Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cap LXVII - Ensinaram nossos Padres o Livre exame?









protestante: Vossos próprios padres e doutores recomendam o livre exame posicionando-se destarte a nosso favor.

ortodoxo: Estou esperando...

protestante: Pois bem -

  • S Gregório Papa: "O QUE SÃO AS ESCRITURAS SACRAS SENÃO UMA CARTA DO TODO PODEROSO A SUAS CRIATURAS? ESTUDAI POIS EU VOS ROGO, E MEDITAI DIARIAMENTE NAS PALAVRAS DO VOSSO CRIADOR." in prefácio ao Livro XX da "Moralia" apud Miguel G. Torres, iden 123

  • S João Crisóstomo"OUVI TODOS VÓS QUE TENDES A VOSSA CONTA AS COISAS DESTA VIDA, E TENDE PRONTOS PARA VOSSO USO UNS LIVROS QUE SÃO COMO QUE REMÉDIOS DA ALMA. QUANDO NÃO QUEIRAIS OUTROS, TENDE SEQUER O NOVO O T E S T A M E N T O, OS EVANGELHOS E OS ATOS DOS APÓSTOLOS QUE SÃO UNS MESTRES SEMPRE PRESENTES." in Homilia IX sup Col. apud Ernesto Luiz de Oliveira, iden, p 26 sgs
  • Jerônimo de Stridon: "Depois passe a ler os Evangelhos, e beba, com toda a apetência de seu espírito os atos e cartas dos apóstolos." in Epistola VII apud, iden, id.


  • S Epifânio de Salamina: "Assim tudo é claro, para aqueles que desejam aprender as palavras divinas com espírito de piedade." in Haer. 79 apud. Miguel G. Torres, iden, id.

  • S Isidoro de Pelusa"Assim as santas escrituras se servem de palavras singelas e naturais para nos comunicarem grandes verdades, afim de que sábios e ignorantes, meninos e mulheres possam se instruir." in Epistola 91, 67, apud, iden p 124

  • S Agostinho de Hippo: "Deus tem assim adaptado sua verdade a capacidade dos meninos, e elas podem ser apreendidas pelos simples, digo, a sublimidade das coisas eternas, alimentando e fortalecendo a fé e a piedade." in Sl VIII apud. iden, id


  • S Basílio, o grande: "Assim é digno e justo que cada um aprenda das escrituras inspiradas o que é util para crescer na piedade e não se deixar levar por vento de doutrina; pois toda a escritura tem sido dada todos os homens pelo Espírito Santo, como uma farmácia onde cada um acha dos remédios próprios a seus males." in regra 95

ortodoxo: De fato nossos santos e veneráveis padres em Jesus Cristo nutriam vivo desejo de que os fiéis se fizessem instruir no conhecimento das Santas escrituras, identificadas, antes de tudo com o Evangelho, e em seguida com os Atos e epístolas dos S Apóstolos.

Assim, quando aludiam a Escritura, não tinham em mente a Tradução de JFA do Gênesis ao Apocalipse.

Basta dizer que parte dos testemunhos citados alude explicitamente ao Evangelho e ao NT e testemunho algum ao antigo testamento... Quanto ao Apocalipse basta dizer que era então um escrito disputado, cuja canonicidade, por sinal, negada, pela maioria das igrejas e padres. 

Nossos protestantes no entanto tem examinado antes de tudo ao Antigo Testamento e ao Apocalipse... Não aos Evangelhos e os Atos...

Nem podemos supor que Isidoro ao aludir a simplicidade dos termos e Agostinho ao referir-se aos pequeninos e simples, estejam apontando para outra fonte que não sejam as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo esta escrito: "Ocultou estes tesouros de sabedoria aos doutores e eruditos e manifestou aos simples e humildes de coração."

Especialmente, como já foi dito, ao sermão da montanha e as Bem aventuranças; cujo sentido parece estar no acesso de qualquer pessoa; em que pese sua simplicidade.

E embora Crisóstomo, Jerônimo, Gregório e Basílio aludam a leitura propriamente dita do texto sagrado, é bom frisar que Epifânio e Agostinho parecem aludir ao simples conhecimento da Escritura, conhecimento que comumente 'vem pelo ouvir'...

É de se supor que Crisóstomo, tenha dirigido suas admoestações antes de tudo aos fiéis letrados concentrados em torno de Constantinopla, capital do Império Grego Bizantino e grande foco de ilustração. 

Enquanto Jerônimo e Gregório dirigiam seus apelos as matronas romanas procedentes das antigas famílias senatoriais...  Quanto a citação de Basílio, tendo sido extraída de sua REGRA, sabemos ter sido dirigida especialmente aos monges ou religiosos.

Trata-se portanto de uma clientela ou melhor dizendo de leitores seletos: frequentantes da catedral Imperial, Matronas e monges... E NÃO DO GRANDE PÚBLICO EM GERAL: CAMPÔNIOS E TRABALHADORES MANUAIS... EM SUA QUASE QUE TOTALIDADE ANALFABETOS; a exceção talvez da Capital.

Os padres nem generalizaram a respeito do livro, supondo uma Bíblia completa nos termos protestantes (duma tradução) nem generalizaram a respeito dos leitores, impondo a leitura do Evangelho e menos ainda um exame doutrinário a todos os homens ou a todos os crentes sem distinção.

Distinguiram as partes do livro que deveriam ser lidas: O novo Testamento, em ESPECIAL EVANGELHOS E ATOS; e distinguiram categorias ou tipos de leitores: patrícios imperiais, matronas romanas e monges...

ENQUANTO NOSSOS PROTESTANTES SUSTENTAM SEM QUALQUER PUDOR QUE TODA BÍBLIA - DO GÊNESIS AO APOCALIPSE - É PARA TODOS OS HOMENS OU PARA TODOS OS CRENTES INCLUSIVE PARA OS ANALFABETOS FUNCIONAIS, QUE MAL SABEM BALBUCIAR OU SOLETRAR... SEGUNDO A LEI PROTESTANTE MESMO ELES ESTÃO APTOS PARA COMPREENDER PERFEITAMENTE O QUE FOI REGISTRADO POR MOISÉS, PAULO OU JOÃO, O VIDENTE.

O que esta em jogo aqui, não é a fabricação de um credo pessoal, pautado na leitura duma versão qualquer, sob forma de mandamento ou preceito obrigatório a todos os crentes...

E sim a utilidade ou conveniência de que as pessoas mais capacitadas estudassem certas porções - AS MAIS NOBRES - da escritura (como o Evangelho e os Atos) em espírito de piedade ou seja buscando uma orientação para a vida e conservando a paz e a Unidade da Igreja.

Pastores sábios e prudentes os padres antigos bem sabiam que suas ovelhas - constituídas em grande parte (como aludia Celso no 'discurso verdadeiro ) por escravos, trabalhadores rurais ou artesãos - já por serem analfabetas em sua maior parte ou por despenderem quase todo tempo disponível nas duras lides do trabalho, jamais poderiam cogitar em possuir e menos ainda 'examinar' criteriosamente; uma Bíblia completa, de capa a capa... i é de Gênesis a Apocalipse...

Trabalhando para sobreviver tais pessoas não chegavam a juntar durante o ciclo de um ano, sequer a soma necessária para adquirir um apenas de nossos Evangelhos, quanto mais o Novo Testamento inteiro (cujo valor em termos atuais corresponderia ao de uma casa ou de um automóvel) ou duma Bíblia protestante com seus 66 livros!!! ELES SIMPLESMENTE NÃO PODIAM COMPRAR!!!

Por outro lado, supondo que topassem com um exemplar completinho, basta dizer que a maioria dos campônios seria incapaz de lê-lo... uma vez que eram analfabetos...

Quanto as massas miseráveis de trabalhadores, concentradas nos arrabaldes ou na periferia das grandes cidades é possível que ao menos uma parte delas fosse já capaz de ler. Subsistindo no entanto, mesmo ali, uma franca metade de analfabetos...

De fato o analfabetismo era uma espécie de fantasma ou de espectro presente em todos os espaços e setores da Sociedade antiga, fosse em maior ou menor grau.

Apenas a Sociedade Bizantina, situada no entorno da capital: Constantinopla e herdeira da civilização clássica, contou com um aparelho educacional eficiente e vasto; capaz de fazer a balança pender para o lado da cultura letrada, sem no entanto erradicar totalmente o analfabetismo... não é por acaso que Crisóstomo, Basílio, Jerônimo e mesmo Gregório de Roma pertencem a este contexto...

Devemos pois compreender as exortações dos Padres antigos tendo em vista o público a que se dirigiam e não abstraindo do público e supondo que estavam a imaginar uma humanidade ou a um homem puramente abstrato.

Eis porque atribuir uma ideologia - a do livre exame - engendrada pela invenção da Imprensa e reforçada pela universalização da instituição escolar (a partir do século XVIII) aos Padres da Igreja nascente não deixa de comportar escandaloso anacronismo.

protestante: Que vem a ser o tal espírito de piedade ao qual vos referis?

ortodoxo: Os padres antigos jamais ensinaram ao povo que a escritura fosse a ÚNICA REGRA DE FÉ E PRATICA OU QUE CADA INDIVIDUO TIVESSE O DIREITO DE INTERPRETA-LA BUSCANDO COMPOR UM CREDO DIVERSO DAQUELE QUE ERA PROPOSTO A TODOS PELA MÃE COMUM I É A IGREJA. 

Jamais recomendaram um tipo de leitura protestante ou particularista, mas um padrão de leitura católico ou seja conforme a regra da piedade, segundo a tradição legada pelos antigos e a consciência eclesial.

Os padres desejavam que o sentido ou significado de cada palavra ou cada termo fosse decretado pela congregação apostólica e humildemente recebido por cada um dos Santos. E que cada membro do corpo se conformasse com a exposição fornecida por ele.

Que a Igreja revela-se ou manifesta-se a seus filhos o conhecimento exato daquilo que estava escrito.

protestante: Afinal que diferença há entre a tal leitura católica e a leitura protestante?

ortodoxo: A diferença é crucial.

Pois enquanto o protestante lê ou examina com hostilidade, buscando elementos com que atacar a fé da Igreja histórica e construir uma fé distinta ou individual o ortodoxo busca antes de tudo uma regra para a vida ou como dissemos um 'o que fazer' e em seguida alimentar aquela fé justa que lhe foi comunicada pela Igreja.

Assim a leitura protestante pretende ser dogmática, credal e sobretudo insidiosa para com a tradição ou o sentido histórico, enquanto a leitura ortodoxa pretende ser ética, praxial e reverente assegurando a paz e a Unidade da Igreja.

O ortodoxo recebe os elementos da fé por mediação infalível da igreja, legitima guardiã e interprete das escrituras; dispensadora dos mistérios divinos e mestra dos bem encaminhados.

Quando o protestante se depara com alguma dificuldade ou obstáculo tende a soluciona-lo sozinho crendo-se muitas vezes, inspirado por Deus e atribuindo a si mesmo as luzes do Espírito Santo. 

Tal a origem das seitas e divisões...

Já o ortodoxo quando se depara com alguma dificuldade ou obstáculo recorre a publicações especializadas e submete-se ao veredito dos doutores e eruditos que são os depositários e guardiães da tradição apostólica.

Julgai vós mesmos sobre qual seja a atitude mais humilde...

TENHAMOS AINDA EM NOSSAS MENTES QUE A MAIOR PARTE DOS PADRES E DOUTORES CITADOS - QUE ESCREVIAM RECOMENDANDO A LEITURA DAS SAGRADAS LETRAS - ERA CONSTITUÍDA POR BISPOS, MINISTROS E MONGES, SUCESSORES DOS SANTOS APÓSTOLOS E, COMO TAIS, LEGÍTIMOS INTÉRPRETES DAS ESCRITURAS... 

EXAMINANDO SEUS EPISTOLÁRIOS O AMIGO HAVERÁ DE ENCONTRAR UM SEM NÚMERO DE CONSULTAS ENVIADAS PELOS FIÉIS SOBRE AS PASSAGENS BÍBLICAS MAIS DIFÍCEIS.

PERCEBE COMO OS INTERLOCUTORES DOS HOMENS BASE EMBORA ESTUDASSEM AS SANTAS ESCRITURAS NÃO COSTUMAVAM INTERPRETA-LAS INDIVIDUALMENTE, RECORRENDO AMIÚDE AO VEREDITO DELES?

ASSIM DEMETRIADE, FURIAN, LETA, SALVINIA, MARCELA, ASSELA, BLESILA, EUSTOQUIA, MARCELO, JANUÁRIO, ETC

A RESPEITO DO GRANDE AMBRÓSIO ESTA REGISTRADO QUE RECEBEU LEGAÇÕES DA PÉRSIA, DA ARABIA E DA GERMÂNIA COM O INTUITO DE EXPOR O SENTIDO DESTA OU DAQUELA PASSAGEM ISNPIRADA... O MESMO SE DIZ A RESPEITO DO GRANDE ORIGENES, DE TEODORO DE MOPSUESTES, DE TEOFILACTO DE OCRIDA E DE EUTHYMIO ZIGABENE.

Nossa leitura é ética ou moral e sempre sujeita ao juizo da mãe igreja, a vossa é fiducial e particular.

Nós recebemos o sentido comum e corrente, oferecido pela igreja, vós lançais os textos contra a mãe igreja, ora, isto não esta de acordo com o pensamento dos padres...

Pois eles eram homens voltados para a igreja e detentores de dignidades eclesiásticas... 

Esta moda ímpia e sacrílega de contrapor a igreja as escrituras não recebestes do divino Crisóstomo nosso pai ou do teoforo Basilio, mas de Lutero, Calvino, Zwinglio... 

Em vão citais os Doutores e Padres recomendando a leitura da Bíblia para com isso acobertar os vãos pensamentos e maquinações de vossos mestres: Calvino e Zwinglio, afinal eles jamais recomendaram aos santos para que lessem o Evangelho como Calvino e Zwinglio, ou seja com o espírito e a intensão deles... uns e outros recomendaram a leitura da Bíblia, MAS DE MODOS E FORMAS DIFERENTES.

Os padres e doutores distinguindo entre livro e livro; leitor e leitor... segundo as circunstâncias.

E recomendando sobretudo que tais estudos fossem animados pelo amor da Igreja e pelo respeito a comunhão fraterna.

Calvino e Zwinglio utilizaram-se das escrituras para estraçalhar a túnica sem costura e corta-la em retalhos.

Lemos as escrituras santas e canônicas; não com o objetivo de estabelecer seitas e conventículos... mas para imitar os exemplos do bom samaritano, de Zaqueu, da viúva pobre. Nos quais jamais habitou a perícia ou a habilidades dos escribas...

Assim nossos padres primeiro viveram a escritura para em seguida dissertarem a respeito dela. E com propriedade dissertaram porque antes puseram em prática... E ASSIM FORAM ELIMINANDO AS DIFICULDADES, RECONHECIDAS POR S CRISÓSTOMO:

"NÃO DIZ ELE: LÊ A ESCRITURA; MAS: LÊ A ESCRITURA COM ATENÇÃO! POIS AS COISAS DIVINAS DEMANDAM CONSIDERÁVEL ESFORÇO. NÓS NÃO DEVEMOS POIS NOS CONTENTAR COM A CASCA OU COM A SUPERFÍCIE; POIS ELE ALUDE A UM TESOURO QUE SE ENCONTRA ENTERRADO NO CAMPO ASSIM CADA UM DE NÓS BUSQUE COM TODA DILIGÊNCIA E APLICAÇÃO DE QUE É CAPAZ OU NÃO HAVERÁ DE ENCONTRAR COISA ALGUMA." Homilia in João XXXX

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