Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cap XXXII - Utopia protestante... nossas divisões serão superadas









"POVO CRISTÃO NÃO TE INCOMODEM OS INSULTOS DOS HERÉTICOS, POIS ELES ESTÃO FRAGMENTADOS EM DIVERSAS SEITAS E UNS APÓS OS OUTROS SE PÕE A CLAMAR: CRISTO ESTA AQUI; NÃO, ESTA ACOLÁ OU AINDA, EI-LO MAIS ALÉM. ESTÃO POIS COMPLETAMENTE SEPARADOS EM MUITOS PONTOS, DEUS PORÉM PROMETEU A SEUS SERVOS QUE OS PASTORES ESTARIAM CONGRAÇADOS NA UNIDADE." S Agostinho de Hippo.



protestante: "A unidade no erro nos perderia, a divisão na verdade nos salva. É mais vantajoso para nós estar separados na verdade do que mancomunados no erro." A Modod. iden, p 187


ortodoxo: Eis-nos diante de mais um argumento especioso comumente editado e reeditado pelos protestantes.

Fácil porém é desconstruí-lo.


Para tanto imaginemos uma parede pintada de verde.

Suponhamos também que a parede esta sendo examinada por um grande número de pessoas e que objetivo destas pessoas é certificarem-se a respeito de sua cor.

Terminado o exame um grande grupo de pessoas afirma unanimemente: a cor é verde.

E estão certos.

Observemos pois que há perfeita concordância entre os juízos emitidos por tantos quantos estão certos. Eles estão de pleno acordo e há unidade entre eles.

Passemos agora ao segundo grupo.

Daqueles que equivocaram-se a respeito da cor da parede.

Será que também estão de acordo no erro e que o erro possuí uniformidade?

Mas qual...

Estando apartados da realidade captada pelos demais não pode haver e não há sombra de unidade entre eles. 


Aqui o número de juízos é amplo e variado: é azul, diz este; é amarela, diz aquele; é cinza, dizem uns; é roxa, exclamam outros...



Porque tomaram qualquer outro critério, dando asas a imaginação ou a fantasia.


Conclusão: É impossível que haja perfeita unidade ou concordância absoluta entre os juízos errôneos e necessário que haja a mais perfeita uniformidade ou concordância entre os juízos verídicos.

Necessário é concluir: a verdade esta relacionada com a Unidade e o erro com a variação e a oposição.

 Assim sendo supor unidade no erro e variação na verdade é clamoroso absurdo caro senhor Monod.


É inverter e subverter a disposição natural das coisas desejada por Deus!!!



protestante: Sou daqueles que acreditaria na palavra de deus mesmo que ela me dissesse que a baleia fôra engolida por Jonas... Creio pois que se deus o quiser ele é assaz poderoso PARA CONCILIAR A VERDADE COM A VARIAÇÃO E A UNIFORMIDADE COM O ERRO.



ortodoxo: A apreciação protestante é sempre sugestiva.


Pois se Deus é assim todo poderoso para conciliar a verdade com a variação e a uniformidade com o erro PORQUE NÃO SERIA TODO PODEROSO PARA CONCILIAR A VERDADE COM A UNIDADE E A VARIAÇÃO COM O ERRO??? Mantendo assim a ordem que observamos no domínio do conhecimento natural.

protestante: É que a ordem da graça é distinta ou mesmo oposta a da natureza.

ortodoxo: Vejamos se de fato é assim.

Para tanto devemos relacionar o fenômeno da Revelação divina com a natureza divina uma vez que a Revelação outra coisa não que a auto comunicação da divindade aos seres humanos.

Que observamos no ser divino? Que a verdade esteja associada a multiplicidade???

Tal não se dá pois em essência é Deus Uno e a mesma verdade eterna. De modo que encontram-se nele associadas, unidas e ligadas a Verdade e a Uniformidade.

Assim na ordem transcendente assim na imanente: Verdade e Unidade sempre ligadas.

E Deus é perfeito. Como perfeito deve ser tudo quanto dele procede... como a auto comunicação de si ou a Revelação divina.

DONDE ESTAMOS AUTORIZADOS A CONCLUIR QUE A REVELAÇÃO É A UM TEMPO VERAZ E A OUTRO UNIFORME E VERAZ PORQUE UNIFORME.

Enquanto o erro, enquanto produto de apreciações humanas, é sempre múltiplo, variegado, fragmentado, poliforme... porque cada homem produz seus erros enquanto do único Deus e do único Cristo procede a verdade una

protestante: Trata-se duma teoria bonita, esta da relação existente entre a Verdade e a Unidade, penso todavia que não leve em conta o elemento humano.

ortodoxo: Ueh não foi você que acima declarou acreditar no boi engolido por Jonas??? Agora no entanto já não quer nem deseja crer pelo simples fato de que a ideia de Verdade Una desampara o protestantismo - com suas milhares de verdadezinhas individuais (os erros) - e beneficia a Ortodoxia.

E esta simples sugestão suscita nosso protestante a emitir objeções...

De fato ele lê no Evangelho: QUE ELES SEJAM UM COMO EU E TU MEU PAI SOMOS UM. Mas não pode crer nisto, porque o protestantismo conta com milhares de seitas com milhares de credos em conflito...

É REINO DIVIDIDO E COMO TAL DISPOSTO A ANIQUILAÇÃO. JESUS O DISSE E ASSIM SERÁ!!!


Consideremos por um momento o elemento humano.


Será ele capaz de frustrar o plano divino a respeito do acolhimento de uma Verdade Una e Universal???

Certamente que não pois esta escrito: "ESTE É O DEUS QUE REALIZA COISAS IMPOSSÍVEIS."


Como por exemplo fazer-se homem mortal e morrer...


O que deve ser bem mais dificil do que fazer com que o gênero humano adira a um tipo de verdade a que por natureza encontra-se já inclinado. (pois como vimos na natureza do conhecimento profano Verdade e Unidade encontram-se já associadas.)

Pelo contrário é a verificação da Unidade exigência posta pelo intelecto humano face ao problema da verdade, segundo estabelecido século antes de Cristo pelo grego Parmênides.

protestante: Que disse esse tal Parmênides?

Ortodoxo: Disse que "Nada pode ser e não ser ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto." formulando o princípio clássico da contradição de termos, posteriormente incorporado a lógica de Aristóteles e posto a base de todos os nossos conhecimentos científicos e filosóficos.

Assim Deus, sob o ponto de vista da essência ou natureza não pode ser simultaneamente Um e vários... pois se for mais de Um não será Um e se for Um não será vários...

Tampouco pôde Cristo ter ensinado a doutrina da Liberdade e a da soberania da graça, a utilidade e a malignidade do batismo infantil, a presença real e a não presença real de seu corpo e sangue na eucaristia, etc na medida em que juizos de afirmação e negação acerca do mesmo objeto excluem-se ou anulam-se ao mesmo tempo. PORTANTO SE AS SEITAS NÃO ESTÃO DE ACORDO SOBRE CADA COISA O PROTESTANTISMO ESTA TODO INQUINADO DE ERROS EM MATÉRIA DE FÉ....

protestante: Já disse que tal pode se dar devido a fragilidade de nossa condição mortal.

ortodoxo: E assim, para que o protestantismo seja vindicado, lá vai pelo cano ou para o vinagre a tão decantada onipotência de deus, o deus dos impossíveis, o deus dos milagres.... deus que pode ressuscitar mortos, fazer brotar novos membros, criar a roda quadrada, fazer uma burra falar e uma baleia engolir um homem MAS QUE NÃO É CAPAZ DE MINISTRAR A SUAS CRIATURAS UM CREDO RELIGIOSO UNIFORME OU ISENTO DE CONTRADIÇÕES.

Fornecer a suas ovelhas um símbolo de fé capaz de acabar com o sectarismo e a divisão EIS ALGO QUE O DEUS PROTESTANTE NÃO É CAPAZ DE FAZER.

Eis algo que o livre exame tornou impossível: a unidade religiosa.

Coisa pouca em certo sentido e quem não é fiel no pouco...

Agora a Igreja Católica declara: ESTOU EM POSSE DA UNIDADE NA VERDADE E DA VERDADE NA UNIDADE.

E nosso protestante declara...

protestante: A UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA FOI ESTABELECIDA PELO DIABO!!!


ortodoxo: Imaginem então as oposições do protestantismo por quem foram estabelecidas...


Aqui o diabo apresenta-se como mais forte e mais perfeito do que deus.

Pois é capaz de fazer algo que o deus protestante não consegue fazer: unificar seus fiéis em torno de uma determinada doutrina...

Quer dizer: o diabo faz as coisas bem feitinhas e deus... tudo quebrado, espalhado, escangalhado, misturado, obscuro, confuso... em conflito, em desacordo, em contradição...

protestante: É o elemento humano já disse...

ortodoxo: Observemos no entanto a respeito do que diz a escritura a respeito do elemento humano em comunhão com o elemento divino: TUDO QUANTO PEDIMOS, DELE RECEBEMOS! I Jo 3,22 e fortalecidos por ele tudo podemos... Inclusive manter a unidade doutrinal da Igreja e impedir que se desagregue numa multidão de seitas beligerantes.

EM SUMA - CONVINHA QUE DEUS FIZESSE, DEUS PODERIA FAZE-LO LOGO DEUS FEZ E ESTABELECEU A UNIDADE DOUTRINAL DA IGREJA.


POIS SENDO PERFEITO NÃO PODE DEUS DEIXAR DE AGIR PERFEITAMENTE SENDO DISPLICENTE QUANTO A SUA PRÓPRIA GLÓRIA.



ALIAS SENDO ABSOLUTAMENTE PERFEITO DEUS SEQUER PODE QUERER OU DESEJAR O IMPERFEITO - como uma igreja constuida por milhares de seitas cada qual com seu próprio credo em oposição a todas as outras...


protestante: Parece que existem de fato algumas diferenças entre nossas igrejas, julgo porém que elas serão superadas em qualquer tempo futuro. rsrsrsrsrsrsrs

Ortodoxo: Não me parece prudente acreditar que uma situação que não pôde ser solucionada ao cabo de cinco séculos ou seja de quinhentos anos venha a ser solucionada nos próximos cinco ou dez séculos. Antes a cada século parece que a divisão e a balburdia aumentam mais no campo do protestantismo... exigir semelhante fé por parte das pessoas parece-me um tanto bizarro.

protestante: Tais coisas são mesmo demoradas assim mesmo...

Ademais o amigo parece ter-se esquecido de que estamos numa era ecumênica, aberta ao diálogo e a fraternidade.

Ortodoxo: O amigo é que parece ter-se esquecido dos colóquios de Marburgo, Leipzig, Upsala, etc Por outro lado até onde me é dado saber diversas seitas de anabatistas, além de adventistas, Testemunhas de Jeová, pentecostais e mesmo calvinistas etc não se sentem nem um pouco inclinadas a dialogar umas com as outras, encarando tantos quantos recusam-se a adotar seus credos como possessos... Tal e qual no século XVI...

protestante: Igrejas problemáticas.

ortodoxo: Origens problemáticas sem dúvida... princípios problemáticos... método problemático enfim TUDO PROBLEMÁTICO... todo um sistema problemático formado por uma multidão de seitas beligerantes cujo único traço comum é a posse de um livro, livro que todos leem mas que cada um compreende do seu jeito ou modo. Tudo muito problemático e estranho, tudo muito pouco racional e razoável.


protestante: Decerto, mas também há igrejas boas.


ortodoxo: Quais? A luterana que professa a consubstanciação e batiza criancinhas, crenças que o senhor encara como supersticiosas? Ou a calvinista que afirma a predestinação crença que o senhor igualmente reprova? A adventista que encara a observância do Domingo como sendo o sinal da Besta? Ou a Jeovista que compara a Trindade santa a um Cérbero de três cabeças? Qual delas?

O senhor insinua que os anabatistas de outrora, adventistas e testemunhas de Jeová, etc não formavam ou não formam igrejas boas e respeitáveis por estar ciente de que eles negam ou negavam a doutrina da imortalidade da alma. Todavia, como é sabido de todos, a doutrina mortalista tem se espalhado amplamente pelos redutos pentecostais e alguns pastores já ousam afirmar categoricamente que a alma hiberna na sepultura como um urso em sua caverna enquanto outros apregoam sua completa dissolução em termos tão categóricos quanto aos de Epicuro e dos saduceus...


protestante: Quem rejeita a imortalidade da alma já não é Cristão, muito menos evangélico.


Ortodoxo: No entanto, até onde me é dado perceber tais pessoas desejam ser protestantes, e como tais se apresentam, e como tais procedem afirmando tanto a suficiência e a soberania das Escrituras quanto o direito de cada um livre examina-las individualmente. Agora diga-me de quem receberam estes maravilhosos 'solas' senão de Martinho Lutero, que foi o primeiro a reuni-los em corpo de doutrina e a canoniza-los???

Certamente não é do papa romano ou do patriarca constantinopolitano que procedem os tais mortalistas, unitários e sabatistas mas da prática da interpretação bíblica endeusada por vocês protestantes.


protestante: Todos os cristãos protestantes acreditam na imortalidade da alma.


Ortodoxo: É pura e simples arbitrariedade colocar os anabatistas, socianos, cristadelfos, unitários, adventistas, jeovistas e alguns pentecostais fora do grêmio protestante quando sabemos muito bem que todos eles fazem com suas Bíblias o mesmo que faz o amigo ou qualquer outro sectário, empregando a mesma metodologia. O único crime que eles parecem ter cometido é o de terem chegando a conclusões diferentes... o que alias parece ser a regra em termos de protestantismo acerca de qualquer coisa.


protestante: As aparências enganam pois eles não pertencem a igreja celestial.


ortodoxo: Neste caso o amigo poderia me dizer quem pertence a igreja celestial?


protestante: Tantos quantos professam a doutrina correta ou verdadeira.


ortodoxo: (percebam como estamos sempre dando voltas com os protestantes) Naturalmente... mas quem é que julga ou determina a verdadeira doutrina? Pois também os arianos, mortalistas, sabatistas, predestinacionistas, hartolatras (luteranos), metodistas, etc asseveram estar em posse da verdadeira doutrina e pertencer a igreja celestial, demonstrando inclusive o firme desejo de prova-lo no campo das santas e divinas letras... e excluindo seus adversários.

Afinal os protestantes sequer são capazes de exercer alteridade e de colocarem-se no lugar daqueles que acreditam estar interpretando erroneamente o livro. E isto pelo simples fato de sequer cogitarem na possibilidade de estarem eles mesmos equivocados...


protestante: A escritura que é a única regra de fé e prática.


ortodoxo: Já examinamos tal premissa sob todos os aspectos possíveis e demonstramos suficientemente que cada leitor das Escrituras tem tirado suas próprias conclusões e forjado seu próprio credo.


protestante: É que aqueles que discordam ainda não chegaram a compreensão exata.


ortodoxo: Neste caso quem já chegou a compreensão exata, o senhor?


protestante: Certamente, ainda que não o tenha merecido...


ortodoxo: E em que se baseia para afirma-lo?


protestante: Numa criteriosa analise das escrituras e no testemunho de meu coração.


Ortodoxo: Devo concluir então que os outros milhões e milhões de livre examinadores que chegaram a conclusões diferentes das suas não souberam ou não puderam analisar o livro tão criteriosamente quanto você ou que inexistam normas e regras de exegese ou hermeneutica amplamente divulgadas??? A menos que deva encara-los todos como ímpios ou possessos???

Penso no entanto que você mesmo não desejaria ser encarado como ímpio ou possesso por seus correligionários.

Aqui bem cabe uma doze de Evangelho: COMO DESEJAIS QUE FAÇAM CONVOSCO, FAZEI ASSIM A ELES!!!


Quanto ao testemunho do coração devo dizer que por meio dele não se chega a lugar algum.


Pois sendo peculiar a cada um não pode ser sentido pelos demais.

Por outro lado cada sectário julga estar em posse dele, inclusive os judeus que crucificaram Nosso Senhor, os budistas, os maometanos...

Donde compreendemos que objetivamente falando este testemunho seja falacioso...

protestante: Não posso encarar as coisas senão por este ângulo.

Ortodoxo Bem gostaria de saber por que raios, dentre tantas milhões de pessoas e milhares de seitas, apenas o senhor ou a seita a que pertence lograram apreender a única verdade ignorada por todos os outros seres humanos?

protestante: Talvez eles não estejam examinando com a devida seriedade.


Ortodoxo: E no entanto os arianos, isto é os jeovistas, reservam diariamente quatro horas ao exame das escrituras segundo consta nos manuais da seita... por outro lado Benedict Carpzov tendo lido a Bíblia inteira de capa a capa mais de quarenta vezes morreu firmemente adito ao luteranismo, enquanto que aqui no Brasil a Bíblia foi lida por inteiro cerca de quarenta vezes por uma dona de casa filiada a seita das Assembléias de Deus e cerca de cinquenta por um missionário sabatista...

Conclusão: Nem mesmo o fato de alguns examinadores mais dedicados terem examinado a Bíblia dezenas e dezenas de vezes foi suficiente para po-los em comum acordo uns com os outros a respeito da doutrina Cristã.

Será que só o senhor é sério?


protestante: Não disse isto.


ortodoxo:.................................









Nenhum comentário: