Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cap LX - Recomendou Nosso Senhor Jesus Cristo o livre exame?




"O QUE DE MIM OUVISTES SOBRE OS TELHADOS ANUNCIAI."


protestante: Conheço diversos outros textos bíblicos favoráveis ao livre exame, todos de natureza neo testamentária.



ortodoxo: Uma vez que nem os patriarcas e profetas da casa de israel eram Cristãos e que nem o livre examinismo poderia ser exercido por eles, só resta aos advogados do protestantismo passar ao campo genuinamente Cristão do Evangelho ou da pena apostólica para demonstrar que os primeiros Cristãos recorriam a semelhante método sendo-lhes facultado julgar os ensinamentos ministrados pelos santos Apóstolos.

Necessário é que os protestantes façam esta demonstração com o máximo de rigor e exatidão possíveis.

protestante: "TEM ELES A MOISÉS E AOS PROFETAS: ESCUTEM POIS O QUE ELES DIZEM." "Que testemunho mais claro de que a lição das escrituras é para todos." Ernesto Luiz de Oliveira, iden, p 22

ortodoxo: Dir-se-ia com Lutero, Dr Ernesto, que nesta passagem o sol do protestantismo brilha com todo seu esplendor.

Todavia não tarda a ser encoberto por nuvens espessas:

"QUALQUER LEITOR DESPREVENIDO NADA VERIA NESTAS PALAVRAS ALÉM DO QUE ELAS DE FATO SIGNIFICAM E CONTEM: DEUS NÃO SALVA OS HOMENS, COMUMENTE, POR VIAS EXTRAORDINÁRIAS, ENVIANDO-LHES EMISSÁRIOS DO OUTRO MUNDO; BASTAM PARA ISTO OS MEIOS NORMAIS FIXADOS PELA PROVIDÊNCIA... NUMA PARÁBOLA TODA VAZADA NOS MOLDES DA ANTIGA LEI, O EXEGETA CURITIBANO VÊ TODA REGRA DE FÉ DA FUTURA IGREJA DE CRISTO: A BÍBLIA E SÓ A BÍBLIA INTERPRETADA INDIVIDUALMENTE POR CADA FIEL, SEM NENHUMA AUTORIDADE DOUTRINAL." Leonel Franca, iden p 120

Ademais Jesus alude claramente a escutar ou ouvir a lei e aos profetas - recitados todos os sábados pelos rabinos nas sinagogas - ao invés de dar ouvidos a pretensas comunicações sobrenaturais.

O pastor tupiniquim no entanto encara suas palavras como equivalendo a uma exortação dirigida a cada fiel para que se tranque em seus aposentos COM UM EXEMPLAR DA JFA E ADQUIRA POR SI MESMO TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA DOUTRINA CRISTÃ, SEM NECESSIDADE DE APÓSTOLOS, BISPOS, PADRES, DOUTORES OU IGREJA...

AQUI, NEM MESMO LENDO NAS ENTRELINHAS...

Alude, nosso divino Mestre, a 'hebreus' e o pastor curitibano lê 'Cristãos'... Jesus diz 'ouvir' e o pastor escuta ler ou melhor interpretar i é dar com o sentido. REFERE JESUS A UM FILHO DA SINAGOGA ESCUTANDO RECITAÇÕES DA TORÁ E NOSSOS PASTORES IMAGINAM LOGO UM LUTERANO OU ASSEMBLEIANO REVOLTADO FOLHEANDO VERSÕES... É PRECISO TER MUITA IMAGINAÇÃO E FANTASIA PARA TANTO.

E OS PROTESTANTES TEM, ALIAS É TUDO QUE TEM QUANDO SE TRATA DE DEMONSTRAR A VALIDADE DE SEUS FALACIOSOS PRINCÍPIOS.

Parece até que o Ernesto esta a ler: "CADA INDIVIDUO, MESMO O MAIS LIMITADO DE INTELIGÊNCIA E CONHECIMENTO DEVE... LER A BÍBLIA E POR SI MESMO, FORMAR SEU CREDO OU SUA FÉ RELIGIOSA." Pr Bento Ferraz in 'O estandarte', 1931

Nem mesmo o Bento todavia teve a audácia de afirmar semelhante disparate! (Que seu camarada atribui a Jesus.) Pois onde pusemos reticências esta registrado "OU OUVIR" e não ler ou interpretar.

Afinal, enquanto o Mestre amado semeava a boa nova pelos ínvios confins da Palestina a maior parte do gênero humano ainda era por assim dizer iletrada ou como dizemos hoje analfabeta e inacessível e qualquer veículo escrito!!!

Determinando nosso abençoado Salvador que cada filho de Eva se pusesse a ler e comentar a Torá, estaria determinando o impossível e fechando as multidões de campônios que habitavam 'sua terra', a Galileia, as portas do céu!!!

Cirilo no entanto declara e com toda razão: "Estou persuadido de que Deus adaptou suas exigências legais as medidas da humana condição."

Do contrário, vinculando o domínio do código escrito a salvação, teria vindo Jesus apenas para os orgulhosos fariseus e escribas de Jerusalém; estes, certamente alfabetizados em quase que SUA absoluta totalidade...

NO ENTANTO QUAL FOI A CONDUTA DOS LETRADOS E SÁBIOS DE JERUSALÉM, ASSÍDUOS LEITORES E CONHECEDORES DA MIKRA, COM RELAÇÃO A NOSSO DIVINO E ABENÇOADO MESTRE???

Assim procederam os antigos 'estudantes da Bíblia': ataram este Verbo divino a trave da cruz!!! TAIS OS BELOS FRUTOS DA ERUDIÇÃO ESCRITURÍSTICA!!! A APOSTASIA, A SEDIÇÃO, A REBELIÃO!!!

Ficando justificada assim a sentença do Evangelho: "Tu ocultastes estes mistérios aos sábios e prudentes e as manifestastes diante dos simples." Mt 11,25

Pois antes de disputar com os doutores letrados de Jerusalém, assíduos leitores da Tanak, lançara nosso Senhor as sementes da Boa Nova entre as gentes iletradas e rudes dos campos... e estas sementes caindo em terra boa frutificaram. SINTOMÁTICO: OS ANALFABETOS INCAPAZES DE EXAMINAR A ESCRITURA ACOLHEM A PALAVRA E SÃO: 

"ENSINADOS POR DEUS..."

Mas quando enfim este 'resplendor' manifestou-se aos exegetas de Jerusalém, que tinham os livros e rolos continuamente diante das vistas; que liam, estudavam, examinavam, etc foi rejeitado e assassinado por eles. Pelos embibliados de Jerusalém!!!

protestante: Jesus disse "BEM AVENTURADOS OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS."

"SE SÃO BEM VENTURADOS OS QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS POR CERTO NÃO SERÃO AMALDIÇOADOS AQUELES QUE LEEM-NA. SERÁ DELITO LER AS VERDADES GLORIOSAS QUE AS MULTIDÕES OUVIAM DA BOCA DE JESUS E DE SEUS APÓSTOLOS?" Sanctis/Moreno, iden p 15

ortodoxo: Eis por que a igreja já a dois mil anos faz ler o Evangelho em seus principais atos litúrgicos de modo que os fiéis ouvindo-o tornem-se bem aventurados.

Se a questão é ouvir, basta ir a missa para que este piedoso desejo seja plenamente satisfeito. Pois na Missa 'Jesus e seus apóstolos são proclamados a cada Domingo'...

Quanto a diferença é muito simples: OUVIR A ESCRITURA É UM ATO COMUNITÁRIO, OU SEJA SOCIAL, GREGÁRIO... enquanto ler a escritura é ato individual e isolado: o sujeito tranca-se em seu quarto com uma versão qualquer, como a JFA, e põe-se e a extrair dela o conteúdo da fé dando origem a mais uma facção de Kargita, Stankatista, Osiandrista, menonita, ou sei lá eu que outra porqueira.

JÁ QUANDO OUVIMOS A ESCRITURA DURANTE OS OFÍCIOS ECLESIÁSTICO RECEBEMOS A INTERPRETAÇÃO AUTORIZADA QUE REMONTA AOS SANTOS APÓSTOLOS POR VIA DE SUCESSÃO E ESTAMOS EM POSSE DA VERDADE PLENA.

Que mais será preciso fazer - para tornar-se um bem aventurado - além de ouvir, uma vez que Jesus decretou: BEM AVENTURADOS OS QUE OUVEM? SE ALGUÉM ADICIONAR O 'LER INDIVIDUALMENTE OU LER EM SEU QUARTO' SEU PECADO É MANIFESTO E SUA IMPIEDADE COMPROVADA; POIS OUSA COMPLETAR, MELHORAR OU APERFEIÇOAR A PURA PALAVRA DE DEUS.

Eis lavrada a sentença de condenação do protestantismo, enquanto sistema que postula A NECESSIDADE ABSOLUTA DA LEITURA INDIVIDUAL OU PESSOAL DAS ESCRITURAS TENDO EM VISTA A OBTENÇÃO DA VIDA ETERNA. 

QUANDO O DIVINO MESTRE NO EVANGELHO PRECEITUA APENAS E TÃO SOMENTE A AUDIÇÃO DE SUAS PALAVRAS, AUDIÇÃO SEMANALMENTE DISPONIBILIZADA PELA IGREJA A TODA CONGREGAÇÃO!!!

Assim blasfemam os protestantes contra o Evangelho declarando insuficiente o que O VERBO ETERNO DECLAROU SUFICIENTE, a saber, a audição do Evangelho comunicada pelos oficiais da Igreja!!!

Acaso não será útil ou proveitosa a leitura do Evangelho no lar???

De fato a leitura do Evangelho no lar pode não ser apenas útil ou proveitosa senão excelente.

TODAVIA AQUILO QUE É ÚTIL, PROVEITOSO OU MESMO EXCELENTE PARA MUITOS - SEGUNDO A CONDIÇÃO DE CADA UM - NEM POR ISSO TORNA -SE ESTRITAMENTE NECESSÁRIO A SALVAÇÃO DE TODOS.

ALIAS EXCELENTE É BEBER ÁGUA, QUEM O NEGARÁ??? TODAVIA APÓS CERTAS INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS É NECESSÁRIO PRIVAR-SE DELA POR ALGUM TEMPO... SOB RISCO DE MORTE!!! EXCELENTE É ALIMENTAR-SE, TOMAR O PÃO E LEVA-LO A BOCA. NO ENTANTO SE O FAZES APÓS DETERMINADO PROCEDIMENTO MÉDICO...

ASSIM A LEITURA PRIVADA DOS REGISTROS SAGRADOS -

Pois pode ser que alguns não estejam a altura da tarefa por falta de preparo ou capacitação. 

Uma é a condição dos lactentes e outra a condição daqueles que recebem alimento sólido... uma a condição da semente, do broto, da plantinha e outra a da árvore frondosa... Assim a cada um conforme sua condição, Cabendo a Mãe Igreja avaliar a condição de cada um de seus filhos e indicar-lhes o alimento ou o remédio necessário, i é, a leitura ou a simples audição da palavra divina. A AUDIÇÃO É SEMPRE EXCELENTE MAS A LEITURA EXIGE CRITÉRIO.

Jesus declara: Bem aventurado aquele que ouve... QUE OUVE E ACOLHE, ACATA, RECEBE, pois ouvir supõe de algum modo acolher. O pastor entrementes lê: bem aventurado aquele que desconfiando da igreja de Cristo e pondo a prova o padrão apostólico, interpreta as escrituras particularmente, AQUELE QUE CONTESTA, QUE DESCONFIA, QUE RESISTE... QUE EXERCE HOSTILIDADE!!!

Que maneira estranha de ler ou compreender um texto, adicionando e multiplicando palavras; deste jeito não há cardápio ou bula que resista...

Mas a que palavras se refere Nosso Senhor?

Torne ao título do capítulo quinto de S Mateus e soletre: SERMÃO DA MONTANHA OU BEM AVENTURANÇAS.

É o que nos informa ou contexto próximo ou imediato... 

Desse-se Lutero por satisfeito com o ler e e cumprir estas palavras (ainda hoje tão simples e claras) que contem a quintessência do Evangelho e o roteiro de toda perfeição - ao invés de meter-se a livre interpretar a epístola de Paulo aos romanos - e certamente não estaríamos aqui gastando tempo, papel e tinta na composição deste tratado destinado a impugnar o 'sistema' protestante... Pois nada há de caracteristicamente protestante - digo de solifideismo ou de predestinacionismo - neste abençoado e santo sermão. P FATO PORÉM SALTA A VISTA: O PROTESTANTISMO NÃO SE CONTENTA, NÃO SE SATISFAZ COM O SERMÃO DA MONTANHA...

Divino sermão! Alma do Evangelho e coração da fé! Novo Decálogo e norma suprema de conduta para verdadeiros crentes! Longe de nós ortodoxos acreditarmos que a leitura deste luminoso sermão - em traduções fiéis (literais) providas de algumas poucas notas explicativas - pudesse causar qualquer mal ou dano aos servos de Jesus Cristo. Somos até tentados a admitir que este trecho ou sessão do Evangelho dispensa qualquer exposição ou comentário e que sua leitura só pode fazer bem a quem quer que seja.

POIS CORRESPONDEM A INSTRUÇÃO DO VERBO ENCARNADO EM SUA MAIS PRÍSTINA E ELEVADA EXPRESSÃO.

É portanto com acendrada amargura e azedume que constatamos quão pouco esta passagem tem sido valorizada, citada ou mesmo lida por nossos contrários os reformados, os quais - desviados pela falsa doutrina da inspiração linear ou plenária - face a ela, tem dado preferencia as epístolas de Paulo (em especial Romanos), ao apocalipse ou até mesmo ao velho testamento (decálogo, maldições deuteronômicas, preleções contra a idolatria, etc) segundo refere Maurois (in História da Inglaterra ed Pongetti) e nós mesmos constatamos durante a infância e a juventude.

De fato o protestantismo não nos apresentou ao Sermão da montanha ou as bem aventuranças, mas a velha e embolorada torá, aos salmos, aos reis, as crônicas, ao apocalipse, a romanos, etc antepondo todos estes entulhos as palavras imortais de Nosso Senhor Jesus Cristo e a suprema regra de vida do povo Cristão!!! A SIMPLES LEITURA E CONSIDERAÇÃO PIEDOSA DESTA PASSAGEM BASTOU PARA INCOMPATIBILIZAR-ME COM A FÉ PROTESTANTE, DE FATO FOI COMO RECEBER UMA DOSE DE VACINA...

Assim o que se aplica as bem aventuranças, ao Sermão da Montanha, a descrição do juízo ou mesmo aos quatro evangelhos não se aplica, necessariamente AS PARTES MENOS NOBRES DA REVELAÇÃO quais sejam: as epístolas paulinas (do contrário o apóstolo Pedro estaria redondamente equivocado), ao apocalipse (a multiplicidade das interpretações evidencia-o) ou ao Velho Testamento (fonte predileta de todas as seitas: adventista, jeovista, Assembléia de Deus, etc).

São locais ou espaços distintos e peculiares da Escritura. COM FUNÇÕES E NÍVEIS DE CLAREZA BASTANTE DISTINTOS.

Uma coisa é ler diariamente o sermão da montanha e as bem aventuranças (neste ponto concordo com meu adversário e exorto todos os protestantes a Lê-lo com maior frequência) e outra - bem distinta - é examinar indiscriminadamente as epístolas paulinas, o apocalipse ou o velho testamento, com o objetivo de extrair e formular uma 'revelação' para si mesmo ou uma versão individual do Cristianismo; conhecimento entregue pelo Verbo encarnado, uma única vez, a seus ministros os santos apóstolos.

Leiamos, leiamos e leiamos, repetidamente; o sermão da montanha e as bem aventuranças sem no entanto jamais deixar de receber a significação correta das demais partes da escritura fornecida pela Igreja de Cristo nossa Mãe e mestra. Só assim estaremos em plena comunhão com Nosso Senhor, por intermédio dos apóstolos, mártires, padres, doutores... e na posse da verdade verdadeiramente revelada, procedente do céu e não desta terra, donde procedem apenas discussões temerárias e inúteis.

protestante: Continuemos>"JESUS CRISTO DISSE AOS JUDEUS: "EXAMINAI AS ESCRITURAS, POIS JULGAIS TER NELAS A VIDA ETERNA, E ELAS MESMAS DÃO TESTEMUNHO DE MIM" (Jo 5,40) AQUI JESUS APELA PARA A BÍBLIA COMO LIVRO QUE É LIDO POR TODOS, APROVA OS QUE LEEM E CENSURA OS JUDEUS SÓ PORQUE NÃO APRENDERAM A RECONHECE-LO." A Monod, iden, p 160

ortodoxo: Quantas falsidades reunidas num só paragrafo! QUANTA TREVA!!!

Comecemos pela tradução no imperativo...

"DEVEMOS LER TAL VERSO NÃO NO IMPERATIVO MAS NO INDICATIVO POSTO QUE A FRASE SEGUINTE 'POIS JULGAIS TER NELAS A VIDA ETERNA' NÃO SE JUNTA BEM COM UMA ORDEM." São Cirilo.

"Esta passagem - acrescenta S Crisóstomo - exemplifica muito bem a atitude dos heréticos, que como os antigos escribas e fariseus vangloriam-se de conhecer minuciosamente cada trecho das escrituras e que sem embargo estão separados da vida e da verdade."

"Estas palavras podem ser recebidas no indicativo, como uma afirmação:'Examinais as Escrituras' os judeus detinham os oráculos sagrados e costumavam lê-los; não só os seus reis, príncipes e juízes, mas inclusive as pessoas comuns... além disto, tais escritos eram lidos e expostos publicamente nas sinagogas todos os sábados. Especialmente neste momento histórico estes registros foram freneticamente examinados no que dizia respeito a manifestação do Messias, já que havia uma expectativa geral a seu respeito. Por outro lado é absolutamente certo que os príncipes dos sacerdotes, e anciãos eram extremamente exercitados nas Escrituras..." John Gill (Calvinista) Exposit in loc.

"Examinai as Escrituras - Ερευνατε τας γραφας. Isso deve ser traduzido, não no imperativo, mas no modo indicativo - Examinais Escrituras com diligência. Que estas palavras sejam vulgarmente lidas no imperativo é assaz sabido, porém esta leitura NÃO CONCORDA BEM com o seguinte termo, nem pode a força e energia da construção ser percebida por esta leitura... Talvez as Escrituras jamais tenham sido tão intensamente estudadas como naquele tempo: em primeiro lugar, porque eles estavam expectativa do aparecimento imediato do Messias, e em segundo lugar, porque queriam descobrir alegorias ou símbolos ocultos; (ver Philo), e, em terceiro lugar, porque acreditavam que o estudo dessas escrituras continha uma promessa ou benção para a vida eterna." Adam Clarke 'Comm in loc' (O autor era metodista)

"Aqui não parece convir o modo imperativo, mas o indicativo apenas: "EXAMINAIS as Escrituras, porque nelas cuidais ter a vida e são elas mesmas que testificam de mim..." declara Lightfoot; 'Comm in Loc'


"Não há maneira (com base na gramática grega ou na estrutura das sentenças do versículo) de averiguar com certeza se a palavra examinais é a tradução correta aqui, pois no grego pode ser tanto o indicativo, o que significaria costumais examinar, indicando uma ação continua, ou se então pode ser o imperativo, o que seria 'examinai a escritura', como se fora uma ordem. Segundo a gramática grega pode ser uma coisa ou outra e há uma longa lista de nomes e intérpretes que tem defendido ambos os lados da questão... PARECE-NOS MAIS PROVÁVEL QUE A TRADUÇÃO MAIS CORRETA AQUI TENHA O VERBO NO INDICATIVO, O QUE DESCREVE A FEBRIL ATIVIDADE DO ESTUDO DAS ESCRITURAS HEBRAICAS POR PARTE DO POVO DE ISRAEL, E, MAIS ESPECIALMENTE AINDA, PELAS AUTORIDADES RELIGIOSAS, PARA QUEM O CONHECIMENTO DAS ESCRITURAS ERA UM TÍTULO DE GLÓRIA." R. N. Champlinn, in "Grande comentário.", in loc.

"Não é um mandamento para os ouvintes determinando o que fazer; mas um reconhecimento quanto a familiaridade deles com o Antigo Testamento."Coffman, in Loc

"ESTE MESMO COMENTÁRIO, PORÉM, OPINA QUE É MELHOR TRADUZIR PELO INDICATIVO 'EXAMINAIS', E INTERPRETA 'VÓS EXAMINAIS A ESCRITURA POR CAUSA DE VOSSA CRENÇA ERRÔNEA DE QUE A MINUCIOSA INVESTIGAÇÃO DOS PONTOS E VÍRGULAS DOS LIVROS SAGRADOS VOS ASSEGURA A VIDA NO PORVIR. ESTAIS ERRADOS. O REAL VALOR DAS ESCRITURAS É QUE DÃO TESTEMUNHO DE MIM. ESTAIS EM DUPLO ERO PORQUE NÃO DESEJAIS VIR ATÉ MIM." W. C. Taylor, com a João, Tomo II, in loc.

"ELES EXAMINAVAM AS ESCRITURAS, PENSANDO QUE PELA OBEDIÊNCIA A LEI DADA POR MOISÉS, EM QUE DEPOSITAVAM SUA ESPERANÇA, TERIAM A VIDA ETERNA GARANTIDA. MOISÉS, PORÉM, COMO TODOS OS PROFETAS APONTA-NOS JESUS..." W. T. Witley, in "Igreja, ministério e sacramentos no Novo Testamento.", p 102

"VÓS ESQUADRINHAIS AS ESCRITURAS FANATICAMENTE, CONTANDO ATÉ OS PONTOS E LETRAS DE CADA LIVRO E VOS UFANAIS DE SABER ESTE OU AQUELE EVENTO OU A ORDEM DOS TEMAS E VOS PORFIAIS EM IMAGINAR INTERPRETAÇÕES FANTÁSTICAS SOBRE COISAS QUE NÃO IMPORTAM, SUPONDO ASSIM OBTER A VIDA ETERNA." Riggs, in "A mensagem bíblica", in loc

ATÉ PARECE QUE RIGGS ESTA SE REFERINDO A SEUS CONFRADES PROTESTANTES...


"EIS QUE ESSES LEITORES CONHECIAM A CASCA DA BÍBLIA, MAS NÃO A NOZ QUE ESTAVA DENTRO. ESQUADRINHAVAM AS ESCRITURAS MINUCIOSA, PEDANTE E ESCRUPULOSAMENTE. IDOLATRAVAM (!!!) O VOLUME ESCRITO (!!!), AO MESMO TEMPO QUE RESISTIAM A PALAVRA VIVA ALI CONTIDA. ESSA BIBLIOLATRIA (!!!) FEZ COM QUE SE APARTASSEM DE CRISTO.Lange. in "grande comentário" in loc.

"OS FANÁTICOS JUDEUS EXAMINAVAM AS ESCRITURAS MAS NÃO QUERIAM IR AO SENHOR. EXAMINAR AS ESCRITURAS DEVE SER ACOMPANHADO DE IR AO SENHOR, VISTO QUE AS ESCRITURAS DÃO TESTEMUNHO DO SENHOR E NÃO DEVEM ESTAR SEPARADAS DELE. É POSSÍVEL CONTATARMOS AS ESCRITURAS SEM CONTUDO CONTATARMOS O SENHOR. SOMENTE O SENHOR PODE DAR A VIDA." Os Evangelhos. Versão restauração, ed Arvore da vida, 1999, in loc

Apesar disto um sem número de panfletários protestantes tem procurado fundamentar princípio basilar de seu sistema, o livre exame, neste versículo.

Apesar de que - Como adverte o profo Champlinn  (protestante, logo insuspeito) - seu sentido não pode ser literalmente estabelecido com aquela certeza absoluta e inequívoca exigida pela profissão da fé.

É padrão elementar de exegese e mesmo de dogmática que cada mistério da fé Cristã deva ser apoiado ou confirmado por uma ou mais passagens cujo significado seja absolutamente claro, preciso e inequívoco ou seja que não comportem quaisquer ambiguidades ou suscitem quaisquer dúvidas... 

A sucessiva e continua apelação - do tribunal protestante - a uma passagem cujo sentido literal é reconhecidamente duvidoso para todos os exegetas, parece significar que nossos adversários encontram-se completamente desamparados, biblicamente falando... do contrário dispensariam sem maiores dificuldades o testemunho de um texto cujo significado literal é sempre incerto.

E SOBRE O QUAL, RECONHECE A PRÓPRIA TEOLOGIA PROTESTANTE NÃO É LÍCITO ESTABELECER PONTO DE DOUTRINA. Aqui a boa exegese e a boa dogmática; EXISTENTES MESMO ENTRE OS PROTESTANTES DE BOA VONTADE, DENUNCIAM AS MANOBRAS DUMA APOLOGÉTICA VICIADA E SEM CONSCIÊNCIA.

Afinal não há quem, podendo ir luta com um canhão ou uma metralhadora, vá com espada, lança ou tacape... ou que podendo empregar um tanque, lance mão de carroças...

Consideremos ainda a agravante de que o sentido imperativo - atribuído pelos protestantes - parece estar em conflito com o amplo contexto... pois os próprios judeus em seus livros - guemaras, mishnas, talmudes, sifras, etc dão testemunho do quanto aquela geração - os escribas e doutores de Jerusalém - dedicava-se fanaticamente ao estudo da lei no tempo de Jesus; esquadrinhando-a minuciosamente por assim dizer.

"FICAREI MAIS SATISFEITO COM UM DIA EM QUE TE ASSENTARES E TE PUSERES A ESTUDAR MINHA LEI, DO QUE COM OS MILHARES DE SACRIFÍCIOS QUE TEU FILHO SALOMÃO VIER A OFERECER SOBRE O MEU ALTAR." tais as palavras atribuídas a Javé pelo Talmud. in Shabbat, fol. XXX

"AQUELE QUE ADQUIRE O CONHECIMENTO DA LEI TOMOU POSSE DO MUNDO VINDOURO." Hillel, in "Pirke aboth", II, 08

A própria palavra Midrash - com que os judeus batizavam seus comentários - significa exame, investigação, analise...

Foi exatamente durante aquela geração que alguns rabinos mais atilados começaram a enunciar uma teoria segundo a qual as escrituras continham um código secreto ou mensagem oculta.

Segundo esta opinião - que certamente remonta a Yehuda Kadaosh - cada letra - posteriormente cada traço ou pingo - da massorá conteria em si um tratado de teologia... 

Assim elaboraram eles um complexo sistema de criptografia que lhes permitia combinar sinais de versos diferentes, do que resultou a Cabala, ou melhor o "Zohar" (livro dos resplendores) codificado no século XII por Moshe Leon. Tal a origem do judaismo esotérico...

E ainda hoje Eliyahu Rips e Drosnin tem divulgado essas quimeras entre os filhos da sinagoga.

Assim, os judeus - como nossos protestantes - examinavam freneticamente os livros santos. Este exame todavia, não lhes auferiu qualquer benefício... não lhes granjeou qualquer vantagem espiritual... não lhes garantiu o acesso a vida e a verdade; antes envaideceu-os, cegou-os e apartou-os do Grande Instrutor!!! 

Examinavam, perscrutavam, esquadrinhavam; a semelhança de nossos adversários (Banu Lutero) & blasfemavam contra seu Senhor! Liam, interpretavam, comentavam e conspiravam contra o Santo e Bendito Criador feito homem!

Eis para onde foram, os escribas e fariseus, conduzidos pela vã superstição da bibliolatria, da bibliomania, do bibliocentrismo; do culto do livro, da servidão da letra morta - para a ruína, a desolação e a apostasia!

Eles liam e não compreendiam coisa alguma.

Interpretavam e não davam com o sentido.

Examinavam e não logravam extrair a verdade!!!

E assim laboravam em vão!!! 

Guias cegos conduziam multidões de cegos em nome da Bíblia!!! Da exegese!!! Da hermeneutica!!! Da técnica!!!

E nos dias de hoje este fenômeno, esta calamidade, esta tragédia é reproduzida em nosso meio! 

Pois os protestantes tanto mais examinam as escrituras e tanto mais apartam-se da doutrina revelada caindo nos laços do ceticismo e nos abismos da apostasia... Tanto mais desdenham a tradição da igreja e tanto mais aproximam-se dos judeus, dos muçulmanos e da infidelidade!!!

Os judeus examinavam e não desejavam ir ao Legislador e pastor de todos!!! Para dele receber a integralidade da Verdade... Os protestantes examinam e não querem vir a igreja estabelecida por Cristo, tendo em vista a conservação da Verdade uma única vez comunicada aos Santos!!!

De modo que o exame particular das escrituras tem sido fonte de vergonha, confusão e descrédito para a Cristandade Ocidental. E nós, orientais, declinamos quanto a adoção desse método, aderindo firmemente ao método divino da autoridade e da tradição.

protestante: "QUEREIS SABER TAMBÉM DONDE PROCEDEM OS ERROS DOS SADUCEUS: 'ERRAIS, LHES DIZ O SENHOR, ERRAIS NÃO SABENDO AS ESCRITURAS E O PODER DE DEUS' mt 22,29 ASSIM MINHA SENHORA, É POR NÃO CONHECER A BÍBLIA QUE SE CAI EM ERRO SEGUNDO DIZ JESUS CRISTO." A Monod. iden, p 161

ortodoxo: Mais uma vez ainda nosso biblista põe-se a doutrinar sem fazer qualquer caso do contexto. E assim labora uma vez em crasso erro...

Coisa evidente é que Jesus esteja a censurar ou a repreender certa categoria de pessoas por ignorarem as escrituras e isto admitimos como ponto pacifico; maktub! Esta Escrito!!!

Cumpre no entanto determinar com máxima exatidão qual seja tal categoria de pessoas.

COM QUEM ESTA ALTERCANDO NOSSO DIVINO MESTRE E A QUEM ESTA REPREENDENDO? OS AGUADEIROS, PASTORES, AGRICULTORES, PADEIROS, PEDREIROS, MARCENEIROS, TECELÃS, ENFIM O POVO EM GERAL COMO UM TODO??? E A ELES QUE JESUS DIRIGE SUAS OBJURGATÓRIAS??? 

protestante: O próprio texto informa-nos de que se tratava dos saduceus.

ortodoxo: Excelente. E quem eram esses tais saduceus?

protestante: "O nome de saduceus deriva de Sadoc, o sumo sacerdote mencionado em I Re 2,35, eram pouco numerosos e suas doutrinas pouco sabidas DAS CLASSES POPULARES, SEUS PARTIDÁRIOS ERAM PESSOAS RELACIONADAS AO SACERDÓCIO." Pr Manrique A. Lallave, in "Dicionario Bíblico" Sevilha, Ariza, 1880, vol I, verbete saduceus.

ortodoxo: Portanto meu amigo, não estava Jesus altercando com o povo - simples e iletrado - os leigos, a gente simples ou fiéis da antiga lei, enfim com as massas rudes e incultas da Palestina; MAS COM OS SACERDOTES, OS LEVITAS E UNGIDOS; enfim COM OS CLÉRIGOS DA CASA DE AARÃO... OS LÍDERES RELIGIOSOS E MESTRES DA CASA DE ISRAEL, CUJO DEVER, OBVIAMENTE ERA CONHECER AS ESCRITURAS PARA ENSINA-LAS A NAÇÃO. 

Assim o que era perfeitamente justificável (inda que não fosse louvável) no vulgo: ignorar as escrituras, não era de forma alguma justificável em se tratando das autoridades religiosas, as quais os oráculos sagrados haviam sido entregues!!!

Quanto ao sentido estrito da expressão "ignorais as escrituras" dirigida aos saduceus devemos ter em mente que - segundo Josefo - tais sectários, admitiam como canônicos e inspirados apenas os cinco livros de Moisés - conhecidos por Torá ou pentateuco - repudiando todos os outros - os profetas ou neviim em bloco por sinal - como apócrifos e desprovidos de inspiração.

Tal o cânon dos sacerdotes hebreus ou dos saduceus...

Neste caso o mais provável que Jesus esteja aludindo não a ignorância dos saduceus a respeito do conteúdo das escrituras que eles consideravam canônicas - ou seja a Torá - e estudavam; mas ao fato de que não reconheciam a divindade das profecias, nas quais - como na de Daniel - encontrava-se registrado o dogma da ressurreição dos mortos que eles igualmente negavam.

Assim, tais palavras sequer foram dirigidas a totalidade do povo judeu, quanto mais ao povo Cristão...

Concedo sem dificuldade que o povo de Cristo não deva IGNORAR SUAS ESCRITURAS QUE SÃO OS EVANGELHOS OU MAIS PRECISAMENTE O SERMÃO DA MONTANHA. E QUE AINDA NOS BRAÇOS DE SUA MÃE DEVA O CRISTÃO RECEBER ESTA DIVINA LEI.

O que o povo não deve fazer, em hipótese alguma, é interpretar levianamente as passagens da santa escritura, aplicando-lhes sentidos que de forma alguma correspondam ao original.

Em nenhuma parte dos Santos evangelhos topamos com uma ordem clara, direta, precisa, objetiva e inequívoca e objetiva, DETERMINANDO QUE CADA MEMBRO DA IGREJA TOME UM EXEMPLAR DAS ESCRITURAS E INTERPRETE-O A SUA MODA ESTABELEÇA UM CREDO A PARTE.

Antes ele parece ter insistido em diversas ocasiões para que todos acolhessem seus enviados, arautos, vigários comendadores e representantes: os apóstolos, COMO SE ELE PRÓPRIO FOSSEM ou 'in persona Christi'!!! Assim diz ele aos doze:

"QUEM VOS OUVE A MIM MESMO OUVE E QUEM VOS REJEITA A MIM MESMO REJEITA."

DE MODO QUE AO ACOLHER OS BISPOS ORTODOXOS, ACOLHEMOS SEUS PREDECESSORES OS APÓSTOLOS E ACOLHENDO OS APÓSTOLOS ACOLHEMOS O PRÓPRIO MESTRE JESUS.  

Por outro lado ao colocarmos em dúvida os ensinamentos ministrados pelos sucessores dos apóstolos colocamos em dúvida os ensinamentos ministrados pelos apóstolos e colocando em dúvida os ensinamentos ministrados pelos apóstolos colocamos em dúvida os ensinamentos ministrados pelo Senhor Jesus Cristo!!!

Rejeitar o ensinamento apostólico implica rejeitar o próprio Cristo e colocar-se A MARGEM do Cristianismo.


protestante: "DIZENDO FREQUENTEMENTE 'ESTA ESCRITO' O SENHOR REVELOU OBEDIÊNCIA INCONDICIONAL A DEUS." Dreyer/Weller, iden, p15

ortodoxoE apesar disto Jesus não precisava de nenhum "está escrito", maktub ou placet com que sancionar seus ensinamentos, segundo confessavam os próprios infiéis: "JAMAIS VIMOS ALGUÉM COMO ELE, POIS FALA COMO QUEM POSSUI AUTORIDADE PRÓPRIA."

Pois verdadeiramente "ELE NÃO CARECIA DE TESTEMUNHOS HUMANOS POIS ERA ONISCIENTE."

Já os rabinos de sua geração limitavam-se a reproduzir servilmente as sentenças da Torá ou da Tanak; repetindo versículos atrás de versículos...

Assim, se Jesus recorreu ocasionalmente ao testemunho dos profetas que precederam-no e anunciaram sua vinda NÃO FOI COM O OBJETIVO - como supõe os desmiolados - DE JUSTIFICAR OU DE CONFIRMAR SEUS ENSINAMENTOS, E SIM COM O OBJETIVO DE FIRMAR A SUA AUTORIDADE.

Alias, como já repetimos diversas vezes não disse ele nem poderia ter dito ESTA ESCRITO com relação ao supremo mistério da Trindade; pelo simples fato de que ABRAÃO, MOISÉS, SALOMÃO E MESMO OS PROFETAS NADA SABIAM A RESPEITO DELA & tampouco pode recorrer ao testemunho dos antigos judeus a respeito da ressurreição, do Batismo, da Eucaristia, etc

ENSINOU POIS LIVREMENTE, I É, SEM JAMAIS SUBORDINAR-SE COMO UM LACAIO AO TESTEMUNHO DAS ESCRITURAS ANTIGAS. ASSIM, QUANDO NECESSÁRIO FOI E SOB O ASPECTO LEGAL OU ÉTICO AB ROGOU-AS SEM MAIORES CONSIDERAÇÕES AO DECLARAR: "FOI DITO AOS ANTEPASSADOS" (REFERINDO-SE A LEI DE MOISÉS) E LOGO EM SEGUIDA "EU PORÉM VOS DIGO".

E FULMINOU TAIS LEIS COM SUA SUPREMA CONDENAÇÃO.

QUANDO PODIA FACILITAR A ENTRADA DOS JUDEUS, MOSTRAVA-SE CONDESCENDENTE E CITAVA OS ORÁCULOS DOS PROFETAS, QUE DIZIAM REPEITO A SUA PESSOA. MOVIDO POR SUA CLEMENTÍSSIMA PIEDADE E TENDO EM VISTA A FRAGILIDADE DELES...

Bem sabia nosso amado Mestre que para tais pessoas o termo 'esta escrito' correspondia a uma espécie de senha ou credencial - ainda hoje é assim em certos meios - por meio da qual mensuravam a piedade alheia... quanto mais 'esta escrito' eram proferidos tanto mais profunda e abrangente era considerada a ciência daquele doutor ou escriba no que diz respeito as escrituras e por consequência sua santidade...

Assim a elite religiosa e secular dos hebreus de Jerusalém porfiava-se em decorar o maior número possível de passagens bíblicas com o objetivo de ostentar religiosidade...

Ao corrigir suas opiniões impuras e carnais através das mesmas escrituras que viviam citando a torto e a direito e julgavam conhecer melhor do que ninguém fê-los Jesus tragarem de seu próprio veneno, exatamente como os apologistas romanos e ortodoxos costumam fazer com relação aos protestantes, ao demonstrarem que o protestantismo nada tem de Bíblico...

Segundo pertenciam ao número dos duvidosos e incrédulos os chefes da casa de israel condicionaram o ensino do Senhor; constrangendo-o a adotar - sempre que possível fosse - o restritivo> Esta escrito, sob pena de não ser ouvido ou considerado por eles. Tratava-se dum costume ou duma prática comum entre os infiéis, a qual o Senhor teve de adaptar-se com o objetivo de ganha-los para a vida.

NOUTRAS OCASIÕES PORÉM RECORRIA AO TESTEMUNHO PROFÉTICO OU MESMO AO CONHECIMENTO PROFUNDO QUE TINHA DA LEI DELES COM O OBJETIVO DE HUMILHAR OS BIBLISTAS DE JERUSALÉM, OS ESCRIBAS E AQUELES TODOS QUE DESEJAVAM-SE PASSAR POR MESTRES E RECEBER A GLÓRIA DADA PELOS HOMENS...


TODAVIA, QUANDO NÃO ERA POSSÍVEL DECLARAVA: NÃO É O QUE ENTRA NO HOMEM QUE CONTAMINA, MAS O QUE DELE SAÍ.

E revelava ao mundo que as leis dos judeus não eram nem divinas, nem boas, nem dignas... segundo o próprio vidente havia puderá concluir: A ESTE POVO FORAM DADAS LEIS QUE NÃO SÃO BOAS.

Eis porque sua autoridade não estava na dependência de quaisquer citações ou apelações autoritativas concernentes ao testamento antigo mas apenas e tão somente na dependência de sua origem divina, enquanto O Unigênito, que ESTAVA NO SEIO DO PAI e que todas as coisas ouvira DIRETAMENTE DO PAI, SEM INTERMEDIÁRIO OU ATRAVESSADOR.

Não era pois de Moisés, Josué, David, Natã ou Salomão que advinha seu poder e autoridade; bem como sua ciência e sabedoria; mas do PAI SOMENTE, DO PAI QUE COM ELE TRABALHA, E SE ENCONTRAVA. DO PAI QUE SEMPRE O ESCUTAVA E ATENDIA. DO PAI COM QUEM ERA UM SÓ E ACIMA DE TODOS OS MORTAIS!!!

Jesus ensinou tudo quanto era necessário ensinar ao povo com plena autonomia ou seja sem permanecer atrelado aos preconceitos e opiniões dos antigos ou as sombras do velho pacto: assim pode absolver a mulher adultera que segundo as leis dos judeus deveria ser supliciada...

Assim pode antecipar sua Páscoa sem fazer qualquer caso dos cálculos estabelecidos pelos sacerdotes.

Assim pode tocar e ser tocado pelos leprosos, aproximar-se de cadaveres e estar a sós com uma mulher VIOLANDO EXPLICITAMENTE AS NORMAS DA TORÁ; sem que apesar disto precisa-se justificar-se ou dar explicações a quem quer que fosse.

Foi justamente por isto: por ter ousado ir além da Tanak ou do que estava escrito!!! Por ter ultrapassado os límites da religião judaica!!! Por ter rompido decidida e publicamente com as crenças dos antepassados e com o padrão bíblico vetero testamentário - odre velho em que não podia ser posto e porque não podia ser contido o vinho novo do Evangelho - QUE JESUS CRISTO PODE SER ACUSADO POR HERESIA E SUPLICIADO PELOS SERVOS E LACAIOS DA ESCRITURA, PELOS PARTIDÁRIOS DO MAKTUB.

Caso Jesus tivesse procedido como querem os judaizantes Dreyer/Weller, como um judeu convencional, como um recitador de versículos ou como receptor passivo dos preconceitos acalentados pela sinagoga; caso não tivesse optado por fazer jus a sua natureza DIVINA; e declarado em alto e bom som:

"EIS DIANTE DE VÓS ALGUÉM QUE É SUPERIOR A JACÓ." ou "ANTES QUE ABRÃAO FOSSE EU JÁ ERA."

E testificado que "DEUS NÃO HABITA EM TEMPLOS EDIFICADOS PELA MÃO DO HOMEM."

TERIA MORRIDO DE VELHICE EM SUA CAMA!!!

Assim a ideia de um Jesus amarrado aos escritos judaicos, servilmente submisso aos ensinamentos dos patriarcas e profetas do antigo israel e encadeado a Tanak é mais uma farsa tipicamente judaizante posta a serviço da manobra livre examinista pelos filhos de Calvino.



Nenhum comentário: