Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo VIII: Primeira reflexão sumária sobre as divisões protestantes> F) Agora os pontos não essenciais...


protestante:


Existem sim, diferenças de interpretações em temas não essenciais como:


Batismo (imersão X aspersão)
Ceia do senhor (Luteranos X demais protestantes)
Graça (calvinismo x arminianismo x nenhum dos dois)

O que não é negociavel em termos de fé:

  • Hamartiologia (doutrina do pecado)
  • Soteriologia (doutrina do pecado e salvação)
  • Cristologia (doutrina sobre Cristo)
  • Teologia (doutrina sobre Deus)
  • Pneumatologia (doutrina do Espírito Santo)

Sempre nos domínios do subjetivismo...


ortodoxo: Acontece que o que é essencial para uns não o é para outros.


Nos domínios humanos a definição dos elementos de uma dada essencialidade é sempre subjetiva, exceto se parte de uma autoridade externa, comum e objetiva.

Autoridade que o protestantismo, por ter repudiado a infalibilidade do Concílio Geral e da Idjima o consenso unânime dos Padres não admite.

Canonizando o individualismo e consequentemente a subjetividade, o relativismo e a discordância.



Eis porque, temos diante de nós uma variação infinita de essencialidades e não essencialidades nos domínios da fé protestante ou do livre exame e acordo algum. 

Todo e qualquer sectário tende a avaliar como essencial aquilo em que crê e como não essencial aquilo em que não crê. É importante aquilo em que creio e aberrante aquilo que é crido pelo outro. 


POR ISTO A HUMILDADE DESTE CRENTE PROTESTANTE  - QUE JULGA ESSENCIAL APENAS AQUILO EM QUE ELE MESMO CRÊ E QUE CLASSIFICA COMO NÃO ESSENCIAIS AS CRENÇAS ALHEIAS - CHEIRA-ME A PURO E SIMPLES OPORTUNISMO, ou mesmo, em certos casos, a canalhismo.

Nada mais oportuno do que depreciar as crenças alheias e julgar em favor de si mesmo.

Heterodoxo algum é heterodoxo a seus próprios olhos. Todo leitor, estudante ou examinador da Bíblia não pode deixar de encarar a si mesmo como ortodoxo ou mesmo como genial. Admitir a própria incompetência ou malignidade é coisa que não se deveria pedir a condição humana.

É algo tão simples... Tão evidente.



Cada sectário determina a essencialidade da fé. Resultado: Tantas essencialidades quanto cabeças...



Nada absolutamente essencial para todos... E destarte uniformidade alguma ou Unidade alguma, apenas a velha e insuperável divisão.

Afinal se as opiniões dos protestantes não estão de acordo com o princípio divino que podem ser além de preconceitos?



II - Separados por quase nada...




Outrossim, caso a questão do Batismo não seja essencial como explicar a existência de antas e tantas igrejas batistas??? Algumas inclusive sustentando a 'comunhão restrita!!!

E RETALHANDO O CRISTIANISMO POR NADA OU QUASE NADA!



E declarando que todos os demais batizam invalidamente???



E que portanto não são verdadeiros cristãos, mas toicinho prestes a fritar na grelha do capeta...

Ademais, como já estamos fartos de repetir, se o batismo foi estabelecido pelo mesmo Senhor Jesus Cristo, cuja divindade o amigo tanto alardeia, com que direito o homem ousaria classifica-lo como algo de somenos importância ou menospreza-lo???

Como diminuir e abater o valor deste rito se o próprio Senhor e Mestre Jesus Cristo determinou que todos os seus seguidores fossem batizados??? Fazendo depender disto a salvação deles...


Acaso assiste aos simples súditos o direito de classificar como inútil ou indiferente uma ordenança fixada pelo próprio Mestre???



Sendo o batismo de origem divina ou Evangélica como leva-lo a tribunal do juízo humano e falível???



Caso o sentido deste rito tenha sido atribuído pelo próprio Jesus Cristo como não concluir por sua extrema importância e valor?



Se o Batismo Cristão testifica contra o protestantismo, contra o Biblismo, contra o livre exame como deixar de receber seu testemunho?



Fica sendo irrelevante a instituição divina para que o protestantismo seja grandioso ou é abatido o protestantismo pela divindade do Batismo!



Cuja Unidade é mantida exclusivamente pela Igreja Ortodoxa e Católica!

Quanto a ceia do Senhor tanto pior. 


Uma vez que trata-se de saber se estamos diante de uma misera códea ou fatia de pão ou do próprio Jesus Cristo, Emanuel, Verbo Encarnado, médico, pastor e instrutor do gênero humano!



Que é deste sacramento: 



Simples obreia de farinha ou manifestação do corpo do Senhor e nutrição divina????

Fruto do trigo, do forno e do padeiro ou fruto do ventre da Virgem Maria fecundado pelo Espírito Santo???

Colação vulgar ou espírito gerado pelo Pai desde toda eternidade????



Obra de quituteiro humano ou Consciência Suprema responsável pela ordem reinante no universo??



Lanche vulgar ou repositório da Encarnação?



Caso semelhante distinção, entre a divindade eterna e um biscoito não seja essencial temo não poder imaginar que venha a se-lo!



A menos que Cristo seja muito pouco essencial para os protestantes já não entendo nada!

E desapareceu já por completo qualquer distinção mais séria entre idolatria e sacrilégio - Pois tanto podemos adorar um bolo, com os luteranos; quanto recusar-se a adorar o corpo de Cristo, com os zwinglianos, que ficamos sendo perfeitamente Cristãos...



De minha parte sou constrangido a concluir pela essencialidade deste tema.

E pela infinita miséria do protestantismo.

Pelo simples fato de não poder orientar-nos com exatidão a respeito.

Admitida a Relevância do Sacramento somos constrangidos a afirmar a pequenez do protestantismo tendo em vista sua inoperância ou incapacidade...

Quanto a liberdade e a graça, a questão só não é essencial para quem não é calvinista ou arminiano, E, NESTE CASO INDIFERENTE AO APANÁGIO SAGRADO DA LIBERDADE E AO DOM NÃO MENOS SAGRADO DA GRAÇA DE DEUS...


Se por um lado a liberdade não é relevante adeus fundamento do mundo moral e da civilização democrática...

Agora se a graça ou a comunhão com o sagrado não é importante, onde estará o fundamento de toda piedade???

E mais uma vez nos perguntamos e questionamos se o irrelevante aqui não será mesmo o protestantismo.

Sempre incapaz de fornecer-nos uma resposta uniforme e definitiva a respeito de tais questões.

Enfim, para o sectário protestante vai ficando sem importância tudo quanto o protestantismo, por obra e graça do biblismo e do livre examinismo, mostre-se incapaz de esclarecer.

E como o Biblismo e o livre examinismo tudo vão tornando confuso e obscuro vai o protestantismo - buscando defender seus princípios - minimizando a doutrina como um todo e substituindo os mistério da antiga fé por seus princípios (Os solas) constituitivos ou pelos mitos e fábulas do rabinismo. 



Do que vai resultando a um lado um neo Cristianismo completamente cético em termos de credo propriamente Cristão e a outro um Cristianismo quase que por completo judaizante e sectário... Sempre em benefício dos princípios protestantes, os quais paulatinamente, a semelhança de um câncer em metástase vão se espalhando pelo corpo quase morto e cadavérico da Igreja...

Miserável o sistema que sobrepôs, os mitos hebraicos, as fábulas do inferno, dos anjos e do Diabo, bem como a doutrina do pecado, ACIMA DOS OFÍCIOS, ORDENANÇAS E SACRAMENTOS ESTABELECIDOS PELO SENHOR JESUS CRISTO, como o Batismo e a Eucaristia. 

Se Jesus Cristo é de fato verdadeiro Deus, nada do quanto ele tenha instituído ou decretado pode ser classificado como irrelevante ou ocioso.


Sob pena de julgarmos irrelevante a obra de Deus.

Por outro lado a importância capital de tais instituições - promulgadas pelo próprio Senhor Jesus Cristo - EVIDENCIAM  CABALMENTE A FALSIDADE DO SISTEMA QUE AS MENOSPREZA, O PROTESTANTISMO. 

E no entanto esses mesmos protestantes sequer estão de acordo a respeito da operação do espírito santo, na medida em que os pentecostais atribuem a sua presença manifestações que os 'tradicionais' ou não pentecostais atribuem já não digo ao homem, mas ao próprio Diabo ou Satanás, classificando-as como demoníacas.


Caso tomemos o protestantismo em seu conjunto ou totalidade constataremos que as mesmas operações e manifestações que uns atribuem ao Deus Todo Poderoso outros atribuem bastante seriamente ao capeta... Portanto nem a respeito da presença do Espírito Santo há uniformidade entre eles.

Assim alguns adoram e reverenciam o que outros exorcizam!


Como veremos mais adiante, em tópico específico, também estão amplamente divididos no terreno da escatologia havendo em seu meio que seja pré, pós e a - milenista... E quem se abstenha de dizer qualquer coisa enquanto os demais excomungam-se e anatematizam-se uns aos outros, sempre em nome da mesma Bíblia clara e auto suficiente. 


Assim no protestantismo o que é julgado não essencial por uma cabeça é julgado como essencial por tantas outras. E cada um toma por padrão seus próprios gostos, caprichos e conveniências.

Penso que semelhante estado de coisas seja mais do que suficiente para demonstrar a origem puramente humana de um sistema que ousa subordinar a Revelação, enquanto obra de Deus, ao juízo arbitrário e falível dos indivíduos!!! O que implica colocar o humano acima do sagrado e o sagrado abaixo do humano, subvertendo e pervertendo a obra divina.... 



Eis o protestantismo: Sistema religioso ANTROPOCÊNTRICO que sobrepôs a atividade especulativa do homem acima da Verdade Eterna. Fomentando um aluvião de opiniões disparatadas e discussões ociosas; e alimentando infinitas disputas em torno de Deus e do livro. 


Nenhum comentário: