Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cap LXVIII - O veredito dos homens base




"OS MARCOS QUE FORAM POSTOS PELOS ANTIGOS NÃO REMOVERAS."



ortodoxo: A|respeito do livre exame possuímos o testemunho insofismável dos mesmos doutores e padres por vós citados - Jerônimo, Agostinho, Tertuliano, Origenes, Vicente, Cirilo, Hilario, etc - e não nos parece assim tão encorajador...

protestante: Que diz Jerônimo?

ortodoxo: "QUE ESSES MARCIONITAS E VALENTINIANOS NÃO TE SEDUZAM CITANDO REPETIDAMENTE AS ESCRITURAS, PORQUANTO O ESPÍRITO MALIGNO COSTUMA A AGIR DESSA FORMA CITANDO PASSAGENS DA ESCRITURA EM APOIO A SUAS PÉRFIDAS DOUTRINAS, ELE SE VANGLORIA DE CONHECER A FUNDO OS LIVROS SANTOS E DE COMPREENDE-LOS SUPINAMENTE ENTRETANTO QUANDO RECORREMOS AS MESMAS ESCRITURAS ELES ALEGAM QUE NÓS INVENTAMOS NOVAS DOUTRINAS." ad Luciferinum IX


"MARCIÃO, BASÍLIDES E OUTROS AUTORES CUJO NOME NÃO PRETENDO CITAR, NÃO ESTÃO FIRMADOS NO EVANGELHO DE DEUS, ELES NÃO ESTÃO FIRMADOS NA INSPIRAÇÃO COMO A IGREJA, MAS ESTÃO FUNDAMENTADAS EM SI MESMOS E NUM EVANGELHO PURAMENTE HUMANO. POIS NÓS CREMOS QUE O EVANGELHO ESTA DENTRO DAS PALAVRAS SENDO O SEU CONTEÚDO, ELE CONSISTE NÃO NAS LETRAS MAS NO VERDADEIRO SENTIDO A SER APREENDIDO, ELE NÃO SE ENCONTRA NA SUPERFÍCIE MAS NA SUBSTÂNCIA INTERNA. POIS AS LETRAS SÃO COMO FOLHAS ENQUANTO QUE O SENTIDO É MADEIRA RIJA E SÓLIDA E ESSE SENTIDO SÓ PODE SER RECEBIDO DA UNIDADE DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO NA SANTA IGREJA, NÃO SENDO ASSIM SATANAZ SE SERVE ARDILOSAMENTE DAS ESCRITURAS SANTAS RETIRANDO-LHES O CONTEÚDO OU SENTIDO DIVINO SUBSTITUINDO-O POR TUDO QUE É OPINIÃO ESDRÚXULA... ASSIM O EVANGELHO DE CRISTO, MAL INTERPRETADO, NÃO PASSA DE EVANGELHO DO HOMEM OU MELHOR DE UM ANTI-EVANGELHO DE UM EVANGELHO DEMONÍACO." in Galatas I


Ei-lo a discorrer não sobre o estudo católico das escrituras - que antes recomendará vivamente - mas, sobre a leitura protestante ou livre juízo em matéria de fé; pai de todas as seitas e heresias.


protestante: Que diz Agostinho de Hipona???

ortodoxo: Este padre, muito estimado e exaltado pelos protestantes - a ponto de ser alistado juntamente com seus reformadores e ministros - devido a seus lamentáveis erros acerca da graça divina, assim se expressa no que diz respeito a metodologia reformista:

 "PORQUANTO A ESCRITURA SEJA INFALÍVEL EM SI MESMA, NÓS PODEMOS FALHAR NA COMPREENSÃO DE ALGUM PONTO MAIS DIFÍCIL.  - AQUI AGOSTINHO MOSTRA-SE GENIAL!!! - ASSIM QUANDO NOS DEPARAMOS COM ALGUM PONTO OBSCURO E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO DEVEMOS CONSULTAR A IGREJA, MESMO PORQUE A ESCRITURA RECOMENDA CLARAMENTE QUE NOS SUBMETAMOS A ELA." in Ad Cresconium gramm. livro I

"OS HERÉTICOS ATRIBUEM A PALAVRA DE DEUS OS SEUS ERROS E HERESIAS E FORCEJAM POR ESTRIBAR SUAS FALSAS CRENÇAS NA ESCRITURA." De Trin. I,3


"NÃO CRERIA NOS SANTOS EVANGELHOS CASO NÃO FOSSE COMPELIDO PELA AUTORIDADE DA IGREJA CATÓLICA." (Que nada tinha e nada tem de romana)


protestante: Tenho comigo que tais palavras cheiram a blasfêmia.

Ortodoxo: E no entanto tais palavras sabem a mais refinada prudência.

protestante: E por que?

Ortodoxo: Porque enquanto vivemos numa época em que o canôn do Novo Testamento esta fixado e na qual não pairam quaisquer duvidas sobre qual seja o número ou os nomes dos livros santos, Agostinho pertence a uma época em que - segundo declara Eusébio - ainda prevaleciam diversas dúvidas a respeito deles, i é, tanto dos canônicos quanto dos apócrifos.

"O CANON DO NOVO TESTAMENTO CORRESPONDE AO RESULTADO DE UM PROCESSO LONGO E GRADUAL NO DECORRER DO QUAL OS LIVROS CONSIDERADOS COMO INSPIRADOS E AUTORITATIVOS FORAM SELECIONADOS A PARTIR DE UM GRUPO MUITO MAIS AMPLO DE ESCRITOS." Grant in 'C H B' 284

E acrescenta: "FOI UM PROCESSO DE EXCLUSÃO QUE ESTENDEU-SE ATÉ MEADOS DO SÉCULO IV." 

Assim a par de nossos Evangelhos e epístolas inspirados circulava uma multidão de Evangelhos, atos, epístolas e revelações de natureza apócrifa ou discutível, sendo muito difícil ou mesmo impossível distinguir tais registros uns dos outros.

Destarte entre os sectários, cismáticos, pessoas simples ou mesmo igrejas particulares ERA COMUM O APELO A REGISTROS NÃO INSPIRADOS OU O REPÚDIO AO TESTEMUNHO DESTA OU DAQUELA OBRA INSPIRADA. Do que resultava grande confusão, especialmente por ocasião das grandes controvérsias religiosas relacionadas com a divindade de Cristo ou sua Condição... 

Numa tal situação a única regra segura para aquilatar quais fossem os livros inspirados do Novo Testamento era recorrer a tradição da Igreja Ortodoxa. A qual, desde o segundo século - pela voz de Irineu - sustentava a canonicidade de Mateus, Marcos, Lucas e João; excluindo todos os outros registros evangélicos como apócrifos.

Assim, enquanto seus adversários: Maniqueus, montanistas e marcionitas disputavam a respeito de quais fossem os evangelhos fidedignos, sem que se chegasse a qualquer acordo por qualquer via, Agostinho e os demais padres Ortodoxos, contemporâneos seus aderiam firmemente ao testemunho da Igreja Católica legado pelos ancestrais.

protestanteSe mesmo as igrejas as quais as cartas dos apóstolos haviam sido endereçadas perderam de vista o fato de que um dia haviam sido destinatárias das mesmas para que serve vossa tão alardeada tradição???

ortodoxo: Quando as epístolas eram enviadas a determinadas igrejas - como as epístolas escritas pelo beatíssimo Paulo - não havia como falsear o negócio, pois a memória das ditas igrejas encarregava-se de validar a autenticidade do escrito, inclusive apresentando os originais e ostentando os autógrafos... Corinto jamais perdeu de vista que duas cartas do apóstolo lhe haviam sido enviadas, assim Éfeso, assim Colossos, assim Filipos...

Ocorre que nem todos os escritos inspirados - como os Atos dos Santos Apóstolos e o Apocalipse - pertenciam a categoria epistolar. 

Enquanto parte dos que pertenciam a esta categoria eram dirigidos a particulares, a Igreja como um todo ou mesmo a uma certa categoria de pessoas ou etnia (como por exemplo os hebreus). 

Foi quanto a este tipo de escritos que a duvida penetrou na igreja como um todo; mesmo em certo número de líderes na medida em que tais tradições permaneciam nos domínios da oralidade e em que as comunicações eram extremamente difíceis, do que aproveitaram-se os heréticos para forjar não apenas os tais escritos apócrifos mas um grande número de tradições apócrifas sobre as origens dos escritos as quais circulavam em seus conciliabulos.

protestante: Mas que zorra!

Ortodoxo: Como reza Strabellitais escritos contavam-se as centenas. Haviam Evangelhos de Matias, Filipe, Bartolomeu, Tiago, Judas, Maria Madalena, etc Atos de Pedro, Paulo, João, André, Tomé, Judas, etc Epistolas de Pedro a Tiago, de Paulo a Sêneca, de Paulo aos Laodicenses, aos alexandrinos, aos cipriotas, etc Apocalipses de Paulo, Bartolomeu, Estevão, Pedro, Tomé, etc; sem falar nos oráculos atribuidos ora a Tito, ora a Timóteo, ora a personagens exóticos como Eugnostos, Silvano, Marsano, Zostres, Asclépios, Sexto, Parcor, etc (cf Kuntzmann/Dubois 'Nag Hammadi'; Paulinas - 1990 pp 21)

PARTE DESTE MATERIAL FOI REUNIDO, COPIADO E EDITADO PELO LUTERANO FABRITIUS EM MEADOS DO DÉCIMO SÉTIMO SÉCULO SOB O TÍTULO DE "BÍBLIA APÓCRIFA".

Diante de um tal estado de coisas ou seja de uma aluvião de escritos pretensamente inspirados e de tradições apócrifas que procuravam valida-los ou seja entre canon e canon; tradições e tradições; só restava aos ortodoxos CONFIAR NA AUTORIDADE DA IGREJA E DE SEUS BISPOS COMO ÚNICO CRITÉRIO POSSÍVEL PARA IDENTIFICAR O VERDADEIRO CANON E A VERDADEIRA TRADIÇÃO.
DAÍ AGOSTINHO AFIRMAR, E COM TODA RAZÃO, QUE EXCLUINDO-SE A AUTORIDADE DA IGREJA ERA IMPOSSIVEL DISTINGUIR OS LIVROS SANTOS DOS PROFANOS, OS DIVINOS DOS TERRENOS, OS INSPIRADOS DOS FALSIFICADOS...

O único critério possível face a este estado caótico do coisas era ouvir a voz da Igreja e, investigar com máximo empenho suas tradições imemoriais. Não havia aqui outra saída... 

FACE A ESTE CIPOAL, EM QUE A IGREJA X RECEBIA O EVANGELHO DE PEDRO, A IGREJA Y O APOCALIPSE QUE LHE ERA ATRIBUÍDO, AQUELOUTRA O EVANGELHO DA INFÂNCIA, E ASSIM POR DIANTE... APELAR AS ESCRITURAS COMO ÚNICA REGRA DE FÉ ERA APELAR A UMA REGRA INCERTA E EDIFICAR A FÉ SOBRE FUNDAMENTO INSTÁVEL E MOVEDIÇO.

PARA O PROTESTANTE QUE VIVEU NO SÉCULO XV, quando a controvérsia a respeito do Canon havia sido solucionada há quase mil anos; OU PARA O PROTESTANTE DE HOJE, é demasiado fácil apontar para um volume da JFA ou da Valera e declarar que se trata da única regra de fé... POIS MAL SABE ELE OU IMAGINA QUE DURANTE OS CINCO PRIMEIROS SÉCULOS DESTA NOSSA ERA APONTAR PARA A BÍBLIA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ EQUIVALIA DIZER QUE NÃO HAVIA REGRA ALGUMA OU QUE HAVIAM DIVERSAS REGRAS...

Pois naquele tempo era justamente a Bíblia que precisava duma regra ou cânon, duma medida ou critério; E ESTE CRITÉRIO, DEMONSTRA-O ABUNDANTEMENTE A HISTÓRIA FOI A TRADIÇÃO OU MEMÓRIA DA IGREJA ANTIGA. Jamais ocorreu aos padres antigos recorrer ao testemunho interno do espírito santo ou ao testemunho do coração humano; pelo simples fato de que os marcionitas, montanistas, valentinianos, basilidianos, etc apelariam aos mesmos testemunhos com o objetivo de sancionar seus respectivos cânones...


TEM OS PROTESTANTES UMA BÍBLIA OU UM VOLUME DE ESCRITOS QUE CONSIDERAM INSPIRADOS JUSTAMENTE PORQUE ESTE LHES FOI ENTREGUE PELA IGREJA ANTIGA... A QUAL PARA AQUILATAR QUAIS FOSSEM SEUS COMPONENTES RECORREU AO TESTEMUNHO DA TRADIÇÃO. ASSIM SE A BÍBLIA OU MELHOR DIZENDO A LEGITIMIDADE DE SEUS REGISTROS, FOI UMA VEZ JULGADA PELA TRADIÇÃO É MAIS DO QUE COMPREENSÍVEL QUE SEU SENTIDO OU SIGNIFICADO CONTINUE SENDO JULGADO PELO MESMO CRITÉRIO: A TRADIÇÃO.

protestante: Passemos a Tertuliano; que diz ele?

ortodoxo"JESUS NÃO DISSE A MULHER 'TEU CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS TE SALVOU' MAS TUA FÉ TE SALVOU, POIS NÃO SOMOS SALVOS POR NOSSA PERÍCIA NAS ESCRITURAS MAS PELA FÉ."
"PARA NADA SERVE DISCUTIR SOBRE AS ESCRITURAS. POIS A HERESIA NÃO ACEITA ALGUNS DE SEUS LIVROS, E QUANDO ACEITA CORROMPE-LHES A INTEGRIDADE, ADULTERANDO-AS COM INTERPOLAÇÕES E MUTILAÇÕES - versões Wicleff, Tyndale, Lutero, KJV, TNM, mórmon, etc - AO SABOR DE SUAS IDÉIAS, E QUANDO ADMITE A ESCRITURA TODA PERVERTE-LHE O SENTIDO POR MEIO DE INTERPRETAÇÕES FANTÁSTICAS... NÃO SE DEVE, POIS, APELAR AS ESCRITURAS, NEM LEVAR A QUESTÃO A CAMPO ONDE NÃO PODE HAVER VITÓRIA OU PELO MENOS ALGUMA SORTE DE GANHO. DE FATO, AINDA QUE O CONFRONTO DAS ESCRITURAS NÃO DEIXASSE AS DUAS PARTES NO MESMO PÉ, A BOA ORDEM PELA QUE PRIMEIRO SE PROPONHA - E É O QUE AGORA DISPUTAMOS - DETERMINAR QUEM POSSUI A VERDADEIRA FÉ, A QUEM PERTENCEM AS DITAS ESCRITURAS, POR QUEM, A QUEM E PARA QUE FOI CONFIADA A ORDEM QUE NOS FAZ CRISTÃOS; ONDE ESTIVER TAL FÉ E TAL ORDEM ALI SE ENCONTRARÁ A LEGÍTIMA INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS E TODA TRADIÇÃO CRISTÃ." in De Praescriptionibus IX

protestante: E Hilário que diz?

ortodoxo: "JAMAIS HAVEREI DE ME TORNAR HERÉTICO OU DE CONCORDAR COM AS TUAS BLASFÊMIAS SOB O FALACIOSO PRETEXTO SEGUNDO O QUAL ESTÃO FUNDAMENTADAS NA AUTORIDADE DAS ESCRITURAS." resposta ao imperador Constâncio, que repudiava a doutrina da DIVINDADE DE CRISTO com base 'na autoridade da Bíblia'.

Nenhum comentário: