Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Parte III - Resposta aos principais argumentos lançados pelos protestantes face a Santidade dos registros Alexandrinos. Prólogo





Protestante - Bom dia.
Ortodoxo - Bom dia, que deseja?
Protestante - O amigo não acha que hoje é um belo dia para conversarmos sobre a Bíblia?
Ortodoxo - Salutar é todo conhecimento que nos faz crescer em Jesus Cristo Nosso Senhor...
Protestante - Certamente que sim, mas, diga-me cá uma coisa: o amigo tem o costume de ler a Bíblia quantas vezes por semana?
Ortodoxo - Poderia responder sua pergunta com uma outra pergunta?
Protestante - Fique a vontade.
Ortodoxo - Antes de conversar sobre a Bíblia gostaria de perguntar-lhe o que é a Bíblia?
Protestante - Compreendo. Para inicio de conversa devo dizer-lhe que 'O VOCÁBULO BÍBLIA NÃO SE ENCONTRA NAS SAGRADAS ESCRITURAS' - Antonio Gilberto opus cit pp 18 - seja como for ele significa 'BIBLIOTECA' (id, iden) pois é formado por sessenta e seis livros, divididos em Antigo e Novo Testamento. Para nós no entanto importa saber que ela é a palavra de Deus e 'em matéria de fé a magna Carta da Constituição divina.' in Jorge Buarque de Lyra 'Catolicismo Romano' p 107
Ortodoxo - Explique melhor o que entende por Constituição ou Carta Magna da religião?
Protestante - 'Para se firmar qualquer doutrina em matéria de fé, é preciso que esteja EXPLÍCITA OU IMPLICITAMENTE nas sagradas escrituras.' id, iden
Ortodoxo - Gostaria de saber desde quando a Bíblia emprega as categorias de explicitação ou implicitação?
Protestante - Penso que isto não venha ao caso mas insisto em que a Bíblia seja a única norma ou regra de fé e prática no que diz respeito a fé Cristã;
Ortodoxo - Uma vez que a Bíblia não contem em si mesma seu próprio nome ou as categorias de explicitação ou implicitação, espero que ao menos contenha em si uma lista dos livros que contem de modo que sejamos INFALIVELMENTE informados por ela a respeito de sua essencialidade.
Protestante - Para ser franco devo dizer-lhe que em parte alguma da Bíblia se encontra um catalogo de livros inspirados.
Ortodoxo - Então como o amigo sabe que a Bíblia é composta por sessenta e seis livros e o nome de cada um deles?



DIVERSAS SAÍDAS PARA UMA PERGUNTA SEM RESPOSTA
(01) Protestante: Ora todos os Cristãos estão de acordo a respeito dos livros que compõem as Sagradas Escrituras.
Ortodoxo: Não não estão pois - para nos atermos ao Velho Testamento (que é a parte da Escritura mais estimada pelos protestantes) - a Bíblia de que faço uso - A Septuaginta - contem cerca de dez registros a mais do que a sua: I, II, III e IV Macabeus; Sabedoria, Odes e Salmos de Salomão, Eclesiástico, Ezra II, Tobias e Judite, além é claro das adições a Daniel e Ester, igualmente repudiadas pelos protestantes. Já a Bíblia dos romanos é formada por setenta e dois livros (pois repudiam III e IV Macabeus, os Odes e os Salmos de Salomão e o II Ezra) enquanto a sua contem apenas sessenta e seis livros. Portantos temos três ou ao menos duas Bíblias diferentes. (pois tanto romanos como protestantes afirmam que o número de livros afirmados por suas igrejas é rigorosamente exato).
Protestante: Neste caso penso que as evidências e argumentos apresentados pelo protestantismo a respeito do Canon Esdrino sejam mais fortes e confiáveis.
ORTODOXO - Neste caso convidamos ao amigo a LIVRE EXAMINAR O ASSUNTO, EMPREGANDO ESTA NOSSA PEQUENA EXPOSIÇÃO, a começar pelo livro primeiro.
...........................................................................................................................................................
(02) Protestante - Sinto o testemunho do Espírito Santo em meu coração.
Ortodoxo - Como nem eu nem bilhões de Ortodoxos e papistas espalhados pelo mundo sentem tal testemunho, recuso sua validade e convido-o a analisar racionalmente - Rom 12,1 & I Ped 3,15 - tal critério, lendo os primeiros capítulos do primeiro livro desta Exposição, e os demais artigos relacionados.
Do contrário, caso o amigo insista a respeito serei obrigado a encerrar o assunto e a despir-me de sí, pois todo e qualquer acordo entre nós se fará impossivel.
Ou debatemos em pé de igualdade, partindo do que temos em comum - a razão e a evidência histórica - ou, caso o amigo insista em colocar-se num patamar superior e a apresentar-se como profeta diretamente iluminado por Deus, só me resta dar nossa conversa por terminada.
................................................................................................................................................................
(03) Protestante - Não compreendo o que esta dizendo, acaso não estou com a Bíblia feitinha e inteirinha aqui na minha mão?
De onde o sr acha que ela veio?
Ortodoxo - Ora de uma gráfica ou editora protestante, dirigida por protestantes segundo a teoria protestante.
Protestante - E o que há que errado nisto?
Ortodoxo- Simples. Quando os protestantes julgam a respeito dos livros que compõem a escritura o julgamento emitido por eles é um julgamento puramente humano e fálivel. Isto quer dizer que apesar de toda boa fé e honestidade os protestantes podem estar equivocados a respeito do número dos registros em questão. Para que a evidência fosse divina e irretorquível deveriamos possuir uma lista de livros santos embutida na própria escritura, neste caso uma lista canônica divina e infálivel. No entanto uma tal lista não existe e jamais existiu.
Protestante - Que mal há em confiar nos protestantes? Acaso o sr não confia na igreja ortodoxa.
Ortodoxo - Confio na igreja ortodoxa porque suas alegações são consistentes. Ela afirma ter autoridade espiritual para determinar infalivel e divinamente quais sejam os livros que compõem o Canon - do Novo Testamento - sem prescindir das próprias escrituras para tanto. O protestantismo no entanto, reconhecendo sua própria limitação e falibilidade, atribui tal função a Escritura (ÚNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA) a qual porém não nos oferece a orientação divina de que carecemos. Conclusão: O princípio fundamental do Biblismo falha pela base pois não contempla a mais importante de todas as questões postas a consciência cristã - qual seja o número e quais sejam os nomes dos livros que foram a Bíblia.
No primeiro caso temos a alegação da Igreja fundada pelo Divino mestre sobre o fundamento apostólico assistido pela graça do Espírito Santo e iluminado pela tradição. No segundo caso temos apenas opiniões pessoais: a de Karlstadt, a de Lonicer, a de Lutero, a de Calvino, a de Irving , a de Campbell, etc
Protestante: Sempre ouvi meus pais e os pastores da Igreja afirmarem que os romanistas introduziram tais livros no Canon por ordem do Papa durante o Concilio de Trento.
Ortodoxo: Quanto ao papa devo dizer que não me intereso nem um pouco por ele. Quanto ao concílio de Trento devo dizer que também não me preocupo muito. Todavia os ditos livros já se encontravam na Bíblia ortodoxa muito antes de que existisse papado ou que o concilio de Trento fosse congregado pelos servos do papa. Fico com o Testemunho da Igreja Ortodoxa porque é anterior tanto ao papado quanto a reforma, ele representa a consciência histórica da Igreja histórica plantada entre as nações pelos apóstolos de Cristo Jesus.
Protestante: Neste caso quem removeu tais livros da Escritura?
Ortodoxo: Vejamos se a História, que é a mestra da vida e a testemunha fiel da instituição Cristã é capaz de lançar alguma luz a respeito?

Nenhum comentário: