Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

II - A posição da Igreja Ortodoxa sobre o Canon do Antigo Testamento











Partindo de tais premissas podemos já compreender o pôrque da atitude da Igreja ortodoxa com relação ao Canon do Antigo testamento.


Como somente os judeus - bem como os judaizantes - recebem o Antigo Testamento como autoritativo em matéria de doutrina ou intrisecamente autoritativo, somente a eles cabe dogmatizar sobre quais sejam seus livros.


A Igreja dogmatizou sobre os livros que são seus e lhe pertencem - os do Novo Testamento - indicando quais são canonicos e inspirados e quais não o são, regeitando a literatura apócrifa forjada pelos heréticos como os Evangelhos de Pedro, Tiago, Tomé, Filipe, Bartolomeu, Judas, Maria, Madalena, etc; os atos de Pedro, André, João, Tomé, Pilatos, etc; os Apocalipses de Pedro e Paulo; as cartas de Paulo aos alexandrinos e laodicenses...


Sobre o Testamento antigo porém a mãe Igreja jamais dogmatizou e sequer poderia faze-lo (sem se tornar judaizante) autorgando aos sinodos, Bispos ou mesmo aos fiéis mais instruidos a plena liberdade para receberem qualquer uma das três listas canônicas: a Hebraica, a Romana ou a Grega (pautada nos LXX) que é mais ou menos variavel porém sempre mais ampla do que a romana.


Disto decorre que nossa igreja jamais se pronunciou - e por ser ortodoxa/imutavel concluimos que jamais se pronunciara (nem há como faze-lo pois não possuimos um Papa infalivel) - sobre o número dos livros que compoem dos registros judaicos.


Eis porque os protestantes costumam recorrer aos catecismos nos quais os russos (em especial ao de Philareto) - sob a influência dos alemães luteranos - admitem o canon hebraico de sessenta e seis livros e porque é lícito aos conversos do protestantismo manter sua adesão a esta listagem.


"Esses livros - GREGOS - foram declarados nos Concílios de Jassy (1642), Jerusalem (1672) como ‘partes genuínas da Escritura’, muitos eruditos Ortodoxos no entanto, seguindo a opinião de Atanásio e Jerônimo, vêem tais livros, apesar de parte das Escrituras, como ocupando um nível abaixo do restante do Velho Testamento." Kallistos Ware, Excertos parte II,01


Das palavras de Ware e de inumeros outros doutores depreende-se muito claramente, que a Igreja comporta as duas ou três opiniões, sem condenar ou patrocinar qualquer uma delas.


Portanto quando os protestantes recorrem aos catecismos russos com o intuito de estabelecer que o Canon Hebraico é recebido por toda Ortodoxia como instuição divina, ou agem de má fé ou de fato não compreendem que tais catecismos comportam apenas e tão somente a opinião daqueles teologos. Pois nem mesmo no seio da Igreja Russa há uniformidade sobre o assunto havendo dignatários seus que estão de pleno acordo com a opinião dos gregos e sírios, emitida em Jassy (1642) e Jerusalem (1672).


A mãe Igreja tem plena ciência de que ao menos alguns de seus padres e doutores - como Melitão e Leôncio - receberam a listagem hebraica e por isto não pode encara-la como falsa ou herética a maneira do papa romano.


Os sínodos de Jerusalem e Jassy no entanto pronunciaram-se a favor do canon dos latinos - de setenta e dois livros - pautado na opinião de S Agostinho, o que obriga-nos a regeitar do mesmo modo a opinião dos protestantes a respeito do Canon mais largo.


Sem embargo disto convem salientar que a maioria de nossas igrejas recebe a Septuaginta em sua integralidade.

Nenhum comentário: