Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo VIII: Primeira reflexão sumária sobre as divisões protestantes> D) Apologia da divisão


"Ai daquele que toma a luz por trevas e as trevas por luz!"



Protestante: Talvez no fim das contas tais divisões sejam uma prova de vitalidade espiritual. in Ernesto Luiz de Oliveira, Seymour e Abedenago Lisboa...

Ortodoxo: Penso que sejam prova inequívoca de ignorância, leviandade, orgulho ou malevolência; a ponto do Bispo Gilmour confessar angustiado: 

"As seitas se acham fragmentadas e enfraquecidas, murmuram entre sí e SEU ÚNICO ELO DE UNIÃO É O ÓDIO AO CATOLICISMO." in Schaff  "Nossa crença e a de nossos pais" p 566

Um enfoque tanto mais realista do problema nos indicaria que "A multidão das seitas...com suas recriminações mútuas constitui um escandalo para o Cristianismo e um obstáculo a converssão dos pagãos." Cardeal Gibbons, inThe Faith of our Fathers.

Bertrand assinou embaixo o diagnóstico do cardeal romano, asseverando que: "A multiplicidade das igrejas UMA DOR E UM ESCÂNDALO."

dr Roberts acrescentou suas lamentações fúnebres nos seguintes termos: "Por seu individualismo hipertrofiado, o movimento protestante teve uma tendência CISSÍPARA... sua História é uma História de divisões e subdivisões, a ponto do número se seitas se ter tornado e ser ainda hoje um escandalo e objeto de mofa para todos."

Dr Browning "Quando os católicos nos apontam cinquenta ou mais seitas que se esforçam por introduzir o evangelho na América Latina, o protestante nada pode fazer além de calar-se e admitir a força do argumento." in New days in latin America. p 176

"Aquellos que han tenido ocasión de tratar con personas inteligentes latinoamericanos, saben muy bién cuán extranãdas quedan cuando ven que a veces en una misma calle hay iglesias de tres o cuatro sectas diferentes. La situación fragmentaria de nuestras iglesias es para muchos el argumento final de que el protestantismo no puedes darles la paz y la unidad que ellos buscan para sus almas." arremata o 'Student volonteer movement bulletin' de março de 1930

Alias de a divisão correspondesse a um BEM e a Unidade, consequentemente (por ser seu oposto) a um MAL, DEUS, que o Sumo Bem, devería ter sido o primeiro a cindir-se em deuses ao invés de permanecer UNO.

Como pode o Cristão questionar o caráter negativo da divisão e adorar um Deus indiviso???

Eis algo que certamente Oliveira algum pode responder...

Passemos agora a palavra ao Pr Daniel Rocha de Itaberaba:

"HÁ ALGO ERRADO COM O POVO CHAMADO EVANGÉLICO

O que você pensaria de uma nação cujos irmãos lutam entre si, buscando cada um a primazia de sua família? O que você pensaria de um povo que professa a fé no mesmo Deus e isso ao invés de unir os separa? O que você pensaria de um povo que se trata com o amável título de "irmãos" mas vivem desconfiados uns dos outros e muitas vezes agem como verdadeiros inimigos?

O que você pensaria de um povo que crê na ação do Deus Espírito que veio para unir (Jo 17.21) mas que justamente "Ele", é o grande ponto de polêmica no meio desse povo? Obviamente estamos falando de um povo que no Brasil afirma ter mais de 20 milhões de pessoas, está presente nas rádios, TVs, e hoje já se dissemina por todas as classes sociais de A a D.

Era de se esperar que esse povo tivesse uma identidade mais ou menos clara e uniforme, que houvesse concordância em pontos importantes, que se tratassem com amor e respeito, que falassem a mesma língua ... Mas o que vemos é algo completamente diferente. Essa fina estirpe que recebeu do Senhor o título de "nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus", apresenta características tão díspares, sentimentos tão heterogêneos, disposições tão contrárias, que fico pensando se Deus não desceu do céu, e a exemplo da Torre de Babel, não veio confundir-nos até que tomássemos consciência da loucura que tomou conta da Igreja hoje.

Faço esse triste diagnóstico a partir das constatações que relaciono abaixo:

• Há algo profundamente errado quando convivemos com uma classe de crentes "superiores" por terem tido uma experiência especial com Deus e uma classe de crentes "inferiores" porque não alcançaram ou não buscam esse mesmo tipo de experiência.

• Há algo profundamente errado quando uns cultuam a Deus no sétimo dia da semana e lutam ardorosamente contra os que cultuam a Deus no dia seguinte.

• Há algo profundamente errado quando uns batizam os seus fiéis em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas não aceitam os fiéis batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo em outra igreja, porque a outra igreja o fez de modo diferente.

• Há algo profundamente errado quando participantes do mesmo Corpo tentam de todas as formas arrancar fiéis de outros grupos que também participam desse Corpo.

• Há algo profundamente errado quando o germe da divisão produz a cada dia mais igrejas que declaram ser as únicas e verdadeiras igrejas (há esse propósito numa igreja com bonita fachada, num bairro nobre de São Paulo, escrito abaixo de seu nome: "Fundada em 33 d.C. na cidade de Jerusalém".

• Há algo profundamente errado quando pastores, bispos e apóstolos afirmam ter recebido novas revelações de Deus, revelações essas que não foram feitas nem a Paulo, nem a Pedro, nem a João, mas foram reveladas a esse graaaande seeerrrrvo do Senhor, líder de tal igreja.

• Há algo profundamente errado quando alguns crentes são tomados de um orgulho bobo de ser separado "de" e ostentam essa separação como prova de santidade, enquanto o Evangelho de Cristo nos separa "para".

• Há algo profundamente errado quando a Igreja passa a ser um fim em si mesma e o bom crente é aquele que freqüenta seus trabalhos 7 dias por semana, independentemente da ética que o domina, da sua qualidade de vida familiar e da responsabilidade social que ele tem.

Fico me perguntando como viver a Unidade desejada por Cristo se a Ceia nos separa, se o Batismo nos separa, se aquele que veio trazer a Unidade, o Espírito Santo, nos separa?

Que Deus tenha misericórdia desse povo que poderia ser uma grande nação, um povo realmente escolhido por Deus para testemunhar das coisas do Reino."

Rev. Daniel Rocha,
Pastor da IM em Itaberaba








Que disse JESUS CRISTO sobre as divisões?



"Todo reino dividido perecerá!"


"Que eles sejam um oh meu Pai, como eu e tu mesmo




 somos um... guarda-os na Unidade!











Que disse o apóstolo Paulo sobre as divisões?





"Mantende a boa harmonia entre vós e apartai-vos das




divisões e cismas."



"Assim divisões e disputas... que são obras da carne"





"Tende um mesmo espírito e uma mesma mente e a 




mesma comunhão... Um só Cristo, uma só fé e um só




Batismo."



Nenhum comentário: