Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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sábado, 5 de fevereiro de 2011

V - Dizem os protestantes... (os targuns) / A Verdade

Dizem os protestantes: " Existen targumes de casi todos los libros del Antiguo Testamento según el canon hebreo, de los siglos II a.C a I d.C.: de la Torá, de los Profetas Anteriores y Posteriores, de los Cinco Rollos (Megillot = Cantar, Rut, Lamentaciones, Eclesiastés y Ester) y de los Escritos (Salmos, Proverbios, Job, y Crónicas).

No hay, en cambio, targumes tempranos que expliquen los libros deuterocanónicos. Los pocos que existen son tardíos, se basan en el texto griego de Tobit y en las adiciones a Daniel y la oración de Ester. Por tanto, el uso de las Escrituras parafraseadas en la liturgia hebrea, corrobora la autenticidad del canon hebreo del Antiguo Testamento." Saravi






A VERDADE



O targum mais antigo de que temos notícia é o targum da Torá, composto por Onkelos.

Onkelos que segundo o Talmud teria sido contemporâneo de Gamaliel o antigo, logo, florescido na primeira metade do primeiro século desta era.

A crítica por sua vez admite que o targum de Onkelos remonta ao século II ou mesmo ao século I desta era.

Já o segundo grande targum foi composto por Yhonatan ben Uziel e deve - segundo os criticos - remontar ao final do segundo século desta era.

Este targum é dedicado aos neviin ou seja aos profetas.

E foi composto cerca de duzentos anos após a morte de Cristo e cerca de cento e cinquenta anos depois do targum de Onkelos...

Entrementes não havia qualquer targum pertinente aos ketuviin ou hagiografos.

Recorramos agora a tradição judaica tão apreciada pelos protestantes e pergunte-mo-lhe quando foi composto o targum dos hagiografos...

Pelo simples fato do Talmud Yerushalimi jamais mencionar qualquer targum pertinentes aos Meguilloths o protestante W M L Westcoott (pp 236) infere que este targum só pode ter sido composto após o Talmud ou seja no século V d C, pois o Talmud Yerushalmi foi escrito no século IV.

Já o Targum dos hagiografos teria - segundo o Talmud Bavli - sido composto em Sora por José o cego, depois de 322 desta era (id pp 237). POIS O TARGUM DOS SALMOS MENCIONA DUAS CAPITAIS IMPERIAIS (ROMA E CONSTANTINOPLA).

Os críticos no entanto alegam que os talmudistas da Babilônia atribuiram uma idade tanto mais venerável a este targum com o intuito de firmar sua autoridade e opinam que teria sido composto somente no século V desta era ou seja entre 401 a 500 d C.

A conclusão salta a vista: como o targum dos Meguilloths e o dos hagiografos só foram compostos a partir do quinto século desta era o critério ou padrão seguido por seus respectivos autores foram os decretos canonicos emitidos em Jamnia, o qual, como já vimos, nada representam para a Igreja, enquanto emanação da vontade daqueles que supliciaram seu fundador e Senhor.

Resta-nos perguntar ao Dr Saravi porque ainda não removeu Daniel, Esdras e Neemias de sua Bíblia uma vez que não existe QUALQUER TARGUM DEDICADO A TAIS LIVROS?!?

Por outro lado segundo Ida Frohlich - in 'Time and times in the half a time:...' pp 113 - por essa mesma época (século VI d C) um resumo do livro de Judite circulava entre os hebreus sob a forma de Midrashim.

Resta-nos também um Targum de Tobias, CONHECIDO POR JERÔNIMO (logo contemporâneo ao T dos hagiografos) e publicado por Neubauer em 1878

& um Targum de Ester COM AS ADIÇÕES, publicado por Lagarde na sua 'Hagiographa chaldaice'

Outros tantos targuns e midrashins foram queimados por ordem dos rabinos, assevera o escritor francês Louis Veuillot (em sua conhecida 'Vida de Jesus').

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