Pois inferem que se 'os oraculos divinos foram confiados aos judeus' os decretos de Jamnia/Iabné obrigam a Cristandade a receber como válidas as decisões tomadas por eles.
Afinal os fariseus que viveram meio século após a morte do Senhor e anatematizaram a igreja fundada por ele também eram 'judeus'...
Isto dizem os protestantes...
Vejamos agora o que pretendia dizer o Santo apóstolo ao escrever: 'A eles - os judeus - foram entregues os oraculos divinos'
"Os judeus receberam esses oraculos, tornando-se assim possuidores de uma religião 'revelada' ou seja produzida pela iniciativa divina e não apenas pela razão ou seja 'natural'" comenta o profo Champlinn (in Loc)
Quer dizer que por intermédio dos profetas os hebreus foram claramente advertidos sobre a manifestação do Verbo.
O que significa ter em mira um certo corpo de escritos proféticos, embora este corpo possa ou não estar definido.
No caso nós não temos como saber quais os elementos constituitivos deste corpo de escritos proféticos mencionado pelo apóstolo pelo simples fato de que ele não explicitou quais seriam...
Afirmar que o apóstolo tinha em mira o Canon palestianiano ou algo semelhante a ele pelo simples fato de ter sido fariseu significa, no fim das contas, que recebeu tal canon dos fariseus e não de Jesus Cristo...
Canon de fariseus = tradições humanas... como a pena de morte e o machismo...
No entanto - como a própria idéia de um canon esdrino ainda era demasiado vaga - é possivel que a 'imagem' paulina sobre os oraculos, as profecias e o Canon comportasse alguns elementos estranhos ao Canon esdrino.
Afinal de contas Paulo alude a Jamnes e Jambres, a certas reliquias postas no interior da arca do pacto, a profetas que haviam sido serrados ao meio... e a outros tantos elementos cujas fontes conhecemos muito bem...
Portanto onde a escritura diz: JUDEUS os protestantes leem fariseus, como se todos os judeus do tempo de Cristo e Paulo pertencessem a seita dos fariseus...
Os judeus no entanto - como já foi mencionado no livro um desta exposição - estavam cindidos em diversos grupos e partidos como saduceus, fariseus, essênios e alexandrinos, cada um deles com seu respectivo Canon ou ao menos com uma imagem de canon. (É o que diz o profo Champlinn, in Loc)
Convem pois indagar a qual dos grupos cabia a liderança religiosa da nação, já porque os protestantes tomando o Canon dos fariseus como sendo o Canon dos judeus, atribuem implitamente a estes a liderança religiosa da nação.
A resposta para tal pergunta te-mo-la no livro do Levítico capítulo décimo:
"O Senhor disse a Aarão:
Não beberás vinho nem cerveja, tu e teus filhos, quando entrardes na tenda de reunião, para que não morrais. Esta é uma lei perpétua para vossos descendentes,
a fim de que estejais sempre em condições de discernir o que é santo do que é profano, o puro do impuro,
e de ensinar aos israelitas todas as leis que o Senhor lhes deu por Moisés.” v 9 sgs
Portanto o encargo de ministrar o ensino e de exercer a liderança espiritual entre os judeus, fora atribuido A AARÃO E SUA DESCENDÊNCIA e não aos fariseus, AO SACERDÓCIO e não aos escribas, AO TEMPLO e não a sinagoga...
Os saduceus no entanto admitiam como canonicos apenas os cinco primeiros livros da Mikra...
Enquanto as demais facções adicionavam-lhe outros tantos livros.
Apesar disto todos eram admitidos aos ofícios ministrados no templo.
E o próprio Josefo nos dá a entendar que seus irmãos de raça não se apartavam uns dos outros, devido as 'opiniões' religiosas...
DONDE SOMOS OBRIGADOS A DEDUZIR que até o destruição do templo o sacerdócio NÃO HAVIA EXERCIDO SUAS PREROGATIVAS DIVINAS EMITINDO QUALQUER DECRETO RELIGIOSO SOBRE O NÚMERO DE LIVROS CANÔNICOS E INSPIRADOS DO ANTIGO TESTAMENTO.
O qual, caso tivesse sido emitido, teria gozado certamente do apoio divino sendo normativo para a Igreja de Cristo. PARECE NO ENTANTO QUE O SACERDÓCIO PREFERIU OMITIR-SE E QUE OS SADUCEUS JAMAIS TOMARAM A PEITO DECIDIR A QUESTÃO.
Foram pois os fariseus que após a morte do Senhor, a fundação da Igreja, a destruição do templo e a extinção do sacerdócio aarônico, assumiram a tarefa de fechar o Canon e que nortados por sua polêmica contra o Cristianismo, lograram faze-lo por volta do IV século desta Era ou - como dizem os judaizantes - no sínodo de Jamnia/Iabné.
Portanto, como a decisão não foi tomada por quem era de direito e durante o prazo legal, NÃO PODE SER RECEBIDA COMO NORMATIVA PELOS ADORADORES E SERVOS DO SENHOR JESUS CRISTO.
Pois segundo refere o mesmo Josefo julgar tais questões era função exclusiva do Sumo sacerdote e de seu consistório levitico.
Necessário fora que o clero judaico tivesse sido emitido uma declaração oficial sobre os livros canônicos do antigo Testamento antes da vinda do Senhor a Igreja do Senhor estaria obrigada a recebe-la como divina.
PARECE NO ENTANTO QUE O SACERDÓCIO PREFERIU OMITIR-SE E QUE OS SADUCEUS JAMAIS TOMARAM A PEITO DECIDIR A QUESTÃO; RESERVANDO-A AQUELE GRUPO DE JUIZES QUE CONDENOU O SENHOR JESUS CRISTO.
No entanto a seita dos fariseus, criada no tempo dos hasmoneanos, jamais fora comissionada pelo 'deus da bíblia' com o intuito de ensinar ou de estabelecer as crenças religiosas do povo hebreu. OS PROTESTANTES É QUE CONCLUIRAM QUE SE OS FARISEUS HAVIAM SIDO BONS JUIZES COM RELAÇÃO A JESUS, DEVEM TER SIDO, DO MESMO MODO, EXCELENTES JUIZES COM RELAÇÃO AO CANON DAS ESCRITURAS.
A eles fariseus é que coube, após a morte do Senhor, a fundação da Igreja, a destruição do templo e a extinção do sacerdócio aarônico, determinar o Canon dos hebreus e anatematizar o povo de Jesus Cristo!
COMO A IGREJA HAVERIA DE RECEBER UM CANON QUE FOI ESTABELECIDO PELOS ASSASSINOS DE SEU FUNDADOR?!?
DEIXEMOS AOS FILHOS DE LUTERO O VÃO CONTENTAMENTO DE RECEBER OS DECRETOS LAVRADOS PELOS ASSASSINOS DE SEU SENHOR NO SÍNODO FARISAICO DE JAMNIA.
Uma coisa é admitir que os oráculos proféticos foram entregues aos judeus que viveram antes do Senhor Jesus Cristo e que os clero judaico reteve a graça de poder estabelecer uma lista canônica de Livros inspirados até o dia em que o Senhor expirou sobre o madeiro da cruz, outra totalmente distinta é dizer que a graça de compor uma lista canônica de livros inspirados alcançou até mesmo aqueles rabinos e fariseus que viveram cinquenta ou trezentos anos após a morte do Senhor, a fundação da Igreja e a destruição do templo.
Que os sacerdotes tenham recebido e conservado tal poder - sem no entanto jamais exerce-lo - até o dia em que mandaram supliciar o Criador dos mundos, concedemos de bom grado... agora que os fariseus congregados em Jamnia/Iabné tenham estado em posse dele, seja anatema!!!
Afinal como poderiam eles poderiam ter exercido qualquer oficio infalivel e divino sem a presença do Espirito Santo?
E como o Espírito Santo pode ter estado presente naqueles corações secos e empedernidos que fizeram supliciar nosso abençoado Redentor?
De fato nós nada temos a aprender com a Sinagoga dos apóstatas, seu Talmude ou seus sínodos, porque estamos atentos as vozes dos sucessores dos Santos Apóstolos.
O QUE A ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA NOS REVELA SOBRE O SÍNODO DE JAMNIA
"O Velho Testamento em sua tradução grega, a Septuaginta (LXX), foi a Bíblia dos primeiros cristãos ... Na última década do século 1, o Sínodo de Jâmnia (Jabneh), na Palestina, fixa o cânone da Bíblia para o judaísmo, que - após um longo período de instabilidade, fluidez e controvérsia sobre alguns dos seus livros - os cristãos chegaram a chamar o Velho Testamento. Um dos principais fatores que levaram os judeus deste cânone era a situação de crise provocada pela queda de Jerusalém e o fato da Septuaginta ESTAR SENDO EXPLORADA PELOS CRISTÃOS EM, DETRIMENTO DO JUDAISMO, como na tradução da palavra hebraica 'alma' ('jovem') no capítulo 7, versículo 14, de Isaías, "Eis que uma jovem mulher conceberá e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel "- para o termo grego parthenos 'Virgem'." Enciclopédia Britânica, XIV 961 (1994)
"FOI VERTIDA ESTA PROFECIA A LINGUA DOS GREGOS PELOS PRÓPRIOS JUDEUS ANTES DO ADVENTO DE CRISTO - e não depois Longsdon - PARA QUE NINGUÉM POSSA ALEGAR QUE ELES TRADUZIRAM PARA NOS BENEFICIAR. COM EFEITO SE ELES TIVESSEM SABIDO DE NOSSA EXISTÊNCIA E QUE NOS SERVIRIAMOS DE TAIS ESCRITOS, NÃO TERIAM HESITADO EM LANÇA-LOS A FOGUEIRA COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS POIS NÃO PODEM SUPORTAR QUE OUTRAS NAÇÕES TENHAM ACESSO A VIDA E A VERDADE." Irineu de Lyon 'Contra as heresias' III, 21,01
Vejam pois senhoras e senhores que caminho tomaram os protestantes quando seguiram seus mestres, os rabinos e os fariseus...
Nenhum comentário:
Postar um comentário