Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 16 de novembro de 2008

Cap XL - Quando a emenda sai pior que o soneto ou resposta do protestante






protestante: "É absolutamente falso que a Igreja de Cristo seja mais antiga do que a Escritura (Bíblia) pois quando 'O Verbo se fez carne' parte da Escritura - a saber, o antigo testamento - já existia... e tinha sido comunicado aos judeus." in M G Torres 'A Igreja romana a barra do Evangelho'

ortodoxo: Mas em que parte do antigo testamento nos deparamos com os elementos da doutrina Cristã???

protestante: ?

ortodoxo: Uma vez que você afirma a pertinência do antigo testamento em matéria de fé e doutrina Cristãs, peço que me indique em quais de suas partes constituintes nos deparamos com os principais elementos da doutrina Cristã?

protestante: "NOSSO SALVADOR e seus apóstolos confirmavam usualmente suas doutrinas pelo testemunho da lei e dos profetas." id p 117

ortodoxo: Rogo então que me mostre de que partes do antigo testamento Jesus retirou a doutrina da S Trindade, a doutrina da Eucaristia, a doutrina do batismo, da divina graça, da Igreja, etc e em que circunstancias buscou justifica-las apelando as crenças e doutrinas ensinadas pelos patriarcas e profetas.

protestante: Bem se vê que o amigo ignora ou repudia a doutrina 'ortodoxa' da Revelação Progressiva; segundo a qual os elementos da Revelação foram sendo comunicados ao povo na medida em que lhe era possível compreende-los.

ortodoxo: Bem se vê o quanto vale o antigo testamento em matéria de doutrina ou de Revelação Cristã... pois nele não nos deparamos com qualquer alusão aos principais artigos de fé característicos do Cristianismo; como a Trindade divina, a Igreja, a Eucaristia, o Batismo, a Graça divina, a imortalidade consciente, etc Nem nos deparamos com quaisquer recursos feitos por Jesus - no Evangelho - a Bíblia judaica com o intuito de justificar tais ensinamentos.

protestante: Muito conveniente acreditar no testemunho do antigo testamento apenas quando citado por Jesus.

ortodoxo: MUITO CONVENIENTE ACREDITAR NO TESTEMUNHO DO ANTIGO TESTAMENTO QUANDO NÃO CITADO POR JESUS.

protestante: É acreditar apenas no que se deseja ou quer.

ortodoxo: É ACREDITAR APENAS NO QUE É FORMALMENTE EXIGIDO PELO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E ESTABELECER UM CRITÉRIO OBJETIVO.

protestante: Não sei a respeito de que critério esta falando.

ortodoxo: Embora vocês protestantes vivam alardeando que tudo quanto se acha contido no antigo testamento corresponde a uma dispensação divina, repudiam boa parte dele.

Do contrário recusar-se-iam a consumir animais impuros e carne com sangue, não raspariam suas barbas, não usariam dois tipos de tecido misturados, não comeriam carne misturada com derivados de leite, não semeariam dois tipos de grãos misturados, etc Observariam o sábado, ofereceriam sacrifícios sangrentos, etc

protestante: Nós repudiamos a tais práticas pelo simples fato de terem sido revogadas por Jesus Cristo.

ortodoxo: Aqui esta o critério JESUS. No entanto vós protestantes não sois fiéis a ele.

protestante: E por que?

ortodoxo: PORQUE DAIS POR SUPOSTO QUE TUDO QUANTO NÃO FOI EXPLICITAMENTE REVOGADO POR JESUS CRISTO PERMANECE VÁLIDO... eis a razão porque viveis citando as leis do deuteronômio alusivas a prática do espiritismo... TODAVIA NÃO É MENOS CERTO QUE JESUS JAMAIS REVOGOU AS LEIS REFERENTES A BARBA, AOS TECIDOS MISTURADOS, AOS GRÃOS SEMEADOS E MUITAS OUTRAS LEIS, AS QUAIS VÓS PROTESTANTES NÃO OBSERVAIS.

De modo que a aceitação ou não destas leis e ensinamentos judaicos, que não foram explicitamente revogados por nosso Senhor, FICA SEMPRE AO ENCARGO DE VOSSOS LÍDERES E MESTRES, E CADA UM ESCOLHE AQUILO QUE DESEJA PARA OPOR AO ENSINAMENTO DA IGREJA E FORMAR GRUPO A PARTE. PORQUE SE TRATA DUM CRITÉRIO PURAMENTE SUBJETIVO.

protestante: E quanto a vós, qual vosso posicionamento a respeito???

ortodoxo: NÓS CREMOS QUE TUDO QUANTO NÃO TENHA SIDO EXPLICITAMENTE CITADO E REFERENDADO POR JESUS SEJA DESPROVIDO DE SENTIDO E VALOR PARA A VIDA DA IGREJA E DESTARTE REJEITAMOS TUDO A EXCEÇÃO DAS PROFECIAS QUE DIZEM RESPEITO A ELE.

E ao invés de encara-lo como alguém que veio completar ou aperfeiçoar encara-mo-lo como aquele que veio inaugurar o ensino divino, dando cumprimento ao oráculo: ELES SERÃO TODOS ENSINADOS POR DEUS e NINGUÉM ESTEVE COM DEUS AQUELE QUE ESTA NO SEIO DE DEUS, ESSE NOS COMUNICOU.

protestante: Onde pretende chegar???

ortodoxo: Quero dizer que a posse do antigo testamento, de seus oráculos, vaticínios e profecias, não supre as necessidades da instituição Cristã em termos de doutrina pelo simples fato de que ele não contém em seu interior a maior parte dos ensinamentos comunicados por Jesus Cristo a seus apóstolos.

POIS A FUNÇÃO DOS PROFETAS JAMAIS FOI INSTRUIR O POVO AO RESPEITO DOS MISTÉRIOS DIVINOS E SIM APRESENTAR O INSTRUTOR AUTORIZADO, DIVINO E INFALÍVEL PROCEDENTE DOS CÉUS.

De fato as profecias corresponde as nossas placas de trânsito cuja função é indicar o caminho e apontar a direção de um locar importante e não a um manual de funcionamento de um veículo, o manual de funcionamento CORRESPONDE EXCLUSIVAMENTE AO EVANGELHO.

Implica isto admitir que tais ensinamentos - como a instituição eucarística, a fórmula do Batismo, o Pai Nosso, etc foram comunicados e exclusivamente comunicados pela Igreja ou pela autoridade apostólica, ao menos até que o primeiro registro do Novo Testamento fosse escrito quase vinte anos mais tarde ou completado cerca de sessenta e cinco anos depois de sua fundação...

Do contrário vocês protestantes estariam obrigados a mostrar-nos em que partes do antigo testamento tais ritos foram extraídos pelo Senhor Jesus Cristo... No entanto os patriarcas e profetas nada sabiam a respeito do Pai Nosso, da eucaristia, ou de outras instituições caracteristicamente Cristãs... e em seus escritos não há vestígio sequer de tais instituições essenciais a vida espiritual deste povo.

Portanto, em termos de fé e prática encontrava-se a primeira geração de Santos completamente desamparada pela Tanak ou a mikra dos infiéis, mesmo no que diz respeito a suas partes mais nobres ou divinas como os oráculos proféticos.

Por outro lado escritos propriamente Cristãos ainda não haviam sido postos em circulação pelos apóstolos...

Donde se infere, muito necessariamente que a Igreja nascente não podia recorrer a quaisquer escrituras ou afirmar o biblismo pelo simples fato de inexistir uma Bíblia Cristã ou um Novo Testamento.

E que durante muito tempo permaneceu a Igreja na dependência da pregação oral e da tradição não escrita transmitida de geração em geração.

protestante: Toda escritura é inspirada por Deus, assim o antigo testamento.

ortodoxo: Tens razão quanto a isto: Toda escritura é inspirada por Deus...

Disto não se infere todavia que toda escritura foi inspirada com o MESMO objetivo ou função: conter e comunicar os elementos característicos da doutrina Cristã.

Toda escritura foi decerto inspirada, mas com propósitos bastante distintos.

Uma a função dos profetas: anunciar a vinda do Mestre divino e outra a do Mestre divino: COMUNICAR TUDO QUANTO TERIA OUVIDO NO SEIO DE SEU PAI.

Assim, a antiga escritura foi inspirada com o objetivo de apresentar o Verbo aos hebreus i é a guiza de preparação. 

De antecipar de algum modo sua vinda por meio do testemunho profético.

Outra, a Nova, foi inspirada com o objetivo de apresentar aos fiéis a doutrina comunicada pelo Verbo.

Suplementando assim o anúncio da Igreja.

A primeira apontava para a manifestação futura do grande Instrutor, enquanto a segunda apenas continha dados ou elementos constituítivos da instrução divina.

Portanto, afirmar a inspiração de certas partes do Antigo Testamento ou admitir que ele contenha palavras de Deus sob a forma de vaticínios proféticos não equivale a apresenta-lo como uma espécie de manual de doutrina Cristã ou de catecismo.

DIZEMOS QUE O ANTIGO TESTAMENTO CONTÉM PALAVRAS DE DEUS - em oposição a teoria da inspiração plenária, absoluta ou linear - E NÃO QUE CORRESPONDE EM SUA TOTALIDADE A PALAVRA DE DEUS PORQUE NÃO RECEBEMOS COMO LEGITIMAMENTE INSPIRADAS, NO PLENO SENTIDO DA PALAVRA, SENÃO AQUELES TRECHOS QUE DÃO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO OU QUE DE ALGUM MODO OU MANEIRA ALUDEM A SUA DIVINA PESSOA. Em suma para ser divino é inspirado é fundamental que texto esteja ligado a pessoa de Jesus Cristo e voltado para o Mistério de sua encarnação, de seu advento, de sua manifestação.

É CRISTO JESUS NOSSO SENHOR QUE COMUNICA SENTIDO DIVINO AS PALAVRAS DA ESCRITURA DIVINIZANDO-AS.

Seja como for em termos de fé e prática caracteristicamente Cristãs, a Mikra dos antigos hebreus, não contém praticamente nada ou muito pouco contém...

É preciosa para conduzir os homens aos pés do Mestre MAS NÃO PARA SUBSTITUI-LO OU TOMAR SEU LUGAR.

Os protestantes no entanto costumam po-la no lugar de Cristo na medida em que apresentam-na como um registro em tudo igual ao Santo Evangelho e as palavras do Deus encarnado.

protestante: Logo...

ortodoxo: Só nos resta concluir que pelo menos até 50 a C a única regra de fé e prática conhecida pelos Santos foi a autoridade exercida oralmente pelos Apóstolos.

Implica isto reconhecer que o padrão ou critério original estabelecido pelo Verbo foi o ministério apostólico, a hierarquia, a autoridade, o apostolado, o magistério, a tradição, a IGREJA e não o livre exame.

Pois sem Escritura CRISTÃ não há 'Sola Scriptura' e sem Bíblia CRISTÃ não pode haver biblismo... VINDO ABAIXO E DESABANDO FRAGOSAMENTE A MANOBRA DA BIBLIOLATRIA,

E porque Deus é imutável e a ordem estabelecida por ele irrevogável somos levados a crer no discurso da Igreja Ortodoxa e a encarar o princípio protestante do livre exame como uma subversão ou como um ato de rebeldia.








Nenhum comentário: