Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2016

LIVRO PRIMEIRO - Capítulo II: Divisões a respeito da Santíssima Trindade

Nossos tópicos:

  1. James kennedy fugindo ao problema
  2. As seitas
  3. O abismo do sectarismo
  4. Um critério falacioso
  5. Oferecendo a divisão
  6. Chovendo no molhado
  7. A Bíblia e o Intérprete 




"CURIOSO!  NÃO SEI POR QUE HÁ TANTA DIVISÃO ENTRE VOSSAS 'IGREJAS'. VOCÊ VEM ME FALAR A RESPEITO DE WESLEY, NO ENTANTO WESLEY APARTOU-SE DA COMUNHÃO ANGLICANA ENQUANTO VOCÊ SEQUER É METODISTA... POR QUE VOCÊS PROTESTANTES NÃO SÃO CAPAZES DE VIVER EM COMUNHÃO???

RESPOSTA: Em primeiro lugar NÃO ENTRE EM PÂNICO (!!!) - NATURALMENTE QUE ESTE ASSUNTO NÃO DIZ RESPEITO AO EVANGELHO (ou seja a Unidade da fé não é um assunto que diga respeito ao Evangelho - Leia João 17!!!) ... O QUE VOCÊ PRECISA FAZER NESTE CASO É RETORNAR AO ASSUNTO INICIAL (ou seja por o rabo entre as pernas e F U G I R ! ! !) DESTA MANEIRA VOCÊ PÕE DE LADO ESTA QUESTÃO IRRELEVANTE (Para o protestantismo porque não possui o dom divino da Unidade!!!) 
e refresca a memória do ouvinte... NÃO QUEREMOS QUE ESSAS COISAS SEM IMPORTÂNCIA, FAÇAM VOCÊ CHEGAR A 'PORTA DO CÉU' E DEIXE DE OBTER A CHAVE (sic)." James Kennedy 'Evangelho explosivo' pp 97





No dia seguinte



Ortodoxo: Poderia dar-se então (Ao menos em hipótese) que uma determinada seita - ao menos quanto a certo aspecto oposta a verdade - tomasse para si o título de evangélica e passasse a ostenta-lo com o propósito puro e simples de ludibriar os incautos???






A ameaça das seitas!


Protestante: Já o disse "Vivemos numa época em que as seitas crescem assustadoramente." (McDowell & Stwart in 'Entendendo as seitas' p 09) uma vez que "os lobos se disfarçam de cordeiros e Satanás se finge de anjo de luz". 

Nós porém, enquanto servos prudentes e fiéis: "Não reconhecemos como verdadeira igreja qualquer igreja que se vanglorie de se-la." cf Helvética, iten XVII

Ortodoxo: Logo, não podemos admitir que uma igreja seja verdadeiramente evangélica apenas porque apresenta-se como tal? É necessário adotar um critério tanto mais sério, pesar as evidências, analisar os argumentos... Investigar, ponderar, perquirir...




Protestante: "A santa igreja cristã, que é a congregação de todos os crentes, entre os quais o evangelho é pregado puramente." cf de Augsburgo iten VII


A necessidade de um critério...

Ortodoxo: Neste caso como poderíamos saber se uma igreja prega ou não o evangelho puro? Acaso admitirão as seitas que anunciam um evangelho impuro, corrupto e adulterado? 

No frigir dos ovos dizer que a verdade esta no anúncio do 'Evangelho puro' é nada dizer uma vez que o julgamento individual a respeito da pureza do Evangelho permanece sempre na esfera das questões puramente humanas e falíveis... 

Por outro lado, caso levemos em conta a imensa multidão de seitas que proclamam-se guardiãs do evangelho puro, teríamos exame que se prolongaria por uma toda vida (e talvez para além dela)... Afinal como levantar o processo de 1.000, 11.000, 38.000 ou 50.000 seitas com seus símbolos, doutrinas, teorias, opiniões, hipóteses diferentes uns dos outros???

"Na Inglaterra são 400 seitas; nos EEUU mais de 300. Na Alemanha até 1914 a igreja evangélica luterana já se havia fracionado, ela apenas, em 26 seitas. No Ulster os 891.000 protestantes estão divididos em 316 seitas." Pense e decida - Catolicismo ou protestantismo; Pedraz SJ e Macintyre SJ 1959, Loyola p 48 Ps O autor alude apenas as macro seitas, e chega a contar 1050, isto pelos idos de 1945!!!

Como Ortodoxo serei franco:  Diante da impossibilidade de analisar e julgar a causa de tantas seitas diferentes, darei tal exame por ocioso e o sistema protestante por inviável, logo falso...

Sua multiformidade ilimitada é mais do que suficiente para certificar sua falsidade.

 "O espírito sectarista é diametralmente oposto ao espírito do Evangelho." - Cheyssiere in "Predigt gegen die momiers" 

"Uma das principais características da verdadeira religião é a Unidade e a concórdia." Samuel Wix in "Betrachtungen uber die..." 1829 p 23


Um critério falacioso


Protestante: "Pela legítima e sincera pregação da palavra de Deus, tal como nos foi deixada nos escritos dos profetas e apóstolos." cf Helvética, iden

Ortodoxo: Com todo respeito, penso que o amigo esteja dando voltas (Perceba leitor amigo que a maior parte dos apologistas protestantes procede exatamente assim, limitando-se a afirmar a mesmíssima coisa de diversos modos possíveis até fatigar o oponente) ou fazendo chover no molhado...

Afinal de contas quem ignora que "Para os fanáticos religião é gastar tempo discutindo sobre as passagens mais obscuras de Daniel ou Apocalipse sempre coloridas com a tintura exaltada da imaginação."??? 

Nós no entanto não confundimos Cristianismo com estas batalhas escriturísticas que jamais levam a qualquer lugar. O que buscamos é justamente o sentido, o conteúdo ou a mensagem; não interpretações.

Não é sem razão que um de vossos sábios fez a seguinte reflexão:

"O que devo crer como protestante??? EU NADA SEI POIS A IGREJA QUE DEVO PROFESSAR ME DIZ QUE EU MESMO DEVO INVESTIGAR E CONCLUIR. ASSIM SE ME MANDA INVESTIGAR E BUSCAR É PORQUE ELA MESMA NADA POSSUI PARA FORNECER-ME." Von Langsdorf

Com efeito, se o protestantismo não passa de um sistema caracterizado pela exasperação mórbida em torno de questões hermenêuticas, só nos resta concluir por sua nulidade doutrinal e por sua ruptura com a verdade revelada.

O homem sedento pede-lhe verdades divinamente reveladas e o protestantismo oferece-lhe perguntas, indagações, questionamentos, indecisões enfim.

Diante disto que haverei de fazer eu para averiguar com máxima certeza se a tal 'pregação da palavra de Deus' é legítima e sincera, posto que cada seita atribui a si mesma sem maiores cerimônias a posse desta pregação????

POR MEIO DE UM SORTEIO COMO NA LOTERIA????





No balaio das seitas...

AFINAL só nos EUAN são mais de 11.000 (segundo outras fontes 38 ou ainda 50.000 ) seitas que disputam tal encargo... Devería o cristão sincero examinar onze mil vezes cada uma das onze mil seitas??? Como uma pessoa simples, humilde, do povo, teria tempo suficiente para julgar com habilidade e sucesso onze ou trinta mil interpretações???

"Existissem duas seitas apenas já seria absurdo face a Unicidade da verdade." Cobbet

Agora se vocês leitores, estudante e examinadores da mesma Bíblia não estão de acordo a respeito do que crer, ensinar OU SABER, a que título percorrem nosso país de cima a baixo distribuindo folhetos e berrando? PARA ENSINAR NOSSO BOM POVO A DISPUTAR, DEBATER, DISCUTIR SOBRE INTERPRETAÇÕES E ENVOLVER-NOS EM CONFLITOS E GUERRAS FRATRICIDAS como já dizia Cobbet???? 

Triste ofício este que não está posto para a comunicação da verdade e mas para a glorificação da duvida, do ceticismo, do desespero. 

Se vocês protestantes nada teem a oferecer-nos de concreto ou positivo além da divisão, que é fenômeno puramente humano, por que não tomam caminho e retornam a Babel yankee donde saíram???? Se portam não a luz vivificante da verdade mas o vício das disputas e discussões por que não regressam a maravilhosa 'terra de deus' de onde vieram??? É um grande favor que nos fazem!!!


Chovendo no molhado...


Protestante: Em que pesem seus desaforos e lamúrias, direi que em primeiro lugar a verdadeira igreja deve honrar a Bíblia, aconselhando o povo a le-la e não a fugir dela.

Ortodoxo: (!!!) De novo a Bíblia e sua leitura ou interpretação...(!!!) A operação do erro jamais desiste, mesmo que tenha de vencer-nos pela fadiga.

Neste caso temos dois problemões. Pois se a um lado tenho podido observar a Bíblia ser lida todos os domingos nas missas oficiadas nas igrejas romana, anglicana e ortodoxa... Ou mesmo em cada sessão realizada nos centros espíritas (Onde o Evangelho é lido; as vezes na versão JFA); por outro tenho observado igualmente que todos os sectários recorrem igualmente a ela com e com um zelo inexcedível. 

De fato até onde meus sentidos podem perceber todos portam e leem a mesma Bíblia embora a compreensão ou a interpretação seja diferente.

Diante deste fato sou levado a constatar que a posse da Bíblia ao invés de resolver o problema das controvérsias religiosas agrava-o cada vez mais; afinal não passa um único dia sem que surjam novas interpretações, hipóteses, significados, suspeitas, opiniões, teorias, doutrinas, credos, partidos, grupos e seitas... aumentando a confusão reinante. (E NO ENTANTO A REVELAÇÃO DIVINA IMPLICA ALGO BEM MENOS 'SOFISTICADO' QUE É A POSSE DA VERDADE UNA!!!)


A Bíblia ou o intérprete???


E não posso perceber como a única e mesma Bíblia possa ser honrada na medida em que seu único e verdadeiro significado fica cada vez mais obscurecido pelas múltiplas teorias formuladas pelos intérpretes...

Aqui certamente já não se trata da própria Bíblia ou da Bíblia EM SI MESMA mas do que este ou aquele homem FALÍVEL diz a respeito da Bíblia. ORA ENTRE O QUE A BÍBLIA É E O QUE O HOMEM DIZ A RESPEITO DELA VAI UMA GRANDE DIFERENÇA.

Uma coisa sou eu e outra totalmente distinta o que os outros dizem de mim.

Uma coisa é o ser, o objeto ou a coisa em si e outra o juízo formulado a respeito dela.

Sou o que sou e apenas o que sou enquanto as opiniões a meu respeito podem ser tantas quanto o número daqueles que me julgam e, ao menos em parte falsas. O mesmo sucede-se com a Bíblia:  uma coisa é ela mesma e outra, totalmente diferente dela, O QUE OS INTÉRPRETES PROTESTANTES PENSAM E DIZEM A RESPEITO DELA.

Então marque bem isto: O PROTESTANTISMO NÃO É A Bíblia mas o que os protestantes dizem ou pensam a respeito da Bíblia, e logo coisa puramente humana, e dividida... 

DIANTE DISTO HÁ que se tomar muito cuidado para não exercer FÉ sobre a fantasia e a imaginação DESTE OU DAQUELE COMENTARISTA, imaginando que é a coisa comentada... Afinal há tanto comentarista que ao invés de 'expor' pura e simplesmente nega!

Ainda que os protestantes vivam citando a Bíblia para lá e para cá isto não quer dizer que estejam de acordo com a verdade 'bíblia' e bem pode ser que a imagem que eles fazem da Bíblia seja equivocada ou simples fruto de preconceitos arraigados.




Caso confundamos o livro, seu significado unívoco e sua mensagem com os juízos elaborados a partir dele estamos cometendo um equívoco bastante grave. O livro é o livro, ou seja, aquilo que o escritor ou autor desejou inserir em suas páginas; os juízos feitos a respeito dele são uma outra coisa totalmente distinta.


Portanto se o livro é divino, os juízos...

Nenhum comentário: