Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo II: Divisões a respeito da Santíssima Trindade - Sub Capítulo 02 > Uma religião especulativa e natural




Nossos Tópicos:

  1. Um paradoxo: a caminho da religião natural...
  2. E a Revelação divina?
  3. Interpretar é preciso!
  4. Mais uma vez as tradições protestantes
  5. Quando o homem tudo julga
  6. Igreja para que?
  7. Uma igreja que não existe...



UM SISTEMA PURAMENTE HUMANO E FALÍVEL



DECLARAR QUE UM LIVRO É DIVINO OU INFALÍVEL NÃO SERVE NEM PRESTA PARA NADA CASO O JUÍZO CONSTRUÍDO A PARTIR DELE PERMANEÇA SEMPRE NA ESFERA NATURAL E FALÍVEL DA ESPECULAÇÃO HUMANA. 

AQUI NADA TEMOS ALÉM DE JUÍZO HUMANO E FALÍVEL FORMULADO A RESPEITO DE UM REGISTRO DIVINO.

COMO O JUÍZO HUMANO É FALÍVEL POR DEFINIÇÃO NOSSO PROTESTANTE SEMPRE CORRERÁ O RISCO DE DESENVOLVER UMA ESPIRITUALIDADE EQUIVOCADA OU ERRÔNEA. 


SENDO ASSIM JÁ NÃO RESTA QUALQUER GARANTIA A RESPEITO DA POSSE DA VERDADE UNA E PERDE-SE COMPLETAMENTE DE VISTA O SENTIDO DA REVELAÇÃO DIVINA.

Nosso protestante inconscientemente arquiteta toda uma religiosidade fundamentada em sua própria opinião; e assim, um sistema precipuamente naturalista e antropocêntrico, pautado não na comunicação divina e mas em habilidades exegéticas.




E A REVELAÇÃO DIVINA???


Assim a religião que era ou deveria ser divina, revelada e - em parte ao menos - transcendente converte-se em especulação humana ou em religião puramente natural... E VAI-SE O TEOCENTRISMO PELO CANO ABAIXO ANIQUILADO PELO EXAME PARTICULAR, QUE É ATIVIDADE HUMANA...

No entanto caso a instituição divina do Cristianismo tenha sido estabelecida pelo Mistério da Encarnação do Verbo e não por via de especulação racional ou de qualquer tipo de exame executado sobre livros o erro do protestantismo é manifesto. 

Afinal como poderia a Verdade sobrenaturalmente revelada pelo Verbo encarnado ser restabelecida ou recuperada por meio da especulação racional???

Acaso seria a especulação racional e o poder da natureza superior a Manifestação do Verbo no mundo e mais eficiente do que ela???

Neste caso, se o depósito da Encarnação veio a perder-se e o Cristianismo antigo a corromper-se por que não torna Deus a encarnar-se com o objetivo de reafirma-la?


Ao invés de adotar um novo padrão ou critério totalmente diverso qual seja o exame bíblico...

Diante disto só nos resta concluir que o protestantismo tenha profanado a instituição divina pelo simples fato de ter substituído o Mistério da Encarnação - QUE É A ÚNICA VIA DE ACESSO A VERDADE (em conexão com a sucessão apostólica!) -  pelo juízo particular e falível dos seres humanos.

Produto natural do engenho humano e por isso cindido em diversos grupos, seitas, partidos e correntes a exemplo das Filosofias antiga e contemporânea; isto é o protestantismo. Religião revelada não o é!

ENGULA POIS O PROTESTANTISMO, E BEBA; SEU PRÓPRIO VENENO. POIS TRATA-SE DUM SISTEMA QUE LEVA O SOBRENATURAL AS SUPREMAS ALTURAS JUSTAMENTE PORQUE SUA METODOLOGIA É PURAMENTE HUMANA, ANTROPOCÊNTRICA, IMANENTE E NATURAL. AQUI OS PARADOXOS E EXTREMOS SE TOCAM MAIS UMA VEZ...


LER NÃO BASTA!



Protestante: Quanto a tal igreja ortodoxa e o espiritismo nada sei de positivo... Todavia, quanto a igreja romana, sei que faz ler a Bíblia em todas as suas missas, pois nela fui criado.

Ortodoxo: Neste caso por que  a igreja romana e as demais organizações citadas não merecem ser classificadas como evangélicas?

Protestante: Creio que não me expressei corretamente. Não quis dizer que é suficiente escutar ou ouvir a leitura da Bíblia feita numa igreja qualquer aos domingos por um oficial revestido de autoridade, mas que cada individuo deve le-la e examina-la ou interpreta-la por si mesmo dela extraindo o conteúdo de sua fé. Na igreja romana quem dá o significado é o sacerdote... Para nós cada individuo deve perseguir este significado.

Ortodoxo: Bem se vê e percebe que a fé protestante seja de fato produto de formulação individual/natural e não de comunicação divina ou Revelação. O protestante inventa, concebe, cria ou imagina sua própria religião ou versão de Cristianismo ao invés de submeter-se as exigências do Cristianismo histórico.

No entanto não insistirei mais a respeito de algo assim tão óbvio.

Agora, partindo de sua definição, deveria inferir que, aquele que deixa de ler ou de interpretar individualmente a Bíblia com assiduidade deixa de ser evangélico?




NO DOMÍNIO DAS TRADIÇÕES PROTESTANTES.


Protestante: Bem... talvez não, pois conheço alguns evangélicos - bastante piedosos por sinal - que não tendo tempo suficiente para ler a Bíblia todos os dias em suas casas, acabam lendo-a ou ouvindo-a apenas nos sábados e domingos durante os cultos religiosos. Seja como for trata-se duma questão bastante complexa....

ALIAS, CREIO TER OUVIDO NA ESCOLA DOMINICAL SOBRE UMA PESQUISA REALIZADA NOS ESTADOS UNIDOS A RESPEITO DA LEITURA DA BÍBLIA. AO QUE PARECE EM MAIS DE UM TERÇO DOS LARES PROTESTANTES NÃO HÁ BÍBLIA OU TAMPOUCO LEITURA DA BÍBLIA... Outra pesquisa ainda mais recente demonstrou que os ateus e incrédulos sabem mais a respeito da Bíblia do que os estudantes crentes...

Ortodoxo: Neste caso o pastor - como uma espécie de padre - é quem interpreta e dá significado a leitura, enquanto parte dos fiéis recebe-o passivamente não??? (E estamos diante duma espécie de 'tradição' protestante, dum novo sacerdócio ou clericalismo espúrio.)

Protestante: Em muitos casos parece ser assim embora eu particularmente acredite que "Entre nós ninguém deveria apresentar-se como pastor, exegeta ou teólogo, pois o mesmo direito que assiste ao pastor, de interpretar e comentar a Bíblia, pertence igualmente a mim..." Von Langsdorf in 'Bloszen du protest Theologie' 1830, pg 446

Ortodoxo: Um de vossos livros de ordem no entanto, assim se expressa: "A ele - o Concílio - CABE DENUNCIAR QUAISQUER ERROS DOUTRINAIS." in Manual presbiteriano, S Paulo, Ed Presbiteriana, 1978 pp 29

Protestante"SE UM INDIVIDUO OU UMA SOCIEDADE SE ARROGA DO DIREITO DE JULGAR TAIS QUESTÕES, UM E OUTRO USURPAM UMA INFALIBILIDADE QUE NÃO ESTA DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS PROTESTANTES." Dekan in Protestantismo, 1828

"Em nossa igreja individuo algum possui o direito de elaborar ou de impor aos outros uma regra de fé." Scheleiermacher

"A aceitação de símbolos infalíveis é uma crença abominavelmente supersticiosa."Haurenski pp 296

QUANDO O HOMEM JULGA TUDO...


Protestante: Vós gregos, do mesmo modo que os latinos, acreditais numa igreja infalível que dá sentido a Bíblia fornecendo a interpretação comum e divina, nós protestantes, pelo contrário; cremos numa Bíblia infalível que exerce juízo sobre uma igreja falível.

OrtodoxoSegundo creio e penso não é a Bíblia que julga a Igreja falível - jamais ouvi uma Bíblia falar! - MAS O LEITOR, INTÉRPRETE OU INDIVÍDUO FALÍVEL QUE JULGA, PRIMEIRAMENTE A BÍBLIA E, EM SEGUIDA A IGREJA COMISSIONADA POR JESUS CRISTO. Bíblia e igreja como elementos passivos é que são levados ao tribunal da razão individual por obra e graça do exame particular.

Assim deduzis uma fé ou conceito individual em oposição a fé da Igreja a quem foram entregues as escrituras do Novo Testamento.


No protestantismo é o homem que examina e julga absolutamente tudo! Ficando este sistema sempre humano.

Ou será a Bíblia que julga o homem???


Nem poderia ela julga-lo a menos que fosse um ser humano. Coisa que não é.

Protestante: 
Não sustentarei que a Bíblia seja capaz de julgar o homem ou de examinar qualquer coisa.

Este homem que julga no entanto julgar partindo da Bíblia ou com base na Bíblia.

Acaso isto não basta para tornar seu julgamento seguro?

Ortodoxo: Caso o julgamento elaborado pelos protestantes fosse de fato ao menos humanamente seguro não haveriam tantos e tantos vereditos contraditórios.

A variedade e oposição dos vereditos sacados por eles basta para demonstrar que os juízos são errôneos e o julgamento impreciso e inseguro.


Assim se tal julgamento sequer é humanamente seguro como poderia chegar a ser perfeitamente divino e satisfatório em matéria de religião???

Haja visto que o Catolicismo não se contenta com humanamente seguro e nem poderia faze-lo sem trair o divino Mestre.

Ademais, resta saber - diante disto - para que raios serviria uma Igreja???



IGREJA PARA QUE?


protestantePara dar testemunho público e visível da salvação concedida em Jesus Cristo e congregar os remidos.

ortodoxo: Mas para que dar testemunho público se como dizeis a salvação é algo que se adquire pela fé somente e com as portas do quarto fechadas?

Por que visível se a igreja como dizeis é puramente invisível?

Para que congregar os tais remidos se a redenção é negócio particular entre deus e a alma do fiel?

Acaso cessam os remidos de ser remidos caso recusem-se a pertencer a Igreja?

Protestante: Uma vez remido sempre remido!

Ortodoxo: Mesmo que se recuse a pertencer a Igreja fundada por Cristo?

Protestante: Mesmo que se recuse a pertencer a Igreja pois Jesus Cristo é suficiente Salvador.

Ortodoxo: Diante disto devo compreender que não é necessário pertencer a Igreja e que a Igreja não é necessária?

Protestante: Necessária apenas para o aprimoramento espiritual do remido.

Ortodoxo: Acaso o remido esta obrigado a aprimorar-se espiritualmente?

Protestante: Certamente que o remido esta convocado a aprimorar-se espiritualmente.

Ortodoxo: Sob pena de perder a salvação?

Protestante: Esse negócio de perder a salvação não existe.

Ortodoxo: Logo podeis estar bem salvos sem necessidade da igreja?

Protestante: Quem salva é Jesus e não a Igreja.

Ortodoxo: Sendo assim a IGREJA é desnecessária a salvação?

Protestante: De fato para a salvação a igreja é desnecessária.

Ortodoxo: Parece-me que pertenceis a uma igreja irrelevante.

Protestante: Como irrelevante se esta destinada a aprimorar espiritualmente os remidos?

Ortodoxo: Como relevante se os remidos não estão obrigados a aprimorar-se espiritualmente bem salvar-se como estão?

Alias, se a 'ortodoxia' protestante diz mais respeito ou sentido do que a simples posse ou leitura privada da Bíblia quem pode me garantir que o sentido determinado pelas Igreja Ortodoxa não seja superior aquele que é dado por vossas seitas???

protestante: Julgo poder garantir-lhe que a interpretação da 'igreja evangélica' (sic) seja a mais correta.


A inexistência de UMA IGREJA protestante


Ortodoxo: "Que é uma igreja sem fé comum além de um agregado de indivíduos? Absurdo sem paralelo..." Pr Alberti

"O protestantismo não constitui uma igreja pois esta cindido em seitas e partidos rivais, os quais subdividem-se noutros tantos, seja luterano, calvinista, menonita, unitário." Hoeninghaus

"Não existe qualquer igreja protestante geral ou unida nesta Alemanha; semelhante entidade jamais existiu." Boll in 'Von der verfall und der wiederherstllung der religiositat' 1809 Tm II pp 101

"O reproche que os católicos nos endereçam é justo: os protestantes são desunidos entre sie estão cindidos numa infinidade de seitas e partidos." 'Kurzgefaszte vert heidigung der protestanten de patronus euangelicus' 1826 pp 61

"Tal o vezo de nossos protestantes ir buscar na fé Católica justamente o que mais caracteriza nossos sistema: a contradição." 'Theolog literaturblatt sur allg Kirchen zeit' 1830 num 34

"Aqueles entre os calvinista e luteranos que sustentam haver alguma Unidade em torno da palavra igreja ou da palavra protestantismo são justamente aqueles que não aceitam doutrina alguma." arremata Augusti in 'In der Darmst...' 1830 n 53




Nenhum comentário: