Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 30 de novembro de 2008

B) LXXX - Sobre a autoridade do Antigo Testamento



Estará equivocado o Evangelho de Nosso Senhor JESUS CRISTO???

ou

Estarão equivocados os Santos e abençoados apóstolos????







A FONTE DA GRAÇA




A FONTE DA VERDADE ETERNA



"Porque a Lei foi dada por Moisés mas A GRAÇA E A VERDADE VIERAM POR MEDIAÇÃO DE JESUS CRISTO." Jo 1,17









"SEJA VOSSO DIZER; SIM, SIM E NÃO, NÃO POIS O QUE PASSA DISTO É FRUTO DA MALDADE." JESUS, O NAZARENO







ADVERTÊNCIA: Conhecendo bem o povo com que estamos lidando - Pois já fizemos parte de suas fileiras - e como é hábil em torcer e distorcer não apenas as escrituras santas e os padres antigos, mas até mesmo as palavras de seus adversários, fazemos questão de pontuar claramente nossa crença a respeito do antigo testamento, de modo a rebater as acusações de marcionismo com que temos sido sucessivamente brindados pelos judaizantes.


I) Reconhecemos os livros antigo Testamento (Grego) como espiritualmente relevantes enquanto repositório das experiências existenciais - sejam boas ou más - vivenciadas pelos antigos israelitas e como testemunho documental de sua evolução religiosa.

II) Reconhecemos a maior parte deles como inspirados enquanto apresentam-nos tipos e figuras de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua obra.

III) Reconhecemos tais livros como sagrados devido ao carater eminentemente profético de que estão revestidos tendo em vista o testemunho de Jesus Cristo. E encaramos tais vaticínios como sobrenaturais e divinos.

Portanto cremos e confessamos que o antigo Testamento contem verdadeiras palavras de Deus, embora não admitamos que corresponda em sua totalidade a palavra infalível e eterna de Deus ou a expressão perfeita, definitiva e acabada de sua santa vontade. 

Tampouco admitimos que constituam autoridade para a igreja no que diz respeito a doutrina de Cristo.


A inspiração conceitual, parcial e preparatória admiti-mo-la como Cristãos Ortodoxos.

O carater mágico, absoluto ou plenário da inspiração nega-mo-lo como Cristãos Ortodoxos e fiéis ao padrão da Encarnação do Verbo.

IV) Quanto aos livros do A T que não dão testemunho profético de Jesus Cristo - Reis, Crônicas, Ezra, Neemias, Ester, etc -  e que foram postos no canon pelos rabinos com o intuito exclusivo de engrandecer o povo hebreu, não só negamos seu carater inspirado como sustentamos que devam ser removidos do canon Cristão ou transferidos para uma cessão a parte.

ortodoxo: Amigo, tira-me cá uma duvidazinha - Qual o conteúdo do folheto que vôce desejava entregar-me na semana passada?

protestante: Um trecho da epístola de S Paulo aos Romanos...

ortodoxo: Neste caso se trata de um texto paulino e não de um texto propriamente evangélico, certo?

protestante: Exatamente, mas esta tudo contido na mesma Bíblia, Jesus e os Apóstolos; não?

ortodoxo: Veja bem, uma vez que o amigo não se apresenta como Biblista ou paulino e sim como evangélico, sou levado a crer que prioriza ou dá ênfase a leitura dos santos e divinos Evangelhos onde damos com a palavra divina do Mestre Jesus.

protestante: Nossos lideres afirmam que não devemos fazer qualquer distinção entre escritura e escritura, mas aceita-la integralmente, afinal todos os livros são igualmente inspirados.

ortodoxo: E no entanto vossas Bíblia são de fato divididas em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento...

protestante: Vôce mesmo apelou a passagem: "Toda escritura é inspirada por Deus, para ensinar..." e afirmou que sua igreja reconhece a inspiração das escrituras...

ortodoxo: Alto lá meu amigo! Com o apóstolo inspirado e com a mãe igreja reconhecemos que toda escritura é inspirada por Deus, mas não que toda escritura seja inspirada na mesma medida, no mesmo nível ou no mesmo grau. 

QUE O APÓSTOLO DIVINAMENTE INSPIRADO TENHA ENSINADO QUE AS ESCRITURAS SÃO INSPIRADAS PELO PODER DE DEUS CONCEDO SEM MAIORES PROBLEMAS, AGORA QUE TENHA ENSINADO A FALSA E VÃ DOUTRINA DA INSPIRAÇÃO PLENÁRIA NEGO. AFIRMA-LA É IR MUITO ALÉM DO QUE ESTA ESCRITO E ULTRAPASSAR A SIMPLICIDADE DA LETRA...

Toda Escritura é inspirada por Deus porque contém testemunhos proféticos e inspirados.

protestante: como é que é?

ortodoxoÉ exatamente o que acabou de ouvir; o texto paulino não diz absolutamente nada, antes silencia por completo, a respeito da intensidade, da extensão da inspiração ou mesmo do Canon; limitando-se a afirmar pura e simplesmente que "Toda a Escritura é inspirada". 

Quanto a alegação de que a escritura seja inspirada no mesmo grau ou medida é teoria ou opinião puramente humana arquitetada pelos protestantes e não crença liquida e certa estribada na pena apostólica.

protestante: Assim o amigo distingue entre escritura e escritura?

ortodoxo"NÃO É NADA DÍFICIL ABALAR A CRENÇA NA ABSOLUTA E IGUAL INSPIRAÇÃO DE TODAS AS PARTES DA BÍBLIA. TEM-SE DIVULGADO QUE A BÍBLIA É, EM TODAS AS PARTES A INFALIVEL PALAVRA DE DEUS; QUE ESTAS PALAVRAS SÃO TÃO VERDADEIRAMENTE SUAS, COMO SE ELE AS TIVESSE PROFERIDO POR SUA PRÓPRIA BOCA OU COMO SE AS TIVESSE ESCRITO COM SUAS PRÓPRIAS MÃOS... TAL POSIÇÃO É INSUSTENTÁVEL, COMO VERIFICARÁ QUALQUER LEITOR DA BÍBLIA QUE NÃO FUJA AOS FATOS. É UMA TEORIA QUE VEM DE FORA. NÃO É TIRADA DO QUE A BÍBLIA DIZ DE SÍ." Charles R. Bronw. in "Pontos de doutrina Cristã." São Paulo, metodista.


protestante: "O ESCLARECIMENTO ADMITE GRADAÇÃO, ENQUANTO A INSPIRAÇÃO NÃO ADMITE GRADAÇÃO ALGUMA. VARIA DE PESSOA PARA PESSOA O GRÁU DE ESCLARECIMENTO, MAS NO CASO DA INSPIRAÇÃO, NO SENTIDO BÍBLICO, A PESSOA RECEBEU OU NÃO A INSPIRAÇÃO." Myer Pearlman. in "Conhecendo as doutrinas da Bíblia", Rio de Janeiro, lawrence Olson, 1951, p 23


ortodoxo: Como tudo quanto seja gratuitamente afirmado pode ser gratuitamente negado, falem por nós os expoentes da teologia reformada:

Nosso douto patrício José Carlos Rodrigues: "É UM ERRO GROSSEIRO APRESENTAREM-NOS ESSA MORAL INCOMPLETA E OBSCURECIDA, ANTES DA PLENA REVELAÇÃO, COMO ACABADA E PERFEITA... O ENSINO DIVINO FOI SEMPRE INDIRETO, PARCIAL, PROGRESIVO E MEDIATO ATÉ O ADVENTO DE CRISTO. A REVELAÇÃO FOI REALMENTE PAULATINA CONFORME O GRÁU DE SUA APREENSSÃO PELO HOMEM." in "Considerações gerais sobre a Bíblia."


Charles R. Bronw: "A RESPOSTA TANTAS VEZES OUVIDA DE QUE TEMOS OU DE ACEITAR TUDO OU DE REGEITAR TUDO, É FUTIL, ALÉM DE CAVILOSA E PERVERSA. A INSPIRAÇÃO RESULTA DA OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, E ESTÁ VARIA CONFORME A RECEPTIVIDADE DO CANAL OU SEJA DO HOMEM. POIS O ESPÍRITO OPERA SOBRE CRIATURAS INTELIGENTES E LIVRES E NÃO SOBRE MÁQUINAS OU FANTOCHES." iden, id

O teólogo presbiteriano Harry Emerson Fosdick: "CERTAMENTE QUE NOSSOS MAIORES NÃO DEIXAVAM DE RECONHCER QUE O NOVO TESTAMENTO SUPERA, REALIZA E, EM PARTE, INVALIDA, O VELHO. ELES TINHAM O SERMÃO DO MONTE E OS VERSÍCULOS INICIAIS DA EPISTOLAS AOS HEBREUS PARA CERTIFICA-LOS QUANTO A ISSO... TEREMOS OCASIÃO DE APLAUDIR, FUTURAMENTE, O SISTEMA DE INTERPRETAÇÃO TORNADO CÉREBRE POR TEODORO DE MOPSUESTES..." in "A Bíblia em nossa época." São Paulo, 1954, p 27


protestante: Jamais ouvi falar nestes senhores, os quais para mim não passam de hereges.


ortodoxo: Que me diz deste aqui -


"LUTERO SE MOSTRÓ EXCESIVAMENTE LIBERAL EN LO QUE RESPECTA A OPINIONES SOBRE LA BIBLIA: TANTO, QUE SE LE HA LLAMADO 'EL CRITICO MAS RADICAL DE LA IGLESIA, EN EL TIEMPO DE LA REFORMA'... NOS SOSTUVO QUE TODAS LAS ESCRITURAS COMPONEM LA PALAVRA DE DIOS, SINO QUE LA PALAVRA DE DIOS SE HALLA CONTENIDA EM LAS ESCRITURAS. ES DECIR QUE, DE HECHO ADMITIÓ LA POSSIBILIDAD DE QUE LA BIBLIA CONTENGA ERRORES." H. E. Dana. in "El nuevo Testamento ante la critica.", El passo, Texas, p 45

Admitindo inclusive a falibilidade Verbal/acidental do texto bíblico, observando que o Evangelista Mateus tomara Zacarias por Jeremias (27,9); e comentando - aqui como bom Católico ou Ortodoxo - 

"NÃO ME INCOMODO COM LETRINHAS." Roland Bainton



protestante: Não sigo a Lutero, que era um homem falivel, mas a Bíblia.


ortodoxo: Eis a quintessencia da ma fé...

Raro o protestante que diante da boçalidade alheia não se põe a tecer mil e um louvores aquele que - cf Merle Daubigné, Wylie, Hasse, Koestlin,E G Withe,etc - "Restabeleceu o conhecimento e a autoridade das escrituras..." ou que "Resistiu intrepidamente a tirania do Papa romano." (COMO SE FÓCIO & CELULÁRIO NÃO TIVESSEM RESISTIDO AOS PAPAS MIL ANOS ANTES DELE).

Basta no entanto que o interlocutor se mostre medianamente informado sobre o 'maravilhoso' reformador para que o discurso mude totalmente, a ponto de nosso homem poder exclamar - parodiando o Senhor Cristo - AMIGO, QUE HÁ ENTRE LUTERO E EU... 

Não sou de Lutero, sou de Jesus ou ainda: minha fé está pautada na Bíblia e não em Lutero...

Primeiro Lutero era tudo... ei-lo agora reduzido a nada...

Antes canonizado, Lutero passa a ser menosprezado...

Fecham-se pois subitamente todas essas bocas que viviam falando de Lutero para lá e para cá...

Todavia, caso o solifideismo sustentado por nossos protestantes não tenha sido professado por um único cristão antes do agostiniano Saxão somos levados a concluir que este Mestre ímpio e não o Senhor Jesus Cristo seja a pedra angular do sistema protestante; o qual foi edificado sobre seus sentimentos pessoais e não sobre o fundamento objetivo do Evangelho e as palavras sagradas do filho de Maria.

Caso não sejam os protestantes seguidores de Wicliff, mas como dizem da Bíblia, provem-nos que as doutrinas formuladas por ele - o Biblismo e o livre examinismo - tenham sido conhecidas e professada por qualquer cristão anterior a ele!

Do contrário continuaremos a dizer e a repetir que adotastes a opinião particular de um inglês e de um alemão; face as quais damos preferência a interpretação comum oferecida pela mãe dos crentes!

De qualquer forma, guiados pelo profo Fosdick, vamos a Bíblia...


Ei-lo: "MUITAS VEZES, DE DIVERSAS MANEIRAS DEUS FALOU A NOSSOS PAIS ATRAVÉS DOS PROFETAS, NA PLENITUDE DOS TEMPOS, NOS FALOU POR SEU FILHO, QUE CONSTITUIU HERDEIRO ESPIRITUAL E ATRAVÉS DO QUAL CRIOU TODAS AS COISAS." hb 1,1sg

protestante: Não compreendo.

ortodoxo: Antes de Cristo, Deus se comunicou com os homens indireta e imperfeita ou seja, por intermédio de veículos imperfeitos e faliveis, os assim chamados profetas e por meio deles - através de sombras e tipos - anunciou sua própria visitação e seu magistério entre os filhos dos homens.

O próprio Testamento antigo refere-se a este processo nos seguintes termos:

"TAL A VEREDA DA RETIDÃO, AURORA QUE VAI CLAREANDO, CLAREANDO ATÉ SER DIA PLENO."

Eis porque a graça do Santo Evangelho corresponde ao meio dia da divina revelação.

Acaso a luz dispensada pelo sol durante o meio dia é idêntica em intensidade a luz dispensada por ele durante a aurora ou o crepúsculo?

Ambos os termos - aurora e plenitude - apontam para a idéia de gradação e progressividade. Pois se de um lado há plenitude ou ápice do outro há necessariamente alguma limitação...

Este foi o dia porque os patriarcas e profetas aspiraram ver; embora não tenham visto; mas que foi visto pelos apóstolos; aos quais a Revelação foi transmitida uma única vez para sempre.

Na medida em que foram ensinados não pelos patriarcas, reis e profetas, mas por ele mesmo ou seja por Deus.

Segundo fora prometido: E SERÃO TODOS ENSINADOS POR DEUS.

Diante disto te pergunto podem os homens ensinar como Deus ou Deus ensinar como os homens?

protestante: Certamente que nem os homens podem ensinar com a mesma perícia e exatidão que Deus e que nem o ensino ministrado por Deus possa conter qualquer tipo de imperfeição característica dos ensinamentos humanos; mesmo quando inspirados por Deus.

Acontece que este mesmo Jesus que apresentas como divino recorre ao testemunho do Antigo Testamento citando como 'Escrituras' diversas passagens da lei, dos salmos e dos profetas. Acaso não devemos concluir - a partir de tais testemunhos - que tais registros sejam sagrados e que constituam a 'palavra de Deus'???

Ora se Jesus citou tais escritos como inspirados como ousais repudiar a inspiração dos mesmos???

ortodoxo: Aqui mais uma artimanha empregada pela apologética protestante.

Pois a partir - em sua maior parte proféticas e Cristocêntricas - das passagens alegadas nada se pode provar exceto que Nosso Senhor encarava tais passagens como inspiradas. Por meio de citações o máximo que se pode demonstrar é que as ditas citações, partes ou fragmentos dos registros hebraicos são de fato sagradas; quanto as demais partes dos registros nada se pode afirmar de concreto.

Mas se Jesus recorres a uma parte ou parcela de tais registros é porque certamente encarava-os como sagrados em sua totalidade...
KKKKKKKKKKK Mas sr protestantes isto é dar pro provado exatamente aquilo que se deve provar e pura e simplesmente atribuir a Jesus Cristo a doutrina da Inspiração plenária... pois é a luz da doutrina da Inspiração plenária que fazeis tais inferência a respeito dos ensinamentos de Jesus, atribuindo-lhe precipitadamente vossas crenças.


Embora Jesus recorra a um testemunho ou outro apenas devemos concluir que considerava toda extensão dos escritos em questão como divina... 

E por que?

protestante: Porque Jesus era um judeu e os judeus acreditavam assim.

ortodoxo: E no entanto os mesmo judeus acreditavam terem sido eleitos por javé com exclusão de todos os demais povos...

ACREDITAVAM NA IRREVOGABILIDADE DA LEI DE MOISÉS.

Acreditavam no repouso sabático e na circuncisão.

Acreditavam na necessidade de sacrifícios sangrentos..


Acreditavam, como demonstraremos mais adiante, na corporalidade de javé.

Acreditavam que o templo era a 'casa' de javé.

ENQUANTO JESUS... kkkkkkkk

Portanto afirmar que Jesus sendo judeu, deveria estar sempre de acordo com as opiniões e crenças dos judeus é argumento que beira a insanidade. Pois o ministério do Senhor consistiu exatamente em corrigir as crenças dos judeus e em abater a sinagoga até o chão... MERECENDO SER SUSPENDIDO NUMA TRAVE!!!

protestante: Apesar disto ele confessa> "A escritura não pode errar." (Jo 10,35) Caso a Escritura dos judeus fosse mesmo inerrante porque raios teria ele revisado e corrigido tais escrituras no Sermão do Monte, dizendo sem maiores cerimônias: FOI DITO AOS ANTIGOS, EU PORÉM VOS DIGO...??? Como corrigir algo que é por natureza inerrante??? Noutra parte todavia diz claramente: "ACASO NÃO CONSTA NA VOSSA LEI?"evidenciando que não era coisa sua (do contrário teria dito Minha Lei ou LEI DE DEUS) ou divina mas coisa puramente humana.

Ademais ele não declara que as escrituras dos judeus não podiam falhar. Antes o original reza: 'E A ESCRITURA NÃO PODE SER SOLTA' suportando: NÃO PODEIS SOLTAR OU DESATAR A ESCRITURA. Querendo dizer com isto que os judeus estavam presos a ela como escravos. Assim Jesus constata uma realidade: que a mentalidade dos saduceus e fariseus era refém da Escritura, e que jamais se lhes havia passado pela cabeça contestar, mesmo suas partes mais ridículas; e tira proveito dessa crença grosseira para escapar a acusação de blasfêmia que acabam de emitir contra ele...

ERAM ELES QUE COMO CEGOS ESTAVAM PRESOS E ATADOS A SUAS ESCRITURAS.

Assim os protestantes e fundamentalistas.

Por outro lado, quando postas para seu fim ou objeto: como o anúncio do Verbo; as escrituras não falham. Nem por isto a sombra ou a figura torna-se igual a luz do meio dia...

protestante: Que o amigo quer dizer com sombras e figuras?


ortodoxo: Quero dizer que o velho testamento é uma pálida figura do novo, assim como o jogo das sombras chinesas... Que é como uma paisagem que se avista de longe... Que é representação da coisa e não a coisa em si... Que é uma espécie de mapa ou roteiro que indica o lugar e não o lugar... Que corresponde a um objeto visto refletivo num espelho e não ao objeto...

protestante: De onde foi que o amigo tirou esta ideia maluca?


ortodoxo: Da epístola aos hebreus:


"A LEI FOI MERA SOMBRA DOS BENS FUTUROS E NÃO REALIDADE... ASSIM NÃO PODIA CONDUZIR A PERFEIÇÃO SEUS SIGNATÁRIOS." Hb 10,1



protestante: Da-me um exemplo sobre tais figuras.


ortodoxo: Segundo Clemente romano: o pano vermelho que assinalava a casa da prostituta Raabe para que não fosse saqueada - in I Cor XII - simbolizava o sangue do Senhor Cristo... que nestes tempos assinala a Igreja que jamais será invadida ou saqueada pela iniquidade.

Por maior que seja nossa veneração e estima por tantos quantos foram escolhidos pelo Cristo Bendito com o objetivo de anunciar sua vinda as nações e povos da terra; não estamos autorizados a coloca-los em pé de igualdade com ele. 

Mesmo no caso daqueles que tendo sido escolhidos por ele escreveram a respeito dele com o intuíto de expor a sã doutrina, devemos ter sempre em mente que eram seres humanos como nós e como tais permeáveis a cultura em que encontravam-se inseridos. 

Ele apenas é singular, único, absolutamente perfeito, incomparável e sem rival não só no que diz respeito a verdade mas também no que diz respeito a linguagem ou a forma da expressão; até mesmo os carnais judeus foram capazes de perceber o que tão poucos dentre os filhos da luz têm percebido, ou seja, que ninguém jamais havia falado como ele ou seja com tanto desempedimento, ousadia e autoridade...

Una é a mensagem dele e dos apóstolos; ele no entanto sabe exprimi-la melhor.

Mas eles são guiados pelo Espírito Santo. 

Mas eles nem sempre estão dispostos a dar oportunidade ao Espírito Santo ou a colaborar com eles sem restrições. Pois são elementos vivos, ativo e livres; ora Deus não pode criar uma pedra que não possa levantar... e assim jamais revoga o decreto da livre vontade e jamais atua contra a liberdade da criatura racional. 


Aceitamos tudo quanto eles - primeiro os apóstolos e depois os profetas - ensinaram em Jesus Cristo mas nem por isso ousamos afirmar ou supor que a linguagem deles ou a forma é tão clara, distinta, exata e límpida quanto a dele. Somente Cristo falou com absoluta clareza e permaneceu puro e incontaminado do fermento dos fariseus... por isto é a ele, sempre a ele e apenas a ele que cabe dar a última palavra em matéria de controvérsias em torno das Escrituras. Somos Cristãos, adoradores de Jesus e é a ele que atribuimos o veredito definitivo e infalivel.

Anunciem os profetas, decretem os apóstolos, mas Jesus Cristo reine soberanamente sobre uns e outros como árbitro supremo das escrituras santas.

Não foi sem fundamento que os apóstolos registraram: "A QUEM IREMOS NÓS SENHOR??? SÓ TU TEM PALAVRAS DE VIDA ETERNA." 

De fato o Mestre não revidou como seria necessário caso a doutrina da inspiração plenária fosse verdadeira: IDE A MIKRA OU A TANAKH, IDE A MOISÉS, A DAVI, A JEREMIAS, ETC

E noutro passo:

"POR MOISÉS VEIO A LEI; MAS POR ELE VEIO A GRAÇA E A VERDADE."

Agora se vocês, com Lutero, não vão até Moisés com o objeto de ter acesso a Graça por que exigis que nos aproximemos de Moisés para ter acesso a Verdade???

Sêde coerentes protestantes pois o texto em questão declara que ele é inepto para comunicar tanto uma quanto outra!!!

E se a respeito do primeiro texto podeis sair pela tangente e declarar que Jesus esta sendo comparado pelos apóstolos com os demais mestres humanos da casa de Israel ao menos aqui Moisés é explicitamente citado como alguém que não teve acesso a Verdade divina. Numa palavra> não precisamos de seus ensinamentos, pois tudo nos é dado por meio do Evangelho.

Acaso não viveis dizendo e repetindo que não precisais das preces dos Santos vitoriosos porque tendes acesso direto a Jesus???

Então engoli esta: Não precisamos de Moisés e de seus apaniguados porque através do ministério da Igreja, do Evangelho e da tradição apostólica temos acesso direto a Jesus Cristo, o MESTRE dos mestres!!!

protestante: Certamente que o Cristo apenas é de condição divina.

ortodoxo: Nosso posicionamento é que a inspiração divina não seja linear, mas diagonal ou piramidal. 

A partir do documento J o entendimento dos hebreus foi aumentando gradativamente na mesma medida em que iam se aproximando os tempos do messias, e as concepções arcaicas e ultrapassadas iam sendo substituidas por outras tanto mais dignas, e a consciência religiosa do povo progredia segundo a luz que dele recebiam.

Luz que brilhou sobretudo na consciência do derradeiro contribuinte da profecia atribuida a Isaías e em cujas palavras a respeito da paternidade de Deus, de sua natureza imaterial, da fraternidade universal dos seres humanos e da fatuidade dos sacrifícios sentimos já o doce aroma dos Evangelhos e como que um prenuncio das palavras de Nosso Abençoado Mestre e Salvador...

Os profetas ocupam certamente um lugar privilegiado no concerto antigo, muito acima da lei e da sabedoria...


O límite desta assunção e o topo desta escalada no entanto é ocupado por Jesus, que é o selo dos profetas ou melhor pelo evangelho que a consumação do testemunho profético.


Depois dele a linha torna novamente a descer até o apocalipse que é o escrito mais obscuro ou hermético do Novo Testamento e o único que não foi escrito por apóstolo ou evangelista, mas por João o presbitero mestre de Aristion.



Aqui Fosdick: "DESDE O SEU ÍNICIO RASTEIRO NOS ESCRITOS MAIS PRIMITIVOS DOS HEBREUS, QUALQUER IDÉIA RELIGIOSA OU ÉTICA DA BÍBLIA, PODE SER SEGUIDA EM SUA TRAJETÓRIA, MUITAS VEZES ACIDENTADA, PORÉM, ASCENDENTE, ATÉ ALCANÇAR SUA CULMINÂNCIA NO ENSINO DE JESUS." iden, id.


protestante: Jamais havia pensado em distinguir os dois testamentos de modo tão categórico.


ortodoxo: E no entanto em todas as Bíblias do mundo esta distinção tem sido mantida só nos restando concluir que deva significar alguma coisa.

protestante: Nem posso negar que semelhante distinção exista.

ortodoxo: Embora como protestante faça pouco caso dela, tendo-a certamente em conta de ociosa...

protestante: Sempre encarei a Bíblia como algo unitário ou linear.

ortodoxo: A grande tragédia da reforma foi admitir e até mesmo reforçar a suposta igualdade do Velho Testamento relação ao Novo e, desvincula-lo por completo do Senhor Jesus Cristo conferir-lhe um valor em si mesmo, i é, segundo a letra e uma autoridade autônoma ou seja sem qualquer tipo de conexão com a palavra do divino Mestre; na mesma perspectiva que os saduceus, fariseus, escribas e rabinos...



CONCLUSÃO: OS PROTESTANTES SEQUER FAZEM JUS AO TÍTULO DE 'EVANGÉLICOS' COM QUE COSTUMAM PAVONEAR-SE E, CASO FOSSEM COERENTES DEVERIAM APRESENTAR-SE COMO BIBLISTAS, MOSAÍSTAS OU JUDAIZANTES!

protestante: Que leva-o a fazer uma acusação tão séria?

ortodoxo"A DENOMINAÇÃO 'EVANGÉLICOS' É, REALMENTE, INEXATA, POIS NUNCA FORAM OS EVANGELHOS A LEITURA PREDILETA DO REFORMADOR (alude a M. Lutero) O QUAL CONCENTROU TODO SEU INTERESSE RELIGIOSO - APARTE CERTAS PASSAGENS DO VELHO TESTAMENTO QUE ACENTUAM A MAJESTADE E A INCOMPREENSIBILIDADE DE DEUS - NAS EPÍSTOLAS PAULINAS, ESPECIALMENTE EM ROMANOS E GÁLATAS." in Arangurem. iden, id


E tal ordem tem prevalecido até os dias de hoje entre o povo luterano, segundo qualquer um pode constatar no "indice de passagens bíblicas" da obra de Oswaldo Bayer (bispo luterano) "A teologia de Martin Lutero", São Leopoldo, Sinodal, 2007

São 108 citações a Romanos, I corintios e Galatas!

Mais 115 citações de Genesis e Salmos!

E somente 100 dos quatro evangelhos...

Assim Lutero deslocou o fóco do Evangelho antes de tudo para os escritos paulinos, conforme eram mais faceis de serem deturpados... e depois para o Velho Testamento, especialmente para os Salmos e para o Genesis conforme fora expositor ou vogal de ambos os livros.


PARA LUTERO O EVANGELHO VEM EM ÚLTIMO LUGAR!!! DE MODO QUE CHEGA A CENSURAR OS TRÊS PRIMEIROS EVANGELISTAS POR TEREM 'REPETIDO' AS MESMAS NARRATIVAS!!!


Conforme: "O HOMEM MAU NÃO DESEJA VIR A LUZ, PARA QUE SUAS OBRAS NÃO APAREÇAM, POIS ELAS O CONDENAM."

Seja pois o Evangelho de Jesus Cristo Nosso Senhor a lança afiada com que atravessaremos o coração do protestantismo e o façamos perecer!!! Cristãos ao Evangelho!!! Lede-o e estudai-o sem cessar!

protestante: E Calvino que direção seguiu?


ortodoxo: Calvino seguiu os passos de Lutero fazendo substituir os escritos de Paulo e todo o Novo Testamento pelos supostos escritos de Moisés, David e Salomão. Ele afirmou explicitamente que o Velho Testamento possui tanto valor e autoridade quanto o Novo e merece ser encarado com toda justeza como pai da judaização e mestre da apostasia e do sectarismo num grau ainda maior que Lutero.

Ouçamos o historiador Maurois: "DEPOIS DO ANTIGO TESTAMENTO, O QUE O PURITANO LÊ DE MELHOR GRADO SÃO AS EPISTOLAS DE SÃO PAULO E OS LIVROS DE CALVINO. O SEU DEUS DÃO É O DEUS DO EVANGELHO QUE MORREU POR TODOS OS HOMENS...

A VIDA ESPIRITUAL DA INGLATERRA NO TEMPO DE CROMWELL, CONSTITUI UM DOS FENÔMENOS MAIS INTERESANTES DA HISTÓRIA.


DE NARRATIVAS E DE POEMAS ORIENTAIS QUE JA TINHAM ALGUNS MILHARES DE ANOS, TODO UM POVO OCIDENTAL FEZ ENTÃO A SUA ÚNICA LEITURA, SUA FÉ E SUA CONSTITUIÇÃO.


AOS OLHOS DESSE POVO LEGALISTA, A LETRA DE UMA LEI DEVIA SER SEMPRE OBSERVADA, E POIS QUE A BÍBLIA (leia-se Velho Testamento) ERA A PALAVRA DE DEUS CUMPRIA VIVER LITERALMENTE CONFORME A BÍBLIA.


ASSIM, PORQUE OS ISRAELITAS TINHAM TRUCIDADO OS AMALECITAS, CROMWELL FEZ TRUCIDAR OS IRLANDESES EM DROGUEDA.

PORQUE ELES TINHAM LAPIDADO CERTOS DELINQUENTES, OUVIA-SE GRITAR NO PARLAMENTO: LAPIDEM-NO, LAPIDEM-NO!

CONFORME ALGUNS DOS SALMOS SÃO MARCHAS GUERREIRAS, OS PURITANOS SEMPRE ESTIVERAM PRESTES A PEGAR EM ARMAS CONTRA OS INIMIGOS DE 'JEOVÁ'.

PORQUE O LIVRO EXALTA O POVO DE ISRAEL ACIMA DOS OUTROS O POVO INGLÊS CONVENCIDO DE QUE ELE ERA O 'NOVO ISRAEL' SENTIU-SE SUPERIOR AOS OUTROS POVOS E NAÇÕES." in "História da Inglaterra" Rio de Janeiro, Pongetti, p 289

"A RELIGIOSIDADE DE CALVINO ESTA TODA VASADA NOS MOLDES DO ANTIGO TESTAMENTO." afirma o já citado Aranguren. iden, id.

"NÃO SEI COMO CONCILIAR AS IDÉIAS VINDAS DE WITTEMBERG E DE GENEBRA COM A BOA NOVA SAIDA DE NAZARÉ." Sábias palavras do judicioso Dale Owen...

O protestantismo no entanto, qual uma ostra fixada a um pedregulho tem perseverado neste erro funesto até nossos dias. E aspirado porque a sociedade humana retroceda a idade de ouro dos patriarcas israelitas

Podeis certificar-vos disso lendo o repugnante prefácio com que o Pr Emilio Kerr brindou a citada obra de seu confrade Ernesto Luiz de Oliveira, é um oceano de citações quase todas extraídas dos escritos judaicos.. é shibbolet pra ca, Dagon pra lá e outras tantas frioleiras capazes de fazer qualquer evangélico de verdade (seja ortodoxo, romanista, espírita ou protestante) vomitar...

Conclusão: Lutero e Calvino inverteram a economia Cristã e as bases da divina revelação. Puseram o chão no teto e o teto no chão... alteraram, subverteram e corromperam a ordem estabelecida por Deus convertendo a instrução celestial num mercado ou numa feira onde todos falam, interpretam, discutem; mas ninguém se entende.

Tudo graças a insistência dos neo cristãos judaizados a respeito desta Lei, que segundo nosso Mestre VIGOROU APENAS ATÉ JOÃO.

E que já não vigora em sentido algum, e que foi abolida e desativada em todos os sentidos.

protestante: O que o amigo quis dizer com 'desvincula-lo de Cristo'?

ortodoxo: Conferir ao sentido literal e/ou uma importância excessiva especialmente quando este sentido nada testifica a respeito de Cristo Jesus ao invés de admitir honestamente que tais passagens apenas servem de quadro ou pano de fundo a divina profecia enquanto substrato cultural em que a mesma foi inserida.

Assim o apóstolo dá a entender muito claramente que tantos quantos leem as escrituras hebraicas sem relaciona-las com Cristo - Como fazem os judeus - tem diante de si um espesso véu e são sempre incapazes de tomar posse do conteúdo; pois perderam o sentido de Cristo e a consciência Cristã. II Cor 3,14 Assim aqueles que vão em busca da circuncisão, do sábado, do jejum carnal, das comportas celestiais, dos gigantes, da costela, do barro...


protestante: compreendo.

ortodoxo: Todas as passagens do VT precisam estar revestidas dum aspecto crístico ou cristológico, que nos remeta ao Mestre Jesus sob pena de serem rejeitadas enquanto palavras de Deus.

Calvino todavia, susteve o princípio oposto, segundo o qual o NT é que devia ser lido a luz do VT, reforçando o processo de judaização por meio do qual a fé Cristã diluindo-se cada vez mais revertia a sinagoga.

protestante: Antes dele outras pessoas já haviam tentado judaizar a igreja?

ortodoxo: Veja bem, não é que esta ou aquela personagem desejasse judaizar a igreja. Para nosso sofrimento e luta, foi a igreja mesma que surgiu ou veio a luz num contexto judaico e sob o signo desta cultura. Pois todas as relações humanas, mesmo as da fé, se dão na cultura.

Jesus era judeu, nasceu na cultura judaica e pertenceu a religião judaica, sua mãe era judia, os doze apóstolos eram judeus e inúmeros personagens de destaque na igreja primitiva também o eram, isto é fato estabelecido, inda que Lutero tenha dito: ARDA NO FOGO DO INFERNO TODA CARNE APARENTADA COM CRISTO! e que seu discípulo Adolph Hitler tenha feito representar tais personagens com trações arianos... Nós não temos nada contra o sangue, seja ele qual for e não fazemos caso de tais coisas...

A cultura no entanto deve ser sempre considerada.

Neste sentido podemos dizer que a igreja nasceu revestida por uma placenta judaica e que alguns querem mante-la a todo custo em torno de seu corpo... semelhante tipo de gente tem se mostrado incapaz de perceber que o cordão umbilical já foi cortado há muito tempo; cerca de quinze anos após a morte de Nosso Senhor pelo apóstolo Paulo.

Dir-se-ia que no contexto Cristão há um elemento cultural judaico ou um elemento religioso farisaico em perpétua luta com o espírito genuinamente evangélico. E que esta situação de conflito apresenta-se sob diferentes formas a cada época... sob os nomes de Marcião, Ario, dos discípulos de Nestor, de Calvino, de Socino, de E H Withe, de Ch T Russel, etc Uns alijando o testamento antigo como um todo e outros subordinando o Novo ao Antigo; mesmo sabendo que 

"VINHO NOVO NÃO CABE EM ODRES VELHOS FAZENDO COM QUE ESTES ESTOUREM E PERCA-SE O VINHO."

Ou seja que a doutrina Cristã não cabe nos estreitos limites dos escritos judaicos...

O conflito entre a letra da lei e o espírito de Cristo jamais serenou.

Assim é dever nosso vigiar e combater pelo espírito de Cristo e face as puerilidades de cultura hebraica, sucessivamente reforçadas pelos latinos, especialmente a partir de Lyra, Pagnino, Steucho, Vatable, Arias Montano, Lutero, Calvino, Munster, Jud, Tremellius, etc

protestante: Quem foram os principais pivôs deste conflito no correr dos séculos?


ortodoxo: Primeiramente o apóstolo paulo.

O qual por isso mesmo é mais odiado pelos judeus do que o próprio Jesus. Basta dizer que os hereges ebionitas identificaram-no com Simão o Mago e suas Clementinas...

Há quem - como o escritor judeu Sholem Ash - acuse Paulo de ter transformado Jesus num deus, embora muitos outros atribuam tal façanha a Constantino ou a Atanásio... 

Há quem como Audiffrent acuse Paulo de ter formulado a doutrina do resgate e de ser, por isso mesmo, o verdadeiro fundador do Cristianismo. 

Dizem mesmo que somente o gênio de Paulo poderia ter sido capaz de elevar as nuvens a nulidade e a obscuridade de um nazareno tosco...


É inegavel porém que a esta figura predestinada ou "Vaso de eleição" tenha cabido a glória impar de separar definitivamente as duas formas religiosas uma da outra, digo a judaica e a cristã ou a cristã da judaica cimentando e levando a bom termo a obra iniciada no instante em que Jesus dissera: "Deste templo não restara pedra sobre pedra." querendo significar que a religião dos patriarcas e profetas seria abrogada após sua crucificação e morte, coisa que muito cristão ainda não foi capaz de compreender e de aceitar perseverando nas superstições...

Conforme o entendimento rasteiro dos demais apóstolos a igreja jamais teria deixado de ser uma seita judaica - como a dos essênios ou a dos fariseus - e, caso o templo de Jerusalém não tivesse sido destruído por Tito, não seriam poucos os cristão que acorreriam pressurosos para nele oferecerem seus sacrifícios sangrentos... Afinal, enquanto escrevemos estas linha cogita o sr Edir Macedo reconstruir o dito templo aqui no Brasil (Primeiro o templo, depois os sacrifícios e de abismo se chega a outro abismo!!!).

O mais provável todavia é que a mãe igreja, confinada aos estreitos limites do judaismo acabasse por perecer miseravelmente e com ela os ensinamentos de Nosso divino Mestre. Diante duma tal perspectiva a conversão de Saulo de Tarso foi um acontecimento capital e providencial na vida da igreja e da humanidade, pois foi ele que assimilando mais profundamente o pensamento de Cristo e correspondendo ao influxo de seu espírito cortou o cordão umbilical bem como os nervos e liames que prendiam a Igreja a Sinagoga; concedendo autonomia a religião de Jesus.


Foi graças a sua atuação junto ao corpo governante durante o concilio geral de Jerusalém, que os Cristãos puderam abandonar o rito da circuncisão e substitui-lo pelo lavacro celestial.

Quanto aos que não dariam a mínima para o templo, a dieta, os sábados, etc são todos tributários da mesma mente e do mesmo espírito que tornou a Igreja auto consciente, madura e adulta fazendo-a crescer em idade, sabedoria e graça a semelhança de seu esposo e mestre.

Bem sabiam os hebreus que Paulo estava promovendo, em surdina, a ruína de seu santuário ancestral e por isto fizeram-no aprisionar quando lá entrou...

Assim o apressamento de Paulo no templo de Jerusalém é o primeiro passo para a Emancipação do cristianismo quanto aos ritos étnicos.

Pedro a princípio também ajudou a promover esta nobre causa e a derrubar a barreira da dieta; conforme o próprio Mestre houvera dito: "NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA DO HOMEM QUE O TORNA IMPURO MAS O QUE DELE SAI."

protestante: E depois de Paulo, como ficou a situação?

ortodoxo: alguns como Marcion e Apelles excederam-se um pouco em suas críticas aos escritos judaicos, todavia, mesmo esta exageração não deixou de ser útil a mãe igreja. (Conforme as crises fazem parte do crescimento de um ser ) No fim das contas era preciso chocar aquela geração carnal e assim evitar que a porca voltasse ao chiqueiro e o cão ao vomito.

O islamismo foi menos infeliz sob este aspecto pois surgindo num contexto cultural diferente foi obrigado a adicionar qualquer outro grupo de escrituras, gregas ou hebraicas ao Corão. Logrou a religião maometana evitar a contradição de elementos em seus registros sagrados, mas a que preço e custo... pois desde então o islã carece de toda e qualquer base profética ou sobrenatural.

Após Marcion os devaneios judaizantes foram combatidos com mais equilibrio por Clemente de Alexandria, Origenes, Tertuliano, Agostinho, Eusébio, Gregório Dialogos, Fócio, Tomás de Aquino, dentre outros. Paulatinamente a igreja foi tomando consciência de sua própria forma evangélica ou neotestamentária, sem embargo, tal consciência jamais pode atingir sua plenitude pois era tolhida a cada passo pelos estreitos limites dos escritos hebraicos.

A tensão entre judaismo e cristianismo, Torá e Evangelho, Moisés e Jesus, lei e graça, antigo e Novo jamais cessou... Dir-se-ia que sempre houve um atrito entre estas duas forças ou padrões... e que desde os primórdios do Cristianismo uma tem procurado prevalecer sobre a outra...

Aos poucos no entanto, graças as iniciativas de Lyra, Valla, Pagnino, Erasmo, Steucho, etc o espírito do judaismo foi recobrando vigor entre os filhos da igreja latina e preparando os caminhos para uma grande revolução.

Enfim, semeados os ventos do hebraismo estourou a tempestade da Reforma sobre o orbe Cristão... se bem que o reformador Saxão não deixasse de receber um salutar influxo do partido anti-judaizante (SALUTAR ATÉ CERTO PONTO APENAS POIS ULTRAPASSANDO OS LIMITES DE NOSSA LEI ABRAÇOU O PADRÃO INCORRETO DO ANTI SEMITISMO E LANÇOU AS BASES DO NAZISMO - LUTERO SEMPRE FORA UM HOMEM DE EXTREMOS) a Reformação em sua generalidade tomou o caminho posteriormente aplainado por Calvino - O caminho da inspiração plenária - e voltou sua face para Moisés, David, Salomão, Esdras, etc e mesmo Rachi, Quinchi, Ashem, Nahmanides, Elias Levita, etc  O que resultou numa perda de consciência ou numa ruptura com o pensamento de Cristo... e deu inicio ao movimento de 'desencarnação do Verbo'.

Acaso não testemunhamos com nossos próprios olhos aqueles cujos piedosos ancestrais haviam cultuado a santa e vivificante cruz, substituírem-na por MINIATURAS OU DESENHOS DA ARCA DOS JUDEUS, DA MENORÁ OU DA ESTRELA DE DAVID, EMPREGANDO TAIS SÍMBOLOS COMO SE FOSSEM LEGITIMAMENTE CRISTÃOS NA MESMA MEDIDA EM QUE REPUDIAM AQUELE SINAL DESCRITO PELO APÓSTOLO COMO "PODER E GLÓRIA DE DEUS PARA OS QUE CREEM MAS LOUCURA PARA OS JUDEUS E PAGÃOS."

Enfim que é esta restauração do sábado - que obscurece o sentido da ressurreição - do jejum carnal, da circuncisão, do templo, etc e esta negação da Trindade, dos sacramentos, dos santos cristãos, das imagens, etc senão a negação do Cristianismo e a afirmação do judaismo???

E que tem alimentado esta tenebrosa revolução senão a leitura indiscriminada do Antigo testamento uma perspectiva plenária, absoluta e linear??? Ou este delírio insano de atribuir tudo aos rabinos: do cânon vetero testamentário ao sentido das profecias antigas passando pela versão autorizada (a Massorá)... em detrimento do Canon alexandrino, da Septuaginta e de nossos Santos Padres...



protestante: Será que o amigo não esta exagerando um pouco?

ortodoxo: Creio que não.

Sobre a tendência judaizante de Calvino e seus puritanos ja dissemos o suficiente, quem desejar saber mais leia a obra do luteranos Hunius "De Calvino judaizante" ou Sujin Pak "O calvino judaizante", ou ainda L I Newman "A influência judaica sobre a reforma protestante."

Basta dizer que em seu comentário aos Salmos o monstro de Genebra que o sentido do Salmo 2 vrs 7 determinado em At 13,33 e Hb 1,5 conforme o texto da Septuaginta estava ERRADO e que os cristãos deveriam dar preferência ao sentido ATRIBUÍDO PELOS RABINOS SEGUNDO A MASSORÁ.

O já citado Delaumeau estabeleceu com abundância de provas que ao invés da reforma ter divulgado as escrituras, foi a divulgação das escrituras que fomentou a reforma. Dentro deste quadro cabe destacar o movimento hebraizante, intimamente relacionado com os rabinos judeus, a sinagoga, o antigo testamento, o cânon palestiniano, etc

Mesmo involuntariamente Lyra, Valla, Erasmo, Pagnini, Steucho, Pico de La Mirandola, Agripa de Neteschein, e outros amantes da Massorá e partidários da sabedoria rabínica acabaram promovendo um clima de desconfiança a respeito das tradições legitimamente Cristãs e preparando o terreno para as futuras investidas de Lutero.

Partindo de tais fatos não nos devemos surpreender ao descobrir que no decorrer dos séculos XVI e XVII o calvinismo produziu a maior safra de hebraístas de que há notícia: Cappel, Wettstein (Que mais tarde passou a Igreja romana) Vitringa, Surenheius, Gutbirius, Spanheinn, Eschultetus (os Buxtorf eram luteranos e Ligthfoot episcopal) etc Estes homens eram tão versados nas escrituras hebraicas e nas tradições do povo que até hoje suas obras são apreciadas e consultadas pelos rabinos e oficiais da sinagoga.

Faço notar ainda que após a falsa reforma diversos nomes de personagens do antigo testamento - como Matusalem, Caleb, Finéias, Naftali, etc - passaram a ser empregados pelo povo de Cristo em detrimento de nomes legitimamente cristãos - enquanto ligados a História do Cristianismo - como Paulo, Pedro, Tiago, João, André, etc. Coisa que jamais fora vista entre nós!

Ora já esta suficiente provado que toda mudança de nome implica de paradigmas ou referências. Neste caso estamos diante dum abandono por parte considerável da Cristandade ocidental do paradigma Evangélico ou neo testamentário e de um retorno consciente ou inconsciente aos ideários, crenças e elementos culturais provenientes do judaismo, abandono possibilitado pela afirmação segundo a qual o antigo testamento estava em pé de igualdade com o Novo em matéria de doutrina. 

Do mesmo modo e maneira os calvinistas substituiram nossas referências; Justino, Clemente, Metódio, Gregório, Anastácio, etc por Rashi, Quinchi, Nahmanides, Hashem, e outros infiéis adversários da cruz.

O pior de tudo é que algumas das personalidades citadas - exprimindo o nivel da época a que pertenciam - foram bastante agressivas e violentas ao passo que nossos egrégios apóstolos, modelos consumados de perfeição Cristã, eram cheios de toda paciência, mansidão e benignidade, como sói ser o Cristão, imagem viva de Jesus Cristo.

protestante: Parece que a reforma meteu os pés pelas mãos.

ortodoxo: Desde então todos os sectários - assembleianos, jeovistas, adventistas, mórmons, pentecostais, etc - vivem citando o velho testamento e tartamudeando seus versos para cá e para lá, como se o Novo não existisse.

Batem em nossas portas lendo Salmos e despejam em nossas mãos centos de folhetos com pedaços de Jeremias e Daniel.

Pois enquanto a clareza dos Evangelhos frustra seus pérfidos intentos, a palavra pesada dos antigos hebreus - como as obscuridades e Paulo e do Apocalipse - fornece-lhes copioso arsenal de sofismas com que atacar o nosso Cristianismo e fazer guerra a santa doutrina sempre recebida por todos em todos os tempos.

Mas nós cremos no testemunho discípulo, segundo a qual NÃO PODEM SUBSISTIR DOIS TESTAMENTOS.

Pois o Novo só pode ocupar seu lugar, se o anterior for revogado.

Então respeitem a demarcação da fé e permaneçam nos limites do Novo Testamento ou melhor do Evangelho, que é a palavra pura de Jesus Cristo.

protestante: Como é que é?

ortodoxo: É isso mesmo, no Novo e perpétuo Testamento esta escrito e registrado que não podem subsistir dois testamentos em pé de igualdade como fonte de doutrina para o povo de Jesus Cristo, ficando o antigo abolido após o advento de João; uma vez que é inútil para propiciar graça ou Verdade aos mortais.

protestante: Nossas Bíblias contem dois Testamentos.

ortodoxo: Concedo - um apontando para o outro, um indicando o outro, um recomendando o outro, um profetizando o outro, um simbolizando o outro, um anunciando o outro, um preparando a manifestação do outro; um provisório e imperfeito e outro fixado para sempre em virtude de sua perfeição.

O Antigo apontando para o Novo, para Cristo, para a graça, para a glória, para o amor, para a Igreja, etc 

A sombra precedendo a luz, o tipo precedendo a coisa, o simbolo precedendo a realidade... Eis porque Moisés e Elias tiveram de reverenciar e de prestar vassalagem ao rei eterno sobre o monte Tabor, indicando que ele é o eterno legislador, a consumação e o selo das profecias e o Mestre dos Mestres; enfim o Instrutor divino por cuja vinda todos aguardaram, até mesmo Platão.

protestante: Onde o amigo lê isto?

ortodoxo: Veja você mesmo -

"TAL E QUAL O CRISTO FIADOR DESTA ALIANÇA É SUPERIOR ASSIM SUA ALIANÇA É SUPERIOR TAMBÉM.
SE A PRIMEIRA ALIANÇA FOSSE PERFEITA NÃO HAVERIA UMA SEGUNDA.
FALANDO EM NOVA ALIANÇA, FAZ VELHA A PRIMEIRA, ORA O QUE É VELHO E CADUCO ESTA PRÓXIMO DA ANIQUILAÇÃO." Hb 8,6 sgs

protestante: Ainda não havia dado com esse texto.

ortodoxo: Ele só vem a confirmar o que já foram dito pelo profeta Ezequiel: "DEI A ESTE POVO LEIS QUE NÃO ERAM BOAS E ESTATUTOS PELOS QUAIS NÃO CHEGARIAM A VIDA." Ez 20,25

protestante: Moisés declarou que o rei Messias seria semelhante a ele.

ortodoxo: Semelhantes sim mas apenas em ofício porquanto um e outro foram legisladores, o primeiro da sinagoga e o segundo da igreja... mas não iguais em dignidade ou qualidade, pois Moisés não desceu do céu.

"UM SÓ BAIXOU DO CÉU, O FILHO DO HOMEM QUE ESTA NO CÉU... POIS QUEM É DA TERRA FALA DAS COISAS DA TERRA MAS QUEM VEIO DO CÉU FALA DAS REALIDADES CELESTIAIS, CONFORME VIU E OUVIU DE SEU PAI."

Por isso que o catequista alexandrino continua: 

"MOISÉS SOUBE SER FIEL COM OS DE SUA CASA.
MAS ESTE É MUITO MAIS DIGNO QUE MOISÉS, CONFORME O ARQUITETO É MAIS DIGNO QUE A CASA.
TODA CASA TEM SEU ARQUITETO, MAS O ARQUITETO SUPREMO DE TODAS AS COISAS, ESTE É DEUS.
MOISÉS FOI FIEL COMO SERVO E TESTEMUNHA, MAS O CRISTO FILHO DOMINA SOBRE A CASA." Hb 3, 1-5

O legislador dos hebreus era homem de carne e osso e nada mais; pecador por sinal.

O Cristo porém é o arquiteto supremo feito carne:

"EM TUDO SEMELHANTE A NÓS MENOS NO PECADO." 

Puro, imaculado e mais elevado do que os céus!!!

Moisés disse de si mesmo: VAPOR SOU EU COMO QUE SAI DA PANELA!!!

Enquanto este declara: "MEU PAI TRABALHA E EU ASSIM COM ELE... ANTES QUE ABRAÃO FOSSE EU SOU."

E quem dentre vós discernirá pecado em mim???

O que é corroborado pelo já citado discípulo:

"EMANAÇÃO DA MAJESTADE GLORIOSA DO SEU SER, REFLEXO DE SEU PODER INFINITO."

Assim todos os anjos dos céus lhe prestem adoração!!!

Assim se Moisés recebeu o decálogo POR INTERMÉDIO DOS VIGILANTES E GLÓRIAS ele comunica aos mortais TUDO QUANTO OUVIU DIRETAMENTE DO PAI sem intermediário.

Voltemos pois nossas costas aos mortais e aprendamos apenas do Verbo da Vida que é Jesus Cristo e conservemos imaculadamente o sentido Cristão.

Nenhum comentário: