Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 14 de dezembro de 2008

HOBBES X FUNDAMENTALISTAS.







"Portanto a luz que nos deve guiar nesta questão deve ser a que provem ds próprios livros, e embora esta luz não nos mostre o autor de cada livro ela não deixa de ter utilidade para nos dar a conhecer a época em que eles foram escritos.



Em primeiro lugar, quanto ao pentateuco, não constitui argumento suficiente para afirmar que foi escrito por Moisés o fato de se lhe chamar os cinco livros de Moisés. Tal como os títulos do livro de Josué, do livro dos Juizes, do livro de Rute e dos livros dos Reis não são argumentos suficientes para provar que eles tenham sido escritos por Josué, pelos Juizes, por Rute ou pelos Reis. Porque nos títulos dos livros o assunto é tão frequentemente assinalado quanto o autor...


Lemos no último capítulo do Deuteronômio, verso 6, a respeito do sepulcro de Moisés, "e ninguem conhece seu sepulcro até este dia." isto é, até o dia em que estas palavras foram escritas. Portanto é manifesto que estas palavras foram escritas após o seu funeral. Porque seria uma explicação bastante exótica dizer que Moisés descreveu o seu próprio sepulcro (mesmo por profecia), AFIRMANDO QUE NÃO FORA ENCONTRADO ATÉ O DIA EM QUE ESTAVA VIVO E ESCREVENDO.


Mas talvez alguém alegue que apenas o último capítulo, e não todo o pentateuco, foi escrito por outrem, e não o restante. Examinemos, portanto, o que se encontra em Gn 12,6 "E Abraão passou pela terra até o lugar de Siquén, na planície de Moreh, E ENTÃO O CANANEU AINDA DOMINAVA A TERRA."

Estas devem ser, necessariamente, as palavras de alguém que escrevu quando o cananeu já não dominava a terra, logo; não podem ser de Moisés, que morreu antes da conquista, sem ter ido para lá...


Que o livro de Josué também foi escrito muito depois do tempo de Josué é coisa que se pode inferir de muitos trechos do próprio livro. Josué tinha mandado colocar doze pedras no meio do Jordão, como monumento de sua passagem, e sobre isto diz o autor que "elas ali ficaram até este dia" Ora 'até este dia' é uma frase que significa um tempo passado, muio além da memória de homem. De maneira semelhante, depois da fala do Senhor, que tinha libertado o povo da escravidão do Egito, diz o autor que o lugar "chama-se Gilgal até este dia" o que teria sido impróprio de dito nos dias de Josué. E também sobre o vale de Achor, pela perturbação causada por Acan no acampamento, diz o autor que "ficou até este dia" o qual portanto deve necessariamente ser muito posterior ao tempo de Josué. E há muitos outros trechos semelhantes em Jos 8,29; 13,13; 14,14 e 15,63



O mesmo é manifesto em argumentos semelhantes no livro dos Juizes 1,21-26; 6,24; 10,4; 15,19; 17,6 e em Rute 1,1, mas especialmente em Juizes 18,30 onde se diz que "Jonatas e seus filhos eram sacerdotes da tribo de Dan, até o tempo do cativeiro."


Que os livros de Samuel também foram escritos depois de seu tempo prova-se partir de argumentos idênticos: I Sam 5,5; 7,13-15; 27,6 e 30,25 onde, depois de ter distribuido partes iguais dos despojos entre os que velaram pelas munições e os que combateram, diz o autor: "Fez disto uma ordenação para Israel que vigora até os dias de hoje." Além disso, quando David, desgostoso por Deus ter dado morte a Ozza, por estender a mão para segurar a arca, chamou ao lugar Ferez Ozza, diz o autor que assim é chamado "até este dia". Portanto a época em que o livro foi escrito deve ter sido muito posterior ao fato, que dizer, muito tempo depois da época de David.


Quanto aos livros dos Reis e os dois livros das Crônicas, por um lado há diversos trechos que fazem referência a monumentos que, segundo o redator, PERMANECIAM LÁ ATÉ O SEU TEMPO, como em: I Re 9,13-21; 10,12; 12,19 e II Re 2,22; 8,22; 10,27; 14,7; 16,6; 17,23 sgs e I Cron 4,41 e 5,26 Por outro lado constitui argumento suficiente de que foram escritos após o cativeiro da Babilônia o fato de que suas narrativas se estendem até esse tempo. Porque os fatos registrados são sempre mais antigos que o registro, e muito mais antigos que os livros que referem ou citam, como fazem esses livros em diversas passagens, remetendo o leitor as crônicas dos reis de Judá, as crônicas dos reis de Israel, aos livros do vidente Samuel, as profecias de Natan, Ado e Semeias, etc


O livro de Jó... não parece ser uma história e sim um tratado moral sobre uma questão muito debatida pelos antigos: porque neste mundo os maus prosperam enquanto os bons são afligidos?... Assim a discussão é toda em verso, e a prosa só é acrescentada como prefácio no inicio e epílogo no fim. ORA, O VERSO NÃO É O ESTILO HABITUAL DAQUELES QUE SE ENCONTRAM EM GRANDE AFLIÇÃO, COMO JÓ, E TAMPOUCO DOS AMIGOS QUE VÃO CONFORTA-LO...


A FORMA DEFINITIVA DESSAS ESCRITURAS TODAS DEVE TER SIDO DADA POR ESDRAS, COMO ELE MESMO INSINUA EM II Esd 14, 21:


"TUA LEI MEU SENHOR FOI QUEIMADA, PORTANTO NINGUÉM SABE AS OBRAS DO PASSADO E TAMPOUCO AS DO FUTURO. MAS SE ENCONTRO GRAÇA DIANTE DE TI, ENVIA TEU ESPÍRITO ATÉ MIM E ESCREVEREI TUDO QUE FIZESTES NO MUNDO, DESDE O INÍCIO, TODAS AS COISAS QUE FORAM MANDADAS NA TUA LEI, PARA QUE OS HOMENS POSSAM ENCONTRAR O TEU CAMINHO E PARA QUE POSSAM VIVER AQUELES QUE HAVERÃO DE NASCER FUTURAMENTE."



Extraido do Leviatan, capitulo XXXIII, São Paulo - Abril, 1983 pgs 226 - 229

Nenhum comentário: