Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 16 de novembro de 2008

Cap XLIII - Nos domínios do Livre exame.



"MAS FICAI ATENTOS E ASSIM SABEI QUE NENHUMA ESCRITURA É PARA A INTERPRETAÇÃO PARTICULAR." II Pe 1,20










"DESTA PATOLOGIA ESPIRITUAL PROCEDERÁ UMA ALUVIÃO DE ATEUS." Montaigne Pai, sobre o livre exame, in Montaigne "Ensaios"

"Hoje quando cada um pode ler a escritura É ELA LIDA COM O ÚNICO OBJETIVO DE DISPUTAR A RESPEITO DO SENTIDO OU A PROPÓSITO DE ILUSTRAR CONVERSAÇÕES IRREVERENTES." W Muskulus 



protestante: Aleluia! Agora que pude consultar meu pastor creio estar capacitado para responder satisfatoriamente a todas as objeções levantadas pelo amigo e assim vindicar a cauda da Verdade bíblica.

ortodoxo: Estou ouvindo e prestando toda atenção.

protestante: "AS SAGRADAS ESCRITURAS CANÔNICAS DO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO... CONTEM, TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA EXERCER UMA FÉ SALVADORA E UMA SANTA VIDA; DAI QUE NADA LHES POSSA SER ACRESCENTADO O RETIDADO." Cf Helvética iten I

"A SAGRADA ESCRITURA CONTEM TODAS AS COISAS NECESSÁRIAS A SALVAÇÃO, DE MODO QUE AQUILO QUE NELA NÃO SE ENCONTRA, NEM PODE SER APROVADO, NEM PODE SER EXIGIDO QUE PESSOA ALGUMA ACEITE COMO ARTIGO DE FÉ OU QUE SEJA TIDO COMO CONDIÇÃO DE SALVAÇÃO OU NECESSÁRIO A ELA." xxxix Artigos.

"TODO CONSELHO DE DEUS, CONTEMPLANDO TODAS AS COISAS NECESSÁRIAS A SUA PRÓPRIA GLÓRIA, A SALVAÇAO, FÉ E VIDA, É EXPRESSAMENTE ESTABELECIDO NAS ESCRITURAS, OU PODE, POR LEGÍTIMA E NECESSÁRIA CONSEQUÊNCIA, SER DEDUZIO DAS ESCRITURAS, A QUAL COISA ALGUMA, EM TEMPO ALGUM, SE PODE ACRESCENTAR, SEJA POR NOVAS REVELAÇÕES DO ESPÍRITO OU POR TRADIÇÕES DOS HOMENS." Cf de Westminster.

"ESTOU PLENAMENTE CONVENCIDO DE QUE DEUS NÃO EXIGE DE NINGUÉM, E OS HOMENS NÃO DEVEM EXIGIR, MAIS DO QUE ISTO: CRER QUE AS ESCRITURAS SÃO A PALAVRA DE DEUS, ESFORÇAR-SE POR LHES DESCOBRIR O VERDADEIRO SENTIDO E VIVER DE ACORDO COM ELAS." Chillingworth.

"OS HEREGES QUE PROCLAMAM A BÍBLIA COMO UNICA REGRA DE FÉ, SÃO OS PROFETAS, APÓSTOLOS E JESUS CRISTO." Miguel G. Torres, iden p 66

"A BÍBLIA E SÓ A BIBLIA, EIS A ÚNICA REGRA DE FÉ, ENSINAM OS PROTESTANTES." in Ernesto Luiz de Oliveira. iden p 21

ortodoxo: Interessante. Mas o que, de fato o amigo quer dizer com todo esse palavrório?

protestante: Quero dizer que "A linguagem bíblica é suficientemente clara e acessível ao entendimento de qualquer pessoa." (a Bíblia se interpreta a si mesma.)Noutras palavras, a escritura canônica contem explicitados todos os dogmas em que estamos obrigados a crer para alcançar a salvação e enfim, que todo cristão digno deste nome deve examina-la continuamente e por a prova ou testar as crenças que lhe são transmitidas pela Igreja. (Livre examinismo)

ortodoxo: Em primeiro lugar gostaria de saber quais são as tais crenças que devem ser postas a prova?

protestante: Julgo não ter compreendido.

ortodoxo: Desejo saber se o livre exame deve ser exercido apenas contra a fé das igrejas ortodoxa, romana e espiritista ou se o protestantismo também deve ser posto a prova e livre examinado?

protestante: "ENTRE NÓS PROTESTANTES SEMPRE HOUVE A LIBERDADE DE SE DISPUTAR PRÓ OU CONTRA SOBRE QUALQUER PONTO DE DOUTRINA." Jurieu in 'Discurso sobre os métodos das seitas' XVIII pp 55

ortodoxo: NESTE CASO DEVO COMPREENDER QUE A PRÓPRIA INFALIBILIDADE DA BÍBLIA E A PRÓPRIA INSPIRAÇÃO POSSAM SER BIBLICAMENTE QUESTIONADAS???

Afinal se é lícito examinar todas as crenças que nos foram legadas pela Igreja antiga, só nos resta concluir que a doutrina da inspiração e da infalibilidade bíblicas possam e devam ser postas a prova pelo simples fato de que NÃO FORAM INVENTADAS PELOS REFORMADORES OU PELO PROTESTANTISMO MAS LEGADAS PELA IGREJA ANTIGA.

Ora se a igreja antiga pode equivocar-se a respeito de tantas coisas importantes como a Salvação, a Eucaristia, o Batismo, etc É POSSÍVEL QUE TENHA ERRADO IGUALMENTE A RESPEITO DA BÍBLIA E DE SEU CÁRATER INSPIRADO...

Donde se segue que também a dignidade da Bíblia deva ser posta a prova pelo protestantismo e seus corifeus; por uma questão de honestidade. AFINAL PARA QUE EXCLUIR UMA DETERMINADA DOUTRINA E CONVERTE-LA EM EXCEÇÃO??? POR PURA CONVENIÊNCIA???

Seria estranho sujeitar a exame a natureza divina, no que diz respeito as doutrinas da Santa Trindade e da divindade de Cristo; e excluir o livro. Afinal estaria a Bíblia acima de Deus ou da natureza divina???

protestante: Ao que parece alguns de nossos líderes não QUEREM ou não ACEITAM que a dignidade da Bíblia seja contestada ou submetida a qualquer exame, mesmo bíblico... Segundo ensinam e creem a doutrina da Bíblia constituiria uma exceção a regra.

Ortodoxo: Uma vez que disputais sobre todas as coisas> da Trindade a ressurreição dos mortos, sem respeitar ao menos um dos elementos da fé é justamente porque em nada acreditais e de tudo duvidais. Assim formais fileiras com os incrédulos e duvidosos e não com os crentes e os filhos da fé ou seja com aqueles que se submetem docilmente ao julgamento da Igreja histórica fundada pelo divino Mestre.

Nós porém glorificamos o Verbo e honramos sua esposa, a Igreja Católica justamente porque acolhemos com reverência a comunicação integral da Verdade.

Alegra-me porém o fato de que pareceis estar dispostos a examinar os fundamentos do protestantismo, inclusive a dignidade da Bíblia; pois do contrário tais fundamentos viriam a constituir uma autêntica tradição humana, uma tradição protestante. Querem os protestantes infirmar as doutrinas legadas pela Igreja??? Comecem pelos fundamentos do protestantismo: a dignidade da Bíblia, o Biblismo, o livre examinismo, etc QUE O SISTEMA FUNDAMENTO NO LIVRE EXAME SEJA EXAMINADO PRIMEIRO, POR UMA QUESTÃO DE COERÊNCIA.

Caso os protestantes mostram um pouquinho de coerência, sinceridade, boa vontade... NÓS ORTODOXOS - movidos pela caridade viva e pela certeza absoluta - NÃO HAVEREMOS DE EXITAR EM ACOMPANHA-LOS E EM DEMONSTRA QUE A TOTALIDADE DE NOSSAS CRENÇAS PROCEDE DO SANTO E DIVINO EVANGELHO QUE É A PALAVRA DE JESUS!!! A Igreja não receia nem pode arrecear-se do Evangelho, uma vez que, como já foi dito, ELE FOI PRODUZIDO NELA, POR ELA E PARA ELA.

Protestante: O protestantismo não teme ser examinado em seus princípios. Do contrário em que seria superior ao romanismo ou a ortodoxia???

Ortodoxo: Não haja dúvida que a melhor maneira de sabermos se as referidas doutrinas - do biblismo e livre examinismo - são verdadeiras é averiguar se estão de fato contidas e explicitamente contidas no corpo das sagradas escrituras (devendo nesse caso ser aceitas por todos os Cristãos sob pela de rebeldia) ou se não passam de criações humanas mecanicamente reproduzidas pelos protestantes de geração em geração (devendo nesse caso ser rejeitadas como abominações.)

protestanteLivre examinemos pois o livre exame e aquilatemos o biblismo pela própria Bíblia.

ortodoxo: Sim, mas examinemos seriamente ou seja analisando parte por parte cada um de seus elementos constituintes.

O corre-me ter ouvido de sua boca que a linguagem bíblica é facil e acessível a todo tipo de pessoas, das mais cultas as mais simples.

protestanteCertamente "A LINGUAGEM DA BÍBLIA É TÃO CLARA, FALANDO A RESPEITO DE CERTAS PRÁTICAS DA IGREJA ROMANA, QUE SE O POVO A LESSE, ABANDONARIA A ESTA. É POR ISSO QUE A DITA IGREJA CONDENA A LEITURA DAS ESCRITURAS." Seymour. iden, p 17

ortodoxo: Belas e eloquentes palavras. Vejamos todavia o que a própria escritura declara a respeito de sua linguagem, pois - segundo acreditais - a escritura não pode errar, especialmente quando testifica sobre si mesma.

protestante: Sim vejamos.

ortodoxo: Abra seu Novo Testamento em II Pe 3,16: 

"É VERDADE QUE EM SUAS CARTAS HÁ TRECHOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO QUE OS IGNORANTES E LEVIANOS, TORCEM, COMO AS DEMAIS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA CONFUSÃO."


protestante: Eis o único texto bíblico conhecido pelo clero...

ortodoxo: E? Acaso por ser único este texto deixa de ser claro ou de ser normativo, ou esta o hagiógrafo obrigado a repetir duas ou três vezes o anúncio de qualquer doutrina??? Quem dentre vós fixou o número de vezes que a escritura deve expressar-se a respeito de alguma verdade para que esta seja contada entre os artigos de fé??? OU IMAGINAIS QUE O CARATER DUMA EPÍSTOLA CORRESPONDA AO CARATER DE UM MANUAL DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA???

Alias quando se trata de enunciar qualquer doutrina protestante seja o mortalismo, o sabatismo ou o dizimismo... cada profeta ou vidante escolhe seu texto ou sua ILHA CONTEXTUAL sem o menor constrangimento. No entanto quando a Igreja antiga apresenta algum texto em seu favor o mesmo protestante replica: AH MAIS UM SÓ TEXTO??? SÓ UM!!!

Mas minha santa redegunda, não é costume comum entre vocês entrincheirar-se num ou dois textos com o objetivo de fazer guerra a Igreja ou as seitas rivais??? Bebei então de vosso próprio veneno sem reclamar; mormente quando o texto em questão é suficientemente claro... ao contrário dos textos truncados, mal traduzidos e obscuros empregados por vocês!!!

protestante: A exortação do apóstolo é dirigida apenas aos ignorantes e levianos de cuja sociedade certamente não faço parte (o leitor que tenha ouvidos para ouvir ouça).

ortodoxo: Sei... o ignorante é sempre o outro. IMPORTAR SABER AO MENOS UMA COISA: QUE OS IGNORANTES NÃO DEVEM INTERPRETAR AS ESCRITURAS E QUE A LEITURA DA MESMA EXIJA ALGUMA PREPARAÇÃO!!! É O MÍNIMO QUE SE HÁ DE SUPOR!!!

"E SE ASSIM O É. COMO O TEXTO DÁ A ENTENDER. SÓ MERESTA CONCLUIR QUE OS PROTESTANTES, OS PASTORES E TODA CORJA COMETEM UM VERDADEIRO PECADO QUANDO ENTREGAM TRADUÇÕES SEM NOTA A PESSOAS SEMI ALFABETIZADAS E QUE MAL SABEM SOLETRAR!!! JAMAIS VI OS PROTESTANTES INVESTIGANDO PARA SABEREM SE O CONTEMPLADO É DIGNO DE RECEBER O EXEMPLAR DAS ESCRITURAS E SE POSSUÍ O MÍNIMO DE PREPARO NECESSÁRIO PARA COMPREENDE-LAS.

ALIAS QUAL A FORMAÇÃO HERMENEÚTICA OU EXEGÉTICA DO SUJEITO??? POIS SE O LIVRE EXAME É PARA TODOS PORQUE APENAS OS LIDERES FAZEM CURSOS DE EXEGESE??? SE A LEITURA DA BÍBLIA É PARA TODOS, SEGUE-SE QUE TODOS OS HOMENS DEVERIAM POSSUIR OU ADQUIRIR NOÇÕES BÁSICAS DE EXEGESE; AO INVÉS DE SE ENTREGAREM A APRECIAÇÕES MERAMENTE SUBJETIVAS E PROPRICIAR A FORMAÇÃO DE NOVOS CREDOS E SEITAS.

O protestantismo no entanto segue completamente alheio e insensível face as advertências emitidas pelo apóstolo... e despejando seus livros nas mãos de toda gente sem noção, das massas, dos semi analfabetos, etc PARA QUE DESCUBRAM NOVAS VERDADES JAMAIS VISLUMBRADAS POR QUEM QUER QUE SEJA...

Importa saber que já no século XVI o pastor Luterno Heling já havia constatado que o estudo da escritura sem preparação jamais será util...

Desde então nada mudou exceto a teimosia e a cara de pau dos falsos profestas que continuam alegando ser a Bíblia um livro de facil compreensão ou mesmo auto explicativo; inclusive SOB A PERSPECTIVA PLENÁRIA OU LINEAR QUE COLOCA O ANTIGO TESTAMENTO EM PÉ DE IGUALDADE COM O NOVO OU A PENA APOSTÓLICA EM PÉ DE IGUALDADE COM A PENA EVANGÉLICA AUMENTANDO AINDA MAIS INBROGLIO...

Pois isto equivale a bater uma dúzia de frutas com leite no liquidificador e em seguida dizer a um míope: agora toma essa pasta e separa os fragmentos de cada fruta!!!

protestante: Acontece que as epístolas "ERAM ESCRITAS ... ORDINARIAMENTE NÃO A UM OU A OUTRO, MAS A TODOS OS FIÉIS, PARA QUE TODOS LESSEM OU OUVISSEM LER..." Ernesto Luiz de Oliveira, iden, p 23

ortodoxo: Justamente por isso eram bem compreendidas pelos membros daquelas congregações, antes de tudo PORQUE ESTAVAM ESCRITAS NA LINGUA DELAS, O GREGO (dispensando o emprego de tradições humanas) e também porque, geralmente, os apóstolos haviam recebido cartas - Leia as duas epístolas de Paulo aos Corintios e certifique-se de que a correspondência trocada entre Paulo e aquela congregação foi no mínimo de quatro cartas, duas das quais estão perdidas - remetidas pelas mesmas congregações com perguntas e questionamento a respeito dos problemas surgidos em seu meio; problemas com que certamente a maioria dos santos estava familiarizada MAS NÃO FORAM TRANSMITIDOS A POSTERIDADE COM SUFICIENTE CLAREZA. 

ASSIM JAMAIS VIREMOS A SABER O CONTEXTO A QUE TAIS CARTAS FORAM DIRIGIDAS OU A CONDIÇÃO DAQUELES A QUE FORAM DIRIGIDAS.

COLOCAR-MO-NOS NO LUGAR DE TAIS  COMUNIDADES E PESSOAS IMPLICA IMPOSSIBILIDADE HISTÓRICA E PATENTE ABSURDO. QUE DÁ VEZO AOS ARROUBOS DA FANTASIA E DA IMAGINAÇÃO...


As cartas dos apóstolos são obras de circunstância, remanescentes dum epistolário muito mais amplo e não tratados sistemáticos de teologia divididos em tópicos ou sessões. Estavam postas para as necessidades da vida e não para o conteúdo integral da divina revelação.

Certamente que seus destinatários compreendiam o significado de tais cartas DUM MODO MUITO MAIS ABRANGENTE E PROFUNDO DO QUE QUALQUER UM DE NÓS, POIS CONHECIAM POR EXPERIÊNCIA E DETALHADAMENTE TODOS OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA CONGREGAÇÃO... E ASSIM AS RESPOSTAS CONCEDIDAS PELOS HOMENS BASE ERAM SEMPRE BEM COMPREENDIDAS.

Nós no entanto não conhecemos tais problemas detalhadamente, pois como ja foi dito parte da correspondência trocada entre eles (justamente a parte consultiva) extraviou-se para sempre.

E tal lacuna tem suscitado inumeras divergências de interpretação, já não digo entre nossos comentaristas, mas até mesmo entre os comentaristas protestantes mais atilados; E AS CONSEQUENTES DISPUTAS, DEBATES, ALTERCAÇÕES, ETC A RESPEITO DAS QUAIS QUEIXAVAM-SE CONSTANTEMENTE OS PASTORES DO DÉCIMO SEXTO SÉCULO, alegando que arrefeciam a caridade...

Ainda devemos levar em conta a confissão de tais comentaristas, segundo a qual nem sempre tais cartas eram lidas por todos, mas na maioria das vezes, lidas para todos e publicamente ouvidas durante os ofícios eclesiásticos. Leitura (feita por um companheiro enviado pelo apóstolo) quase sempre seguida por uma explicação ou comentário sobre as passagens e temas mais complicados.

Eis porque a igreja Ortodoxa, na falta deste adjutório - A PRESENÇA DE UM EXPOSITOR OU COMENTARISTA AUTORIZADO - determinou que a edição de cada registro fosse acompanhada por notas de teor histórico, geográfico, filológico, etc Enfim de teor explicativo! 

Não sendo assim faria ela as vezes de Virgem louca, quando o Senhor determina que seus seguidores assimilem a prudência das serpentes. O protestantismo é que sancionou a regra da imprudência ao eliminar tais notas de seus Bíblias; como objetivo de glorificar o princípio do livre examinismo.

COMO ORA TEM PUBLICADO BÍBLIAS COM NOTAS EXTRAÍDAS DAS OBRAS DE SEUS REFORMADORES E LÍDERES; MANIFESTANDO QUE O LIVRE EXAME NÃO FUNCIONA E SANCIONANDO A TRADIÇÃO PROTESTANTE...

Sendo as primeiras congregações Cristãs formadas majoritariamente por pessoas de baixa extração (é o que afirmam dentre outros Celso no "Discurso verdadeiro" e Luciano no "Peregrino") é rematado absurdo supor que fossem alfabetizados ou que pudessem comprar papiros e pergaminhos...

Sem embargo não devemos nos admirar de que, apesar de todas as cautelas tomadas pela igreja - que fazia ler publicamente e explicar tais epístolas ao povo - houvessem mal entendidos a respeito de seu exato significado e disputas, já em Corinto, já em Tessalônica onde algumas pessoas punham medo a outras apoiando-se em TRECHOS LIVRE EXAMINADOS da primeira epístola de Paulo dirigida a esta última congregação. II ts 2,2 E JÁ O PROTESTANTISMO FAZIA SEUS ESTRAGOS EM PLENA ERA APOSTÓLICA!!! Promovendo a confusão e alimentando rivalidades.

Se já tinham a audácia de livre interpretar as epístolas e de torcer o sentido delas quanto seus autores ainda estavam vivos, que não ousariam fazer depois, especialmente nestes tristes tempos?

protestante: "O SENHOR ESTA ESPERANDO CARTAS QUE LHE DEEM NOTÍCIAS DA TERRA LONGUINQUA ONDE SEUS AMIGOS ESTÃO E PARA ONDE DESEJA IR. ESSAS CARTAS O INFORMARÃO DAS DIFICULDADES QUE TERÁ DE ENFRENTAR, DOS PERIGOS QUE DEVERA EVITAR E DOS DEVERES QUE TERA DE CUMPRIR... POIS BEM SUPONHAMOS QUE JA CHEGARAM ESSAS CARTAS E QUE O SENHOR AS PEDE NA AGENCIA DOS CORREIOS. DA-SE ENTÃO O CASO QUE O CHEFE DA AGÊNCIA RECUSA A ENTREGAR-LHE AS CARTAS E QUE, EM CONSEQUÊNCIA DISTO, O SENHOR INSISTE NO DIREITO QUE TEM DE LE-LAS POR LHE TEREM SIDO ESCRITAS, MAS O CHEFE CONTINUA A RECUSAR-LHE AS CARTAS SOB O PRETEXTO DE SER O SENHOR UM HOMEM IGNORANTE... NESTE CASO COMO PROCEDERIA O SENHOR?" Seymour, iden, p 13

ortodoxo: Antes de tudo convém esclarecer que as epístolas dos apóstolos - em sua maior parte (as paulinas por exemplo) - não foram dirigidas a cristandade abstrata como um todo, ao 'mundo cristão' ou a cada fiel em particular - Este não foi o objetivo com que foram compostas - mas a congregações reais existentes no tempo e no espaço como as de Roma, Èfeso, Filipos, etc CONGREGAÇÕES PARA AS QUAIS, DEVIDO A CERTAS CIRCUNSTÂNCIAS A LEITURA DAS MESMAS ERA FUNDAMENTAL.

Num segundo momento convém salientar que uma carta pessoal não leva dois mil anos para chegar as mãos de seus destinatários. Tal o caso das cartas a que nos referimos...

Tais cartas, além de constituírem escritos de circunstância, direcionados a uma realidade especifica - seja de Corinto, da Galácia, de Colossos ou de Tito ou de Filemon - foram compostas numa outra lingua, numa outra época e numa outra cultura; as quais passaram por diversas transformações e já não existem no tempo presente.

Suponhamos que no dia de hoje um arqueólogo qualquer desenterre nas areais escaldantes do Egito ou na Casa dos papiros em Herculano algumas cartas compostas há cerca dois mil anos...

Foi exatamente o que se sucedeu em Oxyrrincos no começo do passado século.

Importa agora termos em mente que leigo algum seria capaz de dar com o sentido de tais cartas  - mesmo que traduzidas para o vernáculo - sem prévio conhecimento do meio, da cultura e das circunstâncias em que foram escritas

De modo que ninguém jamais pensou ou pensaria em livre interpreta-las... ou seja em coloca-las nas mãos dos semi analfabetos e iletrados...

E elas tem sido tratadas com mais respeito e seriedade pelos incrédulos do que o Novo Testamento por nossos protestantes...

Afinal quem haveria de usar tais fragmentos e textos para passar-se facilmente por deus e dominar as pessoas constituindo grupos, recolhendo somas em dinheiro e influenciando as decisões políticas inclusive???

É a Bíblia submetida a este tratamento vexatório pelo simples fato de ser encarada por muitos como um livro mágico ou como um livro que contem certa direção espiritual; o que lhe confere poder e autoridade e permite que seus supostos interpretes, sejam quem forem REVINDIQUEM PARA SI MESMOS UMA AUTORIDADE QUASE QUE ABSOLUTA.

A Bíblia, especialmente quando associada ao livre exame, esta vinculada ao problema do poder...

Quanto as cartas por nós descritas, possuir uma tradução delas não seria de grande utilidade para o homem comum. 

Pois fundamentado em trechos mal compreendidos ele seria levado a conjecturar a respeito das diversas situações ali descritas ou a fantasiar pura e simplesmente; sem jamais chegar a lugar algum. 

Por outro lado caso uma comissão de especialistas organizasse uma tradução interlinear seguida de notas e comentários pautados na semântica, no conhecimento do meio, na analise da cultura, e nas circunstâncias externas; a situação mudaria totalmente... SERVINDO ATÉ MESMO A QUALQUER MESTRE ESCOLA. Pois estaríamos na posse do sentido ou do significado real.

Para que fossemos capazes de compreender com absoluta exatidão o sentido de uma carta dirigida a Roma, a Filipos ou a Timóteo deveríamos nos colocar no lugar da Congregações Cristãs de Roma e Filipos ou de Timóteo ou ter um conhecimento mínimo a respeito das condições destas igrejas ou destes personagens no momento em que tais cartas lhes eram endereçadas; o que por si só exige do leitor ou do intérprete amplo conhecimento em matéria de História. 

E certa familiaridade com Tácito, Suetônio, Lívio, Nepos, Plínio, Strabão, etc mais Eusébio...

Só então poderíamos supor um certo conhecimento objetivo a respeito de tais cartas... a partir da situação histórica.

Nem é preciso insistir a respeito da falta de conhecimentos históricos elementares no que diz respeito as massas incultas deste país... 

Os quais tornam-nas incapazes para compreender o sentido de sua própria história, a sempre tão maltratada História do Brasil... 

Que dizer então a respeito da História do Império romano ou mais especificamente da palestina, Ásia menor e Grécia durante o primeiro século desta Era???

Como admitir que as mesmas pessoas que ACREDITAM ter Ana Pimentel (esposa de Martim Afonso de Souza) passado ao Brasil, ter Dna Domitila, a Marquesa de Santos, nascido ou vivido em Santos; possam compreender a captar o sentido da pena apostólica melhor do que eruditos como um Ramsay ou um Cornélio A Lapide???

Insopitável a pretensão de que um povo que mal conhece sua própria história, possa conhecer satisfatoriamente as condições históricas em que foram compostos os registros neo testamentários, e consequentemente dar com o sentido dos mesmos ou com aquilo que o autor desejou comunicar a seus leitores ao invés de imaginar qualquer outras coisa.

Não somos contra a leitura do Novo Testamento ou dos Evangelhos especialmente quando executada por aqueles que se esforçaram ou prepararam-se para compreende-los; mas absolutamente contra traduções espúrias e edições acríticas - ou seja isentas de comentários e notas elucidativas - dirigidas a um público não especializado; e sobretudo contra a parlenga de que tais pessoas não haverão de topar com quaisquer dificuldades ou que neste caso deus mesmo virá elucida-las.

Somos contra um determinado tipo de leitura; decididamente contra um tipo de leitura subjetivista, irresponsável, fantasiasta e leviana... e plenamente a favor duma leitura técnica, objetiva, científica e responsável por assim dizer.

De fato é necessário ultrapassar as barreiras do comodismo e do fetichismo se queremos de fato que as escrituras sejam seriamente estudadas e compreendidas.

QUE TEM FEITO O PROTESTANTISMO NESTE SENTIDO???

Desde o tempo em que nasci e assisti a seus cursos de formação nada além de fomentar uma falsa segurança e continuar repetindo as mentiras de sempre: A BÍBLIA É UM LIVRO DE FÁCIL COMPREENSÃO, E; EXCEPCIONALMENTE, QUANDO TOPAMOS COM ALGUMA DIFICULDADE BASTA SOLICITAR A AJUDA DO ESPÍRITO SANTO, O QUAL MIRACULOSAMENTE NO-LO REVELARÁ!!! Ainda não saiu deste calhambeque o protestantismo - como dizia a seu tempo o finado Othoniel Motta - e pelo jeito nunca sairá.

protestanteQue dizer de tais palavras de S João Crisóstomo: "OUVI VOS TODOS QUE VIVEIS NO MUNDO E TENDES SOB VOSSO ENCARGO MULHERES E FILHOS, COMO O APÓSTOLO VOS MANDA LER AS ESCRITURAS, E NÃO LIGEIRAMENTE OU COM PRECIPITAÇÃO, MAS COM CUIDADO OU DILIGÊNCIA... POIS FORAM COMPOSTOS POR PUBLICANOS, POR PESCADORES, POR FABRICANTES DE TENDAS, POR PASTORES, POR GUARDADORES DE CABRAS, POR HOMENS SEM CULTURA AFIM DE QUE NENHUM IGNORANTE PUDESSE INVOCAR ESSA DIFICULDADE E PARA QUE ESSES ESCRITOS ESTIVESSEM AO ALCANCE DE TODAS AS INTELIGÊNCIAS DE SORTE QUE, O ARTISTA, O SERVO, A POBRE VIÚVA COLHESSEM ALGUMA VANTAGEM E ALGUM FRUTO DESSA LEITURA." Miguel G. Torres, iden p 124

ortodoxoEntre o cárater do público a que as cartas dos apóstolos foram endereçadas e o cárater dos ouvintes de Crisóstomo ou Basílio - que dirigiram-se ao mesmo povo quatro séculos depois - não havia significativa diferença, pois os apóstolos, a primeira geração de crentes e os ouvintes desses santos Bispos estavam todos inseridos numa mesma cultura - helenista - inclusive dominando o mesmo código linguístico, o grego. (Crisóstomo e Basílio jamais pretenderam dirigir-se aos brasileiros do século XIX COMO FAZ SUPOR O EGRÉGIO PASTOR CALVINISTA).

Portanto tais ouvintes - o auditório dos padres da igreja - estavam infinitamente mais próximos dos apóstolos e de seus destinatários - tanto no tempo quanto no espaço - do que nós brasileiros do século vinte e um, pelo que partilhavam das mesmas aspirações, problemas, gostos, costumes, etc Daí a relativa facilidade com que tais pessoas podiam ler os registros neo testamentários e compreende-los; pois havia certa identidade cultural entre os dois públicos... e estavam unidos ou ligados pelo mesmo tipo de civilização.

Ambos os grupos viveram antes das invasões bárbaras - que destruíram a cultura antiga - da revolução industrial, da revolução francesa; fenômenos que alteraram por completo a estrutura sócio cultural do ocidente Cristão. Pode-se pois afirmar que a sociedade ocidental contemporânea e a civilização antiga - inda que Cristã - são dois mundos completamente diferentes no que diz respeito a cultura, a produção, a lingua, os gostos, os costumes, os símbolos, etc Logo quaisquer documentos legados pela remota antiguidade não podem ser de fácil compreensão para o público atual... Para compreender o significado de tais documentos é imprescindível a posse de um aparato histórico crítico de que a maior parte do nosso povo não dispõe e não pode dispor por falta de capacidade ou tempo.

Não estamos na Kaiseroi ou na Constantinopla do século IV a C mas no contexto da pós modernidade ocidental.

Ademais como estamos todos fartos de saber a escrituras possuem diversos sentidos, dentre eles o dogmático, referente aos mistérios de nossa salvação e o ÉTICO OU MORAL, REFERENTE A TUDO QUANTO DEVEMOS FAZER PARA CRESCER NO BEM E NA VIRTUDE. 

Grosso modo os protestantes, através do livre exame, buscam o primeiro sentido, procurando recompor a fé cristã ou a verdade por meio de conjecturas puramente humanas e falíveis; enquanto que os padres e doutores da igreja, como pastores de almas, recomendam aos fiéis a busca do segundo sentido, conforme indica Crisóstomo na mesma passagem: "QUEM TERÁ NECESSIDADE DE INTERPRETE PARA COMPREENDER ESTAS PALAVRAS LOGO QUE AS OUÇA: BEM AVENTURADOS OS MANSOS, BEM AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO E ASSIM POR DIANTE? E OS MILAGRES, E OS SINAIS, E OS FATOS, TAMBÉM NÃO SÃO FACEIS PARA TODOS OS HOMENS?" Miguel G. Torres iden, p 124

Aqui não se trata do que se dever crer mas apenas de como se deve viver.

Quem não percebe que se trata DUMA LEITURA ORTODOXA, QUE LIMITA-SE A BUSCAR PRINCÍPIOS OU VALORES COM QUE PAUTAR A EXISTÊNCIA O INVÉS DE POR A PROVA O ANUNCIO DA VERDADE  - FEITO PELA IGREJA - E DE ENGENDRAR NOVOS E CAPRICHOSOS DOGMAS?

Entre um e outro objetivo vai uma grande distância uma vez que o saber viver se dá num nível bem mais simples do que o conhecimento da fé...

E, no entanto, apesar da simplicidade e da clareza com que as Bem aventuranças foram registradas há quem leia: bem aventurados os mansos e faça apologia a guerra... bem aventurados os misericordiosos e justifique a pena de morte ou professe a doutrina das penas eternas... bema venturados os puros de coração e postule a salvação dos corações sujos mediante a fé...

Ocorre-me ter lido - numa das publicações da S T V - a seguinte interpretação dada ao vigésimo quinto capítulo de S Mateus, (A respeito do juízo final e das boas obras): Dar de comer a quem tem fome corresponde a alimentar a alma faminta com a fé; dar de beber a quem tem sede corresponde a aliviar a alma sedenta com a água viva da fé; visitar os cativos significa visitar os cativos do pecado para anunciar-lhes a libertação que procede da fé... até que reste apenas a fé num Evangelho platônico e nada reste de obras e de amor... apesar do texto ser tão claro e transparente como é...

Aqui no entanto, como em qualquer outro lugar, qualquer sectário pode muito bem exclamar: Discordo, não é o que me parece... NÃO É O QUE PARECE ÓBVIO, mas quase sempre o mais afastado do óbvio...

Assim chegamos a triste conclusão de que nada há nas santas escrituras que não possa ser desvirtuado pela perversidade humana.

Observe-se o paradoxo: O CONHECIMENTO DA ESCRITURA É SEMPRE FÁCIL - O QUE IMPLICA ADMITIR QUE O SENTIDO É SEMPRE O ÓBVIO (UMA VEZ QUE A NOÇÃO DA FACILIDADE ESTA RELACIONADA COM A OBVIEDADE DO SENTIDO). NO ENTANTO QUANDO AS PALAVRAS DE JESUS OU DOS APÓSTOLOS FAVORECEM A ORTODOXIA, APOSTAM OS PROTESTANTES NA FALSIDADE DO ÓBVIO CONVERTENDO JESUS NUM NOVO HERMES FABRICANTE DE EXPRESSÕES ENIGMÁTICAS E OBSCURAS... A BÍBLIA CERTAMENTE É QUASE SEMPRE CLARA - mormente o velho testamente literalmente recebido - JESUS NO ENTANTO É QUASE SEMPRE UM CHARADISTA!!!

Basta ver com que ginástica os protestantes procuram obscurecer o sentido dos textos eucarísticos.

protestante:...

ortodoxoDevemos pois concluir que o conhecimento da Escritura não esta no acesso de todos os seres humanos, e que o fato de ter sido escrita por pessoas simples, para comunidades inteiras, com o objetivo de orienta-las no bem e na virtude e de instrui-las sobre os mistérios, segundo as circunstâncias não altera em nada esta dura verdade... Pois estamos falando de códigos linguísticos diferentes, de locais diferentes, de épocas diferentes, de civilizações diferentes... separadas por mais de mil anos e por diversas revoluções que alteraram radicalmente nossos modos de sentir e pensar.

Sendo assim uma leitura responsável e diligente das escrituras exige do leitor uma certa capacidade, um certo aparelhamento, um certo cabedal, uma determinada condição, que ele, comumente não possui e que leva-o, quase sempre a fazer uma leitura superficial e a resvalar - quase sempre involuntariamente - em todos aqueles clamorosos erros de que temos farto exemplo na interminável controvérsia pré milenista e pós milenista (Tão em voga entre nossos sectários...) a qual patenteia cabalmente os perigos duma leitura "biblica" ou dum exame Bíblico isento de critérios, de normas e de regras, como preceituava o tio Lutero.

protestante"COMO O SENHOR RESPONDERIA A MENINOS DA ESCOLA QUE LHES DISSESSEM QUE O ALFABETO É DIFÍCIL DE ENTENDER BEM COMO AS REGRAS DA ARITMÉTICA... TUDO TÃO DÍFICIL QUE SERIA MELHOR DEIXAR DE LADO O ALFABETO E A ARITMÉTICA? ACRESCENTEI - EU LHES RESPONDERIA QUE DEVIAM LER E ESTUDAR TUDO MUITAS VEZES E QUE VERIAM A SEU TEMPO QUE NAO SÃO DIFICEIS, MAS, SIM FACEIS DE COMPREENDER." Seymour, iden. p 14

ortodoxo: O que certamente jamais diria aos meninos é: ABANDONAI A ESCOLA, DESPREZAI VOSSOS MESTRES, RECUSAI-VOS A FAZER AS TAREFAS E TENTAI APRENDER TUDO SOZINHOS... ISTO É SEM ORIENTAÇÃO OU DIRECIONAMENTO. E QUANDO TOPAREM COM ALGUMA DIFICULDADE PEÇAM AO ESPÍRITO SANTO PARA ENSINAR-LHES A CARTILHA E FIQUEM ESPERANDO.

Pois do contrário a maioria deles jamais aprenderia qualquer coisa.

Do mesmo modo como a instituição Escolar, a figura de um instrutor qualificado, quadro de giz e livros, um mínimo de disciplina, a realização de exercícios e tarefas, etc é essencial para que aprendamos a ciência profana, a escola divina da Igreja, o ofício episcopal, as notas de rodapé, os escritos dos padres antigos, a linguagem simbólica do ritual, certa disciplina ou temperança; são essenciais para que adquiramos a compreensão exata e real significado da palavra divina...

Analfabetos há que ignoram já não digo a estrutura conectiva da oração, os diversos tipos de períodos, a relação sujeito predicado, mas até mesmo quais sejam as classes de palavras e que pretendem conhecer todos os mistérios do Reino e as partes mais obscuras do Evangelho!!! 

Se não compreendem o pouco, o básico, o mínimo, em termos de profanidade - e jamais recebem qualquer auxilio miraculoso ou sobrenatural neste sentido - como haveremos de crer que compreendem o muito?

TU DECLARAS - O espírito santo me fez compreender o sentido deste ou daquele versículo bíblico. Certo, porque então não te faz compreender a lingua original da Escritura, o grego; e não te dá umas boas lições de gramática??? POIS SE FOI FIEL NO MUITO NÃO PODERIA TER SIDO FIEL NO POUCO!!!

Certamente que devemos incentivar o povo de Cristo, não a examinar livremente, mas a estudar com ânimo a diligência os Santos e divinos Evangelhos a luz objetiva da História eclesiástica e da tradição apostólica. O QUE DEPENDE ATÉ CERTO PONTO DA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO E DAS DECISÕES POLÍTICAS, UMA VEZ QUE AS ESCOLAS FUNDADAS PELA IGREJA HISTÓRICA TANTO AQUI COMO NA EUROPA FORAM REPETIDAMENTE DESTRUIDAS POR BÁRBAROS, ÁRABES, SENHORES FEUDAIS, PROTESTANTES, LIBERAIS, COMUNISTAS, ETC. Com grande perda de recurso e tempo.

Não tenho motivos para duvidar de que, estando Paulo e Crisóstomo ainda entre nós recomendariam entusiasticamente todos os cursos e lições ministradas sob os auspícios da igreja de Cristo tendo em vista o conhecimento da boa Nova do Evangelho.

Já quanto a leitura privada desses Velhos testamentos, mal traduzidos e desprovidos de anotações tenho seríssimas duvidas...

Determinariam, creio eu, que os fiéis se preparassem e capacitassem para estar a altura desta nobre e elevada tarefa, estudando a fundo a História, a geografia, a gramática, a hermeneutica, etc

Recomendariam sim o estudo diligente das escrituras segundo a mente da Igreja e não uma abordagem superficial, irresponsável e leviana como esta que tem sido levada a cabo por uma aluvião de analfabetos e semi-analfabetos desde o décimo sexto século desta nossa era e resultado na fragmentação da Cristandade num palheiro de seitas.

Eles certamente diriam aos alunos que eram capazes mas não penso que negariam ou ocultariam o grau de dificuldade implicado na tarefa... incentivariam ao máximo os educandos; sem no entanto deixar de cobra-los ou de exigir que se esforçassem ou que dessem o máximo de si mesmos. ENSINANDO UMA FALSA E FATAL SEGURANÇA...

Alias a igreja jamais orientou os fiéis para que abandonassem o estudo da Escritura; mas levando em conta a condição deles num determinado momento histórico, julgou por bem advertir que semelhante empreitada exige preparo. Disse apenas a verdade e nada mais que a verdade e apenas a verdade como S Pedro, quando alertou que haviam passagens demasiado obscuras... e continuou dizendo a verdade quando disse que não se trata duma tarefa estritamente necessária a salvação...

Já o protestantismo recorreu a ficção quando apresentou a Bíblia inteira, de capa a capa, como sendo uma leitura tão fácil quanto um gibi da turma da Mônica ou o jornal do dia... e acenou com a loucura ao apresentar a leitura de um livro como uma condição necessária a salvação... e coroou a edificação desta construção grotesca com a arrogante doutrina da inspiração individual.

Fazendo com que todos os loucos, tarados, afetados e doidos pudessem revindicar para si mesmos a assistência divina.

protestante"OBSERVE: 'POR ESTA CAUSA É QUE TE DEIXEI EM CRETA PARA QUE PUDESSES POR EM ORDEM AS COISAS RESTANTES. CONFORME TE PESCREVI: ALGUEM QUE SEJA IRREPREENSSIVEL. MARIDO DE UMA SÓ MULHER, QUE TENHA FILHOS CRENTES QUE NÃO SÃO ACUSADOS DE DISSOLUÇÃO, NEM INSUBORDINADOS. PORQUE É INDISPENSÁVEL QUE O BISPO SEJA IRREPREENSIVEL COMO DISPENSEIRO DE DEUS E NÃO ARROGANTE.' Tt 1,5sgs EIS UMA PASSAGEM QUE NÃO TEM NADA EM SI DE OBSCURO OU DIFICIL." Seymour, iden 22 sg

ortodoxo: Eis como os luteranos e o profeta anabatista João de Leide compreendiam esse texto tão simples, límpido e facil:

João de Leide: S Paulo escreveu a Tito dizendo que o Bispo deve ser esposo de uma só mulher (Tt 1,5). Ora, se o Bispo devia ter uma só mulher, no tempo dos apóstolos, isto é sinal de que os leigos naquele tempo bem podiam possuir duas ou três mulheres conforme desejassem.

Luteranos: Para nós o matrimônio é simples caso de polícia. Como as leis civis do matrimônio não são as do tempo dos apóstolos e proibem a multiplicidade de esposas, responderas perante Deus e os homens por essa tua inovação.

João de Leide: Tenho a firme confiança de que aquilo que permitiram os antigos não pode levar a perdição; e antes seguir aos antigos do que a vôces, tanto mais que o escutar-vos comportaria erro evidente e inovação anticristã.

Luteranos: Mais favorece a Escritura nossa opinião do que a tua, porquanto reza: 'O homem deixara sua mãe e se unira a sua esposa.". Não diz a escritura: unir-se-a a suas esposas, mas sim a esposa. E S Paulo diz: cada qual viva com sua mulher e não diz: com suas mulheres.

João de Leide: S Paulo não alude a todas as mulheres de um individuo, mas sim a cada um das esposas em particular. A primeira é minha mulher: ligo-me com ela. A segunda é minha mulher também: igualmente ligo-me com ela. E assim por diante! Fica de pé que a escritura não contraria nossa doutrina. Para que afinal tantas palavras? Não será preferivel ter diversas esposas do que diversas amantes?" Lucio Navarro, iden p 312sg

Eis a clareza meridiana, a limpidez e a facilidade de Tt 1,5 e se vocês protestantes são capazes de tratar deste modo - e de martirizar - os textos mais claros nem quero nem saber como tratam os mais obscuros...

protestante"MESMO ADMITINDO QUE EU NÃO POSSA RESPONDER SATISFATORIAMENTE A TODAS ESTAS CRÍTICAS, DEUS TEM ORDENADO QUE TODOS LEIAM AS ESCRITURAS E ISTO BASTA." A. Monod, iden p 178

ortodoxo: Incitado pelas palavras do Apóstolo desejaria saber melhor as razões de vossa esperança na escritura como único regra de fé, percebo no entanto que se trata de mais outra crença irracional, caprichosa e vã. 

MISTÉRIO...

De cegueira espiritual, superstição e fanatismo...

Assim o: "Magister dixit"... quando na verdade "nom dixti" a menos que o magister seja Lutero ou Wicleff.

protestante: Mesmo admitindo que sua leitura seja díficil e comporte desafios, insisto que a Escritura contenha em si tudo quanto é necessário crer para a salvação eterna da alma.

ortodoxo: Logo sustentais que a leitura das escrituras é indispensável a salvação?

protestante: Sim é necessária a leitura constante da bíblia. Obs: muitos protestantes antevendo as consequências desta afirmação, são reticentes e ambíguos quando se lhes pergunta se a leitura da Bíblia é necessária a salvação. Outros porém ousam afirma-la em alto e bom som...

ortodoxo: Fosse a leitura individual da Bíblia necessária a salvação de todos os seres humanos deveríamos concluir que Nosso Senhor encarnou-se e tomou corpo em época errada. 

Pois no tempo em que ele viveu e anunciou a boa nova da verdade a quase totalidade dos seres humanos era constituida por analfabetos.

Não havendo imprensa, gráfica ou tipografia, os manuscritos ou rolos valiam uma fortuna. 

Não havendo muitas bibliotecas, cursos superiores em tradução, escolas públicas, sistema universal de ensino, etc tudo quanto se refere ao letramento na antiguidade era coisa de luxo... Coisa de reis - como os Ptolomeus do Egito ou Atalo de Pérgamo - e nababos...

De modo que noventa por cento dos fiéis - e praticamente toda a humanidade - teriam a salvação impedida por força desta exigência arbitrária e desvabida. Devendo ser punidos pelo descumprimento de um preceito cujas circunstâncias mesmas impediam-nos de cumprir... Bela doutrina...


Sabemos porem que a verdade divina e a salvação foram dispostas para todos os homens inseridos nas mais diversas culturas, sejam letradas ou iletradas; orais ou escriturarias... e que o biblismo não está a altura deste propósito, limitando no caso a dilatação da verdade e a oferta da salvação.

Obedece pois tal ideologia a princípios puramente humanos e não divinos; tal e qual a doutrina da predestinação, a do solifideismo e tantas outras


Pois enquanto aos infiéis repugna comercializar ou vender o Corão - Segundo encaram-no como a palavra infalível de Deus - o biblismo tem dado origem a uma verdadeira indústria, lançando edições atrativas e convertendo o livro em objeto de consumo... segundo a dinâmica e dos interesses do mercado...

Sabe-se lá quantos propugnadores dessa teoria não vivem da fabricação e da venda de Bíblias?

Certamente há gente muito boa e bem intencionada como os gideões que financiam e distribuem gratuitamente o Novo Testamento ou seja a palavra de Cristo e de seus apóstolos. 

A estes respeito e mesmo louvo. 

Há todavia, a par destes, o intenso comércio de um livro que sendo já divino, já necessário a salvação da alma deveria ser sempre graciosamente distribuído.

Para nós tais fabricantes e vendedores da 'palavra de Deus' não passam de traficantes de coisas santas, de blasfemadores e de sacrílegos que em nome do Biblismo e do livre exame enchem os bolsos de dinheiro e fazem fortuna.

Ouvir a escritura anunciada pela Igreja de Deus e recebe-la humildemente, tal como tem sido explicada pelos doutores e padres ortodoxos, eis o que é necessário e fundamental. Ler isoladamente as escrituras é mero capricho burguês filho de nossa época pós renascentista.

Capricho que substitui S João por Guttemberg como precursos de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

Todavia caso alguém se sinta levado a empreender semelhante tipo de leitura, tendo em vista seu sentido ético ou moral, que APRENDA O GREGO OU QUE ADQUIRA PARA SI UMA TRADUÇÃO AUTORIZADA DO EVANGELHO - ou do Novo Testamento completo - OFERECIDA PELA PRÓPRIA IGREJA E ACRESCIDA COM NOTAS E COMENTÁRIOS EXTRAÍDOS DOS PADRES E DOUTORES.

Nenhum comentário: