Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 24 de maio de 2009

Madianitas surgem da terra.


Aos fundamentalistas de toda casta recomendo insistentemente o estudo das matemáticas e, enquanto vão se exercitando nas antiquíssimas ciências dos egipcios e dos caldeus, vou lhes propondo mais um problemazinho concernente a cronologia do velho testamento.


Todos conhecem muito bem a estória de José, filho do patriarca Jacó ou Israel e bisneto de Abraão, romanceada por Thomas Mann inclusive...


Poucos porém são aqueles que prestam atenção ao verso vigésimo oitavo do trigésimo sétimo capítulo do Gênesis, segundo o qual: "Quando passaram os mercadores midianitas, retiraram José da cisterna e lho venderam..."


Aludindo a classe específica dos mercadores com referência aos filhos de midian, o texto parece indicar-nos que os midianitas constituiam um grande povo já porque estavam divididos, no mínimo em duas classes de pessoas: pois se restringe aquele grupo de midianitas varejo, excluiu do mesmo uma outra parcela de madianitas, além das mulheres é claro...


Entretanto esses midianitas são filhos ou netos de Midian, filho de Abraão e Ketura, tio de Jacó e tio avô de José.


O anacronismo salta a vista...


Pois como poderiam os midianitas terem se tornado um grande povo com uma classe específica de mercadores enquanto os israelitas não passavam duma tribo compostas de sessenta e seis varões, quando, vinte anos depois da venda de José passaram ao Egito. Gn 47,26.


Deduzindo um terço a menos podemos supor que quando José foi vendido sua parentela masculina não atingia a cifra dos quarenta.


Entretanto Jacó era polígamo e teve doze filhos...


“Jacó gerou José quando tinha 91 anos de idade. Sabemos isto ao comparar várias partes de Gênesis. José compareceu perante Faraó com 30 anos de idade (Gn 41:46). Jacó veio ao Egito nove anos depois (sete anos de fartura mais dois anos de fome, Gn 45:6). Nesta ocasião ele tinha 130 anos (Gn 47:9) e José, 39 (30 + 9). Portanto, Jacó tinha 91 anos quando José nasceu (130-39)”. (William Waterson - protestante)


Portanto, ao que tudo indica, os midianitas já constituiam um grande povo quando Jacó, que era polígamo, contava com cerca de 111 anos de idade e tinha junto a sí cerca de quarenta varões saidos de suas espaldas.


Resta-nos verificar a Idade de Midian, patriarca dos midianitas, seu provavel regime de casamento e a suposta idade com que se casou, bem como o número de seus filhos para compararmos estes dados com os pertinentes a Jacó seu sobrinho.


Abraão segundo reza o Gênesis teria falecido com cerca de cento e setenta e cinco anos e por ocasião de seu falecimento Jacó teria cerca de quinze anos de idade, logo quando Jacó veio ao mundo Abraão contava com cerca de cento e sessenta anos de idade.


José taria sido vendido aos midianitas e posteriormente aos ismaelitas setenta e cinco anos após a morte de Abrãao.


Mas quando Abraão teria engendrado a Midian?


Engendrou-o rezam as mesmas escrituras após a morte de sua esposa Sara, de sua segunda consorte Ketura.


Posto esta que Sara morreu pouco antes do casamento de seu filho Isac com Rebeca e do nascimento de Jacó. (cf Capítulos 24 e 25 de genesis)


Somente após a morte de Sara e o casamento de Isac seu filho foi que Abrãao desposou Ketura.


Os registros nos informam que Sara concebeu Isac com noventa anos e que nessa ocasião Abraão contava com cerca de cem anos, donde deduzimos que este era dez anos mais velho do que Sara sua esposa. (capitulo 21)


Também somos informados de que Sara faleceu com cerca de cento e vinte e sete anos, logo quando adiquiriu a tumba de macpela, Abraão - que era dez anos mais velho do que Sara - devia contar com cerca de cento e trinta e sete anos.


E ainda não havia desposado Ketura e tampouco engendrado a Midian, filho de Ketura.


Entrementes o primeiro livro dos judeus, interpõe certo tempo entre a morte de Sara e o segundo casamento do patriarca sêmita, tempo no decorrer do qual fez casar seu filho Isac com uma parenta de nome Rebeca procedente de Aran.


Se creditar-mos a este tempo cerca de cinco anos, chegaremos a conclusão de que Abraão desposou Ketura com cerca de cento e quarenta e dois anos.


Resta-nos saber quando Ketura concebeu Midian...


Certamente que não podemos sabe-lo com absoluta certeza.


Podemos entretanto conjecturar se levamos em conta o testemunho da escritura segundo o qual Midian foi o terceiro filho que Ketura concebeu da parte de Abraão.


Interpondo cerca de dois anos entre cada um dos rebentos chegamos a opinião de que Midian foi concebido cerca de seis anos após o segundo matrimônio de Abraão, quando o Patriarca contava com cerca de cento e cinquenta anos de Idade, talvez um pouco mais (155 ou mesmo 160).


Conclusão: Se Jacó foi concebido quando Abraão contava com cerca de cento e sessenta anos, somos levamos a admitir que seu tio Midian era, no máximo, dez anos mais velho do que ele, podendo tal diferença ser ainda menos, mas, em hipótese alguma maior.


Portanto, se Jacó contava com cerca de 111 anos, quando seu filho José (com cerca de vinte anos) fora vendido aos midianitas, midian devia contar com no máximo 121 anos de existência ou talvez menos (115 ou 110).


Cumpre insistir que nessa ocasião, o polígamo Jacó, contava com cerca de quarenta descendentes do sexo masculino apenas.


Averiguemos agora as idades com que os ditos patriarcas dos hebreus e seus aparentados costumavam a contrair matrimônio.


De Abraão sabemos que aos setenta e cinco anos de idade já estava casado com Sara, mas não podemos averiguar com que idade veio a casar-se com ela.


De Isac pelo contrário podemos calcular com que Idade veio a casar-se pois é sabido, como já dissemos, que casou-se após a morte de sua mãe quando seu pai contava com cerca de cento e quarenta e dois anos e ele - tendo nascido quando seu pai cruzava a linha dos cem - mesmo com cerca de quarenta, o que é literalmente confirmado por gn 25,20


Esaú também se uniu a suas esposas com cerca de quarenta anos de idade. Gn 26,34


Jacó, após executar as façanhas por todos conhecidas na terra de Aran, contraiu duplo matrimônio com cerca de cinquenta ou cinquenta e cinco anos de Idade.


Conclusão: Midian do mesmo modo que seus parentes, Isac, Esau e Jacó também deve ter se casado com cerca de quarenta anos de Idade.


Berexit nomeia seus cinco rebentos: Efa, Efer, Hanoc, Abida e Elda e nos leva a supor que como Abraão e Isac fora adepto da monogâmia e não da poligâmia.


Admitindo que alguns de seus filhos fossem poligamos e outros não, podemos admitir que - tendo eles contraido matrimônio na faixa dos quarenta (quanto Midian seu pai atingira os oitenta) - na ocasião do rapto de José os midianitas varões - netos de Midian em sua totalidade - (pois os bisnetos começaram a nascer naquela geração quando ele contava com 120 anos) não chegavam a sessenta (60). Era pois seu número praticamente idêntico ao dos israelitas seus primos que não passavam duma tribo isenta de divisão social.


Não podemos pois compreender como uma tribo composta por cerca de sessenta homens e quarenta famílias seria capaz de comportar um estamento inteiro de mercadores.


Se Ismael - que era segundo uma das versões presentes no Berexit (as versões são conflitantes), apenas um ou dois anos mais velho do que Isac (no máximo dezesseis ou dezessete) - casou-se com cerca de quarenta anos, somos levados e crer que seus filhos são coetâneos de Esau e Jacó, e que admitindo - como se deduz de 25,13 - que fossem em sua maioria polígamos não deviam passar de algumas centenas de cabeças, divididas em cerca de dez tribos, por ocasião do rapto do mesmo evento, o rapto de José...


Teriam os midianitas e ismaelitas brotado da terra?


Nenhum comentário: