Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 13 de dezembro de 2008

B) CXXIV - O legado de Julius Wellhausen







"NOS PRIMEIROS CINQUENTA ANOS AS IGREJAS REFUTARÃO MINHA TEORIA PARA DEPOIS INSERIREM-NA EM SEUS CREDOS COM ARGUMENTOS MAIS OU MENOS SOFÍSTICOS."




"No primeiro capítulo de um de seus livros, Wellhausen conta como, sendo ainda jovem teólogo, sentia-se atraido (algo bastante comum nos pódromos reformados) pelas histórias de Saul e David, de Elias e Acab, como ficava profundamente impressionado com as palavras de Amós, Isaías e dos outros profetas.

Mas, ao estudar tais escritores ficou atormentado por uma espécie de cominhão, pois tinha a imprenssão de 'começar pelo telhado, deixando de lado o fundamento, já que não conhecia bem a Lei, o alicerce e pressuposto.' Assim armado de um volumoso comentário decidiu-se a enfrentar Exôdo, Levítico, Números...

Mas esperou em vão a luz que a lei deveria ter lançado sobre os livros históricos e proféticos. 'pelo contrário, a lei turvava a felicidade que, até então, a leitura de tais livros me proporcionara. Em vez de ajudar a aprofundar-me na compreenção deles, confundiu-me, como um fantasma barulhento, mas invisivel e inoperante.

O jovem estudante passou por um período de incerteza.
Tinha uma vaga idéia do abismo existente entre a legislação do pentateuco e os livros históricos.

Percebia alguns pontos de contato entre ambos, mas não podia encontrar seu fundamento na lei.

No verão de 1867 ouviu ocasionalmente que um exegeta muito conhecido atribuira a lei um lugar na história, depois dos profetas.

'Embora carente de argumentos em favor da hipótese, deixei-me convencer-me imediatamente, de que devia ser possivel compreender a antiguidade hebráica sem recorrer a Torá.'

Assim, por si mesmo, Wellhausen descobriu o que os outros, com menor ou maior clareza tinham vislumbrado: a tradicional exposição bíblica da História de Israel encerrava um anacronismo descomunal; uma multidão de leis e de instituições surgidas e evoluidas em épocas posteriores havia sido atribuida a Moisés.

Durante os anos seguintes, o enérgico erudito alemão acumulou argumentos para provar que a sequência histórica dos quatro documentos devia ser: J - E - D - S

O primeiro teria sido composto em meados do século IX, mais ou menos em 850 a C. A história de E, paralela, teria surgido aproximadamente um século mais tarde, por volta de 750. 

Houve um trabalho de mistura ou fusão de ambos em um novo documento J-E, obra de um redator do ano 650. 

O DEUTERONÔMIO, COMPOSTO POUCO ANTES DE "SER DESCOBERTO" SOB O REI JOSIAS, FOI ACRESCENTADO A J-E, MAIS OU MENOS EM 500 A C. 

O código sacerdotal foi o último a ser elaborado, entre 550 e 450 a C. 

Fez o papel de moldura para J-E-D, quando por volta de 400 a C o pentateuco tomou a configuração que nos é hoje familiar...

Conforme a cronologia geralmente aceita naquela época, a saida do Egito ocorrera cerca de 1445 a C e lá pelos idos de 1400 Josué teria conquistado a terra de Canaã. 

Concordando com a tradição bíblica, este dispunha do pentateuco completo, escrito por Moisés. 

A nova teoria situava os elementos mais antigos dos tais livros de Moisés no século IX, isto é, 550 anos depois de Moisés, e, além disso, afirmava que o pentateuco recebeu seus retoques finais dez séculos depois da atuação do fundador da religião israelita.

Tal revolução causada pela nova teoria foi comparada com a causada séculos antes por Copérnico, ao provar que a terra não era o centro do universo mas um dos planetas que giravam em torno do Sol...

A imponente síntese apresentada parecia dirimir, de modo convincente, grande número de problemas heterogêneos. Não só lançava nova luz sobre a composição literária do pentateuco como também resolvia diversas dúvidas históricas....

1 - Do ponto de vista literário, a teoria não só explicava o cárater composito dos cinco livros de Moisés... mas situava ainda cada um dos quatro documentos na Historia literária de Israel, conhecida através dos livros históricos e proféticos.

Os relatos de J, com seu estilo empolgante... não provinham mais de um passado entiquíssimo e nebuloso, no qual se desconhecia a arte de escrever; o autor de tais relatos pertence ao século IX, quando estava no apogeu o conto israelita, século que produziu contos inesqueciveis, como os de Saul, Jonatas, David, Absalão.

O documento E situa-se um século mais tarde, aproximadamente em 750 a C. 

A narração é tanto mais sóbria e reflete uma meditação mais profunda sobre as relações entre Deus e o homem. O ambiente do autor é evidente, deve ter sido marcado pela pregação profética...

O estilo D é muito semelhante ao de Jeremias. Leiam-se as admoestações de Moisés em Dt 1-11 e em seguida os capitulos 7, 11, 17 - 19 ou 23 de Jeremias e o leitor poderá notar que o clima literário é o mesmo.

Da mesma maneira, qualquer leitor poderá observar a afinidade existente entre as leis e pescrições referentes ao culto que fazem parte do material S e um bom número de textos da última parte de Ezequiel (40-48)..." Grollenberg opus cit ps 12 -15


Os doestos continuam -



protestante - "Há uma unidade significativa que subjaz na colêtanea inteira dos trinta e nove livros do antigo testamento." Gleason L Archer Jr in "merece confiança o antigo testamento" São Paulo, vida Nova pp 15
ortodoxo: Examinemos pois a unidade existente entre os livros do Antigo Testamento, começando pela unidade interna é claro. (afinal o que possui unidade externa deve possuir antes de tudo unidade interna) -
(para que protestante algum ouse dizer que alteramos os textos servir-me-ei exclusivamente da JFA - empregarei a Bíblia da família New York, 1900 - american Bible society)
GENESIS 6,3 - "ENTÃO DISSE O SENHOR - NÃO CONTENDERÁ MEU ESPÍRITO PARA SEMPRE COM O HOMEM; PORQUE ELE É CARNE: PORÉM SEUS DIAS SERÃO CENTO E VINTE ANOS."
CENTO E VINTE ANOS PASTOR!!! NEM UM DIA A MAIS!!!

AGORA VEJAMOS O QUE DIZ O MESMÍSSIMO LIVRO NO CAPÍTULO DÉCIMO PRIMEIRO (GENESIS 11):
"SEM VIVEU SEISCENTOS ANOS V 11
ARFAXADE QUATROCENTOS E TRINTA E OITO V 13
SELAH QUATROCENTOS E TRINTA E TRÊS V 15
...
NACOR CENTO E QUARENTA E OITO ANOS V 25
TERAH DUZENTOS E CINCO ANOS V 32"

GENESIS 25,7: "ESTES SÃO POIS OS DIAS DOS ANOS DA VIDA DE ABRAÃO, QUE VIVEU CENTO E SETENTA E CINCO ANOS."


Primeiro 'deus diz' que o homem não passaria dos cento e vinte anos de vida... e no entanto o pai de Abraão vive duas gerações a mais ou seja duzentos e cinco anos e o próprio Abraão quase duas gerações a mais ou seja cento e setenta e cinco anos... Eis a unidade!!!

Pelo jeito deus ou quem ousou passar-se por ele não sabia contar muito bem...

TOMEMOS AGORA UMA OUTRA PARTE DOS REGISTROS 'INSPIRADOS' O LIVRO DOS SALMOS E VEJAMOS O QUE ELE NOS DIZ SOBRE A DURAÇÃO DA VIDA DO HOMEM:

"OS DIAS DE NOSSA VIDA CHEGAM A SETENTA ANOS, EMBORA ALGUNS PELA ROBUSTEZ CHEGUEM AOS OITENTA, O SALDO DELES É CANCEIRA E ENFADO, E CEDO CORTADOS PARTIMOS LEVADOS PELO VENTO." SALMO 89,1O (atribuido a Moisés, o qual segundo a mesma escritura morreu com cento e onze anos)

Primeiro o deus dos judeus dissera, cento e vinte anos; agora diz ou faz dizer: oitenta!!! E por boca de alguém que viveu cento e onze!!! Eis um deus todo mutável e obscurecido pela variação...


Tomemos novamente o GENESIS E ABRA-MO-LO NO CAPÍTULO DÉCIMO VERSO QUINTO (10,5):
"POR ESTES - SEM, CAM E JAFÉ; FILHOS DE NOÉ - FORAM REPARTIDAS AS ILHAS DAS NAÇÕES E TERRAS; CADA QUAL SEGUNDO SUA LINGUA, SEGUNDO AS FAMÍLIAS ENTRE AS NAÇÕES."

Houve pois divisão de linguas ou idiomas entre os filhos e netos de Noé.

TOMEMOS AGORA O PRIMEIRO VERSO DO CAPÍTULO SEGUUINTE (11,1):
"E HAVIA SOBRE A TERRA UMA MESMA LINGUA E UMA ÚNICA FALA."

Primeiro (em gen 10,5) lemos que a parentela de Noé foi cindida em diversas linguas assim que saiu da arca e se espalhou pelo mundo; para em seguida (em gen 11,1) nos depararmos com a afirmação segundo a qual, estando já eles espalhados por toda terra há várias gerações conservavam ainda um mesmo idioma...

Bela unidade!!!


EXODO 33,23: "HAVENDO EU TIRADO MINHA MÃO, ME VERÁS PELAS COSTAS - no original Pelo traseiro, quartos ou costados (?!?!?) MAS MINHA FACE NÃO SE VERÁ."

DEUTERONÔMIO 34,10: "E NUNCA MAIS SE LEVANTOU PROFETA EM ISRAEL COMO MOISÉS, A QUEM O SENHOR FALARÁ CARA A CARA."

Outra bela unidade: segundo o redator sacerdotal Moisés não pode ver a face de Deus mas apenas suas partes traseiras; já segundo o deuteronomista costumavam a falar 'face to face'...

EXODO 33,20: "HOMEM ALGUM PODE VER MINHA FACE E VIVER."

GENESIS 32,30: "TENHO VISTO DEUS FACE A FACE E NÃO MORRI."

Quem teria mentido aqui, deus ou Jacó?

Pois ou deus esta correto e neste caso Jacó não pôde ve-lo ou está certo Jacó e deus errado pois foi visto por alguém e esse alguém permaneceu vivo...

A respeito de Abraão, Gedeão, Manoah e outros tantos varões piedosos também esta registrado terem visto a face ou o rosto de deus, embora saibamos que deus não tenha nem forma nem aparência, o que levou nossos padres a imaginar que tais personagens contemplaram o Senhor Jesus Cristo... 

Elias ao ouvir seus passos no Horeb cobriu os olhos com a orla do manto certamente com receio de contempla-lo e morrer.

Isaias (6,5) no entanto também alega ter visto a majestade divina com seus olhos de carne, sem no entanto ter perecido, eis suas palavras:

 "NO ANO DA MORTE DE OZIAS, EU VI O SENHOR SENTADO NUM TRONO MUITO ALTO, DE MODO QUE AS FRANJAS DE SEU MANDO ENCHIAM O TEMPLO."


Segundo o Dr Gleason Archer os soferins - percebendo as implicações do verso (coisa que nossos fundamentalistas imbecis não são capazes de perceber) - tentaram arranjar as coisas substituindo LRWT (VER) por LHR/WT (PARECER); pois sabiam que outras tantas partes de suas escrituras asseveram ser impossivel contemplar aquele que é isento de forma e desprovido de corpo.

Caso Isaías tivesse podido ver a Deus, seriamos obrigados a crer que Deus tem forma ou corpo, Cristo porém disse: "Deus é espírito." ou seja Ser imaterial, totalmente isento de forma ou corpo.

Daí o Evangelista asseverar: "NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS." - ou seja nem Abraão, nem Jacó, nem Moisés, nem Gedeão, nem Manoah, nem Isaias. - contrariando o que fora dito pelo vate hebreu.

Poranto além de conflitar consigo mesmo em diversas passagens o registro hebraico conflita - pela milésina vez - com a palavra de Deus que é o Novo Testamento de Jesus Cristo.

BELA UNIDADE!!!







DEUTERONÔMIO 18,10: "DENTRE TI NÃO SE ACHARÁ QUEM FAÇA PASSAR SEU FILHO PELO FOGO."


EZEQUIEL 20,26: "EU OS CONTAMINEI EM SUAS OFERENDAS E FIZ COM QUE PASSASSEM TODO PRIMOGÊNITO PELO FOGO, EU OS SEDUZI PARA OS ASSOLAR PARA QUE SOUBESSEM QUE EU SOU O SENHOR." neste passo seguimos a versão de Jerusalem que é a única tradução honesta e fiel; corroborada pelo comentário de Abingdon inclusive.




protestante: "O resultado final de quatro mil anos de investigação humana e pesquisa filosófica TEM SIDO DE DESESPERADO DESACORDO E CONFUSÃO NA AREA INTEIRA DA RELIGIÃO, EXCETO NA PRÓPRIA BÍBLIA." iden id

Ortodoxo: "Porque, a falar com rigor, a Bíblia não existe, TANTAS SÃO AS INTERPRETAÇÕES QUE LHE DÃO. A BÍBLIA É A BASE DA FÉ DOS PROTESTANTES; NO ENTANTO COMO CADA QUAL A INTERPRETA A SEU TALANTE, UNS CONTRADIZEM OS OUTROS. SE AO MENOS OS QUE A TOMAM POR BASE PUDESSEM COMPREENDE-LA DE UM ÚNICO MODO, AINDA TERIAM ALGUMA AUTORIDADE PARA CRÍTICAR OS DEMAIS; NO ENTANTO... " M Pizarro, iden pp 176

E para que não percamos o salutar costume, eis outro exemplo 'daquela lógica insuperável' presente nas páginas das escrituras hebraicas:

"ENTÃO ABEL FOI PASTOR E CAIM AGRICULTOR, E TODAVIA ESTA REGISTRADA A PREFERÊNCIA DO SENHOR POR ABEL. VAMOS RACIOCINAR UM POUCO: QUAL DOS DOIS IRMÃOS HONROU A DEUS NA ESCOLHA DE SUA OCUPAÇÃO? CAIM, POIS ESTA ESCRITO QUE O HOMEM FORA FEITO PARA CULTIVAR A TERRA E CUIDAR DO JARDIM; E MESMO ASSIM O SENHOR REGEITA AS OFERENDAS DAQUELE QUE LHO OBEDECE." Leo Taxil in "La bible amusante"

protestante: "Aqueles que não levam a sério a revindicação da própria Bíblia - ou melhor dos astutos sacerdotes judeus que mais tarde supliciaram ao autor da vida - de ser a única revelação autorizada da vontade de Deus, precisam fazer grande esforço para constuir uma teoria racionalista sempre fálivel e insípida sobre a origem de seus livros." Archer idem pp 82

ortodoxo?: "Teremos, portanto, que tratar dos problemas apresentados pelos ERROS DE TRANSMISSÃO, ENFRENTANDO-OS DE MANEIRA MAIS OBJETIVA E SISTEMÁTICAPOSSIVEL. ESTÁ É POIS A TAREFA DA BAIXA CRÍTICA BÍBLICA." Iden, id pp 55

Ou seja como amam tudo quanto é baixo, os protestantes - diante dos inumeros erros, inexatidões e variantes dos quais encontram-se literalmente saturados os registros hebraicos - são lá obrigados a fazer uma baixa crítica, PURAMENTE RACIONALISTA E NATURALISTA COM O OBJETIVO DE CONJECTURAR SOBRE CENTENAS E CENTENAS DE PASSAGENS INFALIVEIS... DE MODO QUE TODAS ESTAS PASSAGENS INCERTAS TORNAM-DE POR ASSIM DIZER FALÍVEIS...

Ouça-mos mais uma vez o sempre elucidativo Dr Archer:
"É legítimo o apelo a conjectura. MAS TAL CONJECTURA DEVE PROCURAR RESTAURAR UMA LEITURA MAIS APROXIMADA O POSSIVEL DO TEXTO CORRUPTO..." id iden pp 62

Eis a 'palavra de Deus' aproximada e corrupta; fruto de conjecturas racionais e faliveis que os fundamentalistas ousam igualar as palavras sagradas e exatas de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

A ponto do desbocado Alvaro Reis exclamar: "Está o pentateuco para os demais livros como Jesus Cristo esta para os demais seres humanos." in "Origens Chaldaicas da Bíblia" 1917 - p 57


Averiguemos agora qual o critério de canonicidade proposto pelo Dr Archer:

"O único critério de canonicidade que permenece de pé é o testemunho que o Espírito Santo da á autoridade de sua própria palavra... Deus implantou esta convicção nos corações dos seus no que diz respeito a identidade de sua palavra, é algo que talvez não saibamos compreender ou explicar totalmente." opus cit iden pp 81


ortodoxo: Uma operação do Espírito santo, QUE É JULGADA FALIVELMENTE E PRECARIAMENTE AQUILATADA PELA RAZÃO HUMANA...
Afinal para saber algo sobre o canon deveriamos saber QUEM É QUE SÃO 'OS SEUS' ISTO É OS DE DEUS...


Conclusão: como cremos que os ortodoxos são 'os seus' ou os de Deus, devemos crer que o canon proposto pelos ortodoxos seja o verdadeiro.... assim o canon romanista sera considerado como verdadeiro pelos romanistas e o canon protestante pelos protestantes...

Pois cada qual cre que sua facção é divina e que é nimbado com as luzes do Espírito Santo e já não há dialogo ou entendimento possivel...

E o pior é que cada grupo ou homem analisa racionalmente a moção que o Espírito Santo exerce sobre sí. 

Pois quem testifica é homem com palavra de homem e não o Espírito Santo cuja voz não se ouve em controvérsia alguma.

No fim das contas os protestantes julgam racionalmente tudo: a doutrina da igreja, as passagens corrompidas e inexatas da escritura, o canon, etc 

Para depois sairem a baila contra o racionalismo que eles mesmos semearam...

No fim das contas a única diferença entre o racionalismo deles e o dos outros é que eles fazem questão de revindicar a moção do Espírito Santo com o intuito de passar seus raciocinios humanos e faliveis por divinos e infaliveis. Neste caso a palma da honestidade cabe aos racionalistas os quais ao menos furtam-se de pecar contra o Espírito Santo.

Aquele que alega sentir em si as moções do Espírito Santo, restam apenas duas alternativas: demonstrar racional e objetivamente tal moção através de um orgão falivel porem seguro, que é a razão ou demonstra-lo por meio de um portentoso sinal, digamos, ressucitando um morto de quatro dias como fez Jesus... a terceira alternativa é permanecer calado e de boca fechada uma vez que experiências internas são individuais e intransferiveis, impossibilitando qualquer tipo de dialogo.

Nenhum comentário: