Do lado protestante sérias acusações eram dirigidas a Igreja romana e por extensão a toda Cristandade antiga...
Segundo diziam os reformadores e repetiam os seus sucessores, a igreja antiga, escravizada pelos Bispos, não tardou a condenar a leitura das Escrituras pelos fiéis e a substitui-la por tradições espúrias... introduzindo assim a apostasia... e a idolatria. E REVERTENDO AO PAGANISMO...
Aqui Lutero: O diabo converteu a Igreja em sua morada E DURANTE SÉCULOS GOVERNOU A CRISTANDADE NO LUGAR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO AO QUAL HAVIA DESTORNADO." in Walch II, 641
E seu pupilo, François Lambert: "LOGO APÓS A MORTE DO DERRADEIRO APÓSTOLO A DOUTRINA COMEÇOU A SER MODIFICADA SOB A INFLUÊNCIA DO ORGULHO E OS AUSPÍCIOS DA FILOSOFIA GREGA; DESDE ENTÃO A HERESIA DOMINOU POR COMPLETO ESTE MUNDO ATÉ O INSTANTE EM QUE DEUS FEZ DISSIPAR AS TREVAS E SURGIR OS PRIMEIROS RAIOS DE LUZ NA WITTEMBERGA." in "Comm a Cant Cant I,44
Aqui Lutero: O diabo converteu a Igreja em sua morada E DURANTE SÉCULOS GOVERNOU A CRISTANDADE NO LUGAR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO AO QUAL HAVIA DESTORNADO." in Walch II, 641
E seu pupilo, François Lambert: "LOGO APÓS A MORTE DO DERRADEIRO APÓSTOLO A DOUTRINA COMEÇOU A SER MODIFICADA SOB A INFLUÊNCIA DO ORGULHO E OS AUSPÍCIOS DA FILOSOFIA GREGA; DESDE ENTÃO A HERESIA DOMINOU POR COMPLETO ESTE MUNDO ATÉ O INSTANTE EM QUE DEUS FEZ DISSIPAR AS TREVAS E SURGIR OS PRIMEIROS RAIOS DE LUZ NA WITTEMBERGA." in "Comm a Cant Cant I,44
Enquanto os protestantes iam acrescentando acusações a acusações contra o padrão episcopal - Fosse Ortodoxo, anglicano ou romano - cerca de 1578, foi acidentalmente descoberto um cemitério subterrâneo próximo a Via Salaria.
Pouco tempo depois um jovem chamado Antonio Bosius principiou a explora-lo e posteriormente a outros tantos cemitérios subterrâneos ou Catacumbas.
Além de legar a posteridade dois imensos fólios manuscritos com notas e desenhos, Bosius, fez publicar alentada obra, a "Roma sotteranea"; posteriormente vertida ao latim por Aringhi. Bosius dedicou mais de trinta anos a estudar tais logradouros.
Deu continuidade aos trabalhos de Bosius o já citado Aringhi, o qual a seu tempo foi sucedido por Fabretti o qual publicou o primeiro Catalogo de inscrições ou epitáfios (1702), sucedeu-o Boldetti; o qual após trinta anos de pesquisas publicou (em 1720) as "Osservazioni sopra i cimiteri de 'Santi Mártires, ed antichi cristiani di Roma". Boldetti foi substituído por Bottari, o qual entre 1734 e 1757 publicou as "Pinturas e esculturas sagradas dos cemitérios de Roma"; juntamente com ele trabalhou Marangoni e após estes os franceses D Agincourt - que estudou as catacumbas por mais de meio século - Rochette e M Perret. Assim - em meados do século XIX - chegamos a arqueologia científica com J B de Rossi e sua "Roma subterranea", obra ainda hoje capital para tantos quantos desejem aprofundar-se a respeito do tema.
Ao fim de dois séculos e meio de investigações podemos definir as catacumbas de Roma como algo semelhante ao templo budista de Boro bodur, ou seja, como um imenso livro gravado na rocha; melhor dizendo, como uma Bíblia pintada na rocha pelos cristãos dos primeiros séculos, os mártires nossos ancestrais.
Como nossos protestantes tem hoje seus gibis ou 'estórias bíblicas', tinham os primeiros Cristãos as paredes das catacumbas. Com quilômetros de painéis e cenas extraídos de nossos Evangelhos...
Aqui convém dar a palavra ao apologista protestante Benjamin Scott (in 'As catacumbas de Roma' p 179):
"Já se disse que, caso as escrituras sagradas fossem perdidas, quase tudo poderia ser reconstituído por meios das citações contidas nas obras dos escritores cristãos dos primeiros séculos ou santos padres. De nossa parte podemos asseverar que os principais acontecimentos registrados na Escritura poderiam ser reconstituídos através das esculturas e pinturas encontradas nas catacumbas. CONSTITUEM VASTA GALERIA DE ARTE DEDICADA A ILUSTRAÇÃO BÍBLICA; SERVEM PARA QUE HOJE NINGUÉM TENHA A AUDÁCIA DE SUPOR QUE OS CRISTÃOS DOS PRIMEIROS SÉCULOS IGNORAVAM O CONTEÚDO DAS ESCRITURAS (!!!)
Tais pinturas observavam uma espécie 'ciclo bíblico' centrado no mistério maior da redenção, principiando pela queda do homem e culminando com a ascensão do Senhor. Segue um catálogo imperfeito a respeito desta temática:
"Assim costumamos representa-lo sob a forma de pastor em nossos cálices." Tertuliano in 'De pudiciata' X
"Cristo, no seu ofício evangélico de Bom Pastor constitui a decoração favorita das catacumbas." Scott 175
"Também nas primitivas Igrejas, quando principiaram a decorar as paredes e cúpulas com pinturas, TODOS OS ASSUNTOS FORAM EXTRAÍDOS DOS LIVROS SAGRADOS. Os pintores que trabalharam cá em cima tomaram a mesma fonte de inspiração que havia sido adotada por aqueles que haviam trabalhado lá embaixo nas catacumbas, a saber, a Bíblia." Macfarlane in 'As catacumbas de Roma'
Destarte concedem os protestantes instruídos que a Igreja dos Mártires e dos Padres - i é dos séculos I a VII - estava bastante familiarizada com os registros sagrados e que estimulava seus filhos a estuda-los e a porem seus ensinamentos em prática.
Com o intuito de corroborar o testemunho de Macfarlane reproduziremos abaixo algumas pinturas descobertas por M Rostovtzeff na Igreja Casa de Dura Europos (cerca de 230 d C):
Como nossos protestantes tem hoje seus gibis ou 'estórias bíblicas', tinham os primeiros Cristãos as paredes das catacumbas. Com quilômetros de painéis e cenas extraídos de nossos Evangelhos...
Aqui convém dar a palavra ao apologista protestante Benjamin Scott (in 'As catacumbas de Roma' p 179):
"Já se disse que, caso as escrituras sagradas fossem perdidas, quase tudo poderia ser reconstituído por meios das citações contidas nas obras dos escritores cristãos dos primeiros séculos ou santos padres. De nossa parte podemos asseverar que os principais acontecimentos registrados na Escritura poderiam ser reconstituídos através das esculturas e pinturas encontradas nas catacumbas. CONSTITUEM VASTA GALERIA DE ARTE DEDICADA A ILUSTRAÇÃO BÍBLICA; SERVEM PARA QUE HOJE NINGUÉM TENHA A AUDÁCIA DE SUPOR QUE OS CRISTÃOS DOS PRIMEIROS SÉCULOS IGNORAVAM O CONTEÚDO DAS ESCRITURAS (!!!)
Tais pinturas observavam uma espécie 'ciclo bíblico' centrado no mistério maior da redenção, principiando pela queda do homem e culminando com a ascensão do Senhor. Segue um catálogo imperfeito a respeito desta temática:
- O pecado ancestral
- Noé na arca
"Noé salvo da arca era o tipo DAQUELES QUE PROCURAVAM REFÚGIO NA IGREJA DE CRISTO... a pomba com o raminho de oliveira significava a paz e esperança." Scott p 171
- O sacrifício de Isaac
- Moisés recebendo as tábuas da lei judaica
- O maná no deserto
- Moisés fazendo sair água da rocha
- Os sofrimentos de Jó
- A assunção de Elias
- Jonas expelido pelo monstro marinho
"Após Noé e a arca (Jesus e a Igreja) Jonas era o personagem predileto. SUA HISTÓRIA ERA ENCARADA ALEGORICAMENTE, ENQUANTO SÍMBOLO DA MORTE E DA RESSURREIÇÃO... Era a aplicação divina deste personagem a Morte e Ressurreição de Cristo que emprestava-lhe interesse particular; pois a igreja antiga viu, por feliz dedução, na ressurreição de seu líder, a ressurreição de seus seguidores." Scott 172
- Os três jovens na fornalha
"A antiga Igreja jamais representava cenas de cárater violento. Assim a libertação de Daniel face aos leões na cova de Babilônia era preferível a imolação dos fiéis no Coliseu e o miraculoso sucesso dos três rapazes lançados a fornalha por ordem de Nabucodorosor preferível a incineração dos fiéis sob Nero." Maitland in "The church in the catacombs" 254
Até aqui o testamento antigo tão estimado por nossos protestantes.
Passemos agora ao Novo Testamento:
- Adoração dos magos
- Cristo e os doutores da lei
- O Batismo do Senhor
- Jesus e a mulher samaritana junto ao poço de Jacó
"Encontram-se nas catacumbas uma grande variedade de representações sobre os milagres realizados por Jesus como a multiplicação dos pães e peixes e a transformação da água em vinho, em Caná da Galileia... e caso o Dr Paley tivesse tido conhecimento das catacumbas ter-se-ia poupado ao trabalho de demonstrar que os primeiros Cristãos acreditavam firmemente em tais narrativas, pois estavam ali esculpidas na rocha com estilete de ferro..." Scott 175
- O BOM PASTOR
"Assim costumamos representa-lo sob a forma de pastor em nossos cálices." Tertuliano in 'De pudiciata' X
"Cristo, no seu ofício evangélico de Bom Pastor constitui a decoração favorita das catacumbas." Scott 175
- Jesus doutor
- Jesus cordeiro
- Rosto de Jesus
- Entrada triunfal em Jerusalém.
- Negação de Pedro
- Paixão do Senhor
- Batismo
- S Paulo
- S Pedro
- O ICTHS
"A História sagrada é quase que invariavelmente o assunto das iluminuras e ilustrações. O sofrimento do povo de Deus e sua libertação da morte são os tópicos predominantes..." Scott p 170
Das catacumbas aos primeiros templos Cristãos.
"Também nas primitivas Igrejas, quando principiaram a decorar as paredes e cúpulas com pinturas, TODOS OS ASSUNTOS FORAM EXTRAÍDOS DOS LIVROS SAGRADOS. Os pintores que trabalharam cá em cima tomaram a mesma fonte de inspiração que havia sido adotada por aqueles que haviam trabalhado lá embaixo nas catacumbas, a saber, a Bíblia." Macfarlane in 'As catacumbas de Roma'
Destarte concedem os protestantes instruídos que a Igreja dos Mártires e dos Padres - i é dos séculos I a VII - estava bastante familiarizada com os registros sagrados e que estimulava seus filhos a estuda-los e a porem seus ensinamentos em prática.
Com o intuito de corroborar o testemunho de Macfarlane reproduziremos abaixo algumas pinturas descobertas por M Rostovtzeff na Igreja Casa de Dura Europos (cerca de 230 d C):
O Bom Pastor
Cristo caminhando sobre as águas do lago de Qineret
A cura do paralítico
As santas mulheres vão ao sepulcro do Salvador
Assim a arte que era cultivada nos primitivos lugares de culto foi transportada para os primitivos templos.
O que no Ocidente só pode ter tido lugar após o Édito de Milão, publicado por Constantino em 313.
A partir de então é que são construídas e decoradas as primeiras Basílicas.
Que ainda hoje servem de modelo a nossos templos ortodoxos.
Sobre a temática das primitivas Basílicas - séculos IV a VII - publicamos diversas fotos nas laterais deste Blog.
A mesma temática podemos observar em qualquer templo ortodoxo moderno.
Cujas paredes continuam sendo decoradas com as mesmas cenas extraídas dos Santos e divinos Evangelhos.
Como a anunciação, a fuga para o Egito, a natividade, a apresentação, a peregrinação ao templo, Jesus entre os doutores, o Batismo de Nosso Senhor, o sermão da montanha, a ressurreição de Lázaro, a negação de Pedro, o cordeiro, a paixão, a ressurreição, a ascensão, a Virgem com o menino, a dormição da Virgem, os santos apóstolos, etc
Assim entrar em nossas igrejas é como entrar na própria História da salvação ou numa espécie de máquina do tempo.
Como os antigos egípcios ao entrarem nas tumbas de seus ancestrais podiam dizer que entravam dentro do PRÓPRIO LIVRO DOS MORTOS, os Ortodoxos podem dizer que ao entrar em seus templos ENTRAM NA PRÓPRIA BÍBLIA OU NO SANTO EVANGELHO DE CRISTO.
Erram pois os protestantes, E FEIO; quando afirmam que a Igreja - Ortodoxa - incompatibilizou-se com a Escritura. Quando na verdade buscou promove-la de todos os modos e maneiras possíveis; sem desprezar qualquer expressão da arte.
Aqui S Gregori Dialogoi: "O que os livros são para aqueles que sabem ler, é a uma imagem para o ignorante que a contempla, na imagem, mesmo os ignorantes podem ver o exemplo que devamos seguir, em uma imagem aquele nenhuma letra sabe pode ler. Assim, para os bárbaros a imagem toma o lugar de um livro " Ep 105, em PL, LXXVII, 1027
A mesma temática podemos observar em qualquer templo ortodoxo moderno.
Cujas paredes continuam sendo decoradas com as mesmas cenas extraídas dos Santos e divinos Evangelhos.
Como a anunciação, a fuga para o Egito, a natividade, a apresentação, a peregrinação ao templo, Jesus entre os doutores, o Batismo de Nosso Senhor, o sermão da montanha, a ressurreição de Lázaro, a negação de Pedro, o cordeiro, a paixão, a ressurreição, a ascensão, a Virgem com o menino, a dormição da Virgem, os santos apóstolos, etc
Assim entrar em nossas igrejas é como entrar na própria História da salvação ou numa espécie de máquina do tempo.
Como os antigos egípcios ao entrarem nas tumbas de seus ancestrais podiam dizer que entravam dentro do PRÓPRIO LIVRO DOS MORTOS, os Ortodoxos podem dizer que ao entrar em seus templos ENTRAM NA PRÓPRIA BÍBLIA OU NO SANTO EVANGELHO DE CRISTO.
Erram pois os protestantes, E FEIO; quando afirmam que a Igreja - Ortodoxa - incompatibilizou-se com a Escritura. Quando na verdade buscou promove-la de todos os modos e maneiras possíveis; sem desprezar qualquer expressão da arte.
Aqui S Gregori Dialogoi: "O que os livros são para aqueles que sabem ler, é a uma imagem para o ignorante que a contempla, na imagem, mesmo os ignorantes podem ver o exemplo que devamos seguir, em uma imagem aquele nenhuma letra sabe pode ler. Assim, para os bárbaros a imagem toma o lugar de um livro " Ep 105, em PL, LXXVII, 1027
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