Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2008

Cap LXXIV - Considerações finais

protestante:"As escrituras são uma luz espiritual, muito mais clara que o próprio sol, especialmente no que diz respeito a salvação o cristão deve consulta-la necessariamente." Lutero in Arbitro escravo VI pp 111

"A muito tempo combatemos as afirmações dos sofistas (o primeiro dos quais era o apóstolo Pedro) segundo as quais as escrituras são ambíguas e obscuras." Lutero, id

ortodoxo: "ASSIM HÁ NESTES SALMOS COISAS QUE NÃO PODEMOS COMPREENDER MELHOR DO QUE UM GANSO." Lutero in Conversações a mesa Vi

"Grande e difícil coisa é compreender a escritura. Tu depreenderás cinco anos para estudar e compreender as Geórgicas de Virgílio, vinte anos para compreender as Epístolas de Cícero, CEM ANOS PARA DAR COM O SENTIDO DOS PROFETAS ELISEU E ELIS, DE JOÃO BATISTA, DO CRISTO, DOS APÓSTOLOS E ASSIM DECIFRAR TODA ESCRITURA." Lutero id IV

"ALGUNS PRETENDEM APROFUNDAR O CONHECIMENTO DA ESCRITURA; MAS DECLARO QUE ISTO É IMPOSSÍVEL, NÃO PODEMOS MAIS DO QUE PERMANECER BOIANDO NA SUPERFÍCIE; COMPREENDER O SENTIDO SERIA ALGO MIRACULOSO." Lutero id 556


Gostaria de encerrar estas reflexões em torno do livre examinismo desenvolvendo os raciocínios do Cardeal Henri de Lubac, o qual certa vez assim expressou-se:

"O ISLAN E O JUDAISMO PODEM SER DEFINIDOS COMO SENDO 'RELIGIÕES DO LIVRO' O CRISTIANISMO NÃO; POIS SEU CENTRO É UM HOMEM: JESUS CRISTO, O QUAL COMO SÓCRATES NÃO QUIS ESCREVER LIVRO ALGUM."

A citação é livre e inexata, mas a mensagem nela contida é esta.

Segundo o Islan e o Judaismo seus respectivos livre baixaram dos céus ou foram ditados por Deus.

Segundo o Cristianismo no entanto foi Deus mesmo que baixou dos céus NÃO EM FORMA DE UM LIVRO MAS EM FORMA DE HOMEM para poder ensinar os homens de um modo mais seguro e perfeito.

Então o centro da espiritualidade Cristã não é um livro que foi ditado ou que desceu do céu; mas o homem/Deus ou o Deus que desceu do céu e se fez homem para instruir os homens.

Certamente que o Evangelho foi escrito e que isto foi uma grande adjutório para a Igreja.

No entanto uma autoridade viva e ativa DEVE SER SUBSTITUÍDA POR UMA AUTORIDADE VIVA E ATIVA; por um corpo eclesiástico e NÃO POR UM LIVRO.

ASSIM QUANDO CRISTO SE OCULTA A NOSSA PRESENÇA, CERCA DE 15 ANOS ANTES DE TER SIDO ESCRITO O PRIMEIRO DE NOSSOS EVANGELHO; PERMANECE CONOSCO EM ESPÍRITO ANIMANDO UM OUTRO CORPO VISÍVEL I É SUA IGREJA, O QUORUM DOS DOZE, O CORPO GOVERNANTE, O COLÉGIO APOSTÓLICO!!! E ESTA AUTORIDADE VIVA, ATIVA E VISÍVEL TEM PERPETUADO SUA PRESENÇA ENTRE NÓS ATÉ 'A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS'.

Dirá você, amigo protestante; que a dispensação Oral corresponde a uma dispensação provisória, enquanto que a dispensação escrita corresponde a uma dispensação perpétua e definitiva???

No entanto, caso admitamos uma única alteração por que raios não poderíamos admitir duas ou três ou mais e acreditar que a dispensação livresca também acabou por ser substituída por uma dispensação profética ou carismática e assim por diante???

Assim, fundamentados na escritura repudiamos vossa sugestão puramente humana a respeito duma alteração posterior e insistimos que se a letra do Evangelho é coisa excelente nem por isso a divina revelação foi depositada exclusivamente nele, mas entregue a autoridade dos apóstolos ou seja a Igreja ativa e viva capaz de julgar e de dirimir as controvérsias ao invés de alimenta-las.

De fato Jesus não quis que seu povo vagasse ao sabor das especulações, interpretações e conjeturas humanas a respeito da Verdade; mas que tivesse acesso direto a verdade em termos claros e objetivos mesmo para uma criancinha.

Nosso Mestre jamais considerou a simples possibilidade de que o gênero humano como um todo estudasse, aprendesse ou cultivasse técnicas de exegese ou hermenêutica indispensáveis a compreensão de qualquer livro mais ou menos antigo. Ele jamais pretendeu conduzir sua gente pelo labirinto da polimatia e da erudição; mas pela senda reta da Verdade.

Assim submeteu os verdadeiros crentes a autoridade viva, ativa e visível do episcopado, que é a base da Igreja. E estabeleceu a unidade doutrinária como vínculo da paz e da concórdia; eliminado as dissidências e disputações que produzem apenas rancor e ódio nos corações.

De modo que os bem orientados folgam em repetir:

"CREIO NA IGREJA, UNA, SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA E ORTODOXA."

Una porque professa uma só doutrina.

"UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FÉ E UM SÓ BATISMO."

E não diversas fés - fé unitária, fé pentecostal, fé calvinista, fé arminiana, fé luterana, fé sabatista, fé iconoclasta, etc - e diversos batismos...

Santa porque ensina o homem e a romper com o pecado e a repara-lo concretamente.

Católica porque esta posta para a espécie humana como um todo e não para povos ou indivíduos privilegiados.

Apostólica porque seu fundamento, como já foi dito, esta posto sobre a sucessão apostólica.

E Ortodoxa porque foi comunicada UMA ÚNICA VEZ AOS SANTOS de modo absoluto e definitivo e não de modo relativo e progressivo. 



Nenhum comentário: