Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 24 de maio de 2009

T Campanella - Sobre a Revelação e a ciência em suas relações orgânicas.


Extraido da "Apologia de Galileu"



"Efetivamente o Verdadeiro não pode contradizer ao verdadeiro e tampouco o efeito a causa: portanto a ciência humana não pode contradizer a divina, nem as obras de Deus a Deus." conforme foi expresso pelo Sínodo laterano.


Por isso o Aquinate na "Refutação aos que combatem as ordens religiosas." porque 'seus membros se dedicavam as artes e ciências profanas', afirma que seus adversários são cegos pois ignoram o quanto o conhecimentos das artes e ciências é util a sagrada teologia.


Porque embora a revelação divina em seu terreno, não careça de provas oriundas da ciência humana, destas tem necessidade quanto a suas bases e fundamentos pois é partindo do natural e do sensivel que chegamos ao sobretaural e professamos a fé. Sobre isto testificam diversos padres como Agostinho, Jerônimo, Dionísio, etc conforme nos ensinaram a fazer e fizeram eles mesmos dedicando-se a polimátia.


"A MAGNO ESCREVEU SÃO JERÔNIMO QUE: 'DEVEMOS COMEÇAR PELA PROFANIDADE A GUIZA DE INTRODUÇÃO A TEOLOGIA, PORQUANTO O APÓSTOLO PAULO HAVIA LIDO OS POETAS E OS FILOSOFOS CITANDO-OS FREQUENTEMENTE."


.................................................


Sendo a razão feita para a as ciências, caso o homem não a empregue segundo o plano divino, age contra a ordem natural estabelecida por Deus - como observa o divino Crisóstomo - como se não desejasse empregar os pés para caminhar.


..................................................


Por isso diz Leão, o grande: "Os elementos do mundo são como que páginas abertas através dos quais temos conhecimento de Deus."


E Cirilo ab Alex nos livros contra Juliano "A Filosofia é o preâmbulo da fé, quem lha despreza ultraja a fé."


E Bernardo abade de Cister "O mundo é um códice e nele lemos a Deus."


O mesmo havia sido dito por Antonio, o eremita conforme assevera Nicéforo Calixtino.


..................................................


Pois se Deus produziu este universo para que refletisse sua glória é porque deseja ser conhecido e admirado através dele do mesmo modo como um pintor ou um poeta desejam que suas pinturas e livros sejam estudados e conhecidos pelos outros, pois em suas obras eles mesmos é que são honrados. Aquele pois que se jacta em ignorar a forma e a estrutura do mundo faz agravo a Deus.


DE FATO JAMAIS SE LÊ NOS EVANGELHOS QUE CRISTO TENHA DISSERTADO SOBRE FÍSICA OU ASTRONÔMIA, MAS APENAS SOBRE O TEMA DA MORAL E DA VIDA ETERNA CUJO CAMINHO NOS INDICOU PELA VIDA, PELA DOUTRINA E PELA MORTE.


DE RESTO ISTO TERIA SIDO SUPÉRFLUO.


POIS DESDE O PRINCÍPIO ENTREGOU DEUS, O UNIVERSO, AS ESPECULAÇÕES HUMANAS A FIM DE QUE POR MEIO DAS COISAS CRIADAS DE ESFORÇASSEM E EXERCITASSEM NO CONHECIMENTO DE SÍ. E PARA QUE PUDESSEMOS FAZE-LO "PROVEU-NOS DUMA MENTE RACIONAL E DOUTOU-NOS DE PORTAS E JANELAS QUE SÃO OS CINCO SENTIDOS COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA." COMO CERTIFICA O APÓSTOLO PEDRO NAS 'RECOGNITIONES' DE S CLEMENTE.


E ASSIM PENA CONSIDERAÇÃO DO MUNDO FINITO O HOMEM ATINGE O CONHECIMENTO DO ARTÍFICE INFINITO.


O MESMO NOS ASSEGURA O DIVINO CRISÓSTOMO NO COMENTÁRIO AO SALMO 147 E EM MUITOS OUTROS PASSOS, ASSEVERANDO QUE "NÃO FOMOS PRIVADOS DO CONHECIMENTO NATURAL PELO PECADO DOS PRIMEIROS PAIS." E TODOS OS NOSSOS DOUTORES TEEM INSISTIDO SOBRE ISTO, DONDE SERIA UM ABSURDO QUE AQUELE QUE VEIO RESTAURAR-NOS EM ESPÍRITO PERDE-SE SEU TEMPO PRECIOSO NOS ENSINANDO TUDO QUANTO SOMOS PERFEITAMENTE CAPAZES DE APRENDER POR NÓS MESMOS.


POR ISSO NÃO DETERMINOU AOS SEUS QUE MINISTRASSEM TAIS ENSINAMENTOS - sobre o mundo, o homem, a sociedade e tudo quanto é natural (nota nossa) - MAS BATIZAR ENSINANDO APENAS O QUE ELE MESMO ENSINARA E EXECUTAR SINAIS E PADESCER O MARTÍRIO.


POR ISSO ESCREVEU BERNARDO: "OS SANTOS APÓSTOLOS NÃO ME ENSINARAM AS ARTES DA PESCA OU A FAZER TENDAS, NÃO ME ENSINARAM A LER PLATÃO OU A DESFAZER AS TRAMAS DE ARISTÓTELES, ETC. MAS ME ENSINARAM A VIVER SOMENTE."


E O MESMO CLEMENTE ROMANO NAS RECOGNITIONES ALEGA QUE TENDO UM FILÓSOFO INTERROGADO AO APÓSTOLO BARNABÉ SOBRE "PORQUE DEUS CONCEDEU SEIS PATAS A UM MOSQUITINHO E APENAS DUAS AO PAQUIDERME?" ESTE LHE RESPONDEU DA SEGUINTE MANEIRA: "DE CRISTO RECEBI APENAS MANDAMENTOS DE COMO VIVER E O CONHECIMENTO DO REINO INVISIVEL, QUANTO AOS ELEMENTOS DA NATUREZA TU PODES CONHECE-LOS PELA FORÇA DA MESMA NATUREZA."


E NIGUÉM OUSE DIZER QUE QUE OS APÓSTOLOS DESPREZARAM AS CIÊNCIAS POIS SEU SENHOR ELOGIO OS FARISEUS PORQUE ESTUDAVAM AO CÉU E CONHECIAM SUAS FASES, EMBORA OS CONDENE PORQUE ESTUDANDO AOS ESCRITURAS NÃO FORAM CAPAZES DE DISCERNIR OS TEMPOS DO MESSIAS.




....................................................



TODOS OS PADRES ANTIGOS CERTIFICAM, QUE - no pentateuco - MOISÉS NÃO EMPREGOU LINGUAGEM TÉCNICA OU CIENTÍFICA, MAS LINGUAGEM POPULAR, SEGUNDO A MENTALIDADE DA ÉPOCA.


...................................................


NO QUE SE REFERE AOS SEIS DIAS, AGOSTINHO SUSTEM, E COM ELE OUTROS PADRES, QUE SE TRATAM DE ERAS.


AQUINO ALEGA QUE MOISÉS NADA DISSE SOBRE O AR PORQUE AQUELAS GENTES RUDES NÃO SERIAM CAPAZES DE COMPREENDER A INVISIBILIDADE DO AR.


ASSIM OS DOUTORES E PADRES EXPLICAM QUE MOISÉS LEVOU EM CONTA A INCAPACIDADE DO POVO E SE ADAPTOU A ELA.


POR ISSO ANÁSTACIO, O SINAÍTA, ASSEVERA - EM SEU LIVRO DAS ALEGORIAS - QUE NADA HÁ DE LITERAL EM SUAS PALAVRAS, MAS QUE ALI TUDO É SÍMBOLO TENDO EM VISTA A ETERNIDADE.


MESMO O CRISÓSTOMO, QUE SENDO ANTIOQUENO, E COMO TAL INFENSO A ALEGORIAS, TEVE DE RECONHECER QUE NO PENTATEUCO, QUASE TUDO FOI ADAPTADO TENDO EM VISTA A INCAPACIDADE DAQUELAS GENTES BÁRBARAS, E ACRESCENTA QUE ADMITIU AS APARÊNCIAS DOS SENTIDOS E QUE NÃO TEVE EM VISTA A REALIDADE MESMA.


O PRÓPRIO AQUINATE TEVE DE ADMITIR A SEU TEMPO QUE NO PENTATEUCO MOISÉS TEVE DE SE ACOMODAR A LINGUAGEM DO VULGO E AFASTAR-SE DA VERDADE JA QUE SUSTEM SER A LUA MAIOR QUE O SOL.


...................................................


ASSIM TODA SEITA E RELIGIÃO - como o protestantismo hodierno - QUE VEDA A SEUS MEMBROS A INVESTIGAÇÃO DAS COISAS NATURAIS DEVE SER SUSPEITA DE FALSIDADE.


....................................................


POR ISSO QUE OS MULAS PROIBIRAM O ESTUDO DAS CIÊNCIAS - no tempo de Al Achari e Gazali (nota nossa) - AOS MAOMETANOS ORTODOXOS. POIS TENDO A PRINCÍPIO SEUS DOUTORES ESTUDADO A FILOSOFIA NÃO PUDERAM DEIXAR DE PERCEBER A MANOBRA E COMEÇARAM A ESCREVER CONTRA A FÉ MUÇULMANA, DE QUE TEMOS EXEMPLO EM AVERROÉS, AVICENA, ALFARABI, ABULMASAR E OUTROS AOS QUAIS JA NOS REFERIMOS.


...................................................


PORTANTO TODO AQUELE QUE SENDO CRISTÃO PROFESSO, SUSTEM QUE O ESTUDO DA CIÊNCIA É INUTIL OU PERNICIOSO, NÃO SABE O QUE É CRISTIANISMO E ACABA FAZENDO COM QUE OS OUTROS PASSEM, TAMBÉM ELES A SUSPEITAR QUANTO A VERACIDADE DA RELIGIÃO. POIS SENDO OBRA DA VERDADE E ISENTA DE ERRO NÃO PODE A VERDADEIRA RELIGIÃO TEMER O ESCRUTÍNIO DOS ESTUDIOSOS, ANTES DEVE ACEITAR O DESAFIO DOS MESMOS CERTA DE QUE SAIRÁ VENCEDORA E MAIS FORTALECIDA AINDA."


Nenhum comentário: