Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 16 de novembro de 2008

XLI - O método divino - BIBLISMO DESMASCARADO!!!


"A experiência nos tem demonstrado que a impressão e distribuição de Bíblias não é a forma pela qual comumente a palavra de Deus alcança os corações dos homens." Congresso protestante do Panamá - 1916





JESUS DISSE: "IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE AS NAÇÕES... ENSINANDO-AS A OBSERVAR TUDO QUANTO EU DETERMINEI." Mt 28,19 sg

Paulo registrou: "Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados?" Romanos 13,15








ASSIM JESUS JAMAIS DECRETOU: IDE INVENTAI A IMPRENSA, FUNDAI GRÁFICAS E EDITORAS, CONTRATAI TRADUTORES, IMPRIMI VELHOS TESTAMENTOS OU BÍBLIAS E DISTRIBUI-OS EM MEU NOME; QUEM LER E INTERPRETAR SERÁ SALVO E QUEM NÃO INTERPRETAR SERÁ CONDENADO.

Tampouco o apóstolo alude a leitura ou a distribuição de livros e panfletos aos antigos, mas ao anuncio verbal, a pregação, ao ministério eclesiástico legitimamente constituído. Fossem os membros da antiga igreja de Roma, protestantes, a resposta - a pergunta feita pelo apóstolo e registrada logo acima -não se faria esperar: lendo, examinando e interpretando as escrituras Paulo!!!

Para os protestantes a história da salvação não foi inaugurada por Cristo ou melhor por sua Santa Encarnação, mas por Johannes Gutemberg e pelo prelo. Foi o advento da imprensa e a fabricação de bíblias em larga escala que, segundo a lógica protestante, abriu as portas do céu... até então cerradas ou abertas apenas aos milionários.

Eis Gutemberg pintado como novo e super evangelista enquanto pai e modelo de todos os impressores de Bíblias... nada melhor do que ganhar dinheiro e salvar almas ao mesmo tempo...

Decididamente é o protestantismo filho legítimo da imprensa e não do Evangelho, do romanista Gutemberg e não do divino Jesus Cristo.




UM SACERDOTE PAPISTA ESMAGA O LIVRE EXAMINISMO

"Mimosa a doutrina do livre exame na África, na Oceania, na China ou entre as tribos dos nossos botocudos. Em tais paragens pode o pregador Yankee ou seu filhote lançar quantos livros quiser, gritando a plenos pulmões 'Tolle et lege' (toma e lê)... para tais povos e culturas, entre choças, cabanas e malocas, a ordem de manusear e interpretar o livro seria recebida entre risos de escárnio e ditaria mais gracejos do que todos os livros de Mark Twain. MELHOR SERIA MANDAR UM HOMEM SEM BRAÇOS TOCAR PIANO OU UM HOMEM SEM PERNAS DISPUTAR A SÃO SILVESTRE. COMO MEIO DE SALVAÇÃO ENTRE AS CULTURAS ILETRADAS DOS SELVÍCOLAS E ABORÍGENES A BÍBLIA É PURA E SIMPLESMENTE INÚTIL. MEIO SUPINAMENTE BOÇAL DE EVANGELIZAÇÃO A RESPEITO DO QUAL JESUS CRISTO, ENVIANDO SEUS APÓSTOLOS A TODAS AS CULTURAS, JAMAIS COGITOU...

Eis todos os povos e culturas iletradas, postas nas guarras de Satanaz por serem incapazes de folhear a Bíblia e com eles as crianças mortas antes de terem atingido a idade escolar, os cegos, os deficientes, a gente do campo, os operários, etc  A MINGUA DE LEITURA BÍBLIA OU DE LIVRE EXAME ESTÃO TODOS FADADOS A ARDER ENTRE OS FUMOS DO TÁRTARO...

Eis quanta gente lançada aos fogos infernais devido a senha luterana: Fora da Bíblia não há salvação...

'O protestantismo não é feito para o povo. JESUS AMA OS POBRES E HUMILDES E NÃO PODE DEIXAR DE TER PENSADO NELES. Ora, com sua regra basilar do livre exame das escrituras A REFORMA EXCLUI DO CRISTIANISMO E DO CÉU OS MAIS HUMILDES. Parte dos pobres com efeito, lê muito sofrivelmente ou não sabe ler. QUE COISA É SENÃO OBJETO INUTIL UM LIVRO NA MÃO DE UM ILETRADO???" Mgr De Segur

"Que utilidade terá um livro para os analfabetos, que constituiram e ainda constituem parte substancial das sociedades humanas ou que ao menos foram uma legião imensa?

Se nos tempos atuais, tempos em que sobejam leis, escolas, professores, livros, etc ainda subsiste, quando não sobeja, o analfabetismo; imagine quanto analfabetismo não fervilhou em meio as trevas do mundo pagão em que veio brilhar a luz do Evangelho...

Sobre cem romanos quantos frequentariam escolas?
Dez talvez, e mesmo isto nos parece avantajado.  A CARTILHA, ENTRE OS ANTIGOS, ERA PRIVILÉGIO DOS ABONADOS. MESMO NA IDADE ÁUREA DA HELADE, O APRENDIZADO ERA FRANQUEADO APENAS AOS MENINOS DAS CIDADES. ENTRE OS CAMPÔNIOS GRASSAVA O ANALFABETISMO GENERALIZADO E ELES CONSTITUIAM O GROSSO DA POPULAÇÃO. NAS VILAS MAIS MODESTAS FLORESCIAM ALGUNS MESTRES PARTICULARES CUJAS AULAS ERAM FRANQUEADAS APENAS AOS MAIS AFORTUNADOS DO SEXO MASCULINO.

EM ROMA AS CRIANÇAS DE ALTA EXTRAÇÃO ERAM EDUCADAS POR PRECEPTORES, EM GERAL DE CONDIÇÃO SERVIL.

DESTA FALTA GERAL DE CULTURA LETRADA ENTRE OS ANTIGOS ABROLHA A TOTAL INUTILIDADE DA LEITURA BÍBLICA, PARA A QUAL A MAIORIA DAS PESSOAS OLHARIA COMO UM JUMENTO OLHA PARA UM PALÁCIO.

Mesmo entre os ricos, a educação deixava a desejar, como depreendemos do testemunho de Sêneca:

"Não poucos ignorantes são detentores de obras, menos para a instrução do que para a vã ostentação... na casa dos nababos encontramos bibliotecas imensas e inuteis, exceto como enfeite na sala de jantar. Qualquer solar respeitável ressentiria a falta duma estante de livros que testemunhasse a respeito da fineza de seus proprietários"

Eis como Sêneca, diretor do ensino de seu tempo, descreve amargamente a situação dos novos ricos que sequer sabiam soletrar, salientando a inutilidade dos mesmos para aqueles que não sabem ler...

Uma boa prova a respeito da ignorância generalizada que grassava nos tempos de Jesus, é a pergunta que cheios de admiração dirigiram-lhe seus conterrâneos (Jo 7): ' COMO É QUE CONHECE AS LETRAS SEM JAMAIS TER ESTUDADO?' Se por ser de família pobre Jesus não teve acesso a Escola, é porque entre os judeus, a instrução tocava apenas aos mais ricos. Entre os antigos hebreus conhecer a Mishna e a escritura sem ter se assentado aos pés dos rabinos equivalia quase que a um título de nobreza. 

Paulo teve acesso aos pés dos rabinos porque era cidadão romano e filho de um homem economicamente bem situado.

Na idade média, devido as devastações promovidas pelos povos germânicos, teria sido menos a turba multa de iletrados? Em que pese os esforços titânicos da igreja, a ignorância era quase que universal. Via de regra os filhos dos bárbaros alçados a nobreza de capa e espada encaravam livros e letras como 'coisa de clérigos'. Foi assim, em meio a uma sociedade composta majoritariamente por guerreiros e servos que clérigo tornou-se sinônimo de letrado ou doutor.

Carlos Magno, o grande imperador jamais aprendeu a ler!

POIS BEM, TODA ESTA POBRE GENTE FOI REMETIDA PELO DOUTRO LUTERO AOS CALDEIRÕES DO PERO BOTELHO, POIS NÃO É SALVO SENÃO AQUELE QUE ESTA APTO PARA EXAMINAR AS ESCRITURAS.

"A instrução básica foi declarada obrigatória sob pena de morte... O SIMPLES BOM SENSO ESTABELECE QUE JESUS NÃO PODERIA TER POSTO A SALVAÇÃO FORA DO ALCANCE DA MAIORIA DOS SERES HUMANOS. ABSURDO POIS E ANTI NATURAL O PRINCÍPIO DA LEITURA BÍBLICA NECESSÁRIA. O QUE DEUS JAMAIS PENSARÁ, PENSOU LUTERO E PENSANDO DETERMINOU A ALFABETIZAÇÃO COMO DOGMA PRIMORDIAL DO LUTERANISMO."

Queres te salvar? Toma primeiro a cartilha e aprende a ler, do contrário...

Pretensão exótica a da reforma de trancar o paraíso aos que não sabem ou sabiam ler.

Pobres almas nascidas nas terras em que a Bíblia não foi traduzida... ja não vos basta ser doutrinados e batizados segundo a ordem de Jesus Cristo, necessário vos é aprender a ler... E mesmo depois de ter aprendido a ler, deveis queimar vossas pestanas sobre compêndios de aramaico e grego caso desejeis aumentar as garantias de vossa redenção!

CEM ANOS ANTES DA COMÉDIA DE WITTEMBERG E DA INVENÇÃO DOS PRELOS, A IDEIA DE FAZER LER A BÍBLIA A DUZENTOS MILHÕES DE SERES HUMANOS ESPALHADOS PELA FACE DA TERRA TERIA SIDO ACOLHIDA COM UMA GARGALHADA GERAL E CONDUZIDO LUTERO DA CÁTEDRA SAGRADA AO HOSPÍCIO. Acontece que a farsa foi representada em meio ao surgimento e a evolução da indústria editorial... veio a calhar.

Os editores de livros bem compreenderam o filão que se lhes abria e fizeram-se quase todos protestantes ou recusaram-se a editar as obras compostas pelos sacerdotes papistas em defesa da antiga religião. A produção e venda de Bíblias acenava com fartos rendimentos, a par, é claro, da santa salvação.

Interesses cruzaram-se naquele momento, financeiros e 'espirituais'... o sucesso da reforma e da industria de livros bíblicos estava garantido...........................

Jesus trouxe ao mundo uma doutrina, ou revelação; não somente aos pósteros, mas também a seus coevos, e grosso modo para todos os homens de todos os tempos, culturas e estádios de civilização. Destarte cada membro da espécie tem o direito de receber integralmente o anuncio de sua palavra, sem a qual não pode haver comunhão espiritual.

No tempo em que nosso abençoado e divino Mestre anunciava a boa nova da verdade divina, seu lema era este "Quem tiver ouvidos para ouvir que ouça" e não "quem tiver olhos para ler que leia" e quem tiver grana suficiente para comprar compre. Logo não pode haver melhor sistema com que apreender as verdades de fé senão pelo ouvir. Jesus falou e ordenou aos apóstolos que anunciassem verbalmente o que haviam escutado. EIS O MÉTODO DIVINO.

Nosso Redentor não mais existe visivelmente. Nosso Bom Jesus já não se faz ouvir entre as multidões famintas pelo pão da palavra. A boa nova já não flui como outrora de seus lábios benditos e divinais.

Alguém há de existir que tome seu lugar dando expansão a seus ensinamentos...

Será este sucedâneo seu o livro? 

Estamos autorizados a responder que não. 

Pois ao invés de escrever e de editar um livro JESUS ESCOLHEU DOZE ARAUTOS OU VIGÁRIOS, OS QUAIS COMISSIONOU E ENVIOU EM SEU NOME. EIS A IGREJA VIVA, SENHORA E MESTRA DA VERDADE A QUAL DEVEMOS ESCUTAR DOCILMENTE CASO QUEIRAMOS HONRAR SEU FUNDADOR.

E assim sempre foi. O púlpito e não o livro é que foi o grande instrumento que operou a conversão das gentes. Improvisado nas catacumbas sepulcrais ou debaixo dos carvalhos seculares na soledade dos campos, escupido no mármore ou na madeira das vetustas basílicas, erigido nas capelas e igrejas o púlpito cristão foi a cátedra donde a verdade divina fluiu até conquistar os corações os povos. OS POVOS QUE DESERTARAM DO PAGANISMO NÃO LHO FIZERAM POR OBRA E GRAÇA DE LIVROS E PANFLETOS, MAS AOS PÉS DOS MISSIONÁRIOS POR OBRA E GRAÇA DA CRUZ VIVIFICANTE, DA PALAVRA E DO EXEMPLO.

Falou Jesus e deixou quem falasse por sí ao invés de deixar um livro indefeso e uma palavra morta, fácil de ser manipulada pelos oportunistas e demagogos. OS PROTESTANTES AMAM O LIVRO PORQUE O LIVRO É INCAPAZ DE DEFENDER-SE POSSIBILITANDO QUE CADA ESPERTALHÃO FAÇA DELE O QUE BEM QUISER, CORROMPENDO A VERDADE DIVINA. Jesus padeceu, morreu e deixou quem padecesse e morresse por sí, os mártires cujo sangue foi semente doutras tantas Cristandades. O sangue os mártires, não a leitura da Bíblia, impressionou ao extremo a imaginação viva dos pagãos arrebatando-os a tenebrosa superstição em que viviam.

TORPE LEVIANDADE SERIA ENCOMENDAR A UM LIVRO O PORVIR DA INSTITUIÇÃO CRISTÃ!!! LEVIANDADE DIGNA DUM PALERMA, JAMAIS DE UM DEUS IMENSAMENTE SÁBIO E INFINITAMENTE PERFEITO. Pois a linguagem do livro, tornando-se obscura e indecifrável com o passar dos tempos, tornaria bastante comodo o ofício dos sofistas e canalhas, a saber, martirizar e torcer as palavras até fazer com que dissessem tudo quanto desejassem; passando a falar em seus nomes e não em nome de Jesus Cristo enunciando e encobrindo doutrinas exóticas e estranhas tal como vemos enunciadas por cada seita e por cada heresiarca contemporâneo.

O SIMPLES BOM SENSO, ALIADO A UM CONHECIMENTO ELEMENTAR A RESPEITO DA SOCIEDADE ANTIGA É SUFICIENTE PARA ESTABELECER QUE A POSSE DO LIVRO PELA COMUNIDADE DOS FIÉIS ERA UTÓPICA E IMPRATICÁVEL NOS PRIMEIROS SÉCULOS DESTA NOSSA ERA. NOS PRIMEIROS DECÊNIOS DA ERA CRISTÃ SERIA MAIS FÁCIL UM CATECÚMENO PEGAR A LUA COM OS DENTES DO QUE ESTAR EM POSSE DE TODOS OS LIVROS SANTOS.

IMAGINEM SÓ O 'DEVOTO' CARREGANDO SEU CARRINHO COM 66 (...) ROLOS EM DEMANDA DAS CATACUMBAS... SÓ O IMAGINAR JÁ FAZ RIR... digo rolos porque os cadernos principiaram a ser utilizados no século IV...

Para o protestante inculto é bastante fácil imaginar S Estevão ou S Policarpo com a JFA ou a Valera enfiada nas axilas... A VERDADE DOS FATOS NO ENTANTO, EXIGIRIA DUAS AXILAS GIGANTESCAS COM QUE CONTER OS 66 ROLOS SAGRADOS...

Antes de Gutemberg, quando o prelo estava ainda em trabalho de parto, era necessário ser um nababo para possuir um manuscrito completo da Bíblia, que custava, como diríamos hoje, os olhos da cara. POIS CADA EXEMPLAR EXIGIA UM OU MAIS COPISTAS, MAIS AS DESPESAS EM MÃO DE OBRA, COM PERGAMINHO, TINTA, ETC ENFIM UMA FORTUNA!

IMAGINAI EM PLENO SÉCULO X UM MISSIONÁRIO YANKEE CLAMANDO: 'CRISTÃOS, IDE A LEI E AO TESTEMUNHO! TOMAI E LEDE AS ESCRITURAS!' TER-SE-IA O AUDITÓRIO EMUDECIDO E ENCARADO COM VIVO ESPANTO NOSSO HOMEM PONDO EM DÚVIDA SUA SANIDADE MENTAL. POIS NAQUELE TEMPO HOUVESSE TALVEZ UM ÚNICO NOVO TESTAMENTO PARA CADA CEM MIL PESSOAS. COMO SERIA POSSÍVEL QUE TODOS OS CRENTES VIESSEM A MANUSEA-LO?...

EIS QUE JESUS NÃO MANDA PAULO EXAMINAR AS ESCRITURAS, ANTES ENVIA-O A UM MINISTRO COMISSIONADO, ANANIAS, PARA SER CURADO, INSTRUÍDO NA DOUTRINA DA FÉ E RECEBIDO NA PAZ DA IGREJA. E SABEMOS QUE PAULO POSSUÍA OS LIVROS SANTOS!

'Foi sem ruído - afirma o protestante Kraus em sua 'História Eclesiástica' - pela força intima do Evangelho e sem outro recurso que a palavra' que o Cristianismo percorreu o mundo antigo; em 175 em Edessa, na Pérsia e na Bactriana... no século terceiro ganha toda Armênia... Origenes converte a árabia pétrea onde Paulo havia buscado refúgio... O Norte da África é atingido bastante cedo e Tertuliano refere-se já a uma multidão incontável de crentes... As Gálias curvam-se a mensagem de S Irineu... uma escrava, Nina, implanta a doutrina na Geórgia... exércitos de anacoretas invadem as areias do Egito... Nicéia recebe ministros das Ilhas Britânicas... Frumêncio e Edesio tornam-se apóstolos da Etiópia... monges nestorianos atingem a China... Do mar do Ocidente ao Mar da China corre a palavra do Salvador e faz volta ao mundo. MAS NÃO VAI CARREGADA PELO LIVRO... FORAM A PALAVRA, A PACIÊNCIA E O EXEMPLO DOS MISSIONÁRIOS QUE CONVERTERAM TANTAS NAÇÕES E NÃO CARREGAMENTOS DE BÍBLIAS.

S Remígio não recita versículos perante Clovis em Reims... os burgundios são captados pela pregação de S Avito que jamais cogitou em empregar argumentos de natureza exegética com bárbaros que sequer sabiam soletrar... Os visigodos são apartados do arianismo pelo braço de Recaredo, irmão do mártir Hermenegildo, e não por disputas e debates em torno das escrituras. S Severo percorre o Danúbio apoiado em seu bordão de peregrino e em posse da palavra viva ou seja sem livro algum. Os lombardos são persuadidos por S Gregrório, Teodolinda e S Columbano não por panfletos ou literatura de controvérsia. S BONIFÁCIO NA ALEMANHA, S PATRÍCIO NA IRLANDA, S COLUMBA NA ESCOSSIA, ESPANCAM AS TREVAS DO PAGANISMO E PODE-SE DIZER QUE NÃO POSSUEM UM SÓ EXEMPLAR DA BÍBLIA. PORTAM DOUTRINAS SANTAS E DIVINAS NÃO BÍBLIAS PARA SEREM COMENTADAS AO SABOR DO FREGUÊS...

Religião alguma propagou-se por meio de livros ou panfletos, nem mesmo o islamismo. Este, como assevera Pascal, foi levado nas pontas das espadas. Primeiro as lanças depois o Corão, esta foi a ordem natural das coisas. O mesmo pode dizer-se do Budismo, cujos Bonzos e Bicus jamais recorreram a Tripitaca com o intuito de converter os infiéis... sem o poder cívil, o budismo, como o islam, jamais teria triunfado. FINALMENTE O PROTESTANTISMO FOI IMPLANTADO PELOS PRÍNCIPES SERENÍSSIMOS, SENADORES, ELEITORES, REIS, ETC POR DECRETO, FORÇA DA LEI E PONTA DA ESPADA...

Origenes já havia apontado a Celso que movimento algum logra cooptar as massas, exceto por força de exemplos. RELIGIÃO NÃO HÁ SOBRE A FACE DA TERRA QUE TENHA SAIDO DE LIVRO OU VIVIDO AS CUSTAS DE UM... As obras dos filósofos Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, etc grangearam certo número de adeptos e estudiosos, mas apenas entre a elite dos sábios e letrados permanecendo completamente ignoradas pelas massas incultas. Um credo livresco teria a mesma sorte, convertendo-se em pábulo espiritual de um exíguo escól; a gente simples no entanto passaria desapercebido. Pois o vulgo só é atingido por obras e exemplos.

Eis porque dizia Confúcio aos chins: 'Um bom livro pode fazer algum bem aquele que o lê, o exemplo, no entanto, é mais eloquente porque fala diretamente ao coração.'
...............................................
Com luxo de imaginação oriental, digna das mil e uma noites, calcularemos, se quiserem, em cem mil o número de manuscritos bíblicos completos existentes antes da imprensa. JAMAIS CHEGOU A TANTO A PERÍCIA DOS COPISTAS, ADMITA-MO-LO PORÉM A GUIZA DE HIPÓTESE. Tomada por certa a suposição quem haverá de imaginar ou supor que semelhante quantia de livros bastasse para o exame de duzentos milhões de almas espalhadas pela Cristandade medieval? Antes alimentar o povo que seguia Jesus sem multiplicar pães e peixes... NÃO DAVA NEM PARA A COVA DO DENTE...

Eusébio narra que Constantino mandou preparar cinquenta Bíblias muito ricas que foram distribuidas as principais igrejas da Cristandade... Observe-se, cinquenta exemplares, não para cada cristão, mas para cada Igreja, digo para cada Igreja principal, ou seja, as grandes igrejas fundadas pelos apóstolos, como Jerusalem, Antioquia, Damasco, Atenas, Alexandria, Roma, etc E PARA TANTO FOI NECESSÁRIO RECORRER A MUNIFICÊNCIA DO CÉSAR ROMANO, O HOMEM MAIS PODEROSO DA TERRA. Diante disto não é possível sequer imaginar a penúria de bíblias e de livros que assolava a Cristandade antiga e a que estado ficaria reduzida a igreja de Deus caso estivesse preza ao livro...

Mais tarde, devido aos monges de Cassiodoro e seus sucessores avolumou-se o número de livros, passando de pingo a chuvisco no deserto... o simples preço das pele ou pergaminho e da tinta fazia com que o preço atingisse preços fabulosos, a ponto dos abades e reis adicionarem tais livros aos catálogos de 'tesouros'... Matias Corvino, por exemplo, tornou-se famoso por possuir alguns exemplares completos da Bíblia, coisa muito fina, de gente graúda... 

Nas Basílicas tais livros eram postos em caixas de prata e encerrados num cofre ou tabernáculo junto ao altar. Nos mosteiros eram acorrentadas as estantes para que não fossem roubadas e revendidas a peso de ouro. Nas catedrais, as que havia sido legadas em testamento, eram acorrentadas a ambões para que pudessem ser lidas pelos devotos. Excomungado era o abade que ousasse emprestar tais livros a outro mosteiro, embora o pai de Lutero, João, costumasse tomar o Evangelho de empréstimo num dos mostérios próximos a sua residência.

MAIS FÁCIL ENCONTRAR AGULHA EM PALHEIRO DO QUE ENCONTRAR UMA BÍBLIA COMPLETINHA NUMA RESIDÊNCIA QUALQUER ANTES DO ADVENTO DA IMPRENSA. DESTARTE O POVO CONTINUAVA SENDO DOUTRINADA SEGUNDO O EXEMPLO LEGADO POR CRISTO, PELOS APÓSTOLOS, PELOS MÁRTIRES E PELOS PADRES ANTIGOS OU SEJA ORALMENTE, PELO EXEMPLO, PELA PALAVRA E PELA AUTORIDADE.

Acaso hoje é diferente?

Primeiro vai o missionário católico com a palavra e o exemplo. Depois, quando os indígenas já estão apaziguados e o canibalismo erradicado, chega o missionário protestante com seu carregamento de livros inúteis. E dá de falar mal dos missionários... logo ele que sequer arriscou a unha do dedo mindinho...

TAL ENTRE NÓS BRASILEIROS.

Anchieta e Nóbrega descanibalizaram... depois vieram os pastores e... pau no Anchieta, no Nóbrega, no jesuitismo...

Os calvinistas de Villegagnon bem tentaram atrair alguns selvícolas acenando com o livro, mas que fiasco... dependesse da Bíblia tais índios teriam permanecidos escravos da pajelança até nossos dias."



UM TESTEMUNHO INSUSPEITO


"A palavra de Deus comporta em si mesma um único sentido; mil, porém, terá na cabecinha do leitor. Na Bíblia não buscamos toda verdade; mas só aquela que nos satisfaz e deleita.

Pois, mesmo as verdades parciais tem na Bíblia, beleza capaz de levar a erros magníficos; e sua autoridade assegura-lhes uma consagração indiscutível.

Aferramo-nos a verdade que escolhemos. As demais verdades que a completam, fazendo-lhe contrapeso, excluimos e negligenciamos.

Na Bíblia não vemos senão o que queremos ver... Com uma só coisa estamos de acordo: na sagrada escritura procuramos não as verdades nela contidas, mas apenas e tão somente a sua autoridade irrecusável para nossas próprias idéias, que qualquer outro nome seria incapaz de proteger..." Alexandre Vinet (Pr Calvinista) in "A Igreja e as confisões de fé" apud Strabelli. id









Nenhum comentário: