Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quinta-feira, 26 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo II: Divisões a respeito da Santíssima Trindade - Sub Capítulo 04 > Dispostos a um exame proveitoso





Neste artigo o estimado leitor encontrará os seguintes tópicos:
  1. Dispostos a um exame proveitoso - A excelência do Evangelho
  2. Um exame tosco - EVANGELHO vs Bíblia
  3. Os líderes protestantes deploram a falta de Unidade do Biblismo



Dispostos a um exame proveitoso!


Ortodoxo: Aqui talvez - na medida em que substituamos o termo Bíblia por EVANGELHO - haja alguma esperança de acordo entre nós... Talvez comparando os princípios comuns enunciados pelas seitas com aqueles que se encontram no original grego do Evangelho obtenhamos algum VISLUMBRE DA VERDADE...

ANALISEMOS POIS OS FUNDAMENTOS GERAIS DO PROTESTANTISMO FACE AOS PRINCÍPIOS COMUNS ASSENTES NO EVANGELHO DE CRISTO.

Protestante: Parece até que o amigo nadou, nadou e nadou para morrer na praia tendo aderido ao método preconizado por nós: o livre examinismo.




Ortodoxo: Caso o amigo, que é protestante, resolva aplicar o princípio do livre exame aos fundamentos do protestantismo , partindo da Escritura do Novo Testamento, tendo a mente aberta, voltada sinceramente para a verdade e livre de preconceitos creio que a mim me seja permitido acompanha-lo em tal exame.

Neste caso, havendo empenho e honestidade, estamos justificados pela palavra do divino Mestre: Com quem te pede para caminhar tantas léguas, faz o dobro com ele.

Protestante: Não sei a que preconceitos te referes.

Ortodoxo: Por preconceitos quero dizer a prévia exclusão da hipótese tradicional proposta pela Igreja ortodoxa.

Quanto ao Cristão Ortodoxo medianamente instruído, se por um lado não esta obrigado a examinar os elementos da fé apresentados pela Igreja de Cristo por outro, não possui qualquer motivo que o impeça de realizar tal investigação a luz dos registros inspirados, desde que fazendo uso da lingua em que foram registrados: o grego ou numa interlinear universalmente reconhecida como exata.

Muito pelo contrário, somos levados a crer e a proclamar que um tal exame - equitativo, sóbrio, racional (que parta dos princípios Católicos e Protestantes de modo geral) e acima de tudo EVANGÉLICO - torna-lo-ia ainda mais convicto a respeito da posse da verdade divina. Insistimos no entanto para que sejam excluídas quaisquer traduções ou versões romanas ou protestantes e admitida uma finalidade irrestrita ao texto grego que corresponde ao original sagrado ou a pura palavra de Deus.

Nisto se distingue o exame do Ortodoxo do exame do protestante: O protestante suspeita da Igreja e rompe com ela antes de dar o exame por concluído - afinal nem haviam traduzido e examinado o livro por inteiro e já formavam seitas - enquanto o Ortodoxo parte antes de tudo da 'hipótese' ou o do testemunho da Igreja antes se passar a dúvida ou a suspeita. 

A prudência mesma leva o Ortodoxo a apegar-se firmemente a Fé da Igreja histórica, enquanto a controvérsia Bíblica ainda estiver aberta... e as seitas em disputa!

Ele não considera oportuno abandonar a interpretação comunitária por simples questionamentos em torno deste ou daquele texto obscuro.

E diante da polêmica e da incerteza aposta com a Igreja.






Um exame verdadeiramente produtivo da questão implicaria exatamente isto: Contrapor os principios ou 'solas' do protestantismo as notas revindicadas pelo Catolicismo Ortodoxo, tomando por base o NOVO TESTAMENTO, EM ESPECIAL AS PALAVRAS DE JESUS CRISTO OU SEJA O EVANGELHO.

Um exame evangélico ou neo testamentário sobre os fundamentos do CATOLICISMO ORTODOXO E DO PROTESTANTISMO seria para nós um convite irrecusável, mormente quando iniciado pelos protestantes... OS QUAIS, COMO FOI ADMITIDO PELO AMIGO, TEEM SE CONTENTADO EM TROCAR AS TRADIÇÕES DO PAPA ROMANO PELAS TRADIÇÕES E COMENTÁRIOS DOS PASTORES CUJO MAGISTÉRIO REMONTA A M. LUTERO... O fautor da sedição.




Um exame tosco!


Quanto ao exame vulgar ou rocambolesco segundo o qual deveríamos examinar doutrina por doutrina, interpretação por interpretação (e são tantas), teoria por teoria, a luz da 'Bíblia inteira'; mormente de traduções furadas como J F A ou a TNM DECLINAMOS CONSCIENTEMENTE. A este exame ineficaz não aderimos.

NO ORIGINAL GREGO DOS EVANGELHOS TEMOS A CHAVE MESTRA COM QUE ABRIR E FECHAR A PORTA DA CONTROVÉRSIA.

Assim nosso exame excluíra: a inspiração plenária, as traduções e as doutrinas particulares PARA CONCENTRAR-SE nos princípios fundamentais, no original inspirado e na centralidade Neo Testamentária ou Evangélica.


Devem pois as partes admitir soberania e a excelência do Novo Testamento, em especial do Evangelho e assim absterem-se de recorrer a textos aleatoriamente tomados a qualquer tradução do Antigo Testamento - como a JFA - como é norma e regra nas principais seitas a exemplo da CCB e da AdD. Um exame fundamentado na suposta igualdade entre Novo e o Antigo Testamento ou firmado na ideia corrente de Bíblia una e contínua é inaceitável da parte de qualquer Ortodoxo.

Pois enquanto as mentes dos sectários judaizantes giram em torno de nomes e conceitos como: Eleazar, Jetro, Barzilai, Atalia, Mardoqueu, Odolão... A mente genuinamente Cristã gira em torno de conceitos como TRINDADE, ENCARNAÇÃO, ILUMINAÇÃO, RESSURREIÇÃO, ASCENSÃO, APÓSTOLOS, BATISMO, EUCARISTIA...


Admitidas as distinções - entre princípios gerais e doutrina/ o original sagrado e as traduções / o Antigo e o Novo Testamento/ - fica o caminho limpo e aberto para o diálogo fraterno. Pois sendo o mesmo Jesus Cristo a um só tempo fundador da igreja e objeto dos Evangelhos; é certo que não pode haver discrepância alguma entre os dois veículos, mas concordância segura e certa e perfeita harmonia. 

Naturalmente que admitindo um exame, postulamos um exame sério e criterioso - pautado não só no conhecimento da lingua grega, mas no estudo da cultura em que os escritos inspirados estavam inseridos, nas principais normas de hermenêutica, nas sentenças dos padres e doutores dos primeiros séculos, etc - ao invés de um exame superficial e leviano com base em traduções estúpidas e alegorias imbecis.

O exame do pedreiro, do porteiro, do açougueiro, da passadeira, da copeira... que como dizia Lutero 'Não sabem distinguir as pessoas da Trindade.', não nos interessa...

Agora se o pedreiro, o porteiro, o peixeiro, a passadeira, etc desejarem tornar-se dignos por meio da instrução sólida e vigorosa, são muito bem vindos. POIS TODOS TEM A MESMO CAPACIDADE embora não tenham tido as mesmas chances ou oportunidades.

Então se alguém pretende debater, dialogar e discutir em torno da doutrina Cristã, que se torne digno ou se dignifique pela aplicação ao estudo.

Não estamos dispostos a discutir com quem crê que a última edição revisada da KJV, da JFA ou da TNM, caiu prontinha dos céus, letra por letra...

Feitas as devidas ressalvas contra a mania, frenesi ou delírio de examinar, criticar e julgar superficialmente e sem conhecimento de causa; admitimos que os princípios basilares do protestantismo precisam ser atentamente examinados sob todos os aspectos possíveis, a luz do Novo Testamento e sob o enfoque objetivo tanto da razão quanto da História, pois conforme dizia S João Crisóstomo: É graças a nosso desconhecimento das escrituras que a heresia avança dia após dia.

Já o protestante Munscher dizia que "Quando os protestantes combatem a tradição da igreja nada mais combatem que a História da própria Igreja.". Critica de protestante a protestantes...

& Perrone: "Por mais que os protestantes afetem não fazer caso algum da antiguidade Cristã e até mesmo despreza-la, não podem, sem embargo, enganar a si mesmos quanto a deformidade de um sistema sem quaisquer antecedentes na linha do tempo e que difere substancialmente do sentir comum dos fiéis de todos os séculos anteriores ao aparecimento do protestantismo. 

Trata-se duma revindicação que brota da alma, esta busca pela identidade histórica da fé e é muito difícil sufoca-la; e se é assim tão forte quanto a religiosidade em geral, quanto mais forte não será numa religião positiva e mais ainda naquela que postula a entrada de Deus no seio da História? COMO PODERIA ELA SEM REPUDIAR O TESTEMUNHO DA HISTÓRIA SEM PECAR CONTRA SI MESMO E ACOMETER GRANDE DANO AOS FIÉIS???" 


Admoesto e exorto portanto cada protestante, a ser honesto e sincero consigo mesmo e a 'julgar' cada um dos princípios dogmaticamente estabelecidos por seus líderes espirituais.

Quanto a Ortodoxia, ja dissemos, se por um lado não é necessário examina-la - enquanto instituição histórica fundada pelo Senhor Jesus Cristo - por outro, decreto ou mandamento algum impede seus filhos de faze-lo, tanto se formos solicitados a realiza-lo em comum, acompanhando o exame iniciado por homens de boa vontade, o quais tendo postos seus preconceitos de lado, aspiram pela verdade divina.

O que a fé dispensa, a caridade justifica e a nobreza obriga!

protestanteQue resultará de tão árduo exame????

OrtodoxoCaso os princípios propostos pela instituição X ou N estejam de pleno acordo com a palavra de Cristo consignada nos Evangelhos ela certamente fará jus ao titulo de Cristã e evangélica; por outro lado, caso as doutrinas por ela enunciadas sejam estranhas a este bendito luzeiro ela deverá ser tida em conta de precursora do anti-Cristo, alcova de Satanás e seita abominável. NEM MAIS NEM MENOS...

Protestante: Compreendo.

Ortodoxo: Diga-me cá uma coisa, quantos evangelhos diferentes existem?

Protestante: Segundo creio, embora existam quatro relatos formais - Mateus, Marcos, Lucas e João - eles se completam de uma tal maneira a ponto de formarem único relato espiritual ou Evangelho, de modo que o apóstolo dos gentios pôde escrever:

"Se um anjo descido dos céus nos ensinasse outro evangelho, seria maldito."



ortodoxo: Respondeste bem. De fato podemos dizer 'Evangelho' no singular ao invés de 'evangelhos' se levamos em conta que as quatro narrativas concordam perfeitamente umas com as outras e que não há qualquer discrepância bastante séria ou essencial entre elas.

O que gostaria de saber, no entanto, é se as igrejas que dizem proclamar esse único Evangelho também estão de pleno acordo entre si?



LÍDERES PROTESTANTES REVINDICAM A UNIDADE...







Protestante: De minha parte, julgo que não falte acordo pois "APESAR DA APARENTE DIVERSIDADE DAS "SEITAS" PROTESTANTES, RELATIVAMENTE AOS PONTOS ESSENCIAIS DA FÉ, HÁ ENTRE ELAS MAIS UNIDADE DOUTRINAL QUE NA IGREJA DE ROMA." Ernesto L. de Oliveira. "Roma, a igreja e o anticristo." São Paulo, 2 ed p 94




"EM TORNO DAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS FLUTUAM OUTRAS DE ORDEM SECUNDÁRIA, ENCARADAS VARIADAMENTE PELOS DIVERSOS ESPÍRITOS QUE LHAS ESTUDAM." Eduardo C. Pereira in "O problema religioso da América Latina" 1920, 1 ed, p 64




"ESTOU PLENAMENTE CONVENCIDO DE QUE HÁ UMA UNIDADE DE DOUTRINA TÃO ESTREITA NA IGREJA EVANGÉLICA COMO A QUE HÁ NA ROMANA." Seymour "Noites com os romanistas" p 46





"Divergências em matérias não essenciais podem até ser indícios de vitalidade." Schaffin "Nossa crença e a de nossos pais." p 207





Constituindo a Unidade um caráter da verdade é evidente que a Igreja protestante não poderia deixar de revindica-la para si sem abrir mão da verdade. (Jurieu)

Apesar disto "ACREDITO QUE, PELO SIMPLES FATO DE SERMOS HUMANOS, SEMPRE TEREMOS DIFERENÇAS DE OPINIÃO." James Kennedy 'Evangelismo explosivo' pp 96





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