Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

III - Os Deuterocanônicos e a vida da Igreja Ortodoxa


Já dissemos que a Hierúrgia da Igreja sendo toda voltada para o Novo Testamento não comporta leituras do Testamento Antigo.

No entanto as preces da Igreja geralmente comportam citações ou alusões a livros do Antigo Testamento, desde que estejam em conexão com o Novo ajudando a compreender e a abrilhantar o mistério.

É justamente aqui que a Ortodoxia 'ignora' pura e simplesmente toda e qualquer diferença de status entre os livros vetero testamentarios, sejam eles proto ou deuterocanonicos.

Pois do mesmo modo faz uso dos Salmos e das profecias em suas louvações, a mãe Igreja emprega igualmente o IV livro de Esdras, os Odes e os Salmos de Salomão, a oração de Manassés, o Salmo 151...

Persas, Malabares, Siriacos, Armênios, coptas e etiopes, tendem a admitir outros tantas fontes literárias em seus oficios e louvações.

De resto nossos padres ortodoxos - Gregos, siriacos e arabes - empregaram (em suas polêmicas com os heréticos e exposições doutrinárias) cerca de cem registros como proféticos e canônicos, dentre os quais: Enoc, Testamento dos doze patriarcas, Assunção de Moisés, Jubileus, Eldad e Moldat, Apocalipse de Elias, Apocalipse de Isaías, Apocalipse de Baruc, Carta de Aristéas, Testamento de Adão e Eva, Paralipomenos de Jeremias, vidas dos profetas, etc

Portanto as sentenças dos padres e concilios e o exemplo da Igreja nos obrigam e constrangem a receber como plenamente ortodoxos aqueles que recebem o canon hebraico, aqueles que recebem o canon romano & sobretudo aqueles que - a exemplo da veneranda antiguidade - recebem o canon da septuaginta ou qualquer outro canon mais largo.

(Nossa luta não é contra os ortodoxos que admitem o canon hebraíco enquanto pura e simples opinião teologica, teologumena ou adiafora, mas CONTRA AQUELES SECTÁRIOS QUE DOGMATIZAM A SEU RESPEITO COM BASE NOS SÍNODOS DOS JUDEUS E NAS DECISÕES DOS RABINOS. POIS DOGMATIZAR SOBRE O ASSUNTO IMPLICA EM ADMITIR QUE PARTE DE NOSSOS PADRES TRILHOU A SENDA DA HERESIA)

Para nós a questão pertinente ao número dos livros que compõem o Velho Testamento não é uma questão vital ou por assim dizer de Ortodoxia, mas uma questão de teologia eclesiástica com relação a qual cada igreja ou cada Cristão é livre para tirar suas próprias conclusões.

Não se pode falar em heresia quanto ao número de livros que compõem os registros judaicos pelo simples fato de que o Senhor nada revelou sobre eles e de que os apóstolos não transmitiram qualquer lista canônica a seus sucessores.

Posteriormente cada igreja ou doutor compoz sua própria lista, de humana lavra e feição.

Eis a fonte da divergência e a raiz do conflito...

A Ortodoxia no entanto repudia todas as afirmações pretenciosamente dogmaticas tanto dos romanistas quanto dos protestantes.





O PONTO DE VISTA DO AUTOR DESTA OBRA







Nem por isso deixamos de formar opinião própria sobre o assunto, de crer que é tanto mais conforme o espírito da ortodoxia e de defende-la - dentro da cordialidade e do respeito para com os que discordam de nós - publicamente, como haveremos de fazer nas próximas sessões deste ensaio.




E para que não se suceda qualquer mal entendido deixaremos nem claro que nossa preferência é pelo canon mais largo das igrejas Ortodoxas orientais ou pré calcedonianas, geralmente acolhido pela honorável Igreja da Grécia e por grande parte da Igreja bizantina estabelecida na Síria.

Nenhum comentário: