Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cap XXXIII - Poderá o Espírito Santo contradizer-se?








"TENDES PORÉM UM GUIA QUE SE VOS OFERECE PARA VOS CONDUZIR: É O PRÓPRIO DEUS, É O ESPÍRITO SANTO. É ELE, QUE DEPOIS DE TER INFLUIDO NO ESPÍRITO DOS PROFETAS E DOS APÓSTOLOS PARA FAZE-LOS ESCREVER A ESCRITURA, QUE TAMBÉM INFLUIR SOBRE O VOSSO ESPÍRITO PARA ABRAÇA-LA." A. Monod. iden. p 168

"Eles - os protestantes - creen que a Bíblia não precisa de outro intérprete além do Espírito Santo. A BÍBLIA LIDA SOB A ORIENTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO É O GUIA AUTORIZADO DO CRISTÃO. Os protestantes, portanto revindicam que eles verdadeiramente representam e interpretam o Cristianismo conforme se encontra na Bíblia. ELES DECLARAM QUE QUALQUER UM QUE LER A BÍBLIA EM ORAÇÃO, COM TODA MELHOR DEDICAÇÃO, CHEGARÁ A CONCLUSÃO DO QUE O PROTESTANTISMO HONESTAMENTE INTERPRETA OS ENSINAMENTOS E CORROBORA A PRAXIS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO." Dr Hugh Thompson Kerr in "Qual a crença dos protestantes" EUA, pg 08






"ASSIM PELO NOME DE JESUS CRISTO VOS EXORTO: MANTENDE A HARMÔNIA EM VOSSO MEIO, DE SORTE QUE NÃO HAJA D I V I S Õ E S EM VOSSO MEIO. SÊDE PLENAMENTE UNIDOS PELO ESPÍRITO NO MESMO MODO DE PENSAR." I Cor 1,10

"ASSIM CONSERVAI A UNIDADE DO ESPÍRITO QUE É O VÍNCULO DA PAZ. HÁ UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO COMO UMA SÓ VOCAÇÃO A QUE FOSTES CHAMADOS... ENTÃO ALCANÇAREMOS A UNIDADE DA FÉ NO PLENO CONHECIMENTO DO SENHOR JESUS CRISTO, TAL O ESTADO DO HOMEM PERFEITO, A MEDIDA E ESTATURA DE CRISTO." Ef 4, 3 - 13

"ASSIM SÃO MANIFESTAS AS OBRAS DA CARNE:... CONTENDAS, ZELOS, CÓLERA, DISPUTAS, SEITAS, FACÇÕES, INVEJAS ..." Gl 5,20



Ortodoxo: Demonstra-me por que razão os membros das demais seitas, que não a sua, estão todos equivocados enquanto que apenas o amigo e seus confrades estão certos?

protestanteSimples> sinto o testemunho do espírito Santo em meu coração; uma evidência interna.

ortodoxo: Acontece que todos os sectários revindicam o mesmo tipo de testemunho para suas respectivas comunhões: assim o sabatista, o antinomiasta, o sinergista, o zwingliano, o substancialista, o batista, o pedobatista, etc, etc, etc TODOS JURAM DE PÉS JUNTOS ESTAR EM POSSE DO ESPÍRITO SANTO E COMUNHÃO COM ELE APESAR DAS DIFERENÇAS DOUTRINAIS QUE OS SEPARAM. Estaria acaso o Espírito operando no coração de cada um deles e ministrando ensinamentos contraditórios???

protestante: Tais pessoas confundem seus próprios espíritos, isto é, suas próprias mentes, com o testemunho do espírito santo.

Ortodoxo: Por acaso o amigo é isento de espírito humano?

Protestante: Evidentemente que não, pois está escrito> Submetei-vos ao Pai de vossos espíritos. Heb 12,9 e conservai na santidade VOSSO ESPÍRITO, vossa alma e vosso corpo.

Ortodoxo: E possuindo-o não corre idêntico risco de confundi-lo com o espírito santo?

protestante: De modo algum.

Ortodoxo: Por que?

Protestante: Porque o testemunho do Espírito Santo é inconfundível.

Ortodoxo: Há menos de cinco minutos o amigo asseverou que os demais sectários confundem o testemunho... quer dizer que é inconfundível apenas para eles e não para si.

protestante: A confusão se dá justamente porque não possuem o verdadeiro testemunho.

ortodoxo: Tudo isto não passa duma questão de palavras, pois para eles tal testemunho é absolutamente certo e verdadeiro, enquanto o seu e o dos demais notoriamente falso;pelo simples fato de que estais confusos e não possuis o espírito santo. A acusação que lançais contra eles, eles revertem contra vós e nenhum dos lados pode demonstrar qualquer coisa uma vez que: TUDO QUANTO POSSA SER GRATUITAMENTE AFIRMADO BEM PODE SER GRATUITAMENTE NEGADO... cada qual grita, bate o pé, revindica este testemunho intransferível para si mesmo ou para a seita a que pertence e não há como avançar...

Assim do pentecostalismo nada obtemos além de juízos gratuitos: eu tenho o espírito e ele não tem... cada qual julga a si mesmo como inspirado e a todos os demais como impostores.

Afinal a quem cabe distinguir seu próprio espírito do espírito santo?

protestante: Ao próprio crente i é a mim mesmo.

ortodoxo: Quer dizer o seu próprio espírito humano... e sempre falível.

Por outro lado se alguém dentre vós disser: a distinção parte do espírito santo, com simplicidade redarguiremos: os sons e vozes que ouvimos partem de vossas gargantas, linguas e bocas e não das nuvens do céu! Tudo quanto ouvimos de vossa parte são ruídos e barulhos produzidos por seres humanos iguais a nós... jamais ouvimos a voz do Espírito Santo!!! E nem podemos crer que ele uiva, grunhe ou cacareja como os animais que a lei dos hebreus declarou imundos... e que sabemos serem irracionais.

Aqui o círculo é vicioso: pois para advogar que vosso juízo a respeito da posse do espírito santo é infalível sois obrigados a revindicar a posse do espírito santo... ou seja vosso juízo é infalível porque movido pelo espírito santo e o espírito esta em vós porque seu testemunho é infalível KKKKKKKK......

Diante disto basta-nos replicar nem vossos juízos são infalíveis nem estais em posse do Espírito Santo; e justamente falhais porque não sois orientados por ele. 

NÓS NO ENTANTO CONTAMOS COM EVIDÊNCIAS EXTERNAS E OBJETIVAS QUE PODEM SER PERCEBIDAS POR TODOS OS HOMENS:


  • Vossa moralidade trivial ou vulgar ou vosso proceder anti ético (solifideismo)
  • Vosso estado de divisão ou cisão doutrinal.
Urbano Regius assim se exprimia nos primórdios da reformação protestante: "O mundo parece ter sido invadido pelo erro de modo que somos chamados a consertar todas as coisas. Como CRER NO ENTANTO QUE SOB A ORIENTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO PREDOMINEM POR TODA PARTE O ERRO E A HERESIA?"

  • Vosso cabal desconhecimento a respeito dos originais inspirados do Evangelho e demais partes constituitivos do Novo e Eterno Testamento.


Protestante: Acaso não está escrito> Julgai a todos os Espíritos?

Cabe pois ao espírito do homem, segundo o dom de Deus, julgar as possíveis manifestações do Espírito e aquilatar sua veracidade.

Ortodoxo: Parece-me que o amigo lê muito mal os textos divinos, pois texto algum afirma que cabe ao próprio homem julgar a ação do Espírito em sí mesmo por meio do Espírito - do contrário estaríamos diante de um círculo vicioso - mas que a aurora da Igreja a algumas pessoas era concedida a graça de julgar com plena certeza a ação do Espírito Santo em espírito alheio, ou seja noutra pessoa, noutro irmão e não em si mesmo.

protestante: Exatamente, eis porque tenho afirmado que o testemunho dos outros não procede do Espírito... porque segundo o dom de Deus não distinguo neles a ação do Espírito.

Ortodoxo: Ou seja o amigo revindica para si apenas o dom do discernimento dos espíritos.

protestante: Sem dúvida.

Ortodoxo: O único problema aqui é que os membros das mais diversas comunhões e seitas fazem a mesma revindicação, alegando que o dom do discernimento pertencem a eles e que não há testemunho válido nem em ti nem na comunhão a que pertences.

Protestante: Julgo que o dom do discernimento me pertença a mim e não a eles.

ortodoxo: Sabemos que cada homem tende sempre a julgar e testemunhar em seu próprio benefício... as escrituras no entanto, declaram que "Aquele que testemunha a respeito de sí mesmo, seu testemunho não é válido."

A 'evidência pentecostal, no entanto consiste justamente nisto: em cada qual dar testemunho de si mesmo e de sua seita contra os demais... ou seja julgar em sua própria causa ou benefício... EMBORA JESUS CRISTO NO ACAUTELE DECLARANDO QUE ESTE TIPO DE JULGAMENTO JAMAIS É VERDADEIRO.

Afinal é o Espírito Santo que sente e julga a sí mesmo ou o seu espírito humano que sente e julga ao Espírito Santo?

protestante: Não é apenas o meu próprio espírito que sente em sí a operação do Espírito Santo. Tal operação tem sido igualmente sentida e corroborada por centenas de pessoas.

Ortodoxo: Pessoas pertencentes a diversas organizações protestantes ou pertencentes em sua maioria a sua comunhão?

protestante: Devo confessar que a grande maioria pertence a mesma comunhão que eu e que nosso testemunho não é muito bem visto e reconhecido pelas comunhões rivais...

Ortodoxo: Que há pois de extraordinário ou de fantástico em receber testemunho favorável da própria comunhão? Acaso cada profeta ou vidente - e são milhões no seio do protestantismo - não costuma a ser reconhecido por sua comunhão e repudiado por todas as outras já como farsante, já como endemoninhado? (Assim aquele que é profeta para estes é possesso para aqueles!!!)

OUSE ALGUM VIDENTE ANUNCIAR O USO DO VÉU NA ASS DE d OU A SUPRESSÃO DO VÉU NA CCB PARA VER O QUE LHE ACONTECE??? VÁ NOSSO PROFETA ANUNCIAR A GUARDA DO DOMINGO EM MEIO AOS ADVENTISTAS OU A GUARDA DO SÁBADO ENTRE OS METODISTAS...

Por outro lado no que diz respeito ao testemunho individual, não seria possível que o espírito humano - sendo é falível - tomasse por ação do Espírito Santo a uma outra ação qualquer de origem puramente humana?

protestante: Nós acreditamos que nossos ensinamentos procedem do Espírito Santo, conforme está escrito: "QUANDO VIR O ESPÍRITO SANTO ELE VOS CONDUZIRÁ A VERDADE PLENA."

ortodoxo: Como se cada seita, cada profeta ou cada heresiarca não acreditasse da mesma forma e maneira...

Sabemos porém que esta promessa não foi postergada em quinhentos, mil ou dois mil anos depois mas cumprida naquela mesma geração de testemunhas oculares da palavra, que ouvira o Verbo da vida anunciar o Reino celestial, mas que, por vezo judaico e obra de preconceitos humanos ainda aspirava por um Reino terrestre fixado neste mundo.

Refiro-me aos teóforos apóstolos, os quais antes de receberem a promessa do Espírito eram tardos de coração e incapazes de assimilar os mistérios do Reino.

Eis porque o mesmo Senhor teve de acrescentar: "SE EU NÃO FOR PARA O PAI O ESPÍRITO NÃO VOS SERÁ DADO, É PRECISO QUE EU VÁ PARA QUE ELE VENHA." querendo significar que o Consolador assumiria seu posto imediatamente - sem que houvesse qualquer tipo de ruptura - e não apenas no século XVI ou XXI, fixando indelevelmente nas mentes dos Santos tudo quanto haviam ouvido da boca do Senhor e levando-os a executar seus desígnios como a abolição da circuncisão e dos sacrifícios.

De modo que setenta dias após a ressurreição e trinta dias após a ascensão, durante a festa de pentecostes o Vigário de Cristo desceu sobre O COLÉGIO APOSTÓLICO em forma de linguas de fogo, fortalecendo, auxiliando, apoiando e santificando aos emissários e conduzindo-os a verdade plena, a saber que Jesus jamais haveria de restabelecer a monarquia temporal de David, que o judaísmo estava definitivamente ab rogado, que o templo seria destruído e que a Encarnação do Verbo comportava um adjutório ou graça para todo gênero humano.

Eis porque Paulo foi escolhido e preparado para expor o mistério da graça e da restauração e que Simeão pode testemunhar a destruição do templo de Jerusálem e a separação definitiva entre a Igreja plantada pelo Senhor Jesus Cristo e a sinagoga dos judeus sem amofinar-se, porque o Espírito o havia instruído, preparado e esclarecido antecipadamente dando forma definitiva a segunda revelação.

E quando o derradeiro apóstolo cerrou seus olhos para sempre - no ano 110 desta Era - a segunda revelação estava já consumada e inalteradamente fixada. Assim o Espírito divino, sem deixar lacunas ou saltar no tempo, cumpriu sua missão naquela mesma Era; operando nos corações dos doze e tornado-os cada vez mais conscientes quanto a especificidade da Igreja de Cristo. Dir-se-ia que a obra do Espírito Santo foi desjudaizar os apóstolos, destruindo neles o apreço tido pelo templo, pelo sacerdócio de Aarão, pelos sacrifícios sangrentos e por outras tantas instituições puramente humanas procedentes da cultura.

Admitindo que tal foi a obra do Espírito, quero dizer, a produção duma consciência Cristã autônoma ou particular> NO SENTIDO DE FIRMAR O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO E ASSUMI-LO POR COMPLETO EM NIKAIA SOB A DIREÇÃO DE ATANÁSIO - Não podemos admitir que atualmente, o mesmo Espírito, HAJA MUDADO DE DIREÇÃO E DADO inicio a um movimento que segue EM SENTIDO INVERSO OU DIAMETRALMENTE OPOSTO i é na direção do Velho Testamento, da cultura, do judaismo, do farisaísmo, etc por via do dispensasionalismo.

Caso admitamos que os apóstolos foram guiados pelo Espírito Santo, não podemos admitir que os profetas de hoje, promotores da judaização em máximo grau E DA DESENCARNAÇÃO DO VERBO, sejam dirigidos pelo mesmo Espírito. E não nos sendo lícito sequer imaginar que os apóstolos tenham sido desamparados pelas luzes do céu, resta-nos afirmar que os falsos profetas do tempo presente falam apenas em seus próprios nomes.

Não podendo admitir que o Espírito se contradiga ou que faça negar hoje o que ensinou ontem, afirmamos que os protestantes não possem suas luzes e que estão completamente privados de sua assistência.

Se cremos que os apóstolos de Cristo foram habitáculos do Santo e Vivificante Espírito não podemos deixar de crer que o ensinamento ministrado por eles foi um ensinamento inspirado, perfeito, insuperável e perpétuo E QUE ELES MARCARAM A DIREÇÃO DA IGREJA PARA TODO SEMPRE IMPRIMINDO-LHE AQUELE SENTIDO QUE ORA RECONHECEMOS COMO CATÓLICO, EPISCOPAL E ORTODOXO EM OPOSIÇÃO A SECTÁRIO, JUDAIZANTE, FARISAICO, MANIQUEÍSTA OU PURITANO... Em suma, que a igreja sempre trilhará o caminho aberto e devassado por eles, sem desviar-se um palmo e que jamais haverá de amancebar-se novamente com a sinagoga.

protestante: Esta escrito: "NÃO TENDES NECESSIDADE DE QUE NINGUÉM VOS ENSINE POIS A UNÇÃO RECEBIDA TUDO VOS ENSINA." I Jo 2,27

ortodoxo: Neste caso o que o apóstolo João estava a fazer?
ENSINANDO!!! DIZ QUE SEUS LEITORES NÃO PRECISAM SER ENSINADOS E ENSINA-OS!!! RECEBIDO DESSA FORMA O TEXTO NOS INDICARIA, ANTES DE TUDO, QUE O APÓSTOLO NÃO PASSAVA DUM DOIDO VARRIDO OU DUM MALUCO.

E ensina-os, antes sobre a encarnação do Verbo, sobre a restauração dos pecadores, sobre a caridade, etc e depois sobre os tipos de pecado, o mal, as tentações, etc

Todavia, se temos o cuidado de analisar o contexto em que se encontra a dita passagem, ou seja o verso anterior, ficamos perfeitamente cientes a respeito de qual ensinamento os Cristãos não precisam ou seja, sobre o ensinamento dispensável a que o hagiografo se refere: "ISSO VOS ESCREVI SOBRE AQUELES QUE PROCURAM DESENCAMINHAR-VOS." v 26

Tal o ensino dispensável aos ungidos: o ensino dos falsos profetas, dos sedutores, dos charlatães, dos Judas, dos Alexandres, dos Diotefres, etc ENFIM DAQUELES QUE - COMO LADRÕES E SALTEADORES -NÃO ENTRARAM PELA PORTA DAS OVELHAS NÃO O ENSINO DA IGREJA DE CRISTO OU O ENSINO DOS APÓSTOLOS. Assim Lutero, Calvino, Zwinglio, Macedo, Rodovalho, Felicianus, Malafaia e tantos quantos jamais foram MATERIAL E VISIVELMENTE COMISSIONADOS POR NOSSO SENHOR SEGUNDO O PADRÃO MATERIAL, VISÍVEL E HISTÓRICO DA ENCARNAÇÃO E QUE SENDO ASSIM COMISSIONARAM, ENVIARAM E 'SANTIFICARAM' A SI MESMOS...

A respeito destes farsantes o Salvador nos tem alertado: "Acautelai-vos contra os falsos profetas que aparecerão e dirão Ei-lo aqui, ei-lo acola."

Sabemos no entanto que Jesus Cristo esta com quem sempre esteve: sua abençoada mãe e seus apóstolos no seio da Santa Igreja Católica. Ele jamais mudou de companhia ou de lugar pois é "Imutável e sem sombra de variação."

Ademais, se a unção tudo ensina, para que evangelhos e escrituras? Pois não está escrito que a unção ensina a compreender as escrituras, mas que ensina TUDO, absolutamente TUDO.

Fundamentados nesta passagem vários grupos de anabatistas cognominados Schwarmer ou iluminados, faziam queimar tantos quantos exemplares da Bíblia passavam por suas mãos, alegando que se o Espírito era capaz de fazer um ignorante qualquer compreender o sentido da Escritura, PODIA COM MAIS RAZÃO AINDA, ENSINAR-LHE TUDO QUE É NECESSÁRIO A SALVAÇÃO SEM PRECISAR DE QUALQUER ESCRITURA. POIS QUEM TEM O PODER PARA FAZER COMPREENDER UM ENSINAMENTO ESCRITO DEVE TER O PODER DE ENSINAR DIRETAMENTE, SEM DEPENDER DE LIVROS.

FELIZMENTE MUITOS OUTROS TEXTOS INFORMAM-NOS A RESPEITO DO MAGISTÉRIO DA IGREJA E DAS ESCRITURAS, declarando: QUEM VOS OUVE A MIM É QUE OUVE, e também: IDE E ANUNCIA ESTA BOA NOVA A TODA CRIATURA...

protestante: Penso que o senhor esteja valorizando demasiadamente a razão humana.

ortodoxo: Ao valorizar a razão humana valorizo a imagem e semelhança de Deus no homem, valorizando a imagem valorizo o protótipo... valorizando a emanação valorizo a fonte.

Antes valorizar a razão do que a ignorância...

protestante: "A lógica não deve ter espaço na teologia, é inutil pois Cristo não precisa de argumentos humanos." Karlstadt

Ortodoxo: É assaz sabido que vosso mestre, Lutero apresentou a razão como sendo uma "acérrima e pestilenciosa inimiga de Deus", e que chegou a descreve-la como uma rameira tresloucada.

Nós no entanto permanecemos atidos ao veredito da pena apostólica que é pela razão e pela consciência:

"ESTEJAIS DE PRONTIDÃO PARA REVIDAR AOS QUE SOLICITAREM A RAZÃO DE VOSSA ESPERANÇA." (I Pe 3,15) sentencia o apóstolo Pedro.

"DELEITOSA PARA DEUS É A ADORAÇÃO LÓGICA ( logikhn latreian) QUE LHE TRIBUTAIS." (Rom 12,1) sentencia o vaso de eleição pelo que - julgando desnecessário comentar o significado duma tradução que é literalíssima - passo a palavra ao Dr G H Rule:
"Este culto é racional, como ademais TUDO O QUE SE REFERE A FÉ E ESTA CONTIDO NAS SANTAS ESCRITURAS... A PESHITO POR EXEMPLO VERTE A EXPRESSÃO POR 'RETA RAZÃO'" in comm ao Nov Test. Loc cit

E expondo a respeito dos pagãos declara o mesmo apóstolo "SOBRE TUDO ISSO TESTIFICA A CONSCIÊNCIA DELES." Rom 2,15

Também o apóstolo querido apela ao tribunal supremo da consciência nos seguintes termos: "SE A NOSSA CONSCIÊNCIA NÃO NOS ACUSA, CONFIEMOS EM DEUS." I Jo 3,21

protestante: Os apóstolos jamais fizeram demonstrações racionais.

ortodoxo: Os apóstolos não eram filósofos, mas anunciadores e pregoeiros da fé justa.

Sem embargo não deixavam de apelar a razão quando pretendiam demonstrar a solidez dos fundamentos da fé, como a existência de Deus por exemplo.

Em Romanos 1,20 por exemplo, o Santo apóstolo procura demonstrar logicamente a existência de Deus, partindo das criaturas contingentes, nos mesmos termos que Aristóteles, Platão, Anaxágoras, e os antigos gregos; ouça-mo-lo:

"O QUE SE PODE CONHECER DE DEUS É CONHECIDO DELES, POIS DEUS LHES REVELOU SUA EXISTÊNCIA E SE TORNOU COMO QUE PERCEPTÍVEL DESDE A CRIAÇÃO DO MUNDO, ATRAVÉS DAS SUAS CRIATURAS."

Ao invés de afirmar a existência de Deus recorrendo a passagens da Escritura, a autoridade, a tradição - segundo o esquema fideista - Paulo optou por uma demonstração fundamentada na observação da natureza e de suas leis.

protestante: "ARISTÓTELES ERA UM PAGÃO." Lutero.

ortodoxo: E daí? Cleantes também era pagão e foi citado pelo apóstolo Paulo numa de suas cartas e passando SUAS PALAVRAS PAGÃS A FAZER PARTE EFETIVA DOS REGISTROS CRISTÃOS, TAL E QUAL AS DE PEDRO, PAULO, JOÃO, TIAGO, ETC

O mesmo e sucedeu com Arato, igualmente mencionado pelo vaso de eleição, E FINALMENTE COM EPIMÊNIDES DE CRETA, QUE PAULO EQUIPARA AOS PROFETAS JUDEUS, EM TT 1,2

TODOS ESTES SÁBIOS CITADOS POR PAULO - que parece ter citado também a Pitágoras de Samos - ERAM PAGÃOS, PAGANISSIMOS E POR AI SE VÊ O QUANTO O MENTE DE PAULO ESTAVA A FRENTE DA MENTE GROSSEIRA DO DR LUTERO...

Neste passo Paulo está muito mais próximo de Ficcino e de Zwinglio, dos quais se diz que - a exemplo dos Padres Justino, Clemente, Origenes e Eusébio - ousaram fazer entrar no reino: Sócrates, Platão, Aristides, Cipião, Catão, os Gracco e outros tantos pagãos ilustres.

Dai dizer o insuspeito Barth que: "O HELENISMO AUXILIOU A CARACTERIZAR E A ILUSTRAR AO MENOS PARTE DA TEOLOGIA NEO TESTAMENTÁRIA." karl Barth in Von Balthasar "Karl Barh"

protestante: Caso admitamos a aquisição de toda espécie de conhecimentos religiosos por via natural a revelação divina torna-se inutil.

ortodoxo: Uma coisa é a razão ter capacidade suficiente para adquirir por si mesma um conhecimento totalizante e absolutamente exato a respeito das coisas divinas e celestiais - o que foi descartado pelo próprio Aristóteles (que era semi-agnósta, afirmando simultaneamente a existência de Deus e a impossibilidade de vir a conhece-lo) e mesmo por Platão seu mestre - e outra totalmente distinta é afirmar e suster que o conteúdo da divina revelação seja avesso ou oposto as luzes da razão humana, o que é igualmente falso.

Noutras palavras: a maior parte (Fazemos exceção ao mistério da Santa Trindade) do quanto precisou ser revelado - tendo em vista os límites da razão - uma vez revelado, mostra-se perfeitamente compatível com a racionalidade do intelecto humano podendo e devendo ser assimilado por ele ou compreendido.

Caso Jesus não tivesse revelado o mistério da Restauração universal  permaneceria ele eternamente oculto e inacessível aos mortais, uma vez revelado porém, não contradiz de forma alguma os postulados da razão; satisfazendo antes suas expectativas.

protestante: Neste caso como deveriamos compreender as palavras do apóstolo: "O HOMEM CARNAL É INCAPAZ DE COMPREENDER AS VERDADES ESPIRITUAIS."?

ortodoxo: Há duas maneiras bastante plausíveis de se compreender as palavras do Santo apóstolo.

É possível que neste passo ele esteja aludindo aos homens que não acreditam na imortalidade da alma ou aos materialistas (carnal neste caso = materialista) os quais, em decorrência de seu ceticismo são incapazes de admitir a existência de um plano superior a este nosso plano material, repudiando consequentemente toda e qualquer noção em torno do conceito de revelação divina. Assim os antigos epicureus mostravam-se, via de regra, adversários da religião positiva sob qualquer forma.

O mais provável todavia é que o abortivo esteja referindo-se aos Cristãos fundamentalistas de seu tempo ou seja aos irmãos de entendimento mais curto, bem como a tantos quantos ainda se deixavam dominar pelos apetites carnais (da comida, bebida, geração, etc) afastando-se da temperança e perdendo gosto pelo estudo e pela compreensão dos mistérios divinos... assim os judeus e pagãos encaravam a eucarística como uma festival antropofágico, enquanto outros tantos abandonavam a comunhão por não serem capazes de cultivar a disciplina...

Uma pessoa completamente dominada pelos instintos naturais terá certa dificuldade para assimilar os dados fornecidos pela divina revelação, tal o caso de Martinho Lutero, segundo seu braço direito F. Melanchton:
"EIS QUE SERÁ PARA TI UMA SURPREZA SABER QUE, EM TEMPOS TÃO CALAMITOSOS E NO INFÓRTUNIO DE TANTA GENTE DE BEM, LUTERO PARECE DESINTERESSAR-SE DAS MISÉRIAS PÚBLICAS (uma caracteristica do homem espirital preocupar-se com os demais membros do Cristo, seus irmãos) MERGULHAR NOS PRAZERES, REBAIXAR SUA DIGNIDADE, JUSTAMENTE NO MOMENTO EM QUE A ALEMANHA MAIS PRECISA DE SUA CIÊNCIA E AUTORIDADE. TUDO SE SUCEDEU DA SEGUINTE MANEIRA: LUTERO SEMPRE FOI HOMEM LEVIANO E AS FREIRAS (POR ELE LIBERTADAS DOS CONVENTOS) LHE ARMARAM LAÇOS COM GRANDE ASTÚCIA E ACABARAM POR SEDUZI-LO. POSSIVELMENTE ESSA CONVIVÊNCIA COM ELAS TORNARAM-NO FEMEEIRO OU AGRAVARAM SUAS PAIXÕES, EMBORA SEJA NOBRE E ALTIVO. FOI ASSIM QUE OCORREU ESSA INFELIZ TRANSFORMAÇÃO EM SUA MANEIRA DE VIVER (antes, como ele mesmo confessou em diversas ocasiões "Era monge piedoso e de fiel observância) MAS TENHO ESPERANÇA DE QUE A NOVA FORMA DE EXISTÊNCIA O TORNARÁ MAIS SÉRIO E O FARÁ RENUNCIAR AS LEVIANDADES QUE TANTAS VEZES NELE CENSURAMOS." Epistola a Camerarius (in Grisar "Luther" II,145)

Assim Lutero foi forçado a urdir a doutrina da Justificação pela fé somente.
"FOI A ORIENTAÇÃO PURAMENTE INDIVIDUALISTA E A FORÇA DE SUA EXPERIÊNCIA PESSOAL QUE IMPEDIRAM LUTERO DE ASSIMILAR O PENSAMENTO DO APÓSTOLO." como admite o teologo luterano Strohl.

"O estado de alma de Lutero é o fundamento de toda sua teologia." afirma o luterólogo Denifle em sua alentada obra sobre o reformador alemão.

"O LUTERANISMO NÃO É UM SISTEMA INVENTADO POR LUTERO, É O DESDOBRAMENTO DA INDIVIDUALIDADE DE LUTERO." escreveu o filosofo francês Jacques Maritain em seu ensaio "Os três reformadores"

"Em todos os dominios, a teologia de Lutero foi sempre uma transposição de seu drama interior e pessoal." arremata o insuspeito Y. Congar.

Noutras palavras: a doutrina da salvação sem obras ou do solifideismo foi inventada por um cristão carnal, incapaz de compreender ou de assimilar os mistérios do Reino e de dar cumprimento ao decreto apostólico: "ESTEJAIS PREDISPOSTOS PARA TODA BOA OBRA." "ASSIM PROCUREM EXERCER TODA BOA OBRA." Tt 3, 8 e 14

protestante: "BASTA QUE DEUS SAIBA RIGOROSAMENTE OS PONTOS FUNDAMENTAIS, E OS QUE NÃO O SÃO. CONQUANTO NÓS NÃO SEJAMOS CAPAZES DE TAL DISCERNIMENTO, BASTA QUE DEUS SAIBA FAZE-LO E QUE TENHA PROMETIDO NÃO NOS DEIXAR IGNORAR O QUE É NECESSÁRIO A SALVAÇÃO; E ELE O PROMETEU EM CEM LUGARES." A. Monod, iden p 184

ortodoxo: Não, não basta que Deus saiba qual são os pontos fundamentais. Do contrário a Revelação seria pura e simplesmente inútil.

Afinal não foi posta para Deus na eternidade, mas para homens de carne e osso no tempo e no espaço.

Porque desde toda a eternidade pôde Deus aquilatar quanto, a posse deste conhecimento viria a beneficiar o gênero humano.

Eis porque tudo quanto foi revelado ou POSTO A LUZ é necessário tendo em vista nossa elevação e aprimoramento espiritual enquanto que, o não revelado constitui mera teologia ou especulação, isto é, dados racionalmente obtidos - por via de inferência - a partir de dados primários ou revelados e por isso mesmo, até certo ponto, duvidosos.  A igreja sempre soube distinguir perfeitamente a divina revelação ou a fé do patrimônio teológico que a cerca ou envolve, distinção partilhada pelos próprios judeus e maometanos.

Assim não há nem pode haver ensinamento ministrado ou porto a luz por Senhor Cristo a respeito de seu Reino divino, eterno e celestial que seja supérfluo ou isento de importância para aqueles todos que foram chamados a unidade de seu corpo.

Tal a razão porque a Igreja veio a existir como instituição visível no tempo e no espaço: para conservar ciosa e inalteradamente os postulados necessários a edificação espiritual dos Santos e não para obscurece-los. Do contrário Jesus Cristo teria comunicado existência a uma instituição já inutil, já oposta a seus desígnios, o que se nos apresenta como clamoroso absurdo.

Estando a manifestação ou aparição da Verdade eterna voltada para o gênero humano é absolutamente necessário que cada um de seus representantes - e não só os mais abastados, letrados ou intelectuais - possa identificar com:


  • Exatidão
  • Objetividade e
  • Clareza 
quais sejam as informações ou dados comunicados pelo instrutor divino, pois cada um deles é por assim dizer espiritualmente relevante ou melhor dizendo vital.

É o homem que deve aderir com fé a cada um destes pontos - sob pena de não poder progredir espiritualmente - e o fato de Deus saber ou não quais sejam tais pontos fundamentais (Pelo simples fato de que tudo sabe) não acrescenta nada ao problema... é algo que não tem nada a ver...

Acaso é Deus profitente ou objeto da divina Revelação???

NÃO.

Portanto alardear que ele tem plena ciência quanto aos pontos fundamentais... é apenas querer lançar poeira a vista dos cristãos.

Caso os ditos pontos sejam de fato fundamentais creio que todos os seres humanos devam estar cônscios a respeito de cada um deles, pois só podem ser fundamentais para os seres humanos...

Se são de fato fundamentais como reconhece o Dr Monod como poderiam permanecer ignorados e de par com aquilo que não é fundamental???

QUE GRANDE CONSOLAÇÃO SERIA SABER QUE A DOUTRINA CRISTÃ POSSUI PONTOS FUNDAMENTAIS MAS QUE NÃO PODEMOS TER ACESSO A ELES PORQUE ESTÃO ASSOCIADOS A OUTROS TANTOS PONTOS QUE NÃO SÃO FUNDAMENTAIS!!! BELA DOUTRINA Dr Monod!!!

Foi semelhante motivação que levou Jesus Cristo a estabelecer o padrão eclesiástico sob o fundamento dos apóstolos, para que fosse capaz de conservar e de transmitir, imutavelmente, as gerações vindouras, o conteúdo da divina revelação em sua integralidade, evitando que os elementos da fé sofressem algum tipo de alteração ou dispersão...

Pôde Nosso Senhor assegurar a posse de tais conhecimentos aos santos das sucessivas gerações, porque incumbiu seus apóstolos de transmiti-los as nações todas da terra, porque concedeu-lhes o poder do Espírito Santo e sobretudo porque prometeu estar sempre com eles, durante todos os dias, até a consumação dos tempos e a glorificação do Pleroma. Sempre prestando socorro a Igreja e velando fielmente por sua manutenção... Tal o significado das palavras: AS PORTAS DO INFERNO JAMAIS PREVALECERÃO CONTRA ELA QUERENDO SIGNIFICAR QUE A DOUTRINA COMUNICADA A ELA JAMAIS SERIA OBSCURECIDA OU ENTREGUE AO ALVÉDRIO DESTE OU DAQUELE INDIVÍDUO.

Aderir ao padrão apostólico, ou seja, pertencer a uma das igrejas fundadas no tempo e no espaço pelos apóstolos é condição necessária para fazer jus as divinas promessas que nos foram legadas pelo Mestre, começando pelo gozo e fruição da verdade plena.

Assim todo aquele que se mantem fiel a Ortodoxia e não se deixa extraviar pelos falsos profetas pode ter a certeza absoluta e inabalável de estar na posse de tudo quanto aquele que jamais poderia enganar-se ou enganar-nos quis que soubessemos a respeito de si e guardassemos em nossos corações como tesouro precioso.

O mesmo já não se sucede com os sectários, ja porque não foram ensinados pelos apóstolos ou por aqueles que os sucederam legitimamente em seu ofício, já porque rejeitaram o ensino dos homens base e substituiram-no por fábulas e estorietas que eles próprios inventaram ou tomaram aqueles que crucificaram o autor da vida.

Por isto a igreja Ortodoxa, sempre fiel as luzes do Espírito Santo, tem permanecido Una e imutavel no exercício da tarefa divina que lhe foi confiada enquanto que o protestantismo, conduzido por ladrões, salteadores e lobos tateia em meio as trevas do erro e dilui-se, dia após dia, em milhares e milhares de conventículos; cada qual com sua revelação particular...

Os protestantes alegam que seus líderes numa só noite são capazes de realizar mais milagres do que todos aqueles que se encontram consignados em nossos Santos Evangelhos. Eles alegam...

Mas estão divididos em seitas, facções, cismas e heresias e vivem disputando uns com os outros a respeito de praticamente tudo e não há milagre ou prodígio capaz de uni-los em torno da verdade.

A igreja de Cristo certamente não pretende ressuscitar mortos como ele mesmo ressuscitou durante seu ministério. Pois foi comissionada para ir, batizar e ensinar as nações e não para ressuscitar mortos ou regenerar membros amputados.

Sem embargo esta igreja tem operado um milagre muito superior a todas estas supostas curas e ressurreições duvidosas... pois tem mantido sua unidade e sua imutabilidade por quase dois mil anos num mundo que se transforma a cada instante, continuamente e a respeito do qual já dizia o velho Heráclito "Tudo flui".

A fé ortodoxa no entanto não flui nem se transforma; não muda nem se altera, não se corrompe nem se desgasta.

A margem do fluxo natural das coisas, que como um rio vai arrastando tudo, a Igreja de Cristo permanece sempre a mesma e esta permanência corresponde a uma espécie de carater divino posto sobre ela.

O protestantismo possui apenas o selo da discórdia que é muito humano, demasiado humano, tipicamente humano...



As meias verdades:


LUTERO:

"NÃO PODEMOS ATINGIR A COMPREENÇÃO DAS ESCRITURAS, QUE PELO ESTUDO, QUER PELO INTELECTO. COMEÇA POIS PELA ORAÇÃO. ROGA AO SENHOR QUE TE CONCEDA, POR SUA GRANDE MISERICÓRDIA, O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DE SUA PALAVRA (NÃO É O QUE TODO LIVRE EXAMINISTA DESEJA? ENTÃO PORQUE O DEUS ONISCIENTE E TODO-PODEROSO NÃO LHOS ATENDE A TODOS?) NÃO HÁ NENHUM INTERPRETE DA PALAVRA DE DEUS SENÃO O AUTOR DESSA PRÓPRIA PALAVRA... NADA ESPERE DE TEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS, DE TUA COMPREENÇÃO: CONFIA SOMENTE EM DEUS E NA MOÇÃO DE SEU ESPÍRITO. CRÊ ISTO PELA PALAVRA DE UM HOMEM QUE TEM TIDO ESPERIÊNCIA." Daubigne, in "História de Reforma no décimo sexto século."

ZWINGLIO:
"AS ESCRITURAS VEM DE DEUS, NÃO DO HOMEM, E MESMO AQUELE DEUS QUE ESCLARECE TE DARÁ A EXATA COMPREENSSÃO DE SUA PALAVRA. A PALAVRA DE DEUS... NÃO PODE FALHAR, É CLARA, ENSINA POR SI MESMA, DESVENDA-SE A SÍ PRÓPRIA, ILUMINA A ALMA COM TODA A SALVAÇÃO E GRAÇA, CONFORTA-A EM DEUS, HUMILHA-A, DE MANEIRA DE ELA SE PERDE A SI MESMA (!!!) E ATÉ SE DESPOJA E ABRAÇA A DEUS... EU MESMO COMEÇEI A ROGAR A DEUS SUA LUZ E AS ESCRITURAS SE TORNARAM FACEIS PARA MIM." in Wylie


"NUNCA UMA SÓ PALAVRA FOI POR MIM ESCRITA A LUTERO, NEM POR LUTERO A MIM. E POR QUE?... PARA QUE SE PUDESSE MOSTRAR QUANTO CONSIGO MESMO É CONCORDE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS, VISTO QUE NÓS AMBOS, SEM QUALQUER COMBINAÇÃO COMUM, ENSINAMOS A DOUTRINA DE CRISTO COM TAL UNIFORMIDADE." in Daubigne, iden

"Mais sobre isto é encontrado no meu artigo sobre Zuínglio, aqui, simplesmente observaremos que Lutero e Zuínglio concordaram em 14 dos 15 assuntos teológicos. O único ponto divisor foi a natureza da “presença” de Cristo nos elementos da Ceia do Senhor. Sua falha em concordar impediu a unificação religiosa entre Alemanha e Suíça, tão desejada por Filipe de Hesse." Dr Sam Storms
in: WWW. IGLESIAREFORMADA.COM


"1577 - ...O desígnio desta assembléia - de FRANCFORT - como se pode ver tanto pelo discurso de abertura, quanto pelas menções dos deputados, ERA REDIGIR UMA PROFISSÃO DE FÉ COMUM A TODAS AS IGREJAS REFORMADAS. A razão que moveu João Casimiro, conde do palatinado, a tomar uma tal medida foi que os Luteranos após terem conseguido elaborar o livro da concórdia deliberaram congregar-se em Magdeburgo com o objetivo de faze-lo aprovar com toda solenidade e de condenar tantos quantos se lhe opusessem, de modo que estes, declarados como heréticos ficariam excluídos do édito de tolerância decretado pelo Imperador e a margem da lei. De modo que ficariam proscritos todos os defensores da doutrina do sentido figurado e estabelecida para sempre a abominável doutrina da ubiquidade.

Importava pois as igrejas que se desejava proscrever mostrarem-se numerosas, poderosas e unidas. Caso apresentassem cada uma delas sua confissão particular, os luteranos, apelando a confissão de Augsburgo, haveriam de persegui-las uma após a outra tirando partido de sua desunião...
Elaboraram pois uma petição em que diziam estar 'MUITO BEM INFORMADOS SOBRE OS MALES DA IGREJA' ou seja sobre as divisões que cindiam a dita reforma... na mesma petição aludiram 'aos irmãos (os luteranos) que se preparavam para condenar a doutrina de suas igrejas e que assim, SE VIAM PERSEGUIDOS E OPRIMIDOS JUSTAMENTE POR AQUELES MESMOS EM CUJA SABEDORIA E VIRTUDE HAVIAM DEPOSITADO SUAS ESPERANÇAS.'

E arremataram (com todo cinismo) 'no fim das contas essa doutrina que nos separa - sobre a presença real do Senhor no sacramento - NÃO COMPORTA CERTAMENTE TANTA DIFICULDADE E DE BOM GRADO RECEBERIAMOS A CONFISSÃO - de Augsburgo - CASO FOSSE POSSÍVEL ACRESCENTAR-LHES ALGUNS INCISOS A GUIZA DE EXPLICAÇÃO'...

OS LUTERANOS NO ENTANTO PERMANECERAM IRREDUTÍVEIS...
Até que no ano seguinte - 1579 -os calvinistas endereçaram uma epistola a Schemnitz, Chytré, Andreas e outros líderes luteranos partidários da ubiquidade, na qual apelavam '... as memórias de NOSSOS SANTOS PADRES (!!!) Lutero, Zwinglio, Capiton, Bucer, Melanchton, Bullinger e Calvino.' com o intuito de inclina-los a tão sonhada unidade. Os luteranos no entanto ativeram-se a doutrina comum da presença real." Bossuet "História de las variaciones de las Iglesias protestantes." Tomo II pp 191 sgs (livre)


Passados cerca de trinta anos, em 1615, os reformados tentaram atrair os luteranos pela derradeira vez. Ouçamos as palavras do lider deles Dumoulin:


"... Tomaremos as diferentes confissões de cada pais e procuraremos extrair uma que seja comum e NA QUAL, MUITO HAVERÁ QUE DISSIMULAR, POIS SEM O CONHECIMENTO DOS DITOS PONTOS É POSSÍVEL OBTER A SALVAÇÃO, TAL COMO POR EXEMPLO A QUESTÃO DE PISCATOR SOBRE A JUSTIFICAÇÃO E AS OPINIÕES DE ARMINIUS SOBRE O LIVRE ARBÍTRIO, A PREDESTINAÇÃO E A PERSEVERANÇA DOS SANTOS... HAVERÁ MUITO CAMINHO ANDADO DESDE QUE TODOS CONCORDEMOS EM IGNORAR MUITAS COISAS CONTENTANDO-NOS COM UMAS POUCAS BÁSICAS PARA SALVAR-NOS E NÃO NOS PREOCUPARMOS COM AS DEMAIS." id, pp 203

"Dumoulin empregou todas as maneiras e estratégias possíveis para demonstrar que as doutrinas luteranas da presença real, da ubiquidade e da necessidade do batismo para a salvação, não eram condenáveis, na esperança de que os nomes: luterano, calvinista, zwingliano, fossem banidos e substituídos pelo termo genérico de Igreja Cristã Reformada, logrou ele a aprovação do sínodo da Ilha de França, mas não a de todas as igrejas reformadas e menos ainda a dos luteranos." id


Conclusão: Caso o Espírito Santo estivesse com os reformadores guiando-os com suas luzes, mesmo que a principio tivessem se separado uns dos outros por razões ou motivos de ordem extrínseca é certo que o Espírito trataria logo de congrega-los numa só fé, de sanar as divisões todas e de reconcilia-los.

Acaso pode haver menos boa vontade nele do que no senhor Dumoulin?

Portanto os reformadores e seus sucessores sectários jamais foram inspirados pelo divino Paracleto mas apenas e tão somente por seus instintos, caprichos e desejos e vaidades.



"CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ."


EXEMPLOS


Em meados do décimo sexto século o tecelão Elias Eller, após escutar vozes celestiais, principiou a percorrer os campos da Alemanha, apregoando as doutrinas de Lutero.

Eller costumava apresentar a si mesmo como 'Pai de Sião' e sua esposa como sendo a 'Mãe e Sião'...
Como paga por seus serviços, ao invés de ser internado num hospício, nosso homem foi feito pregador de Ronsdorf pelo Eleitor Frederico III de Brandeburgo...


Nenhum comentário: