Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Cap XXXIV - A unidade como nota da Igreja de Cristo






UM DEUS, UM CRISTO E VÁRIAS IGREJAS COMO PODE SER ISTO?



ortodoxo: Como pudemos estabelecer sobeja e fartamente o protestantismo não passa dum amontoado de seitas separadas umas das outras já no que diz respeito a fé, já no que diz respeito a prática e a própria caridade. Cumpre-nos demonstrar agora que a unidade doutrinária é una nota, sinal ou marca que nos auxilia a reconhecer a única e verdadeira Igreja de Cristo, legítima depositária de seus ensinamentos.

protestante: E de que forma pretende faze-lo?

ortodoxo: Para satisfazer vossas exigências nossa demonstração partira das santas e divinas escrituras. DEMASIADAMENTE FÁCIL PARA NÓS É RECORRER AO SANTO EVANGELHO E AS PALAVRAS DE CRISTO.

protestante: Penso que esta nossa divisão em seitas foi providencial de modo a impedir que se desenvolve-se um outro papado no seio da reforma.

ortodoxo: Penso Deus como um Ser sumamente perfeito.

Portanto devo crer que se de fato a unidade doutrinal comporta algum benefício ou vantagem para os seres humanos (COMO UNIR CADA UM DE SEUS REPRESENTANTES PELOS LAÇOS DA VERDADE) esse Deus - igualmente Todo poderoso - possui todos os meios necessários para concede-la a Igreja, bem como os meios necessários para impedir que a dita unidade essencial ou unidade de fé assuma o carater de unidade administrativa ou monárquica característica da igreja romana. Poderoso é Deus para implementar a Unidade da fé sem permitir que esta de vezo a opressão.

Foi justamente o que se sucedeu com nossas igrejas apóstolicas do Oriente: mantiveram a confissão unanime da fé - unidade essencial e divina - sem que houvesse uma centralização humana, artificial e administrativa oposta aos propósitos divinos e ao ensinamento do divino Mestre. Nossas Igrejas jamais conheceram qualquer tipo de papado, mas tampouco conheceram a anarquia espiritual inaugurada pela reforma protestante.

E assim permanecerão fiéis ao padrão divino, como a arca dos judeus que segundo dizem seus registros não se desviou nem para a direita nem para a esquerda permanecendo sempre no meio do caminho ou no caminho do meio. Porque os extremos todos tocam-se no dizer do Filósofo.

protestante"Mas em que consiste essa unidade que Jesus Cristo quis para sua Igreja?" A. Monod, iden, p 187

ortodoxo: Consiste, ja o dissemos uma série de vezes: na afirmação dos mesmos artigos de fé ou dogmas necessários ao crescimento espiritual dos profitentes, no mesmo tipo de governo - episcopal - e no mesmo padrão de culto: a sinaxe.

Eis uma lista completa de artigos considerados de fé pela ortodoxia:




  • DA ESCRITURA CANÔNICA DO NOVO E ETERNO TESTAMENTO FORMADA POR VINTE E SETE LIVROS E DA SOBERANIA DO EVANGELHO.
  • DA SAGRADA TRADIÇÃO E CONSENSO DOS DOUTORES E PADRES ORTODOXOS COMO REGRA DE INTERPRETAÇÃO DA ESCRITURA SANTA.
  • A TRINDADE SANTA E CONSUBSTANCIAL: UMA MESMA NATUREZA EM TRÊS CONSCIÊNCIAS OU PESSOAS DISTINTAS. Solenemente afirmado em Nikaia e em Constantinopla.
  • DA COMUNHÃO DE BENS EXISTENTE ENTRE AS DUAS NATUREZAS DO SENHOR OU OPERAÇÕES TEÂNDRICAS. Solenemente afirmado em Éfeso.
  • AS DUAS NATUREZAS DE CRISTO: DIVINA E HUMANA, DISTINTAS PORÉM INTIMAMENTE UNIDAS NUMA SÓ PESSOA. Solenemente afirmado em Kalkedon.
  • SUA ENCARNAÇÃO, NASCIMENTO VIRGINAL, MORTE, PAIXÃO VERDADEIRA E ASCENSÃO AOS CÉUS.
  • O ESTADO PECAMINOSO DA HUMANIDADE (PECADO ANCESTRAL)
  • DA SEPARAÇÃO DE PECADOS EM GRAVES E LEVES 
  • DA VIDA E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO COMO VÍNCULOS ENTRE A ESPÉCIE HUMANA E O SAGRADO OU COMO MEIOS DE COMUNHÃO ENTRE O HOMEM E O DIVINO.
  • DAS DUAS VONTADES DE CRISTO: HUMANA E DIVINA. Solenemente afirmado no segundo concilio de Constantinopla.
  • DOS GRANDES SACRAMENTOS: BATISMO, CRISMA, EUCARISTIA, PENITÊNCIA, ORDEM, MATRIMÔNIO, UNÇÃO DOS ENFERMOS, MONACATO E LAVA PÉS.
  • DA PRESENÇA REAL DO SALVADOR NA EUCARISTIA.
  • DA POSSIBILIDADE DO BATISMO INFANTIL.
  • DO ESTADO MONÁSTICO DE POBREZA E CELIBATO COMO ESPIRITUALMENTE SUPERIOR.
  • DA HIERÚRGIA - SINAXE COMO REAPLICAÇÃO DO ÚNICO E ETERNO SACRIFÍCIO OFERECIDO NA CRUZ TENDO EM VISTA ATRAIR E SANTIFICAR O GÊNERO HUMANO.
  • DA IGREJA VISÍVEL: UNA, SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA E ORTODOXA COMO DEPOSITÁRIA DE SEUS ENSINAMENTOS.
  • DA ESTRUTURA EPISCOPAL DA IGREJA E PODER DIVINO DOS SUCESSORES DOS APÓSTOLOS.
  • DA INFALIBILIDADE ORDINÁRIA DA IGREJA E DE SUA INFALIBILIDADE EXTRAORDINÁRIA CUJO ÓRGÃO É O CONCÍLIO ECUMÊNICO.
  • DA IMORTALIDADE DA ALMA E DO ESTADO INTERMEDIÁRIO.
  • DA SEGUNDA VINDA DO SENHOR CRISTO, DO JUÍZO FINAL E DA RESSURREIÇÃO DA CARNE PARA A VIDA ETERNA.
  • DA UTILIDADE DAS ORAÇÕES PELOS MORTOS PARA QUE SEJAM ESCLARECIDOS E HERDEM UMA SANTA RESSURREIÇÃO.
  • DA MATERNIDADE DIVINA DE MARIA SANTÍSSIMA. Solenemente afirmado em Éfeso.
  • DA VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA SANTÍSSIMA.
  • DA COMUNHÃO DE AMOR EXISTENTE ENTRE TODOS OS SANTOS AMIGOS DE DEUS.
  • DA HONRA QUE SE DEVE AS SAGRADAS IMAGENS DO VERBO ENCARNADO, DE SUA SANTA E PURÍSSIMA MÃE, SE SEUS TEÓFOROS APÓSTOLOS, DOS HEROICOS MÁRTIRES E EGRÉGIOS PADRES.
  • DOS SINAIS, GESTOS E RITOS COMO UTEIS A SALVAÇÃO: FÓRMULAS DE ORAÇÃO, FESTAS, PARAMENTOS, CÍRIOS, INCENSO, FLORES, ASPERSÕES, UNÇÕES, JEJUNS, ETC
  • DO SANTO E ABENÇOADO SINAL DA CRUZ VIVIFICANTE.
  • DA GUARDA DO DIA DO DOMINGO OU DA SANTA RESSURREIÇÃO.
  • DA LIBERDADE HUMANA PARA A ADESÃO A IGREJA.
  • DA SALVAÇÃO PELA OBEDIÊNCIA A LEI DE CRISTO OU SEJA POR FÉ E OBRAS, SINERGISMO.
No total de quarenta e oito mistérios ou verdades de fé em TRINTA artigos de contidos nos símbolos niceno constantinopolitano, nos firmanes de Nikiforos Gregoras, Genádio, Pedro Moguila, Jeremias II e Dossiteus o grande ou no ensino regular e comum dos Hierarcas de todas as Santas Igrejas de Cristo Ortodoxas e Católicas. 

NISTO CONSISTE A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA, EM QUE CADA UM DE SEUS MEMBROS CONHEÇA COM ABSOLUTA CERTEZA E EXATIDÃO OS PONTOS FUNDAMENTAIS DA DOUTRINA OU OS ELEMENTOS CONSTITUÍTIVOS DA DIVINA REVELAÇÃO CRISTÃ. Tal o que designamos por AMANA ou declaração de fé, a expressão da nossa fé.





protestante: O amigo esta certo de que todos estes artigos foram foram admitidos e ensinados pelos Santos apóstolos até o século IV? Pois também nós julgamos acreditar em tudo quanto eles acreditaram...

ortodoxo: Indubitavelmente. Embora não empregassem a mesma terminologia ou linguagem que foi posteriormente elaborada pelos concilios ecumênicos: ousia, hipostasis, teandrismo, etc A terminologia foi acrescentada a fé com o objetivo de fixar sua exatidão e clareza impedindo que certas opiniões heréticas pudessem ser livremente comunicadas ao povo de Cristo sob a aparência de ortodoxia. Foi como fechar as portas da Revelação a doutrinas extravagantes...

protestante: Eles é que constituem a tal unidade de fé de que vocês ortodoxos tanto se ufanam?

ortodoxo: Tal a unidade a unidade de fé que faz do povo Cristão um só corpo e pensamento predispondo-o para a Unidade divina na esperança e na caridade.
protestante: E quanto aqueles que não fazem parte dela?
ortodoxo: Devem ser considerados como hereges ou cismáticos.
protestante: Que é um herege ou um cismático?
ortodoxo: Herege é todo aquele que põe-se a examinar a doutrina cristã com o objetivo de selecionar ou escolher os elementos em que deseja crer, em detrimento dos demais elementos que se julga no direito de repudiar, como se fosse proprietário da divina Revelação ou autor da fé. Já o cismático é aquele que, apesar de crer em todas as verdades - ou ao menos em grande parte delas - afasta-se da comunhão apostólica e forma um grupo a parte, rompendo com os laços da caridade.

Como se pode constatar o protestantismo merece ser classificado como verdadeira heresia na medida em que cada um de seus próceres, a começar por Lutero, tem se atrevido a exercer humano juízo sobre o conteúdo da divina Revelação e decidido a respeito do que crer e do que não crer, como se a igreja de Cristo constitui-se uma espécie de restaurante self service...

Já o romanismo é um cisma e uma superstição porquanto a igreja apostólica estabelecida na capital da Itália separou-se das igrejas irmãs i é do Catolicismo, engendrando novas crenças como o gracismo, o infernismo, o expiacionismo e a infalibilidade papal.

Todavia a imensa maioria das pessoas, composta por protestantes e romanistas não é nem herética nem cismática, mas verdadeiramente cristã e piedosa pois crê de boa fé que seus respectivos padrões foram estabelecidos pelo Senhor Jesus Cristo, ao qual procuram servir de todo coração. Só existe heresia, cisma e culpabilidade quando estamos plenamente cônscios de que estamos ligados um padrão religioso inconsistente e nos recusamos a romper com ele; o que mormente se sucede com os lideres e estudiosos.

Neste caso, a alma que se mantem fiel a um padrão que sabe ser falso peca gravemente contra a verdade e em seguida contra o amor devido aquele que se manifestou na carne para que todos os homens pudessem ser: "ENSINADOS POR DEUS."

Em geral os líderes das seitas e igrejolas tem plena consciência de que não estão em posse da verdade, mas recusam-se a admiti-lo com medo de perder os benefícios de ordem material de que usufruem ou a GLÓRIA QUE OBTIVERAM DOS HOMENS.

E assim trocam o Senhor que os resgatou por um prato de lentilhas...

protestante: Estes vão para o inferno?

ortodoxo: Toda alma que parte deste mundo sem ter aproveitado bem o tempo que lhe foi concedido causa grande dano a si mesma... e terá de encarar a si mesma depois de partir desta vida. E de confrontar-se com a justiça divina... Não em termos de punições eternas que sendo desproporcionais e injustas não são aplicáveis a seres finitos; mas certamente em termos de separação, solidão, isolamento, correção, reeducação; enfim de penitência, segundo esta escrito:

"TENDO SIDO BOA, CORPO RECEBI PERFEITO."

No entanto assim que o último ceitil for pago será libertada e remida de todo cativeiro.

Segundo esta escrito:

"Não será liberta ATÉ que pague o último ceitil."

Ora, a partícula CONDICIONAL ATÉ exige que esta alma seja liberta após ter quitado sua divida.

E este outro texto:

"Todo pecado será perdoado, exceto o pecado contra o Espírito Santo."

Portanto se estiver voltada para Cristo no Espírito Santo haverá esperança para ela.

protestante: Logo aderir a fé ortodoxa é um grave dever?

ortodoxo: Para aqueles que foram convencidos a respeito de seus erros é a única saída digna e honrosa. Uma vez que Jesus Cristo Nosso Senhor fixou o padrão da Ortodoxia só resta aqueles que o amam em verdade abraça-lo com toda boa vontade.

protestante: Por que é vedado ao Cristão escolher os dogmas em que deseja crer e rejeitar os que lhe pareçam inadmisiveis???

ortodoxo: Distinguir entre os artigos de fé, escolher ou selecionar é absolutamente proibido. Tal a origem da palavra herege: escolha/seleção, o herético é aquele que não se submete integralmente ao magistério de Cristo.

Como simples criaturas que somos nenhum de nós esta autorizado a disputar com nosso Criador, mestre e Senhor, devendo acatar com reverência todas os seus juízos.

Discernir entre os dados da divina revelação equivale a ultrajar o divino revelador, usurpar a autoridade suprema e fazer-se réu de lesa divindade.

Aquele que diz crer no Senhor Jesus Cristo e ama-lo em verdade deve acolher com a mesma submissão cada um de seus ensinamentos, sem distinguir um do outro. Reverenciando tudo quanto dele proceda.

Aquele que hesita, o hipócrita, o fingido, o leviano, o irreverente este acha bom crer em algumas coisas e não crer em outras.

E assim de algum modo ele busca igualar-se ao Senhor Jesus Cristo.

A QUEM EXCLUSIVAMENTE PERTENCE O DEPÓSITO REVELADO OU O CONTEÚDO DA DIVINA REVELAÇÃO.

Devendo, por isso mesmo, ser contado entre os pagãos e publicanos.

Compreendemos que seja perfeitamente lícito não crer e permanecer a margem do Cristianismo.

Quanto ao que crê no entanto e que adere ao Senhorio de Jesus Cristo, este deve crer com todas as suas forças e abraçar a fé sem reservas ou seja aceitando tudo quanto ele nos revelou a respeito de sua natureza e do mundo futuro.

Ao invés de examinar o conteúdo de sua pregação aspirando disputar com ele.

Aqui não é possível exercer meia fé ou fazer restrição.

A submissão que Jesus exige por parte dos seus é sem reservas.

Excelente é examinar os fundamentos da fé, irreverente examinar os elementos da fé.

protestante: Neste caso poderiamos dizer que é tudo ou nada?

ortodoxo: Sim poderiamos dizer que é oito ou oitenta, quem recebe Jesus Cristo como Mestre autorizado ou como Instrutor divino procedente dos céus não pode deixar de aceitar humildemente todos os ensinamentos por ele propostos.

Não há meia aceitação com relação aos ensinamentos do divino Mestre ou meia profissão de fé.

Ou cremos ou não cremos...

Não há espaço algum para criticidade no que diz respeito a boa nova do Evangelho.

Como posso crer em Jesus e duvidar de suas palavras e ensinamentos?

Como posso ama-lo e deixar de crer nele?

Assim o amor conduz a fé e a fé conduz a humildade.

Devendo a fé Cristã ser recebida em sua integralidade, tal e qual foi comunicada e não seccionada pu fracionada em partes

Em bloco deve ser recebida ou em bloco deve ser rejeitada.

protestante: Mesmo quando tais artigos oponham-se ao testemunho da razão?

ortodoxo: Caso a razão - analisando o processo histórico e acareando testemunhos - conclua que há motivos suficientes para acreditar na pessoa de Jesus Cristo, então deve acolher com reverência e gratidão todos os ensinamentos por ele ministrados inda que estejam acima de sua capacidade.

Caso a razão tenha sido persuadida de que o Cristianismo possui fundamentos divinos não tem porque recear de sua dignidade.

Caso a razão perceba que os motivos para vir a crer são satisfatórios, então deve crer e crer firmemente, exercendo uma fé robusta e não anêmica.

Caso as garantias de credibilidade em favor do Mestre sejam evidentes julgo que não caiba ao homem, enquanto ser mortal e finito, exercer juízo algum sobre a doutrina...

Isto implica certa dose de coragem. Pois nos obriga a admitir que existem outras realidades ou formas de existência que estejam acima de nossas categorias formais de entendimento, as quais só podemos captar em parte e inda assim precariamente.

Por outro lado postular que tudo quanto existe possa ser perfeitamente absorvido ou assimilado por nosso aparelho racional SERÁ SEMPRE UM ATO DE FÉ... FÉ NA CAPACIDADE ABSOLUTA DA RAZÃO.

Nós no entanto, e muitos outros, acreditamos na capacidade relativa da razão i é em sua capacidade relativa a este nosso universo material; sem no entanto dar por certo que todas as formas de existência estejam enquadradas nos límites deste universo. O que jamais poderá ser demonstrado...

Seja como for o protestantismo pode ser definido como uma fé anêmica, uma meia fé, uma fé que hesita, um ceticismo disfarçado de crença. O Cristão Ortodoxo crê em absolutamente tudo quanto foi revelado; o protestante crê apenas até certo ponto... O Católico crê na totalidade da divina revelação o protestante cre apenas numa parte ou parcialmente; aqui ser MORNO EQUIVALE A SER VOMITADO PELO SENHOR, CUMPRINDO SER QUENTE OU FRIO> CRENTE PERFEITO OU INFIEL.

protestante: Por que o senhor afirma que o protestantismo é uma fé anêmica?

ortodoxo: Justamente porque os protestantes desconfiam do credo cristão legado pelos ancestrais ao invés de aceita-lo em sua inteireza. Porque duvidam, examinam e fazem restrições... Tal Ulrico Zwinglio que desejando saber como o Cristo poderia estar verdadeiramente presente nos elementos eucarísticos acabou por rejeitar a doutrina da presença real... tal Karlstadt que investigando sobre nossa reconciliação acabou condenando o pedobatismo... tal Cellarius que examinando as escrituras repudiou a S Trindade; e assim sucessivamente... até que cada ponto fundamental foi infirmado pelos novos apóstolos em nome da Bíblia ou melhor em nome de suas interpretações individuais e falíveis.

Um tal estado de coisas acabou engendrando o liberalismo teológico, o qual, se prestou alguns bons serviços a Cristandade - No que diz respeito ao Velho testamento e suas puerilidades - não deixou de vibrar rude golpe sobre o Cristianismo reformado e até mesmo sobre a Cristandade em geral na medida em que veio a repudiar explicitamente os elementos mais nobres desta graça como: a Trindade, a divindade de Jesus, seu nascimento virginal, a pureza do Evangelho, a reconciliação, etc sob o pretexto de que eram irracionais.

Assim, rompendo com o equilíbrio sempre mantido, a grande custo, pela mãe igreja; o protestantismo deu origem a duas correntes extremas e antagônicas: a judaização e a credulidade (fundamentalismo) a um lado - como salientamos no primeiro post - e a paganização e o racionalismo a outro. E converteu-se numa religião de extremos ou de contrastes...

Pois aqui o CRER EM TUDO não significa mais - como para a igreja Episcopal - crer nos elementos da fé que nos foram legados pelo divino Mestre MAS CRER EM TUDO QUANTO OS MESTRES DA CASA DE ISRAEL REGISTRARAM NAS CENTENAS DE PÁGINAS DO ANTIGO TESTAMENTO I É EM CENTENAS DE MITOS, FÁBULAS E NARRATIVAS FRANCAMENTE IMORAIS E OPOSTAS A ECONOMIA DO EVANGELHO.

A primeira corrente como ja dissemos tende a converter o Cristianismo numa espécie de judaismo ou islamismo, perdendo de vista o dogma da Encarnação e mergulhando no transcendentalismo absoluto enquanto que a segunda tende a dar suporte a incredulidade, ao materialismo e até mesmo ao ateismo promovendo a descristianização das sociedades ocidentais, assim nos vemos entre a cruz e a caldeirinha... premidos entre dois abismos... EIS PARA ONDE O PROTESTANTISMO TEM CONDUZIDO A POBRE HUMANIDADE!!!

E patrocinado o desespero e a loucura de tantas almas honestas.

protestante: Diante de um problema tão grave qual seria a solução mais viável?

ortodoxo: Saí de Babilônia e regressai aquela unidade primitiva, equilibrada e sã cujo sólido fundamento é o padrão apostólico.

URGE ABANDONAR O QUANTO ANTES AS FRIOLEIRAS DO ANTIGO TESTAMENTO QUE NADA DIZEM A RESPEITO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E QUE NÃO APONTAM PARA ELE E, IGUALMENTE, AS PRETENSÕES INFUNDADAS DO RACIONALISMO MATERIALISTA COM SUA METAFÍSICA CAPENGA.

protestante: Tal parecer esta em conformidade com as santas escrituras?

ortodoxo: Disse Jesus nosso Mestre: "TODA CASA DIVIDIDA PERECERÁ." logo, não é possivel que ele tenha edificado para si mesmo uma casa toda dividida e fragmentada em centenas de seitas beligerantes e em duas correntes extremistas e antagônicas: fundamentalismo judaizante e liberalismo anti cristão.

Sem entregar o governo de sua igreja a um só - como querem os papistas - o Salvador do mundo jamais deixou de velar um instante sequer para que sua santa Igreja permanecesse firmemente unida pela posse dos mesmos mistérios e artigos de fé:

CREIO EM UM SÓ SENHOR JESUS CRISTO GERADO PELO PAI NA ETERNIDADE, GERADO NÃO FEITO...

CREIO NA IGREJA UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA...

CREIO EM UM SÓ BATISMO PARA A REPARAÇÃO DOS PECADOS...

CREIO NA RESSURREIÇÃO DO CORPO E NO MUNDO VINDOURO...

CREIO - CREIO E CREIO!!!


Eduardo Carlos Pereira disse: "UMA CASA DIVIDIDA CONTRA SI MESMA NÃO SUBSISTE: É TEMPO DE ACABAR COM A DIVISÃO DA CASA PRESBITERIANA (PORQUE DEUS NÃO TOMOU TODAS AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA EVITAR QUE SUA CASA FICASSE DIVIDA?)
......................................................................................................................................................................
O VASTO E IMPORTANTE CAMPO DE RIBEIRÃO PRETO, PERDE-MO-LO EM BENEFÍCIO DOS METODISTAS (UÉH MAS NÃO SÃO TODOS DE CRISTO?) JUNDIAI ENTREGA-MO-LO AOS BATISTAS, CONCEIÇÃO DO RIO VERDE, MINAS, ONDE TANTOS ANOS PREGAMOS O EVANGELHO, ESTÁ HOJE EM PODER DOS BATISTAS LIVRES." in O Estandarte, 1/1 de 1903 apud Boanerges Ribeiro. A Igreja presbiteriana no Brasil... São Paulo, o Semeador, 1987, pg 402












A EXPLICAÇÃO DO DR BILLY GRAHAN, REVELAÇÃO DIVINA = CHAPÉUS...


Costumamos dizer a nossos alunos e ouvintes dos cursos de Filosofia, Didática, História e Letras que "Percebemos ter a inteligência humana certo limite enquanto que a imbecilidade humana não conhece limite algum." - Alex. Dumas -  e assim, temos vontade de chorar...

Os pastores no entanto cá estão a ensinar-nos que sempre é possível ir além e avançar... mesmo diante das maiores imbecilidades.

Tomemos por exemplo a explicação do mundialmente famoso missionário Billy Grahan, a respeito das divisões que estraçalham a igrejola protestante:

"Sempre que alguém me aponta um dedo crítico e exige que lhe digam por que é que existem tantas e tantas igrejas diferentes servindo ao mesmo e único deus, SOU TENTADO A APONTAR PARA OS INUMEROS TIPOS DE CHAPÉUS FABRICADOS PARA O PÚBLICO AMERICANO, QUER MASCULINO, QUER FEMININO. TODOS PERTENCEMOS A MESMA ESPÉCIE HUMANA, MAS TODOS TEMOS DIFERENÇAS FÍSICAS PARA QUE SEJA POSSÍVEL USAR O MESMO ESTILO DE CHAPÉU COM IGUAL SATISFAÇÃO." 
Paz com Deus (Centro de publicações cristãs - Queluz Pt, 1975 pp 252) 

Como S tomé, caso não tivesse lido com minhas próprias vistas não teria crido...

No entanto ai está a referência para que os mais atilados possam averiguar caso desejem...

E este Billy Grahan foi muito considerando entre os neo luteranos ou neo protestantes, antes de tornar-se pasto do Alzheimer.

Apesar disto o apóstolo do novo Cristianismo não hesita
comparar a Verdade eterna ou a divina Revelação comunicada por Jesus Cristo com chapéus... 

Bem, eu já havia visto e ouvido a sra Milhomens comparar o Espírito Santo com coca-cola, certo apologista anti mariano comparar a mãe de nosso Deus a uma lata de qualquer coisa (essa qualquer coisa - quiçá salsichas ou sardinhas por acaso era o Cristo!!!) e um calvinista nivelar a condição humana a um troço de merda...

Afinal na ânsia de se fazerem compreendidos por todos a qualquer custo nossos pastores acabam perdendo totalmente de vista aquela santa reverência com que devemos abordar as coisas Santas e divinas chegando a mais desbragada licença.

Violam destarte o mandamento divino que reza: "Não tomarás o Santo nome do Senhor teu Deus em vão."

Na boca dos protestantes o divino assume as cores patéticas da banalidade mais crassa...

Tal a defesa ou melhor a explicação do pregador Yankee... que traça analogia entre a fé Cristã, e... chapéus... sim Chapéus... e porque não sapatos, ou meias, ou sutiãs, ou calcinhas, ou cuecas???

O QUE ESTE ABENÇOADO PREGADOR TEM CONTRA OS BIQUINIS???

De modo que mal o católico questionasse a existência de tantas igrejas protestantes qualquer profeta seria capaz de atalhar: observe quantos tipos de biquinis existem meus amigos? Desde o recatado maiô até o fio dental que permite ver quase tudo! GLÓRIA A DEUS MEU IRMÃO, ASSIM TEMOS A IGREJA LUTERANA QUE MAIS PARECE UM MAIÔ DOS ANOS 50 E A 'IGREJA DE DEUS' QUE REVELANDO TUDO MAIS PARECE UM FIO DENTAL!!! GLORIFIQUE A DEUS POR ISSO MEU IRMÃO...

Tenha santa paciência!!! Onde chega a idiotice humana!!!

O protestantismo é todo dividido em milhares de seitas diferentes e incompatíveis pelo mesmo motivo segundo o qual existem diversos tipos de chapéus: boina, panamá, cartola, coco, etc e diversas marcas: ramezzoni, prada, stillo... Magnífico.

Este prefere o feltro, aquele o batismo por imersão... este não gosta das abas, aquele não gosta da Trindade... este embirra com fitas e faixas, este embirra com a adoração dominical... aquele usa número 40, aquele gosta do metodismo... aqueloutro usa 53, aqueloutro prefere o calvinismo... aquele não usa chapéu algum, é agnóstico.. outro gosta de queimar chapéus, é ateu... cada qual produz seu chapéu, suas luvas ou seu sapato sob medida...Cada protestante produz seu Cristianismo ou credo sob medida. 

Tudo uma questão de gosto ou de agrado, as verdades que me agradam, abraço; as que me desagradam classifico como falsas... Brilhante este Grahan não???

Bem se vê que para o pastor Yankee não há qualquer diferença entre a verdade divina e uma peça qualquer do nosso vestuário... recortais e reformais as peças velhas, assim os pastores recortam e reformam a instituição Cristã!!! Um lança fora a manga, outro a presença real... aquele corta os colarinhos e este as imagens... este põe uma fita e aquele o juízo investigativo... a oficina dos padra produz chapéus e da de Lutero seitas, cada uma delas ao gosto do freguês.

Sob este aspecto o protestantismo também pode ser comparado a um restaurante onde este escolhe a Trindade e aquele bisteca; este pão e aquele o Domingo,  aquele peixe e este batismo, aquele alface e este obras... aquele outro no entanto prefere Bife e este outro o unitarismo, este outro biscoitos e aquele outro o sábado... aquele não deseja fazer uso de pimenta e este não deseja fazer uso de boas obras... enfim há pratos e cardápios para todos na medida em que ingredientes são adicionados e retirados... Tal a cozinha de pai Lutero e a mesa de pai Calvino em que não há qualquer diferença entre batatas e sacramentos...

Convém perguntar, todavia, se analogia é cabível... e se há de fato alguma semelhança entre a Igreja de Cristo e um restaurante ou uma alfaiataria???

Admitido que cabe a igreja guardar fielmente o depósito sagrado da revelação divina em sua integralidade - impedindo que qualquer elemento se perca - com que direito poderiam os homens exercer juízo sobre este depósito escolhendo os artigos de fé ou verdades que mais agradam-nos e repudiando aquelas que menos lhes agradam???

PASSAR A FACA OU A TESOURA, será este tratamento condizente com o cárater sagrado da divina revelação? Será esta atitude condizente com a autoridade de que está revestido Nosso Senhor Jesus Cristo??? Será este modo de encarar as coisas condizente com o ministério da pregação apostólica???

Ao menos Billy Grahan patenteia diante dos nossos ortodoxos a ideia que ele e seus patrícios fazem do sagrado numa sociedade de consumo em que todas as esferas da vida humana tem perdido sua dignidade e caído no prosaísmo mais vulgar... DIA VIRÁ EM QUE TAIS SEITAS SERÃO VENDIDAS COMO CUECAS, CHAPÉUS OU PASTÉIS??? Se já vendem dons e graças, sinais e prodígios, milagres e bençãos... camisetas com a 'marca' jesus ou evangelho... porque não haverão elas de ser vendidas por seus proprietários???

Efetivamente entre certas seitas, sapatos e cuecas não vai lá muita diferença. Corrijo, diferenças há, pois sapatos, meias e cuecas constituem artigos uteis e proveitosos enquanto as seitas em sua maioria não são nem uteis nem proveitosas, chegando algumas, como a IURD e a IDG a exercer deletéria influência sobre o corpo social.




Nenhum comentário: