No hay, en cambio, targumes tempranos que expliquen los libros deuterocanónicos. Los pocos que existen son tardíos, se basan en el texto griego de Tobit y en las adiciones a Daniel y la oración de Ester. Por tanto, el uso de las Escrituras parafraseadas en la liturgia hebrea, corrobora la autenticidad del canon hebreo del Antiguo Testamento." Saravi
A VERDADE
O targum mais antigo de que temos notícia é o targum da Torá, composto por Onkelos.
Onkelos que segundo o Talmud teria sido contemporâneo de Gamaliel o antigo, logo, florescido na primeira metade do primeiro século desta era.
A crítica por sua vez admite que o targum de Onkelos remonta ao século II ou mesmo ao século I desta era.
Já o segundo grande targum foi composto por Yhonatan ben Uziel e deve - segundo os criticos - remontar ao final do segundo século desta era.
Este targum é dedicado aos neviin ou seja aos profetas.
E foi composto cerca de duzentos anos após a morte de Cristo e cerca de cento e cinquenta anos depois do targum de Onkelos...
Entrementes não havia qualquer targum pertinente aos ketuviin ou hagiografos.
Recorramos agora a tradição judaica tão apreciada pelos protestantes e pergunte-mo-lhe quando foi composto o targum dos hagiografos...
Pelo simples fato do Talmud Yerushalimi jamais mencionar qualquer targum pertinentes aos Meguilloths o protestante W M L Westcoott (pp 236) infere que este targum só pode ter sido composto após o Talmud ou seja no século V d C, pois o Talmud Yerushalmi foi escrito no século IV.
Já o Targum dos hagiografos teria - segundo o Talmud Bavli - sido composto em Sora por José o cego, depois de 322 desta era (id pp 237). POIS O TARGUM DOS SALMOS MENCIONA DUAS CAPITAIS IMPERIAIS (ROMA E CONSTANTINOPLA).
Os críticos no entanto alegam que os talmudistas da Babilônia atribuiram uma idade tanto mais venerável a este targum com o intuito de firmar sua autoridade e opinam que teria sido composto somente no século V desta era ou seja entre 401 a 500 d C.
A conclusão salta a vista: como o targum dos Meguilloths e o dos hagiografos só foram compostos a partir do quinto século desta era o critério ou padrão seguido por seus respectivos autores foram os decretos canonicos emitidos em Jamnia, o qual, como já vimos, nada representam para a Igreja, enquanto emanação da vontade daqueles que supliciaram seu fundador e Senhor.
Resta-nos perguntar ao Dr Saravi porque ainda não removeu Daniel, Esdras e Neemias de sua Bíblia uma vez que não existe QUALQUER TARGUM DEDICADO A TAIS LIVROS?!?
Por outro lado segundo Ida Frohlich - in 'Time and times in the half a time:...' pp 113 - por essa mesma época (século VI d C) um resumo do livro de Judite circulava entre os hebreus sob a forma de Midrashim.
Resta-nos também um Targum de Tobias, CONHECIDO POR JERÔNIMO (logo contemporâneo ao T dos hagiografos) e publicado por Neubauer em 1878
& um Targum de Ester COM AS ADIÇÕES, publicado por Lagarde na sua 'Hagiographa chaldaice'
Outros tantos targuns e midrashins foram queimados por ordem dos rabinos, assevera o escritor francês Louis Veuillot (em sua conhecida 'Vida de Jesus').
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