - in Theol Bibl - e Fessler - in Manu Lit - reconheceram o dogma do Sacramento da ordem." M F Coelho 'Refutação...' pp 100


protestante: A quem seguimos pois em matéria de sacramento?


ortodoxo: Neste como em tantos outros pontos, os protestantes americanos - do Norte ou do Sul - toma por mestre a Ulrich Zwinglio de Zurich e os líderes anabatistas para os quais havia apenas dois sacramentos: Batismo e ceia. Esta é a principal matriz do moderno protestantismo brasileiro e oposição as matrizes luterana e calvinista.


protestanteAo menos a divisão aqui não é tão intensa como a que diz respeito ao Batismo.


ortodoxo: Talvez não seja assim tão intensa, é no entanto perfeitamente real. 





Pois enquanto os Dunkards, Menonitas, Amish, Moravios, batistas primitivos, mórmons, verídicos, etc incluem o lava pés - a exemplo de nossa Santa Igreja Ortodoxa - entre os sacramentos; os Quacres, salvacionistas e cientistas cristãos repudiam-nos em bloco, desprezando o Batismo e a Eucaristia inclusive... 


Os Luteranos como ja dissemos tendem a restabelecer a Crisma e a Ordem mas a repudiar o matrimônio e a unção dos enfermos... Tillich propos que o número dos sacramentos permanecesse em aberto ou 'vago' entre os reformados de tradição calvinista recebendo o apoio entusiástico de certo número de teólogos... 

Já nossos pentecostais tem empregado o dito 'batismo no espírito santo' - comunicado por meio do sinal externo da imposição das mãos - como verdadeiro sacramento necessário a salvação ou como uma espécie de Crisma; servindo-se assim, na realidade de três sacramentos... Enquanto os suiços de tradição zwingliana permanecem fiéis a dicotomia batismo/ceia. 

Assim sendo seitas há que não admitem qualquer sacramento, seitas que admitem dois sacramentos, seitas que recebem três sacramentos e seitas ou grupos que recebem quatro ou cinco sacramentos... 


No entanto é absolutamente certo que Jesus Cristo nosso Bem não pode ter estabelecido dois, três, quatro ou cinco sacramentos ao mesmo tempo... POR UMA SIMPLES QUESTÃO DE ARITMÉTICA: dois não é três, três não é quatro, quatro não é cinco...


Agora considere que se alguma destas agremiações estiver certa todas as outras devem estar equivocadas, o que nos leva a cogitar na possibilidade de que estejam todas equivocadas.


Nem se alegue ou diga que a questão é ociosa. Uma vez que os protestantes em sua totalidade concedem que os Sacramentos são ordenanças criadas, baixadas ou decretadas pelo próprioJesus Cristo! Disto resulta que, se Zwinglio e os batistas estiverem corretos, Calvinistas e Luteranos, produzindo novos Sacramentos, usurpam a autoridade de Jesus Cristo escorando-se na Bíblia luminosa e clara. Por outro lado, caso os luteranos estejam corretos, somos obrigados a concluir que os calvinistas, anabatistas e zwiglianos perpetraram um abominável sacrilégio ao mutilarem uma instituição fixada pelo mesmo Senhor Jesus Cristo em nome da mesma Bíblia luminosa e clara...

O livre exame com efeito, torna alguns protestantes sacrílegos e outros prevaricadores! Justamente por não ser lá tão clara a escritura como costumam alardear e cada seita ou individuo poder deduzir o número de sacramentos que bem deseja!


Quanto a igreja, que serventia teria ela caso fosse incapaz de informar-nos com absoluta exatidão e certeza sobre o número dos mistérios divinos que ligam nossas almas ao Senhor Jesus Cristo ou se fosse permitido a qualquer fiel deduzir seu número com base nas Escrituras???


SUBTRAÍDA A IGREJA A PRERROGATIVA DE FIXAR INFALIVELMENTE, EM NOME DE JESUS CRISTO, QUAIS SEJAM AS INSTITUIÇÕES DIVINAS E ATRIBUÍDA TAL PRERROGATIVA A QUAISQUER INDIVÍDUOS CHEGAMOS AS RAIAS DA INSANIDADE!!!

A questão é tão delicada nos meios biblicistas que já em 1905 deu origem a primeira cisão ocorrida entre os Batistas brasileiros, instalados no pais a pouco mais de vinte anos.


Por obra e graça do exame particular, um deles - Alcino Coelho - deu com os olhos no oitavo capítulo do livro dos Atos dos Santos Apóstolos, pertinente ao Diacono/evangelista Filipe, suscitando uma controvérsia a respeito da ordem... E dando origem a mais uma seita... (cf Vicente Ferrer de Barros Wanderley e Araujo 'Seitas protestantes do Recife' 1906)


E assim vão os profetas dando com os sacramentos perdidos, sem perceber que uma religião capaz de perde-los não merece crédito algum...


Já o fundador da primeira seita protestante do Brasil - a Igreja Evangélica Brasileira reconhecida por D Pedro II em 1879 - o Dr Miguel Vieira Ferreira, tomou a peito a causa de restabelecer os sete sacramentos!!! Exatamente como a Igreja romana... O que também foi levado a cabo pelos Mórmons, que constituem uma defecção sui generis da reforma protestante.


protestanteJulgo que a negação de todos os sacramentos não passe duma novidade recente, fruto consumado da incredulidade contemporânea.

Ortodoxo: Mais uma vez laboras em erro...


Protestante: Então demonstra-o.


ortodoxo: "Levantou-se assim Jean Dippel com o objetivo de desmascarar o charlatão Lutero e de provar a inutilidade de todos os sacramentos: o BATISMO NÃO PASSA DUM SIMPLES BANHO, A EUCARISTIA DUMA COLAÇÃO, A PENITÊNCIA DE LOUCURA, A ORDEM DE PIA FRAUDE...


Ackermann refere-se a Dippel como a um apóstolo comissionado por Deus com o intuito de acabar com as superstições sacramentais." Hoeninghaus opus cit









Nenhum comentário: