Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

XIV - Os helenistas de Alexandria

Seja como for os mais destacados inimigos de Jesus Cristo foram justamente os fariseus...

O apóstolo Paulo porém, mesmo após a morte do Salvador, mostrou deferência para com aquele que havia sido - em tése - empossado por Moisés a ponto de dizer: Irmãos eu ignorava que se trata-se do Sumo Sacerdote, pois esta escrito: NÃO FALARÁS CONTRA O CHEFE DO TEU POVO.

Portanto até a destruição do templo a chefia do povo hebreu coube ao Sumo sacerdote da estirpe de Aarão e não ao patriarca fariseu - Yohana Ibn Zachai - empossado por Vespasiano ou Tito em Tvérias.

Em havendo sectários e heréticos estes eram certamente os fariseus... cujas crenças importadas do paganismo acabaram dando origem a cabala e ao gnosticismo judaico.

Uma coisa é certa, estes três grupos de judeus: saduceus, fariseus e essenios, discordavam uns dos outros no que dizia respeito ao numero dos livros inspirados e divinos da antiga dispenssação emitindo cada qual sua lista canônica


Havia no entanto - além destes três grupos - um outro grupo de judeus frequentemente mencionado por Josefo, o grupo dos alexandrinos, dispersos ou helenistas.

Refiro-me aos hebreus que haviam se estabelecido no Egito desde o tempo de Nabodoconosor - não nos esqueçamos dos judeus de El kab ou elefantina - e que depois obtiveram foros de cidade em Alexandria, segundo Josefo concedido pelo próprio Alexandre; além de outros que haviam migrado para a Asia menor, a Acaia e o Sul da Itália, e dos libertos de Augusto...

Com o passar do tempo quase todos estes grupos foram abandonando o emprego da lingua materna (o aramaico), olvidando a lingua religiosa ancestral ou seja o hebraico e passando a empregar o grego tanto na vida comum quanto nas cerimônias de culto.




Nenhum comentário: