- Um exame incompleto
- Como as coisas acontecem de fato...
- Igreja de Cristo: Sol ou palito de fósforo?
- Alimentando a arrogância dos idiotas
- Milhões e milhões em desacordo
- Quando a Bíblia é martirizada
- Quando os princípios são péssimos
- Uma combinação desastrosa - juntando o inútil ao que não presta
UM EXAME INCOMPLETO!
Protestante: Neste caso restrinjo minha afirmação a igreja a que pertenço...
Ortodoxo: A qual, com seus cento e poucos membros seria a única Igreja Verdadeira da face da terra?
Com exclusão de todas as outras 37.999 igrejas (Sic) que alegam estar fundamentadas na Bíblia???
protestante: É... Julgo que sim!
Ortodoxo: E por que?
Protestante: Porque tendo examinado atentamente as Escrituras pude concluir que a verdade corresponde aos ensinamentos ministrados pela igreja a que pertenço.
Ortodoxo: Penso não haver base sólida para tanto uma vez que você mesmo admite não ter analisado os outros 37.999 anúncios rivais, ao menos em tese fundamentados na mesma palavra de Deus... Sendo assim, como sua analise foi parcial, o resultado pode não ser confiável.
Por outro lado quem é que nos garante que sua análise individual e isolada corresponda a verdade objetiva?
Mesmo porque qualquer fiel tende a crer que a interpretação fornecida pelo grupo a que pertence seja superior a todas as outras e que sua escolha seja a mais excelente. Afinal quem admitiria ser menos inteligente ou julgar menos habilmente do que os demais???
COMO AS COISAS OCORREM DE FATO...
A experiência no entanto demonstra que quase sempre o anabatismo ou o calvinismo é recebido juntamente com a Bíblia ou mesmo antes.
Neste caso toda leitura, sendo executada a posteriori, tende apenas a reforçar o sentido aprioristicamente recebido, a justificar os preconceitos teológicos legados pela tradição e a evitar uma ruptura dolorosa...
E ficamos sempre no terreno do conservadorismo protestante com suas 'doutrinas' características APENAS 'CONFIRMADOS' E JAMAIS 'TOMADOS' A ESCRITURA PELO PRÓPRIO INDIVÍDUO.
Não poucas vezes lhe são dados catecismos, manuais ou panfletos com certas PASSAGENS TOMADAS A BÍBLIA apoiando esta ou aquela verdade, limitando-se o neófito a procurar por tais 'testemunhos' sem jamais investigar o evangelho por inteiro!!!!
Nem deixa de ser curioso o fato duma instituição que surgiu arvorando criticidade face aos ensinamentos da igreja papa e decretando o exame particular como uma necessidade absoluta, tenha se convertido, ao cabo de alguns séculos, numa instituição transmissora de dogmas e numa estrutura mais rígida e autoritária do que a igreja rival.
Aqui, nos cantões do luteranismo e calvinismo, o princípio teve de ceder passo a realidade, o exame particular abandonado e o método tradicional ou autoritativo retomado as pressas. Antes que a polêmica consumisse o universo.
Eis porque as seitas mais jovens, seduzidas pelo falso brilho do livre examinismo, classificam as seitas históricas do protestantismo como traidoras na medida em que reverteram aos princípios Católicos. Foi a própria experiência ou o curso da vida, no entanto - o que chamamos de realismo! - que determinou esta reversão aos antigos princípios capazes de implementar e manter a unidade da fé, com que Jesus Cristo desejou distinguir sua igreja face a todas as outras organizações de origem puramente humana.
protestante: Estou sinceramente persuadido de que realizei um exame criterioso.
Igreja de Cristo: SOL ou palito de fósforo???
Ortodoxo: Nem vejo como julgando a própria causa poderia julgar de modo diverso... ou favoravelmente.
A questão é justamente esta, pois também eu estou persuadido de que o exame proposto pela igreja Ortodoxa e aprovado por meio bilhão de seres humanos corresponda a verdade. Por que então deveria abdicar de minha própria certeza para ficar com a sua ou a de qualquer outro examinador, particular se sou capaz de pensar por mim mesmo???
Como em matéria de natureza e juízos somos dotados da mesma capacidade, prefiro ficar com minha opinião que é favorável ao sentido atribuído pela igreja Católica Ortodoxa e não por qualquer seita inexpressiva composta por meia dúzia de analfabetos radicados num bairro de Praia Grande, Guarujá ou Cubatão.
Ousará dizer você que a fé de uma seita composta por algumas dezenas ou centenas de adeptos radicados na periferia de alguma cidade brasileira corresponde aquela fé QUE COMO O SOL HAVERIA DE ILUMINAR O MUNDO INTEIRO???? Belo sol este que não atinge sequer o Rio de janeiro ou a Bahia quanto mais a Colombia, o México, a Europa, a África ou a Ásia, deixando fora do Reino a quase que totalidade dos seres humanos!!!!
O papista, o anglicano ou o ortodoxo que abdica do próprio juizo - endossado pelo juizo de outras centenas de milhões de pessoas espalhadas por todas as partes do mundo - para endossar o juízo igualmente humano de outro individuo ou de um pequeno grupo de indivíduos intelectualmente pouco dotados não me parece ser modelo consumado de cautela.
A prudência mesma exige que o sistema endossado pelo maior número de pessoas seja o primeiro a ser detidamente examinado e julgado.
Devendo todo e qualquer juízo religioso principiar pelos Catolicismos.
Por isso que ninguém deveria abraçar qualquer outra seita minúscula e obscura sem antes analisar as pretensões, argumentos e evidências do papismo e da Ortodoxia como nós mesmo fizemos por cinco anos a fio.
PROTESTANTISMO: ALIMENTANDO A AMBIÇÃO E ORGULHO HUMANOS
O protestantismo no entanto joga com duas das mais poderosas forças que regem o comportamento humano: a vaidade e a presunção, alimentando-as.
Uma vez que concede a qualquer tonto ou idiota a possibilidade de apresentar-se como predileto de Jesus Cristo e de revindicar para si mesmo a glória de ter sido o único dentre os bilhões e bilhões de seres humanos a ter percebido o significado deste ou daquele texto E, consequentemente, de ter CAPTADO A VERDADE IGNORADA POR TODOS OS SERES HUMANOS AO CABO DOS SÉCULOS...
De fato aqui cada um aspira ir além de Lutero e resgatar ou restaurar mais alguma coisinha!!!
É justamente esta tara ou orgulho louco que tem movido todos os fundadores de seitas - de Zwinglio, Sternenberger e Socino a R R Soares, Malafaia, Valdomiro, Rodovalho, Hernandez, 'Felicianus'... - e cada um deles sente-se muito importante por ter recuperado lá ou resgatado um pedaço de Cristianismo!!!
Todos sem exceção, juram de pés juntos terem dado com a verdade plena ignorada por todo resto da humanidade até nossos dias... O MAIS TRISTE PORÉM É QUE OUTROS TANTOS CREIAM EM SUAS PALAVRAS E SIGAM-NOS COMO CACHORRINHOS AMESTRADOS, isto quando lhes é defeso examinar por si mesmos a Bíblia e extraír suas próprias verdadezinhas sem necessidade de qualquer pastor, mestre, profeta, vidente, etc Por ser a: "A ESCRITURA É CLARÍSSIMA E TUDO ENCERRA NO QUE TANGE A SALVAÇÃO." Bernardino Ochino
protestante: Acontece que certo número de pessoas também esta de acordo comigo.
ortodoxo: Concordância por concordância o Papa de Roma sai sempre ganhando de lavada pois conta com mais de um bilhão de súditos e correligionários...
Grosso modo quase um Bilhão e meio de Cristãos - Ortodoxos (333 milhões), papistas (1bi e 150 milhões) e anglicanos (80 milhões) - estão de pleno acordo a respeito da doutrina pertinente a sucessão apostólica, seriam todos idiotas, faltos de juízo ou possessos?
E podemos dizer que, excetuando as questões do papismo, do infernismo e do gracismo, há muito mais acordo ou unidade entre este bilhão e meio de pessoas do que entre todo resto, ou seja, do que entre aqueles que mesmo não passando de vinte ou trinta adotaram o critério do livro.
protestante: Outros seiscentos milhões de cristãos optaram pela Bíblia como padrão suficiente de fé e prática.
Milhões sem acordo ou Unidade!
Ortodoxo: A grande tragédia no entanto, é que os tais 'seiscentos milhões' não estão de acordo sobre o significado da Bíblia e consequentemente sobre o conteúdo da mensagem Cristã.
Muito pelo contrário, cada individuo ou grupinho de indivíduos, compreende-a a sua maneira e dá origem a uma nova seita com 'novidade' específica.
"E elas portam os nomes de seus fundadores - assinala o Dr Walsh 'Einleitung in die polemishe gottesgellahrtheit' 1754 pp 312 - ou do local em que vieram a luz sejam: wigelianos, labadistas, schwenkfeldianos, zinzedorfianos, joristas, bohemios, etc"
Há seitas com milhões de adeptos como a calvinista, a metodista, a luterana... e seitas com uma centena deles como a "Elohim rafá", a "Palavra de Deus", a "Bíblica", a "Maranata"... Seitas para todos os gostos que chegam a cifra de 38.000 ou mesmo de 50.000 (!!!): 50 mil Evangelhos, 50 mil Cristianismos, 50 mil doutrinas, 50 mil salvações, 50 mil paraísos, e um só Senhor Jesus Cristo, triste e gritante paradoxo!!!
"Nós tendo por mestre o único Deus verdadeiro e suas instruções por norma e regra da Verdade, ensinamos todos a mesma coisa." Irineu Ad haeres I, 35 & 04
Tal o testemunho sólido da Igreja antiga, a Igreja dos Bispos ou a Grande Igreja.
Afinal o testemunho duma ideologia fragmentada ou retalhada em milhares de seitas beligerantes é demasiado frágil senão comprometedor.
Deus = 01 - Cristo = 01 - Evangelho = 01; LOGO: IGREJA = 01 tendo em vista a profissão da mesma fé. Tal e equação da Verdade Cristã!!!.
"Eles, os heréticos, porque não pensam como deveriam, acusam-se a si mesmos porque estão em desacordo a respeito do sentido das mesmas palavras." Id
protestante: Já disse que a Bíblia não tem nada que ver com as seitas... (Aqui como sempre o protestante bate o pé e repete a mesma ladainha)
Ortodoxo: Sendo assim por que cada sectário costuma portar uma Bíblia, apelar a ela e discutir em torno dela????
Abusos sofridos pela Bíblia indefesa!
Uma coisa é certa: Todas as seitas alegam ter adotado a 'Bíblia' como única norma de fé e prática e que o ofício delas é encontrar a única interpretação correta.
E até podemos eximir o livro de qualquer culpa sem eximir no entanto o exame particular, livre, irresponsável e leviano a que tem sido exposto pelos intérpretes protestantes desde os tempos de Lutero.
Grosso modo a Bíblia não tem mesmo qualquer culpa e sequer merece ser increpada por ser um registro antigo e de difícil compreensão... Tem ela anta culpa face aos abusos do livre exame quanto uma 'Virgem' estuprada...
Temos por inocente a Bíblia e por culpado o livre examinismo ou melhor o protestantismo.
Afinal que é ele, o protestantismo, senão uma série de sucessivos estupros e violações a que tem sido exposta a palavra de Jesus Cristo e de seus apóstolos???
Estupros de que tem resultado essa multidão de seitas exóticas cujos membros tem advogado o racismo, o machismo, o capitalismo, o adultismo, o sionismo, o odinismo, o imoralismo, etc, etc, etc Enfim tudo quanto não presta!!!
No frigir dos ovos a culpa só podia mesmo pertencer ao elemento ativo ou operatório i é ao método do livre exame. Crença supersticiosa e grotesca segundo a qual o volume sagrado não só pode como deve ser posto nas mãos de qualquer tabaréu inepto para que este, a seu tempo, descubra por si só o que seja Cristianismo!!!
Não é o livro que deve ser levado ao tribunal da razão e estigmatizado mas o livre exame.
O método proposto pelos reformadores e associado a Escritura é o verdadeiro responsável por toda esta balburdia espiritual e fermentação sectária que ora assistimos!
Increpemos pois os Reformadores e o protestantismo por terem fornecido de improviso, a suas Cristandades, um método tão ineficaz quanto contraproducente e trágico.
Eis porque diz Lehmann: "O câncer que destrói o protestantismo faz parte do próprio protestantismo." ou seja é o livre exame...
Mantido este princípio, diz Boll: "A dissolução do protestantismo será certa e nada o fará reviver ou sobreviver."
Hoffmann a seu tempo é tanto mais otimista: "Nós observamos tudo isto sem qualquer tipo de constrangimento, digo a diversidade de fé existente entre nossas igrejas. AFINAL ELA DECORRE DO PRINCÍPIO MESMO DO LIVRE EXAME."
Dado o livre exame por bom ou positivo só nos resta tirar as derradeiras conclusões e canonizar o sectarismo, exaltar a divisão, abençoar a discórdia, santificar a disputa, maldizer a Unidade... e subverter o sentido do Evangelho de alto abaixo!
Evangelho em cujo corpo nos deparamos com a seguinte rogativa: "Que eles seja um oh PAI como eu e tu somos um."...
E com a condenação inequívoca da discórdia, da intriga, da divisão e do confusionismo lavrada pelo próprio Mestre: "Todo reino dividido perecerá!"
Nós no entanto aspiramos pelo divino; cujo selo é a uniformidade e não a variação.
Um péssimo princípio!
protestante: Julgo que o livre exame corresponde a uma instituição de origem divina.
ortodoxo: Julga bem mal pois historicamente falando o livre exame foi recurso empregado antes de tudo pelos heréticos dos primeiros séculos contra os apóstolos e seus sucessores.
"Os protestantes, anatematizando, em seus primeiros símbolos, todos os heréticos da antiguidade, perpetraram abominável ato de injustiça uma vez que todos eles haviam recorrido ao mesmo método que eles opondo o testemunho da Escritura a doutrina da Igreja apostólica." Giovanni Perrone in 'Protestantismo y la regla de fe' Subirana - 1859 - Tomo I, pg 145
Eis porque Hegesipo assim se exprime: "Cada um destes anti Cristos introduziu suas próprias opiniões na regra, dissolvendo-a." in Ypoumenata apud Mar Eusébio Eccles Hist.
Outro não é o veredito de S Irineu, o mártir: "Com o pretexto de explicar a Escritura e as parábolas, eles introduziram um sistema maior e impuro." Ad Haeres II, 10; 02
& "Falsantes verba domini; interpretatores male eorum... eles imitam o Diabo porque ao tentar Nosso Senhor Jesus Cristo também ele citou escrituras."
O que é admitido pelo próprio Calvino: "Portenta: siquidem illa errorum et haereseon, quae hodie invehuntur, rivuli sunt ab illo fonte (Scripturarum interpraetatione) deducti." + Se, pergunta ela, os erros e heresias aparecidos nestes últimos dias procedem da mesma fonte, sendo deduzidos da escritura como interpretações. in Epist et Responsa pg 147 col 01
A única ressalva a ser feita aqui é que a nenhum dos hereges antigos ocorreu a pretensiosa ideia de codificar e menos ainda de canonizar semelhante recurso ou de tentar apresenta-lo como fundamento da Instituição Cristã.
protestante: Talvez seja humana e sem embargo disto, boa...
A menos que o texto em questão fosse excepcionalmente claro - excluindo toda disputa ou controvérsia a respeito de seu significado - o protestante exerce fé em suas constatações racionais e puramente humanas a respeito do sentido da escritura. Catolicamente compreendido chegaríamos a incerteza pela simples possibilidade de falha, no entanto protestantemente compreendido, a luz do pecado Original e da depravação, ESTAMOS DIANTE DE UM EXERCÍCIO NECESSARIAMENTE FALÍVEL.
"Enquanto eterna busca sempre frustrada pela revelação divina e infalível por meio duma natureza humana e falível NÃO É PARA ADMIRAR QUE O PROTESTANTISMO TENHA ENGENDRADO A RELIGIÃO NATURAL E OUTRAS TANTAS TEORIAS MODERNAS." Hoeninghaus.
Nem a escritura é fácil, nem o método apropriado, nem o resultado satisfatório ... Tudo humano, pura e tragicamente humano, como diria Nietzsche.
protestante: Opinião sua.
Ortodoxo: Dize-me agora qual seja a raiz ou a origem da palavra evangélico?
Ortodoxo: Logo, uma igreja evangélica é uma igreja que...
Ortodoxo: Eis que retornamos - mais uma vez, pois os protestantes são assim mesmos! - ao começo da discussão, pois como haveremos saber se uma igreja é ou não fiel ao Evangelho de Cristo uma vez que todas as seitas apresentam-se como perfeitamente fiéis?
Protestante: Passando sua pregação pelo crivo do Evangelho...
Uma combinação desastrosa
ortodoxo: Caso tomemos por fundamento o principio protestante da corrupção total da natureza humana e admitamos que o livre exame corresponda a um instrumento ou recurso de origem puramente humana SOMOS OBRIGADOS A CONCLUIR POR SUA INVIABILIDADE.
"Em virtude da regra de fé adotada pelos reformadores e sem a qual não haveria um só protestante sobre a face da terra, CADA QUAL PODE E DEVE RECEBER COMO REGRA DE FÉ O QUE DIZ A BÍBLIA SEGUNDO SUA COMPREENSÃO. LOGO CRÊ EM SUA PRÓPRIA COMPREENSÃO, CRÊ EM SI MESMO E NÃO NO LIVRO APENAS OU NUMA REVELAÇÃO TRANSCENDENTE." Perrone iden p 148
A menos que o texto em questão fosse excepcionalmente claro - excluindo toda disputa ou controvérsia a respeito de seu significado - o protestante exerce fé em suas constatações racionais e puramente humanas a respeito do sentido da escritura. Catolicamente compreendido chegaríamos a incerteza pela simples possibilidade de falha, no entanto protestantemente compreendido, a luz do pecado Original e da depravação, ESTAMOS DIANTE DE UM EXERCÍCIO NECESSARIAMENTE FALÍVEL.
ENFIM DE UMA ESCOLÁSTICA BÍBLICA FORJADA PELA VONTADE CORROMPIDA DO HOMEM... rsrsrsrsrsrsrsrs Nem poderia o protestantismo tomar qualquer princípio natural sem da-lo por essencialmente mau. De modo que o livre exame será sempre mágico/sobrenatural ou sempre inviável.
Tendo em vista a atitude assumida pelos reformadores face a condição racional do homem.
"A igreja protestante é uma seita pelo simples fato de que eu fundamento é a opinião individual e falível sobre certo texto bíblico. Ora uma igreja deve estar em posse da Verdade infalível e imutável." in Dekan 'Und Stadtpfrrer'
"Enquanto eterna busca sempre frustrada pela revelação divina e infalível por meio duma natureza humana e falível NÃO É PARA ADMIRAR QUE O PROTESTANTISMO TENHA ENGENDRADO A RELIGIÃO NATURAL E OUTRAS TANTAS TEORIAS MODERNAS." Hoeninghaus.
A assertativa teórica segundo a qual a Escritura é de fácil compreensão, na prática fica destruída pela existência de seitas, grupos e facções que atribuem significados diferentes as mesmas passagens bíblicas. Perrone 128 Pois se há polêmica ou controvérsia há certo índice de dificuldade.
Nem a escritura é fácil, nem o método apropriado, nem o resultado satisfatório ... Tudo humano, pura e tragicamente humano, como diria Nietzsche.
protestante: Opinião sua.
ortodoxo: Minha não, de Josh Mc Dowell, um dos principais campeões do protestantismo contemporâneo. Veja só o que ele escreveu em seu livro 'Entendendo as seitas':
"Uma seita é um grupo de pessoas que SE POLARIZOU EM TORNO DE ALGUMA INTERPRETAÇÃO PARTICULAR DA BÍBLIA."
protestante: "DE FATO - TODOS AFIRMAM ESTAR PAUTADOS NA ESCRITURA, NO ENTANTO AS PRÁTICAS ESTÃO DIAMETRALMENTE OPOSTAS..." Calvin Goodspeed in 'Communhão restrita' trad J J Oliveira, Porto, Typ Mendonça, 1913
Daí S Hilário: "Sabélio não pode compreender com a igreja as palavras 'Eu e o Pai somos um'. Assim Montano fez anunciar por duas mulheres que era o 'Consolador' prometido. Assim Marcion e Manes repudiaram o Decalogo afirmando que seu autor era o 'Deus deste mundo'... TODOS ELES PRETENDIAM EXPLICAR ALGUMA PASSAGEM DA ESCRITURA, SEM NO ENTANTO CONHECER O SENTIDO DA MESMA; NÃO BASTA LER E INTERPRETAR A ESCRITURA PARA ESTAR EM POSSE DA FÉ, É NECESSÁRIO ATINGIR O SENTIDO E A COMPREENSÃO EXATAS."
Ortodoxo: Dize-me agora qual seja a raiz ou a origem da palavra evangélico?
Protestante: Ora isto é muito facil: o termo evangélico procede, por derivação, do substantivo primitivo Evangelho que quer dizer boa nova ou boa notícia, no caso o dom da salvação... Evangélico é aquele cuja fé e prática estão fundamentadas no Evangelho ou seja na boa nova comunicada por Jesus, o Cristo.
Ortodoxo: Logo, uma igreja evangélica é uma igreja que...
Protestante: Uma igreja que anuncia ou prega fielmente o Evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Ortodoxo: Eis que retornamos - mais uma vez, pois os protestantes são assim mesmos! - ao começo da discussão, pois como haveremos saber se uma igreja é ou não fiel ao Evangelho de Cristo uma vez que todas as seitas apresentam-se como perfeitamente fiéis?
Protestante: Passando sua pregação pelo crivo do Evangelho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário