Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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domingo, 7 de fevereiro de 2010

II > Demonstração - Mt 16,18 kai pulai adou ou katiscusousin kai epi to metwpon authV






P - "A sagrada escritura é a única infalibilidade que a igreja tem sobre a terra. E TODAS AS IGREJAS EVANGÉLICAS POSSUEM ESTE GUIA INFALIVEL." Seymour in "Noites com os romanistas" pp 326

O - Longe de nós negar a Infalibilidade dos Santos e divinos Evangelhos ou a autoridade sobrenatural do Novo Testamento.

Nós cremos e professamos que ao Evangelho é a palavra infalivel de Deus, sem mancha e sem erro e que os escritos dos apóstolos são em quase que sua totalidade sobras divinas na medida em que expressam a vontade de Cristo e não tradições judaicas.

Todavia o fato do Evangelho se infalivel em si mesmo não comunica infalibilidade a seus leitores ou as igrejas que lho interpretam.

Do contrário todos os leitores do Evangelho e todas as igrejas que se dizem evangélicas estariam de pleno acordo a respeito da verdade divina. A menos que o Evangelho comporte diversas verdades contraditórias ou relativas...

Longe de nós duvidar do Evangelho.

Sendo divino ele contem uma só e mesma doutrina, coerente, sábia e isenta de contradições.

O problema esta justamente em seus leitores ou interpretes faliveis sejam individuos ou instituições, é a leitura feita por eles, que sendo certamente falivel labora em erro.

E que laborando em erro corrompe a divina revelação.

Assim a leitura falivel ou errônea de um documento em si mesmo infalivel não aproveita em nada aos leitores.

A leitura de um livro infalivel só seria capaz de beneficiar verdadeiramente seus leitores na medida em que estes fossem capazes de penetrar infalivelmente o significado do livro infalivel extraindo dele o conteudo ou a mensagem divina, no caso isenta de erro e imperfeição.

Estar na posse de livros infaliveis e divinos não torna as seitas fundadas pelos homens infaliveis e divinas. Antes permanecem as seitas faliveis na medide em que não estão de acordo no que diz respeito a Verdade Una do Evangelho.

Verdade que cada qual apresenta de um geito.

A Igreja pelo contrário interpreta o Evangelho de modo uniforme e condensa sua interpretação em meia centena de artigos de Fé aceitos por todos os verdadeiros crentes. E por ser Una a sua interpretação cremos que corresponde ao conteúdo infalivel do Evangelho, e que por ser capaz de absorver um tal conteúdo infalivel a igreja se mostra infalivel em sua interpretação.

Pois não se trata de acordo selado entre dois ou tres homens, mas de acordo selado por mais de uma dezena de Igrejas apóstolicas e por meio bilhão de seres humanos. E estando tantas igrejas antiquissimas e tantos homens eruditos e virtuosos de pleno acordo de acordo com eles esta Jesus.

Assim o acordo válido entre as partes distintas não se dá fora da igreja de Cristo ou contra ela, como supõe os protestantes, mas dentro dela e sob o fundamento posto por Cristo: o fundamento apostólico.


P - Até agora nada de Bíblia.

O - Pois bem vamos a Bíblia.

P - Sim vamos a Bíblia que desta vez estou bem preparado.


TESTEMUNHO 02 - MATEUS 16,18


Eis a mêdula de nossa demonstração: "E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA."

kai pulai adou ou katiscusousin kai epi to metwpon authV
E PORTAS INFERNO NÃO SOBRE FRENTE DELA (Ekklesian citada antes do primeiro Kai)


Pode consultar o significado de cada uma destas palavras nim Léxico grego qualquer caso queira.


P - As portas do inferno não sobre a frente da igreja? Muito obscuro não acha?

O - Não, não acho, afinal as Bíblias protestantes iglesas constumam verte-la do mesmo modo que as Bíblias papistas:

E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.
Ou

E as portas do inferno não conseguirão vence-la.

ou ainda

Os poderes do inferno não prevalecerão contra ela.
15 versões empregam o termo 'gates' ou portões, uma emprega 'doors' quem se não me faha a memória significa portas, enquanto que duas versões <> empregam a palavra 'powers' que significa poderes transliterando com exatidão o simbolismo de portas ou portões.

Conclusão: Não se trata de um texto controvertido ou seja que apresente variantes e sim dum texto que atravessou os séculos perfeitamente conservado e mantendo sua exatidão original.

Literalmente quer dizer: As portas do Hades ou inferno, não prevalecerão sobre ela a Igreja.

Quer dizer que a manssão dos mortos jamais haveria de engoli-la ou de traga-la.

O que popularmente transliterado significa: O poder da morte ou da extinção jamais atingirá Igreja.

A Igreja fundada por Cristo jamais haverá de se extinguir ou de desaparecer da face da terra


"Todas as coisas terrenas passarão por essas portas lúgubres mas a Igreja de Cristo, pela qual ele se deu a si mesmo NUNCA DEIXARÁ DE EXISTIR, HAVERÁ SEMPRE CRISTÃOS NO MUNDO..." Broadus pp 92

"A IDÉIA PRINCIPAL É QUE A IGREJA NUNCA SERA DESTRUIDA POR QUALQUER PODER E NEM MESMO PELA MORTE OU PELO RESULTADO DA MORTE E NEM PELO REINO DO MAL. A IGREJA É ETERNA, A MORTE OU QUALQUER PODER OCULTO OU PERVERSO PODERÁ OBTER VITÓRIA COM RELAÇÃO A ELA." R N Chanplim in Loc


P - Penso que não estamos assim tão longe um do outro ao menos no que diz respeito a compreenção deste versículo, pois concedo que "A palavra 'inferno' no original é Hades termo que se usava geralmente para designar a morte, a sepultura ou o mundo invisivel. Os LXX empregam Hades com esse sentido em genesis 42,38 e também no Sl 16,10... as portas do inferno é pois frase que significa "as portas da sepultura' ou expressão figurada que se refere ao poder da morte e NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUER DIZER QUE A MORTE E A SEPULTURA NUNCA PREVALECERÃO CONTRA SUA IGREJA, A QUAL JAMAIS DEIXARÁ DE EXISTIR PARA SEMPRE. A VERDADEIRA PROMESSA DE JESUS A SUA IGREJA É A DA PERPETUIDADE E DA IMORTALIDADE." Seymour iden p 335

O - Evidentemente que a promessa diz respeito a perpetuidade e a imortalidade da Igreja, logo necessariamente a sua indefectibilidade ou infalibilidade.

P - "Com estas promessas, porém, JESUS NÃO QUIZ DIZER QUE SEU POVO JAMAIS CAIRIA EM PECADO OU EM ERRO ALGUM. NÃO QUIZ DIZER QUE SERIA INFALIVEL." Seymour iden 336

O - Vamos por partes.

Primeiramente o amigo admitiu que a Igreja jamais haveria de desaparecer da face da terra ou extinguir-se.

Devo pois concluir que se refere a igreja VISIVEL QUE MILITA NESTE MUNDO.

P - Certamente, afinal porque carguas dagua haveria Jesus de prometer o obvio OU SEJA A PERMANÊNCIA DA IGREJA INVISIVEL, CELESTIAL E TRIUNFANTE, coisa que jamais foi posta em dúvida por quem quer que seja. Quiz portanto referir-se a Igreja visivel e militante como que para tranquilizar seus seguidores.

O - Então por dirigir-se a igreja visivel referiu-se certamente a igreja Histórica edificada por ele sob o fundamento dos apóstolos?

P - Certamente.

O - Querendo significar que esta igreja visivel por ele fundada jamais desapareceria?

P - Sem dúvida.

O - logo, partindo do fato de que a Igreja Ortodoxa e Católica remonta diretamente aos apóstolos por via de sucessão, devo concluir que a promessa do Senhor se cumpre nela.

P - Penso que se cumpre também em nossas igrejas evangélicas.

O - Neste caso haveriam duas ou mais igrejas visiveis, cada uma delas herdeira da promessa?

P - Talvez, quem sabe.

O - Todavia segundo a opinião de vocês protestante nenhuma igreja particular pode ser objeto da promessa de Cristo referente a perpetuidade, já porque diversas delas - como a da África - deparecerão sem deixar vestígio. cf Dunstan e N Bertrand

P - ???

O - Por outro lado se a promessa da conservação visivel foi feita tanto a nossa quanto a vossa Igreja, porque raios vocês protestantes vivem enviando missionários com o objetivo de converter-nos as suas heresias e de destruir nossas igrejas apostólicas?

P - Certamente que alguns dos nossos são demasiado zelosos, a ponto do zelo cega-los.

O - Concedamos que Jesus tenha prometido a perpetuidade e a imortalidade a cada Igreja particular ou seja tanto as nossa igreja, quanto a vossa e mesmo a romana, NESTE CASO PORQUE NÃO EMPREGOU O PLURAL E DISSE LOGO: SOBRE ESTA PEDRA EDIFICAREI AS MINHAS IGREJAS... MAS O SINGULAR: mou thn ekklhsian?

P - ???


0 - Empregou o singular porque não teve em mira afirmar a perpetuidade ou a imortalidade de qualquer igreja apostólica e muito menos de qualquer seita em particular, mas APENAS E TÃO SOMENTE A PERPETUIDADE DO CONJUNTO OU DA MAIORIA DE SUAS IGREJAS APOSTÓLICAS OU SEJA DA IGREJA ESPALHADA VISIVELMENTE POR TODA FACE DA TERRA, DA IGREJA CATÓLICA. SUA PROMESSA É POIS DIRECIONADA A IGREJA VISIVEL, UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA.

P - E?

O - Tendo Jesus prometido a imortalidade ou continuidade visivel a sua igreja a Igreja Católica torna-se desnecessária a existência de qualquer reformação protestante.

P - De modo algum, pois por ser perpétua e indestrutivel a tal da igreja Católica não se torna infalivel, pelo contrário estamos persuadidos de que falhou diversas vezes no que diz respeito a fé e de que a Reforma correspondeu a uma purificação necessária.

O - Logo Jesus teria prometido a continuidade ou a indestrutibilidade a uma igreja corrompida pelo erro e a falsidade de modo que viesse futuramente a concorrer com sua igreja restaurada?

P - Penso que expressei erradamente meus pensamentos, quiz dizer que o protestantismo é a continuação visivel da igreja histórica e apostólica.

O - Portanto como Flacius, White, Omegna e Baker dentre outros o amigo afirma a existência de protestantes e de igrejas protestantes no período que vái dos séculos IV ao século XIII?

P - eh... Sim.

O - Neste caso solicitamos que dê nome aos bois e nos informe com mais detalhamento sobre tais personagens e igrejas por nos desconhecidos.

P - Talvez seus nomes sejam conhecidos apenas de Deus.

O - Neste caso já não estamos tratando da Igreja visivel comissionada por Cristo com o objetivo de DAR TESTEMUNHO PUBLICO DELE ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS TEMPOS E COMO O AMIGO MESMO RECONHECEU FAVORECIDA COM PROMESSAS DE PERPETUIDADE E DE IMORTALIDADE, mas da igreja invisivel ou alma da igreja a respeito da qual não estamos a discutir...

P - Seja como for tal igreja protestante DEVE TER EXISTIDO VISIVELMENTE durante todo e tempo em questão.

O - Ah DEVE TER EXISTIDO... SEI...
Seu confrade Ernesto Luiz de Oliveira no entanto, exulta de alegria por saber que "AINDA A IGREJA NEM SEMPRE HÁ DE ESTAR VISIVEL. COM EFEITO APREDEMOS NO APOCALIPSE QUE, DURANTE MIL DUZENTOS E SESSENTA ANOS, TEM ELA DE PERMANECER ESCONDIDA NO DESERTO, FUGINDO AS PERSEGUIÇÕES DO ANTI-CRISTO." in Roma, a igreja e o anti christo pp 15

Mas como uma igreja MERAMENTE INVISIVEL E FANTASMAGÓRIA seria capaz de cumprir com a função de DAR TESTEMUNHO PUBLICO DE CRISTO EVANGELIZANDO TODAS AS NAÇÕES?

Deixando de cumprir com a função à que foi chamada: evangelizar os povos e anunciar a verdade do alto dos telhados, devemos concuir que a igreja deixou de existir e que o Senhor falhou em suas promessas de continuidade e imortalidade FEITA A IGREJA MILITANTE, VISIVEL E TERRESTRE.


P - Seja como for é certo que Jesus jamais pretendeu conceder a sua igreja, algo semelhante a infalibilidade. Perpetuidade sim, infalibilidade não!


O - Neste caso Jesus nada teria prometido alem de duração e continuidade temporal a uma organização destinada a falhar miseravelmente a repeito da verdade revelada e do anuncio da boa nova em sua integralidade.

Parece-me no entanto muito pouco digno de Jesus ter prometido duração ilimitada a uma organização sem sujeita-la a uma finalidade mais nobre que sua duração ou a uma finalidade religiosa ou espiritual, afinal, continuidade por continuidade os impérios egipcio e Chines ultrapassaram a igreja em duração tendo o primeiro atingido quase trinta e dois séculos...

Se a cada século a igreja mudasse de opinião a respeito do Cristo, de suas instituições e vontades - como se fosse uma senhora idosa que vai ficando cada vez mais esquecida e esclerosada até olvidar por completo de sua juventude e de seu primeiro amor - que valor teria seu testemunho?

O - A finalidade de igreja é anunciar a salvação da alma, logo se no passado a igreja romana ou a ortodoxa anunciaram a salvação da alma e se hoje nossas igrejas anunciam a salvação da alma ambas correspondem a finalidade estabelecida por Cristo, sendo de algum modo igrejas suas.

P - Acontece que os reformadores e os apologistas do protestantismo - como Lutero, Zwinglio, Munzer, Calvino, Knox, Smyth, etc - afirmaram que todas as igrejas de Deus plantadas pelos apóstolos paganizaram-se por completo A PONTO DE TORNAREM-SE POLITEISTAS E IDÓLATRAS E DE ANUNCIAREM A SALVAÇÃO POR MEIO DE OBRAS (sinergismo) enquanto que nós afirmamos em alto e bom som que as seitas de hoje, embora falem muito de salvação, anunciam salvações diferentes: a jeovista pelo conhecimento do nome de Jeova e a regeição a idolatria trinitária, a adventista por meio da guarda do sábado, a batista por meio do batismo de adultos e do fideismo, a calvinista apenas para os eleitos e predestinados, a luterana e a metodista nos mesmos termos que a igreja ortodoxa (pelo sinergismo), os pentecostais por meio de dons e carismas, os neo pentecostais por meio de dizimos e rituais...

Tratam-se pois de opiniões ou teorias sobre a salvação enquanto importa mesmo saber claramente e com certeza absoluta o que Cristo ensinou a respeito da salvação, a saber o primado do amor e a necessidade de expressar concretamente tal amor atraves de obras morais centradas no próximo ou no irmão.

P - O senhor esta querendo dizer que de algum modo a salvação da alma esta relacionada com a correção ou ortodoxia doutrinária?


O - Não, eu não quero dizer que para estar em comunhão com Cristo as pessoas devam professar a doutrina ortodoxa em sua integralidade de modo que tantos quantos lha regeitam sejam apartados do Senhor Cristo. Certamente que as gentes mais ignorantes e simples, que amam ao Salvador e procuram servi-lo segundo suas possibilidades pertencem a alma da igreja ou a igreja invisivel... todavia na medida em que tais pessoas recebem de suas 'igrejas' doutrinas imprecisas, equivocadas ou errôneas sobre Cristo e sua vontade é certo que tais doutrinas acabam servindo de obstaculo ao crescimento espiritual de tais pessoas, convertendo-as como que em paraplégicas espirituais.

Embora o conhecimento exato da doutrina de Cristo não seja estritamente necessário a salvação é certo que a posse de tal conhecimento implica num progresso ou numa evolução espiritual muito mais larga e abrangente no que diz respeito a santificação e o aperfeiçoamento dos fiéis. Constitui pois a posse da ortodoxia ou da sã e reta doutrina um grande benefício para todos os crentes e sua falta uma séria debilidade e grave perigo.

Alias tanto conhecemos o Cristo sob todos os aspectos com maior exatidão tanto mais seremos levados a reconhecer sua natureza divina e a ama-lo. Daí a imensa vantagem que é o conhecimento de sua bela e boa doutrina, a qual com tanto carinho comunicou aos apóstolos.

Entretanto o que não constitui uma tragédia irremediavel tendo em vista a gente de boa fé que chafurda no pântano da heresia, constituiria a pior das calamidades se tivessemos em vista a Igreja fundada por Cristo e admitissemos que ela perdeu completamente de vista esta exatidão doutrinária que deveria comunicar aos mais diligentes com o intuito de possibilitar sua assunção espiritual e união perfeita com o Senhor Cristo.

Portanto o que se pode justificar com relação a este ou aquele crente tendo em vista a condição humana, não poderiamos justificar ou aceitar na igreja tendo em vista sua função e a natureza divina de seu fundador.

E nem poderia haver perpetuidade ou imortalidade verdadeira na Igreja que não FOSSE DE NATUREZA INTERNA E INTRINSECA OU SEJA COM RELAÇÃO AO CONTEÚDO QUE LEH FOI CONFIADO OU A CONSERVAÇÃO DA VERDADE REVELADA. Pois no momento que a Igreja acrescentasse ou diminuisse o depósito que lhe foi confiado estaria traindo sua missão e deixando de ser o que fora quando estabelecida por seu Senhor, e tornando-se distinta do que fora ao se estabelecida por seu Senhor, estaria se transformando noutra coisa e deixando de existir enquanto igreja, conservando apenas uma aparência de igreja.

Portanto para ser perpétua e imortal deve ser perpétua e imortal antes de tudo no que diz respeito a sã doutrina, logo incorruptivel, indefectivel e infalivel segundo a natureza divina de sua missão: dilatar a verdade divina e não o erro ou a falsidade.


P - ...

O - Resta-nos agora examinar as sentenças dos Padres:

S Origenes: "Mas no expresa el Señor si prevalecerá la piedra sobre que está edificada la Iglesia, o si será la Iglesia edificada sobre la piedra; sin embargo, es indudable que ni contra la piedra, ni contra la Iglesia prevalecen las puertas del infierno." In Mat XVI

S Hilário: "En este nuevo nombre se encuentra un fundamento admirable de la solidez de la Iglesia, digna de ser edificada sobre esta piedra, que hará desaparecer las leyes del infierno, las puertas del Tártaro y todos los cerrojos de la muerte. Por eso añade para manifestar la solidez de la Iglesia fundada sobre esta piedra: "Y las puertas del infierno no prevalecerán en contra de ella." in loc

S Jerônimo: "Yo tengo por puertas del infierno a los pecados y a los vicios o también a las doctrinas heréticas, que seducen a los hombres y los llevan al abismo."














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