Um só Cristo, uma só fé e um só batismo!!!
DANDO CUMPRIMENTO A PALAVRA SAGRADA!
"O QUE É BASTANTE CLARO É QUE SÁBIOS E IGNORANTES PODEM ERRAR FEIO CASO OUSEM INTERPRETAR POR SI MESMOS A ESCRITURA SEM CONHECIMENTOS TEOLÓGICOS SUFICIENTEMENTE APURADOS, E SEM RECURSO CONSTANTE AOS ENSINAMENTOS DA IGREJA. FREQUENTEMENTE ATÉ NAS PROPOSIÇÕES MAIS CLARAS, LEVAM A RESULTADOS EQUIVOCADOS. DEVEMOS NOS ALIMENTAR E NOS EDIFICAR COM A LEITURA BÍBLICA CERTAMENTE, POR OUTRO LADO, NO ENTANTO, NÃO SE DEVE PROCURAR SEM UM PREPARO SÓLIDO E SÉRIO, SOLUCIONAR PROBLEMAS RELIGIOSOS TOMANDO POR BASE O TEXTO INSPIRADO." Von Ruville in "La marque du veritable anneau." pp 20
Continuação do diálogo em torno da controvérsia batismal -
Protestante: Concedo que a existência de um rito supersticioso no contexto Cristão não possa deixar de exercer determinada influência sobre a vida espiritual dos crentes;
Ortodoxo: Sendo assim o simples fato de alguns de vocês (A exemplo dos protestantes brasileiros em geral) encararem tal rito como supersticioso - e portanto nocivo a alma - enquanto outros ( A maior parte dos protestantes Norte Americanos e europeus) encaram-no como benéfico e proveitoso não te parece no mínimo estranho? Especialmente se considerarmos que uns e outros pretendem estar fundamentados na mesma Bíblia e que esta mesma Bíblia é simples, clara e auto evidente???
Protestante: E por que cargas d água deveria se-lo?
Ortodoxo: Justamente porque diz respeito a condição espiritual dos crentes ou a validade de seus Batismos e portanto de sua vinculação a Jesus Cristo.
Sendo o Batismo de tais pessoas invalido como poderiam ter renascido de novo?
E sem terem renascido de novo como poderiam herdar aquela vida eterna que não procede da carne e do sangue mas de Deus somente?
Acaso não declarou o Senhor: "A vós é forçoso nascer de novo... pois quem não nasce da água e do Espírito não entrará no Reino celestial?"
E noutra parte: "Quem crer e batizado for será salvo."?
E se receberam outro Batismo que não o de Jesus Cristo como haveriam de ser lavados e purificados de seus pecados segundo o convite do apóstolo:
"Cada um de vós seja Batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados." ???
Assim sendo, a luz da divina Revelação não podemos deixar de exigir um posicionamento direto, claro e inequívoco por parte da igreja de Cristo a respeito da utilidade ou inutilidade deste rito!
Sob pena de perdermos todos este benefícios e vantagens espirituais!
Protestante: Talvez seja próprio do ser humano lançar confusão mesmo em torno de temas tão importantes e perder de vista os artigos mais preciosos da fé.
Ortodoxo: Se é ou não natural que o homem lance confusão em torno de tais pontos não sei nem desejo sabe-lo.
Importa saber uma só coisa e uma só coisa saber: Se tal confusão corresponde a um BEM ou a um MAL a uma VANTAGEM ou a uma CALAMIDADE e; consequentemente se esta de acordo com a Santa vontade de Deus e seus planos para a humanidade.
Compactuará o Verbo divino com a confusão semeada pelo homem?
Nada fará o Senhor tendo em vista conter e evitar semelhante estado de coisas?
Faltará a Jesus Cristo poder e força para suster a Verdade eterna de sua doutrina face aos deslizes cometidos pelos mortais???
Prevalecerá a condição humana da vontade e capacidade divinas???
Assim não me interessa o que o homem é capaz de fazer mas o que Deus é capaz de fazer tendo em vista a contenção dos efeitos maléficos produzidos pela atividade humana e a concretização de sua vontade santa e perfeita neste mundo.
Nada mais estranho do que ouvir os protestantes anunciando simultaneamente a vulgaridade dos milagres e a doutrina da apostasia quando o primeiro e único milagre necessário seria justamente a manutenção ou conservação da Verdade Revelada!
Protestante: Longe de mim afirmar ou mesmo supor que a confusão em torno de tais questões seja benéfica, positiva ou saudável.
No entanto diante das evidências apresentadas só me resta concluir que se trata dum fato: "...ASSIM ADMITIMOS QUE A IGREJA CRISTÃ ESTA DIVIDIDA A RESPEITO." SOCIEDADE GERAL MENONITA DA HOLANDA: Resposta a BEM
Ortodoxo: Existindo é fato.
No entanto limitar-se a reconhecer a existência deste fato é muito pouco.
Afinal o que se espera-se da criatura racional é a elaboração de juízos morais ou qualitativos a respeito dos fatos. Mormente dos mais importantes como aqueles que dizem respeito a vida espiritual.
Em última análise todo e qualquer fato - especialmente os de natureza religiosa - devem ser aquilatados em termos de bem e mal, vício e virtude, perfeição e imperfeição.
Nós; Ortodoxos, papistas e os anglicanos, avaliamos semelhante condição como péssima ou muito ruim pelo simples fato de obscurecer o meio através do qual Jesus Cristo Nosso Senhor determinou vincular a si os seres humanos.
Tendo Jesus instituído o Batismo poderíamos nós encara-lo como ocioso???
Correspondendo a algo importante para ele - a ponto de torna-lo obrigatório - como poderia ele deixar de ser importante para nós?
Como deixar de valorizar ao máximo uma ordenança promulgada por Jesus Cristo???
Se este povo foi de fato inserido por Jesus Cristo no plano da sobrenatureza ou da economia divina como deixar de crer que as Instituições por ele decretadas devam permanecer sólidas, fixas e luminosas até a consumação dos tempos e seu advento glorioso???
Alias não seria obrigação sua conservar imaculadamente por seu divino poder tais instituições, ordenanças e ritos de modo que jamais pudessem ser obscurecidos???
Assim não nos parece condizente com a perfeição divina semelhante estado de divisão e incerteza.
Nem nos parece trágica e lamentável ou meramente factual a condição do protestantismo face as exigências da Escritura e da Razão mas precária ou melhor dizendo perniciosa!
O protestantismo ainda neste ponto como em inúmeros outros pontos não menos importantes está fragmentado em diversas teorias ou opiniões e esta fragmentação é sinal claro evidente e insofismável de que jamais contou com o apoio divino. O protestantismo não pode proceder daquele Deus que exclamou:
TODO REINO DIVIDIDO PERECERÁ!
Ou dirás tu, amigo protestante, que Deus estabeleceu seu Reino para a destruição????
Só nos resta encarar a divisão segundo a perspectiva da Bíblia e procurar o Reino de Deus noutras paragens.
Se percebes que o Protestantismo é um Reino dividido, tens diante de ti a obrigação moral de seguir em busca daquele Reino divino em que se realiza a Unidade desejada e afirmada pelo próprio Deus como bem estritamente necessário.
Uma vez que o Evangelho apresenta a divisão como algo essencialmente mau e que o protestantismo apresenta-se dividido em inúmeras fés não podemos deixar de concluir, muito logicamente que o protestantismo é mau e que não procede do Deus bom e perfeito.
protestante: Devo admitir que as oscilações e mudanças não sejam saudáveis no terreno divino da fé.
Ortodoxo: Caso os anabatistas estejam corretos, a prática de tal rito - o pedobatismo - não pode deixar de ser abusiva, supersticiosa, vã, grosseira e consequentemente de abalar o corpo místico de Jesus Cristo (por isso que os anabatistas condenam inexoravelmente tal prática ao invés de permitir que cada família tome sua decisão.) introduzindo a corrupção.
Por outro lado, caso os batizadores de crianças estejam corretos a eliminação deste rito não poderia deixar de acarretar ao menos certa desvantagem para os filhos dos crentes.
Assim neste campo não é possível exercer qualquer tipo de neutralidade... Pois ou conservamos ou envenenamos a vida sacramental em seu ponto de partida!
Nada mais grave, nada mais sério. A oposição é real e extrema.
Protestante: É o que parece.
Ortodoxo: Alias em se tratando de uma questão ociosa por que teria provocado tantas brigas, polêmicas, discussões e como vimos até agressões e mortes no decorrer da história?
Certamente nem pedobatistas nem anabatistas estão dispostos a reconhecer que qualquer a questão suscitada em torno do Batismo seja irrelevante! A própria existência do anabatismo aponta para a importância crucial do tema ou da doutrina.
Por outro lado se a questão é tão importante quanto parece e o protestantismo permanece cindido em dois campos só podemos concluir por sua inaptidão ou miserabilidade.
E repetir - como dizia o Pr Barleus - que não podemos nem queremos crer nele.
Protestante: Ainda não havia encarado a questão por este ângulo.
ortodoxo: Apreciemos então uma ilustração tomada ao domínio dos fatos -
"Nos confins da selva amazônica havia uma tribo indígena que jamais fora visitada pelo homem branco.
Seus habitantes prestavam culto aos manitos, maracas e aos ossos dos antepassados, bem como a sol, a lua, aos ventos, aos raios, etc e assim iam vivendo... Segundo a lei de seus ancestrais.
No entanto, certo dia, chegou a tal tribo o primeiro um homem branco, enviado pela missão calvinista dos Estados Unidos.
Percebendo que a ocasião era oportuna, nosso ministro pôs-se logo a travar relações com o morubixaba dele obtendo a autorização necessária para permanecer na aldeia.
Nem é preciso dizer que em muito pouco tempo nosso bom homem agregou certo número de prosélitos e começou a instrui-los no que supunha ser a lei do Cristianismo.
Ao cabo de um ano, estando já quase toda a tribo - a exceção do pajé e dos mais idosos - preparada o simpático pastor batizou a todos, inclusive as criancinhas, por infusão!
Passados alguns meses e considerando que sua igreja já estava relativamente consolidada o abnegado pastor viu-se obrigado a partir em demanda de uma outra tribo pagã, situada mais além... Sendo assim constituiu certo número de oficiais e partiu.
E sequer havia completado um ano desde que partira quando um segundo homem branco apareceu na aldeia. Este também portava uma Bíblia e era Batista.
Da mesma maneira logou este segundo missionário instalar-se na aldeia não perdendo um instante sequer tendo em vista expor os erros doutrinários de seu predecessor. Tomou a mesma Bíblia nas mãos, confrontou os diáconos calvinistas, e denunciou com tal veemência o pedobatismo que ao cabo de alguns meses quase todos os Cristãos haviam abraçado seus ensinamentos.
Por fim nosso profeta declarou peremptoriamente que o batismo ministrado pelo pastor calvinista era falso, e que, sendo assim, todos deveriam ser rebatizados, exceto as criancinhas, que não terem fé não podiam ser batizadas!
Diante disto rumaram todos para o riacho mais próximo, a cerca de vinte quilômetros e foram batizados por infusão.
Passados dois anos chegou a aldeia um terceiro missionário, pentecostal e eis que começou tudo de novo: novas doutrinações, novas denuncias e enfim um segundo rebatismo posto que o missionário batista não os havia batizado por imersão e em nome do Senhor Jesus. Os selvagens com a mesma candura de sempre aceitaram todas as imposições do iluminado, dirigiram-se há um rio situado a cerca de trinta quilômetros e mergulharam em nome de Jesus!
E tanto se apegaram ao homem que verteram copiosas lágrimas quando este lhes disse que Espírito Santo incumbira-o de uma nova missão, pelo que se fazia mister deixa-los e partir.
Três meses depois surge outro branco - o quarto - também este trazendo o famigerado livro negro em suas mãos. Este vinha em nome do exército da salvação e a maior parte da aldeia escutou com a mesma atenção. Sendo assim pôs-se ele quase que de imediato a atacar as doutrinas dos calvinistas, batistas, congregados, etc e fe-lo com uma tal ênfase que parte da assistência solicitou - pela quarta vez!!! - o batismo!
"Quê! - respondeu-lhes o oficial de Cristo - Ficai cientes de que tais ordenanças não são de modo algum necessárias a vossa salvação."
Os indígenas ficaram um tanto desapontados, meio desiludidos, cabisbaixos mas acharam melhor nada dizer até que passado algum tempo também este tomou seus apetrechos e se foi...
Enfim, passados cerca de quatro anos, apareceu naquela aldeia obscura e já evangelizada umas quatro vezes um piedoso colportor adventista. Ansioso por resgatar das trevas aqueles tradicionalistas idolatras, nosso homem começou anunciando-lhes o sábado para em seguida denunciar como diabólicas todas as igrejas dos calvinistas, batistas, congregados, salvacionistas, etc Assegurando que nenhum de seus predecessores entendia qualquer coisa de Bíblia. Diante disto aquele mesmo morubixaba, que a tantos anos acolhera o primeiro missionário Cristão, perguntou-lhe: Agora que estamos prestes a crer em suas palavras e tendo sido batizados já três vezes, desejamos saber o que fazer!
Após alguns instantes o ministro adventista respondeu-lhe: Lamento mas a verdade obriga-me a declarar que só os adultos devem ser batizados por imersão em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. ASSIM SEREIS PLENAMENTE CRISTÃOS.
Os indígenas, ja fartos de tanto Batismo ousaram insistir, declarando que ja haviam sido batizados três vezes EM DEZ ANOS. O adventista no entanto bateu o pé e asseverou que todos os batismos anteriores, eram, por esta ou aquela razão inválidos e que não era dado a homem algum entrar no reino dos céus sem ser validamente batizado!
Foi quando os pagãos liderados pelo pajé ousaram declarar perante o velho morubixaba: Eis que abandonastes o padrão de vossos ancestrais para aderir a uma crença exótica cujas leis flutuam ao sabor do vento... e já fostes ludibriados quatro vezes!
Agora sabe o amigo qual foi a decisão tomada pelos habitantes daquela tribo?
Crivaram de frechas o pobre colportor, partiram-no em pedaços e assaram-no numa fogueira feita com suas próprias Bíblias; após o que devoraram-no.
Feito isto desenterraram seus manitos e maracas, tornando a cultuar os elementos da natureza.
Além disto juraram pelo sol, pela lua, pelas águas e pelos ventos que dariam cabo do primeiro missionário Cristão que ousasse passas a suas terras."
protestante: Penso que o amigo esteja dramatizando.
ortodoxo: Diga você o que disser, no entanto; como uma dúvida puxa outra não poucas pessoas tem sido levadas a desesperar da verdade, da igreja e de Jesus Cristo devido a teoria dos rebatismos, as disputas sobre a validade dos Batismos, as incertezas sobre os elementos essenciais do Batismo, etc
Pois o protestantismo como vimos não oferece a seus profitentes as garantias necessárias a respeito do Sacramento.
Consideremos agora, estimado leitor, que a incerteza em torno do Batismo é apenas uma das dezenas de incertezas ou inexatidões doutrinais características deste padrão religioso confusionista e obscuro.
Principiamos esta análise demonstrando que os protestantes encontram-se doutrinariamente cindidos a respeito da natureza divina e da pessoa de Jesus Cristo. E acabamos de estabelecer que não se encontram em melhores condições a respeito do Batismo.
Nos próximos tópicos demonstraremos - partindo de seus próprios escritos - que acham-se igualmente divididos e em estado de conflito com relação ao número dos Sacramentos e a Presença real do Senhor na Eucaristia outras duas questões a respeito das quais não podemos suavizar ou atribuir pouca importância!
SANTO DEUS, SANTO PODEROSO, SANTO IMORTAL!
TEM PIEDADE DE NÓS E SALVA-NOS!
PORQUE ÉS CLEMENTE E MISERICORDIOSO!!!
TEM PIEDADE DE NÓS E SALVA-NOS!
PORQUE ÉS CLEMENTE E MISERICORDIOSO!!!
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