Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cap LXI - Os primeiros Cristãos e o livre exame. (Exame da pena apostólica)







"COMO HAVERÃO DE CRER SE NÃO LHES FOR COMUNICADO?"


protestante: "Da mesma sorte louva S Paulo a seu discípulo Timóteo 'porque desde a infância tinha sabido as sagradas letras' (II Tm 3,15) # DEBAIXO DA DIREÇÃO DE SUA MÃE EUNICE E DE SUA AVÓ LÓIDE, AS QUAIS O MESMO APÓSTOLO FIZERA HONORÍFICA MENÇÃO NO COMEÇO DESTA CARTA # e assim prossegue o apóstolo dizendo..." Ernesto Luiz de Oliveira, iden 23

ortodoxo: Livre combinação bastante infeliz esta.

Até os judeus ao faze-las mostravam maior habilidade.

Ao associar estes dois versos (II Tm 1,5 e 3,15) pretendeu o líder protestante apresentar Eunice e Lóide, duas mulheres  - a avó e a mãe de Timóteo - como instrutoras religiosas suas e, portanto, como leitoras e interpretes autorizadas das sagradas escrituras. 

De minha parte, julgo que associar dois versos que o contexto separa por longo trecho é de "per si" sinal de fraqueza... Houvessem textos melhores e mais claros... a híbrida composição não teria lugar.

Para vindicar o livre exame faz-se mister garimpar muito e catar muita migalha...

Digo isto porque em II Tm 1,5 Paulo não apresenta Eunice e Lóide como peritas na Tanak, interpretes, comentaristas ou coisa parecia, mas como senhoras "Duma fé sem hipocrisia e digna de louvor." fé certamente que certamente haviam - como ele mesmo Paulo recebera-a de Gamaliel e não da Bíblia - dos rabinos na sinagoga e não inventado elas mesmas por meio de especulação... SENDO POSSÍVEL, INCLUSIVE, QUE ESTEJA ALUDINDO APENAS AFÉ SUBJETIVA E NÃO ESCLARECIDA DAS DUAS SENHORAS... 

Vamos e venhamos meus senhores! Entre uma "fé sem hipocrisia" e perícia nas escrituras vai uma enorme distância...

Quanto ao conhecimento das escrituras (DAS ESCRITURAS HEBRAICAS E NÃO DAS ESCRITURAS CRISTÃS, AS QUAIS SEQUER EXISTIAM QUANDO TIMÓTEO VEIO AO MUNDO) mencionado e louvado pelo Santo Apóstolo  - em II Tm 3,15 - não há indicação qualquer no contexto de que tenha sido comunicado pela mãe ou a avó de Timóteo. 

Destarte, com base nos estudos históricos - já referimos que o judaismo antigo negava as mulheres o direito de estudar as escrituras - é perfeitamente lícito inferir que Timóteo foi instruído a respeito da lei numa Yeshiva ou classe religiosa para meninos, contígua a sinagoga e sob a direção de um professor. 

E longe de nós duvidar que este conhecimento - que englobava o vaticínio profético - lhe tenha sido bastante útil, proporcionando a capacidade necessária para reconhecer A MESSIANIDADE DE JESUS

Ainda hoje o conhecimento das profecias judaicas e dos oráculos concedidos aos antigos pagãos, constitui um elemento essencial tendo em vista a gênese duma convicção verdadeiramente sólida a respeito do cárater ou da condição de Nosso Senhor Jesus Cristo ou como preâmbulo ao exercício duma fé sóbria e consciente.

E deploramos que qualquer pessoa associe-se a nós sem estar em posse deste tipo de testemunho ou como se diz sem o fundamento da fé.

Timóteo no entanto, a exemplo do próprio Paulo, RECEBEU O SENTIDO CORRENTE DAS ESCRITURAS COMUNICADO POR UM MESTRE OU RABINO COMO GAMALIEL, O QUAL HAVIA RECEBIDO O MESMO SENTIDO DE OUTRO MESTRE, E ASSIM SUCESSIVAMENTE... POR CADEIA DE TESTEMUNHOS. TAL O MÉTODO FARISAICO PAUTADO NA AUTORIDADE E NA TRADIÇÃO E NÃO NOS ARROUBOS DA IMAGINAÇÃO E DA FANTASIA.

Nem Paulo nem Timóteo foram ensinados a livre interpretar as escrituras conferindo aos oráculos sagrados o sentido que mais lhes agradasse em detrimento do sentido tradicional legado pelos antepassados. 

Antes, um e outro receberam dos escribas e doutores - Hillel, Shammai, Gamaliel, etc - o conhecimento que habilitou-os a discernirem a figura e a missão do Messias prometido na pessoa de Jesus, filho de Maria. E a tomarem sobre si mesmos o jugo de sua santa doutrina...

Timóteo mereceu ser elogiado pelo apóstolo NÃO POR COGITAR A RESPEITO DO SIGNIFICADO DAS PALAVRAS ESCRITAS DE JESUS CRISTO; mas por conhecer (conhecer não é livre interpretar) o autêntico sentido da PENA PROFÉTICA, cujos oráculos foram capazes de guia-lo aos pés do Verbo de Deus para receber seu jugo.

Eunice e Lóide comunicaram-lhe certamente algo de muito importante, a saber, aquela religião vital que brota do coração e que se chama confiança, entrega ou piedade; a fé subjetiva enfim. Bem como alguns conceitos bastante genéricos e sumários relativos a unidade de Deus, a ressurreição final, a mediação dos seres, etc 

Os instrutores e rabinos comunicaram-lhe a esperança do Messias em termos tanto mais palpáveis ou escriturísticos discriminando onde haveria de nascer, como haveria de nascer, qual seria sua ascendência, etc

Tampouco depois de tornado Cristão e filho da Igreja cuidou Timóteo, em adotar o método indicado pelo Dr Bento Ferraz, livre interpretando as palavras do Senhor Jesus Cristo, formulando seu próprio Credo e constituindo seita a parte, a dos timotianos...

Merecendo ser louvado pelo apóstolo nos seguintes termos: "Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé." II Tm 1,13

E: "GUARDA IMACULADAMENTE O DEPÓSITO PRECIOSO QUE DE MIM RECEBESTE."

Portanto foi do apóstolo e não DE UM NOVO TESTAMENTO ESCRITO que Timóteo recebeu os rudimentos da doutrina Cristã ou os elementos intelectuais da fé. Foi por via da autoridade, do ministério e da Igreja que ele pode tomar posse da Revelação divina e não por via de livre exame; como quem cata migalhas...


protestante: "NO CAPITULO 17 DOS ATOS DOS APÓSTOLOS ENCONTRAMOS UMA PASSAGEM QUE NÃO SEI COMO QUALQUER DE VOSSOS TEÓLOGOS SERIA CAPAZ DE COMENTAR. 
S PAULO VAI A BEREIA. 
TRATAM OS DE BEREIA DE SABER SE A DOUTRINA QUE ELE ANUNCIA É VERDADEIRA; QUE FAZEM ENTÃO?

"EXAMINAM TODOS OS DIAS AS ESCRITURAS PARA VER SE AS COISAS ERAM DE FATO ASSIM" (At 17,11) 

E SEU ZELO E LOUVADO PELO APÓSTOLO." A Monod. iden, 161

Pois bem, nós protestantes somos os Cristãos bereanos!!!

ortodoxo: (VIVA kkkkkk) A contento verás, meu bom amigo, como meio teologuinho, sem maiores dotes, comentará esta bela passagem...

Antes todavia, faz-se mister dizer, que estamos diante de um dos textos capitais ou basilares do protestantismo e a respeito do qual, seus defensores de todos os séculos pretenderam erguer a babel do Livre exame até os céus... e cimentar o edifício.

Assim At 17,11 é tão importante para os Banu Lutero quanto Mt 16,16 é importante para os Frank. 

É sobre tais 'ilhas contextuais' que uns e outros edificam seus castelos doutrinários e estabelecem cá a Bíblia de carne (o papa) e lá o Papa de papel (a Bíblia).

E de fato ambas as interpretações sobre ambos os textos são duma fragilidade tal, que basta toca-las com o dedo mindinho para virem abaixo com grande fragor e porém a perder todas obras - o papado e o livre exame respectivamente - que os mortais edificaram sobre elas com suas próprias mentes. E VÃO O METAL, A PEDRA, A MADEIRA E A PALHA PASSANDO PELO FOGO DA FÉ E SENDO PROVADOS...

Pastorzinho, pastorzinho, ouve o que te digo: antes de pontificares sobre teu livre exame torna a ler com mais atenção este belo texto para ver se atinas com o nome cristão... caso atines com ele ganhas um doce!!!

"O ESPÍRITO SANTO CENSUROU-OS? NÃO, MINHA SENHORA, ANTES LOUVOU-OS COM O TÍTULO DE GENEROSOS, A TODA A POPULAÇÃO J U D A I C A DE BEREIA." iden, id

População Cristã pastorzinho???

População batizada???

População submetida a Jesus Cristo???

Vê pastorzinho: investigam, interrogam, perscrutam, esquadrinham as escrituras com toda razão, e por que??? POR QUE??/

PORQUE SÃO HEBREUS PASTORZINHO E NÃO CRISTÃOS, SERVOS DE MOISÉS E NÃO DE JESUS CRISTO, INFIÉIS E NÃO FIÉIS, FILHOS DA SINAGOGA E NÃO DA IGREJA, SEGUIDORES DA LEI E NÃO DA GRAÇA... 

EIS PORQUE, MERECERAM COM TODA RAZÃO SER LOUVADOS PELO ESPÍRITO SANTO: POIS INVESTIGARAM SEM PRECONCEITO AS ANTIGAS PROFECIAS - COMUNICADAS A SEUS ANCESTRAIS - TENDO EM VISTA A AQUISIÇÃO DUMA VERDADE QUE AINDA NÃO POSSUÍAM: A BOA NOVA DO EVANGELHO!!! A LUZ DA VERDADE!!! A GRAÇA DA DIVINA REVELAÇÃO!!!

COMO NÃO SERIAM LOUVADOS SE EXAMINARAM OS FUNDAMENTOS E CREDENCIAIS DE NOSSA FÉ SEM PRECONEITOS I É HONESTAMENTE???

Havia para eles um propósito bem definido: a adesão ao anuncio feito pelos apóstolos E, enfim; a recepção do senhorio de Jesus Cristo enquanto Instrutor autorizado e fonte da verdade religiosa.

Quando referem a "doutrina" pretendem os protestantes inocular o veneno nas almas dos incautos; fazendo-os crer QUE OS BEREANOS ESTAVAM A INVESTIGAR O NOVO TESTAMENTO OU A RESTRINGIR E POR EM PROVA OS ENSINAMENTOS QUE PAULO RECEBERA DO DIVINO MESTRE JESUS; NOUTRAS PALAVRAS QUE OS HEBREUS DAQUELA CIDADE ESTAVAM A RESISTIR, A TEIMAR, A ALTERCAR E A VERIFICAR SE A TRINDADE, A ENCARNAÇÃO, A GRAÇA, O BATISMO, A EUCARISTIA, ETC ENCONTRAM-SE OU NÃO NOS EVANGELHOS; NAS CARTAS!!! kkkkkkkkkk (EMBORA SAIBAMOS QUE AS CARTAS E OS EVANGELHOS AINDA NÃO HAVIAM SIDO ESCRITOS!!!) ou mesmo no antigo testamento...

É precisamente o que não se dá nem se verifica de forma alguma. 

QUALQUER DISCUSSÃO OU ALTERCAÇÃO A RESPEITO DO CONTEÚDO DA DOUTRINA CRISTÃ É TOTALMENTE FORA DE PROPÓSITO.

Pela simples leitura do contexto nos certificamos de que os bereanos estavam a EXAMINAR A RESPEITO DA DOUTRINA DO MESSIAS OU SEJA, A RESPEITO DA VIDA E DA OBRA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - APRESENTADO POR PAULO COMO O CRISTO - PARA VER SE DE FATO O PERFIL DELE CORRESPONDIA AO PERFIL DO MESSIAS ANUNCIADO PELA PENA PROFÉTICA... 

É SOBRE CRISTO JESUS QUE ESTAVAM A INTERROGAR E A DISPUTAR EM TORNO DAS PROFECIAS ANTIGAS. SOBRE SUAS FIGURAS, TIPOS E SÍMBOLOS, PARA VER SE DE FATO A RAZÃO ASSISTIA AO APÓSTOLO.

É A JESUS CRISTO - E ASSIM AOS FUNDAMENTOS DA FÉ - QUE OS BEREANOS JULGAM, SUA MESSIANIDADE, SUA PESSOA, SUA AUTORIDADE... E NÃO OS APÓSTOLOS OU A IGREJA QUE ELE INCUMBIU DE FALAR EM SEU NOME.

É SOBRE A GENEALOGIA, A FILIAÇÃO, O NASCIMENTO, A VIDA E A MORTE DO NAZARENO QUE DEBLATERAVAM AQUELES HOMENS E NÃO SOBRE O KERIGMA APOSTÓLICO OU O SÍMBOLO DE FÉ.

UMA VEZ RIGOROSAMENTE DEMONSTRADO - POR MEIO DOS ORÁCULOS E PROFECIAS - QUE JESUS ERA DE FATO O MESSIAS PROMETIDO, O VERBO ENCARNADO, O GRANDE INSTRUTOR, O MESTRE DOS MESTRES, A MANIFESTAÇÃO DA VERDADE...

CESSA O DEBATE E NÃO RESTA MAIS NADA A SER DISCUTIDO.

RESTANDO APENAS - AOS BEREANOS COMO A QUALQUER OUTRO HOMEM NORMAL - PRESTAR SUBMISSÃO A SEUS EMISSÁRIOS, A SEUS APÓSTOLOS, A SEUS COMENDADORES, A SEUS REPRESENTANTES, A SEUS ENVIADOS; ENFIM A SUA IGREJA, E DELA RECEBER A DIVINA REVELAÇÃO EM SUA INTEGRALIDADE, OU SEJA, EM CADA UM DE SEUS ELEMENTOS CONSTITUÍTIVOS.

RECONHECIDA A PESSOA DE JESUS COMO SENDO O CRISTO CESSAVA A LIBERDADE DO EXAME OU A CONTROVÉRSIA PARA DAR ESPAÇO A FÉ, A OBEDIÊNCIA E A HUMILDADE. AFINAL JUDEU ALGUM OUSARIA IMAGINAR-SE DISPUTANDO COM O MESSIAS EM TERMOS DE DOUTRINA... É ALGO QUE SEQUER PASSARIA PELA CABEÇA DE QUALQUER UM DELES!!! 

Aos protestantes apenas ocorreu a malsinada sugestão de por em dúvida os ensinamentos legados pelo Salvador aos apóstolos e a igreja histórica...E A PROCEDER COMO INFIÉIS OU COMO CÉTICOS.


Eis porque a mãe igreja jamais deixou de convocar o povo judeu a examinar com máxima atenção suas próprias escrituras e a receber o testemunho de Jesus Cristo para a vida eterna. Aos judeus ainda cabe o exame; mas não aos verdadeiros crentes!

Uma coisa é o cético, o incrédulo, o infiel, etc examinar as escrituras para por o Cristo, em que não crê, a prova e outra totalmente distinta, irreverente e absurda é o crente ou o fiel resistir ao testemunho dos apóstolos que o Cristo constituiu e enviou em seu nome ou da igreja que fundou. 

No primeiro caso trata-se de prudência e sabedoria, enquanto no segundo trata-se de sedição e a sedição torna o herético semelhante a um pagão ou a um publicano. Porque não ouve a voz da esposa! QUEM VOS DESPREZA E MIM MESMO DESPREZA, adverte o Mestre amado.

protestante"Resulta, logicamente, deste argumento que a condição para se poder usar livremente da razão é ser incrédulo! Desde o momento em que, pelo livre exercício da razão, nos habilitemos ao ato de fé pelo qual recebemos os livros da Bíblia como livros inspirados ou de Deus, perdemos a capacidade de usar sem perigo, esses santos livros, perdemos o privilégio autorgado ao descrente..." Lysânias de Cerqueira Leite, iden, Vol II, p 28

ortodoxo: Desta vez vou extrapolar e repetir com o impagável Julio Ribeiro "E ainda come pão e bebe vinho um alarve destes"...

Compreenda caro "doutor" que para fazer um ato de fé é necessário antes de tudo saber em que se deve crer ou exercer fé. 

Pois bem quanto a este conteúdo, nós ortodoxos somos bem orientados pela mãe Igreja; convencidos de que igreja foi plantada pelos apóstolos e que estes foram enviados por Jesus Cristo, podemos receber seu testemunho ou símbolo sem receio algum E PROFESSAR CONFORTAVELMENTE A FÉ ORTODOXA... porque remotamente procede de Cristo - por intermédio dos Bispos e dos apóstolos...

Do contrário, caso a igreja nada nos dissesse ou informa-se a respeito, exortando-nos a tomar um livro e a examinar ou investigar para saber no que se deve crer que sentido teria a palavra Revelação???

A menos que professar a fé limite-se a professar o livre exame: creio que devo examinar as escrituras para saber no que devo crer... tal conjectura no entanto, não faz sentido algum.

Assim não corresponde este sumário credo aquele que nos foi legado pela Cristandade nascente.

Logicamente que o incrédulo, o livre pensador, o cético ou o agnóstico tem todo direito de tudo por a prova e de tudo investigar pelo simples fato DE AINDA NÃO ADMITIR UMA REVELAÇÃO SOBRENATURAL... COMUNICADA PELO GRANDE DEUS CELESTIAL.

NÓS PORÉM, QUE ADMITIMOS UMA REVELAÇÃO SOBRENATURAL, OU CERTA MEDIDA DE CONHECIMENTO COMUNICADO POR DEUS MESMO, NÃO PODEMOS POR TUDO A PROVA OU DUVIDAR DE TUDO...POIS EQUIVALERIA A DUVIDAR DE DEUS REVELADOR!!!

POIS RECEBEMOS OS DADOS SOBRENATURALMENTE FORNECIDOS PELA DIVINA REVELAÇÃO; PARA NELES ACREDITAR NO EXERCÍCIO DA FÉ. 

ORA, DUVIDANDO NÃO TEMOS FÉ, POIS A DÚVIDA É O CONTRÁRIO DA FÉ... E SE BUSCAMOS NÃO TEMOS, POIS A BUSCA É O CONTRÁRIO DA POSSE... E SE PROCURAMOS AINDA NÃO ENCONTRAMOS... E SE PESQUISAMOS NÃO SABEMOS...

CRISTO NO ENTANTO, SENDO QUEM É, JÁ EMANCIPOU SEUS SERVOS QUANTO A TAIS ESTADOS NEGATIVOS DE ALMA...

Será que por isso - POR TERMOS E CRERMOS - nos colocamos abaixo dos céticos e incrédulos? DEVEMOS NÓS QUE TEMOS O PÃO DA SANTA DOUTRINA FORNECIDO PELO MESTRE INVEJAR A SORTE DAQUELES QUE TEM FOME E CATAM MIGALHAS???

Muito pelo contrário, houve quem reconhecesse que justamente por isto - pela posse - nos colocamos a frente deles, pois encontramos aquilo que eles ainda procuram e achamos o que com tanto empenho e sofrimento buscam: A REVELAÇÃO DA VERDADE.

Como pois haveremos de invejar a atitude dos céticos ou do incrédulo nós que fomos persuadidos a aderir a fé por termos completado o percurso e concluído que de fato há razões para crer??? 

Como continuar pondo a prova aquilo que sabemos proceder do próprio Deus e exigir justificações de sua parte???

Nós não recebemos fé para produzir a revelação da verdade, religião puramente humana, credo de natureza filosófica ou sistema especulativo, etc NOSSA FÉ NÃO FOI POSTA PARA TAIS ESPETÁCULOS... MAS PARA SER POSTA EM PRÁTICA E FRUTIFICAR NO AMOR.

O que não teria para nós a menor serventia... 

Nós exercemos fé na Revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, em tudo quanto ele disse, ensinou, revelou, comunicou e manifestou; a isto nos submetemos e não argumentamos nem debatemos. ELE ENTREGOU ESTE DEPÓSITO A IGREJA E ELA A NÓS, SIMPLES ASSIM...

E SEM MAIORES PREOCUPAÇÕES O ORTODOXO 'ENTRA NO REPOUSO' E NÃO NESTA PERPÉTUA E VÃ DISPUTAÇÃO ESTIMULADA PELO LIVRE EXAME.

Perante o grande Instrutor ou perante os enviados por ele comissionados nós nos inclinamos com toda reverência e nos submetemos sinceramente.

FALA SENHOR E TEU SERVO ESCUTA! são as palavras dirigidas pelo Ortodoxo a mãe Igreja; enquanto esposa de Cristo; CARNE DA SUA CARNE E OSSOS DE SEUS OSSOS!

Pois quem é o homem para argumentar com seu Criador, Senhor e Mestre ou com seus legatários, embaixadores e mensageiros?

Não recebemos de Deus tais pretensões de investigação ou exame, mas Revelação celestial e transcendente. REVELAÇÃO COMPLETA E NÃO PARCELADA, TOTAL E NÃO FRAGMETÁRIA, VERAZ E NÃO DUVIDOSA. Não fomos chamados a investigar, procurar, buscar, provar, etc mas a cancelar as investigações e repousar na crença pura; não somos dos averiguadores mas dos cumpridores.

Assim o descrente não possui privilégio algum com relação a nós que cremos em verdade.

Pois a custa de imensos sacrifícios faz uso do veículo da razão, que sabe ser limitado. Então ele sabe que, quanto aquilo que esta para além dos sentidos não pode acalentar qualquer tipo de certeza...


Averiguar ou investigar jamais comportou satisfação ou deleite a quem quer que fosse, mas trabalhos, esforços e sacrifícios sem fim... 

Só quem já exerceu inutilmente o livre exame sabe bem disto... POIS INTERPRETA, EXAMINA, OPINA, JULGA, ETC MAS ASPIRA PELA VERDADE!!! E A VERDADE NÃO VEM PELO INTERPRETAR...

Pois sabe dar murros em ponta de faca ou a correr desbragadamente sem jamais chegar a lugar algum...

Para certas almas frívolas e vaidosas este clima de incerteza pode até ser estimulante. Todavia para aqueles que estão mais preocupados com o que deve ser feito, examinar não passa de enfado... 

O descrente possui apenas ausência, inquietude, ansiedade, agitação, incomodo, etc 

Aquele que crê no entanto repousa, pois crê, crê e pronto, e já não precisa investigar coisa alguma... pois encontrou na fé um berço esplêndido para sí... Doravante guiado pela mão amiga da Igreja ele buscara compreender sua fé... pois deve crer para na medida do possível entender.

A razão examina os motivos que tem para exercer fé em Cristo Jesus, e, admitida a positividade dos argumentos em favor da crença, ela suavemente declina de sua autoridade passando o crente a tutela da Igreja segundo a norma e regra da tradição.


No terreno da religião só há espaço para dizer> Creio da Trindade, Creio na encarnação, Creio na comunhão dos santos, Creio na Igreja, Creio nos Sacramentos, Creio na Virgindade perpétua de Maria... CREIO, CREIO, CREIO; não havendo espaço algum para palavras como: talvez, parece, opino... 

Pois nada disto significa repousar na fé. Repousar na fé consiste em saber e não em examinar, é ter já o autêntico significado dos oráculos divinos fornecido pela Igreja ao invés de tatear em meio a variedade infinita das interpretações propostas pela especulação humana.

Cristo não veio ao mundo trazendo livros para que neles buscassemos a verdade; trouxe a verdade plena e incorruptível e entregou-a a Igreja, a igreja depositou-a nos livros e conservou o sentido do que foi escrito neles.

Crendo não preciso examinar as escrituras ou por a igreja a prova, pois se ponho a igreja prova já não estou na perfeição da crença.

Nas escrituras acho que o Salvador fundou uma igreja e que enviou seus apóstolos as nações para ilumina-las, de modo que os apóstolos e a igreja não me encaminham as escrituras enquanto que as escrituras encaminham-me de algum modo a Igreja antiga, aos apóstolos e aos sucessores dos apóstolos... 

Portanto se digo crer no testemunho da escritura como haverei de descrer no testemunho da igreja que é recomendada pela Escritura ou de menosprezar o ofício apostólico igualmente recomendado em termos tão categóricos???

Antes a fé que deposito na escritura constrange-me a exercer fé na Igreja e nos apóstolos ao invés de exercer fé em mim mesmo ou na capacidade de outros seres humanos tão limitados quanto eu. 

Assim sinto que preciso de um mestre divino ou duma organização divina; dum Cristo ou duma Igreja, mas não sinto que o Cristo precise de um coadjutor ou que a igreja precise ser reformada... e assim não sinto falta de um Lutero, de um Zwinglio, de um Calvino... e deste ministério humano a que os protestantes aderem.

Posso e devo estudar seriamente as escrituras, sob a orientação da mãe igreja, com o objetivo de compreender melhor o significado da minha fé e torna-la ainda mais sólida; todavia não posso nem devo, nem posso dever ou querer substituir a igreja pela escritura, ou melhor por mim mesmo, por meu sentido particular e limitado.

Disse Jesus: As portas do inferno não prevalecerão sobre ela (a igreja) e não: as portas não prevalecerão sobre este ou aquele examinador das escrituras.

INVEJAR O PRIVILÉGIO DOS INCRÉDULOS (!!!) 

SOMENTE UM PROTESTANTE DESTRAMBELHADO MESMO PARA FORMULAR ARGUMENTO TÃO MISERÁVEL A FAVOR DO LIVRE EXAME.

LIVRE EXAMINEMOS POIS DO CONTRÁRIO PERDEMOS ESTE GRANDE APANÁGIO CONCEDIDO AOS CÉTICOS E INFIÉIS!!! O SEJA AQUELES QUE DUVIDAM, QUE NÃO TEM FÉ...

Para o ilustre engenheiro da central do Brasil é grave prejuízo para o Cristão estar absolutamente certo e convencido a respeito de tudo quanto Nosso Senhor Jesus Cristo revelou aos seres humanos. PARA ELE ESTAR BEM INFORMADO, PELA IGREJA DE CRISTO, A RESPEITO DE SEUS DIVINOS MISTÉRIOS, É MERA PRESUNÇÃO...

ASSIM O HEISEMBERG DA FÉ VAI TECENDO ENCÔMIOS A INCERTEZA DOUTRINÁRIA...

Pois uma tal certeza - como aquela que nos é dada pela Ortodoxia - nos privaria injustamente da possibilidade de duvidar... possibilidade que apenas o protestantismo - sendo quase que uma nulidade - nos concede...

Não seja por isso Dr Lysanias, faça-se cético ou incrédulo... assim poderá duvidar, descrer, cogitar a vontade - inclusive a respeito da Bíblia! - sem o risco de sofrer quaisquer recriminações. Que digo eu no entanto! Por não poder oferecer a seus comensais algo além de migalhas o protestantismo já é uma espécie de meia crença ou de ceticismo disfarçado que jamais ousa assumir-se... um ceticismo não muito seguro de si ou uma fé não muito segura de si.

protestante"FALO A HOMENS CRITERIOSOS, JULGAI VÓS MESMOS O QUE DIGO.I Cor 10,15

ortodoxoNesta sessão do décimo capítulo da primeira carta aos Corintios Paulo esta se referindo a questão da idolatria e pedindo que os fiéis JULGASSEM A RESPEITO DELA, A IDOLATRIA, e não para que LIVRE EXAMINEM A DOUTRINA CRISTÃ OU OS REGISTROS DO NOVO TESTAMENTO.

Eis como se exprime o divino Crisóstomo: "AS LEIS DOS JUDEUS NÃO COMPORTAVAM QUALQUER RACIOCÍNIO OU OU SUAVIDADE; DE MODO QUE OS INFRATORES ERAM LOGO CONDENADOS. ESTA NOVA LEI NO ENTANTO FILHA DA CARIDADE E MÃE DE LIBERDADE; LEVA O APÓSTOLO A DIALOGAR AMIGAVELMENTE COM OS INFRATORES TENDO EM VISTA ESCLARECE-LOS A RESPEITO DE SEUS DELITOS." (in Loc - cito de memória!)

COISA DIFÍCIL ACREDITAR QUE AO ESCREVER ESTE VERSO PAULO TIVESSE EM MENTE MINHA VIZINHA, DONA PUREZA, BALBUCIANDO, VERSÍCOS DO POCALIPSE EM BUSCA DO 'CREDO PERDIDO'...

Não esta dizendo a fulano ou beltrano: interpretai particularmente as escrituras - como fazem vocês protestantes entrando em desacordo sobre o sentido e formando seitas - mas contrapondo as abominações pagãs ao critério da sã razão exercido por homens e mulheres de fé.

Convida-os para raciocinarem a respeito da fé segundo os dados da Revelação divina.

Noutras passagens todavia revindica para si apenas a prerrogativa de explicar o sentido de suas cartas.

Ao invés de autorizar cada individuo a atribuir-lhes um sentido diferente...

protestante"EXAMINAI TUDO E RETENDE O QUE É BOM." I Ts 5,21

ortodoxo: Só se pode reter o que é bom, se se pode igualmente não reter o que é mau. 

Assim se retem o bom e se rechaça o mau.

Donde se infere, muito logicamente, que o 'exame' recomendado nesta passagem não diz respeito ao Cristianismo, ao Evangelho, a boa nova, a divina Revelação ou como se queira a 'Bíblia CRISTÃ'.

Do contrário deveríamos admitir que haja coisas más no Evangelho, na Revelação divina, no Cristianismo... REMATADO ABSURDO...

Assim segundo o Deão Henry Alford - in "O Novo testamento para estudantes ingleses" Vol II, in loc - a chave para compreender esta passagem procede do termo antecedente "NÃO DESPREZEIS AS PROFECIAS." . Como o número de falsas profecias e fraudes era muito grande, ao menos parte da congregação estava disposta a assumir um tipo de postura mais radical e de repudia-las em conjunto; daí o conselho: julgai tudo (TODAS AS PROFECIAS) e ficai com o que é proveitoso (ISTO É COM AS PROFECIAS QUE FOSSEM EDIFICANTES.) o que nem de longe tem a ver com fé ou da doutrina Cristã, a qual é absolutamente boa e perfeita ENQUANTO EMANAÇÃO E MANIFESTAÇÃO DO DEUS BOM E PERFEITO.

Do contrário o Santo apóstolo qual novo Pirro ou Enesidemus estaria exortando o povo cristão a duvidar de absolutamente tudo: da verdade, do critério, da existência de Deus, da sobrevivência da alma, da pessoa e da missão de Cristo, de seus ensinamentos e instituições, de sua igreja, etc ENFIM DE ABSOLUTAMENTE TUDO; MAIS BENEFICIANDO TAIS PALAVRAS AO CÉTICO DO QUE AO LIVRE EXAMINADOR...

Pois como o Cristão professo poderia examinar mais uma vez o carater da verdade, a existência de Deus, a imortalidade, as profecias referentes a Cristo, a igreja, etc??? QUE ESPÉCIE DE CRISTÃO SERIA ESTE A EXAMINAR TUDO E A DUVIDAR DE TUDO???

O cristão é dos crentes ou dos duvidosos? Está ele já na verdade ou na pesquisa?

Portanto este TUDO e este EXAME SEQUER PODEM PODEM DIZER RESPEITO AOS FUNDAMENTOS DA FÉ, QUANTO MAIS A DIVINA REVELAÇÃO E A PRÓPRIA FÉ IMACULADA.

Do contrário porque os reformados não nos dão exemplo principiando por duvidar das Escrituras???

Porque não reexaminam o cânon e a inspiração dos registros?

Resta concluir que se a razão era considerada apta para julgar as profecias emitidas pelos videntes; deve ser igualmente considerada como apta para avaliar cada um de nossos atos morais, a luz dos princípios e valores legitimamente Cristãos, enunciados pelo Evangelho.

Todavia caso vocês protestantes, tendo livre examinado as palavras de Paulo, e chegado a disparatada conclusão de que ele manda examinar absolutamente tudo vão e matriculem-se na escola de Hume...

protestante: "BEM AVENTURADO O QUE LÊ E O QUE OUVE AS PALAVRAS DESTA PROFECIA." apoc 1,3

ortodoxo: Assim há duas categorias de bem aventurados: os que tem capacidade para ler a profecia, seja no original ou numa tradução auntenticada pela mãe igreja e acompanhada de notas e aqueles que não sabendo ou não podendo ler por falta de aptidão TORNAM-SE IGUALMENTE BEM AVENTURADOS AO OUVI-LA DURANTE OS OFÍCIOS RELIGIOSOS, CURSOS BÍBLICOS, ETC

O que o hagiógrafo não escreveu e nem poderia ter escrito é: mal aventurado aquele que não é capaz de ler esta escritura ou bem aventurado aquele que interpreta a seu gosto esta profecia... pois assim estaria privando a maior parte de seus confrades (analfabetos) da benção divina ou sancionando a demolição da igreja; na medida em que cada sectário estaria autorizado a adaptar o livro a suas ideias pré concebidas e a distorcer seu significado.

O adventismo identificando o adventismo como objeto da profecia, o jeovista identificando o jeovismo, o evangélico brasilianista identificando a primeira seita do Brasil, o assembléiano identificando a assembléia, etc Enfim cada qual enxergando na profecia a seita a que pertence e condenando todas as outras como filhas da grande Babilônia - tal e qual se sucede de fato nos domínios do protestantismo.

De modo que cada comentário ao apocalipse, via de regra, não passa dum ataque as demais agremiações religiosas e dum panfleto favorável a confissão a que pertence seu autor...

Sinal de que até hoje protestante algum conseguiu dar com o único e verdadeiro sentido do apocalipse, e que o livro permanece lacrado e constituindo um enigma para eles... leem sem compreender, tartamudeiam, soletram, discursam, exercem proselitismo mas não entendem nada...

A Igreja todavia tem procurado dar sentido a este livro seja através de Hipólito, Aretas, De liebana, ou de quaisquer outros comentaristas antigos e modernos.

protestante: "Se a fé protestante é, como dizeis, um 'juízo privado' também a fé dos romanistas - e por consequência a dos Ortodoxos - se reduz igualmente a um 'juízo privado' através do qual julgais do mesmo modo a fé de vossa igreja e tudo quanto ensina; assim sendo não tendes o direito de reprovar o protestante quando ele exerce 'juízo privado' a respeito daquilo que deva ser crido." in Gilmour

ortodoxoTal argumentação não passa de miserável sofisma.

Pois embora tanto o ortodoxo quanto o protestante exerçam juízo o campo ou categoria dos juízos em questão é absolutamente diverso.

O protestante diante dos artigos de fé propostos já pela verdadeira igreja de Cristo já por sua seita, diz consigo mesmo: julgo que tal artigo seja verdadeiro porque esta de acordo com a leitura que faço das escrituras, com minha compreensão, com minha vontade... e assim creio.

Já o ortodoxo diz: julgo que Deus exista porque examinei a questão (teodicéa); julgo que a revelação seja possivel porque analisei o problema; julgo que Jesus seja o Cristo e que o Cristianismo corresponda a verdadeira religião porque como os judeus de Beréia investiguei as profecias hebraicas e a credibilidade interna e externa dos Evangelhos; julgo que a Igreja Católica e Ortodoxa seja a Igreja de Cristo porque estudei a História do Cristianismo POR ISSO CESSO DE EXAMINAR E DE JULGAR ACOLHENDO COM TODA REVERÊNCIA TUDO QUANDO ESTA IGREJA, ENSINA, SEGUNDO AS PALAVRAS DO PRÓPRIO CRISTO:IDE E ENSINAI AS NAÇÕES; QUEM VOS OUVE A MIM É QUE OUVE; AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA, ETC

Portanto o juízo exercido pelo ortodoxo limita-se conduzi-lo até a Igreja ou até tornar-se membro do corpo místico do Senhor enquanto o juízo exercido pelo protestante pretende julgar a fé da igreja pondo em dúvida as supraditas palavras e promessas de Nosso Senhor. Então o mesmo juízo é exercido em campos distintos...

Pelo ortodoxo fora da igreja e antes de fazer-se Cristão.

Pelo protestante mesmo após sua adesão a instituição do Cristianismo.

Assim a fé do ortodoxo é coerente e viva enquanto a fé protestante não passa de meia fé, duma fé que comporta limites, duma fé hesitante, duma fé anêmica, duma fé inquinada pelo ceticismo.

Nós examinamos os motivos que temos para crer no Senhor Cristo e em sua igreja, ou seja, os preâmbulos filosóficos e históricos da fé e sem os quais ela se torna tão cega quanto um morcego ou uma toupeira. Assim este exame é digno, justo, necessário e valioso.

Vós pretendeis julgar o conteúdo mesmo da pregação ou o kerigma da Igreja... enquanto nós recebemos humildemente esta pregação acreditando que que este ato de submissão seja meritório diante do Mestre. A razão percebe que há evidências e argumentos favoráveis a profissão da fé e professa imaculadamente a fé sem restrições obtendo o germe da vida eterna.

Não há pois qualquer semelhança material entre os dois tipos de juízo uma vez que objeto de ambos é perfeitamente distinto, bem como o propósito. 

Um é puramente humano e ditado pela vaidade. O outro é ditado pela prudência...

protestante: Os ortodoxos e os episcopais sacrificam a razão face as irracionalidades de uma fé elaborada por homens.

ortodoxos: E vós protestantes sacrificais a razão face aos mitos, fábulas e insanidades contidas num livro velho, centenas de anos anterior a manifestação de Jesus Cristo e tributário dos sistemas religiosos imaginados pelos antigos sacerdotes sumerianos e egípcios.

Assim se cremos na Trindade, na Encarnação, na Reconciliação, nos Sacramentos, na Virgindade perpétua de Maria, na comunhão dos santos, etc vós protestantes acreditais certamente em homens saídos do barro, costelas ambulantes, serpentes aladas, comportas celestiais, águas superiores, anjos femeeiros, gigantes, behemot, e outras tolices mil vezes mais toscos do que os mistérios ou domas legitimamente Cristãos.

Alias lembro-me de ter lido na obra de certo historiador eclesiástico que certo reformador italiano, ser questionado pelo inquisidor a respeito dos motivos porque havia deixado de acreditar na presença real do Senhor na Eucaristia, ter-lhe-ia respondido assim:

''ACONTECE QUE A FÉ REFORMADA OFERECE-NOS UM MISTÉRIO MUITO MAIS PROFUNDO DO QUE O MISTÉRIO DA EUCARISTIA: O MISTÉRIO DA PREDESTINAÇÃO... MISTÉRIO POR MISTÉRIO FICO COM O MAIS COMPLICADO."

Assim a fé protestante com seu apego supersticioso ao antigo testamento e as frioleiras agostianianas: MUITO MAIS IRRACIONAL DO QUE QUALQUER ELEMENTO PROPOSTO PELA FÉ ORTODOXA.

De fato se a exceção DA SANTA E INDIVISÍVEL TRINDADE, O CATOLICISMO BRINDA-NOS COM DOIS OU TRÊS MISTÉRIOS ACIMA DE NOSSA CAPACIDADE RACIONAL MAS NÃO NECESSARIAMENTE IRRACIONAIS, O PROTESTANTISMO COM SEU CRIACIONISMO E SUA PREDESTINAÇÃO BRINDA-NOS COM A APOTEOSE O IRRACIONALISMO.

CONCLUSÃO: NENHUM DOS TEXTOS ALEGADOS PELOS PROTESTANTES DEMONSTRA CABAL E INEQUIVOCADAMENTE QUE CADA CRISTÃO ESTEJA OBRIGADO A TER UM EXEMPLAR DAS ESCRITURAS EM CASA E A LÊ-LAS, EXAMINA-LAS OU INTERPRETA-LAS INDIVIDUALMENTE  COM O OBJETIVO DE FORMULAR SEU CREDO.

Ora elas louvam o zelo dos judeus (que não pertencem a igreja) em examinar as profecias do antigo pacto com relação ao Messias prometido, ora exaltam o conhecimento das mesmas profecias obtido por Timóteo na Yeshivá por intermédio dos rabinos, ora solicitam que os fiéis de Corinto tenham a questão da idolatria diante de suas consciências, ora aconselham os santos para que julguem suas próprias as ações do ponto de vista da caridade, ora reservam a bem aventurança tanto para os que leem quanto para os que ouvem determinada profecia...

Em parte alguma no entanto damos com o mandamento segundo o qual cada profitente deva extrair suas próprias crenças da Bíblia.

Sobre a Trindade temos um testemunho: BATIZAI AS NAÇÕES TODAS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

Sobre a eucaristia temos um testemunho ainda mais simples: ISTO É O MEU CORPO.

Sobre a maternidade de Maria temos um testemunho:
QUEM ME DÁ QUE A MÃE DO MEU SENHOR VENHA ATÉ MIM.
ETC, ETC, ETC

Então por que raio não temos um testemunho claro e inequívoco a respeito do livre exame, tipo: BEM AVENTURADOS TANTOS QUANTOS APRENDEREM A LER, COMPRAREM OS VINTE E SETE ROLOS DO NOVO TESTAMENTO, LEVAREM-NOS PARA SEUS APOSENTOS E DELES EXTRAÍREM A DOUTRINA CRISTÃ; POIS DELES É O REINO DOS CÉUS!!! AMALDIÇOADOS AQUELES QUE SE NEGAREM A FAZE-LO???

Destarte a odiada religião eclesial estaria morta em seu berço e o protestantismo firmado para sempre... UMA VEZ QUE DEUS NÃO É DEUS DE CONFUSÃO MAS DE LUZ!!!

É... pelo visto Jesus não quis facilitar nem um pouco as coisas para os protestantes... logo ele que é tão bom e misericordioso... 

Ei-lo a lançar poeira em nossos olhos... e a exprimir-se por meio de misteriosos enigmas... de xaradas, de passagens ambíguas ou obscuras...

Abstendo-se de proclamar - de modo claro, conciso e ordinário - o fundamento por assim dizer da economia Cristã.

Maomé foi responsável pela cisão do Islam em setenta e uma seitas, pelo simples fato de não se ter manifestado a respeito de sua sucessão... e Jesus tornou-se o culpado pela cisão do Cristianismo em duas formas opostas - ortodoxia e EPISCOPALISMO - pelo fato de não ter PROCLAMADO COM EXATIDÃO o dogma basilar do livre exame.


Lição!

Há nos Estados Unidos um convertido ao Catolicismo muito conhecido, chamado Scott Hahn — um ministro protestante que se fez Católico. 

Parte da história da sua conversão dá respostas úteis a esta questão...

O Dr. Hahn tinha sido um ministro presbiteriano que, nos seus dias de seminário, fora veementemente anti-Católico.

Em seguida, como ministro, fez um estudo exaustivo das Sagradas Escrituras, porque queria que os seus sermões estivessem permeados de citações escriturísticas. 

Mas quanto mais estudava as Sagradas Escrituras, mais reparava que as verdades em que um Católico acredita, manifestadas em especial nos ensinamentos dos mais antigos Padres da Igreja— S. Jerónimo, S. Basílio, Santo Agostinho — estão firmemente assentes nas Sagradas Escrituras...

Não vou repetir toda a história, mas quero focar um acontecimento crucial que precipitou a sua conversão. 

Foi uma coisa que lhe aconteceu durante uma aula. 

Aí estava ele, um ministro presbiteriano — um professor presbiteriano— a ensinar jovens adultos. 

E um dos estudantes mais inteligentes na sala perguntou-lhe: 

“Dr. Hahn, sabe como nós, Protestantes, acreditamos que só a Bíblia é a única regra da Fé cristã, e que seguimos a Bíblia, e apenas a Bíblia — e não a Bíblia e a Tradição?” 

Hahn disse “Sim”.

O estudante perguntou: “Mas onde é que a Bíblia diz isso?”

Hahn respondeu: “Mas que pergunta estúpida!” 

No momento em que Hahn disse isso, refletiu para si próprio: “Nunca falaste assim para um estudante. Nunca respondeste a um estudante insultando-o.” 

Mas a razão para Hahn ter respondido assim era porque, na realidade, não tinha resposta. 

Hahn disse: “Bem, temos II Timóteo, 3:16.” 

Mas o estudante retorquiu: “Não! II Timóteo 3:16 diz: ‘Todas as Escrituras, inspiradas por Deus, são proveitosas para ensinar, admoestar, corrigir e instruir em justiça.’ Diz que as Escrituras são proveitosas! Não diz que devemos crer apenas na Bíblia!” 

A seguir, Hahn disse: “Veja então o que Nosso Senhor diz sobre a Tradição em Mateus 15.” 

Mais uma vez, o estudante respondeu: “Mas não! Nosso Senhor não estava a condenar toda a Tradição, mas sim a tradição corrupta dos Fariseus.” 

Assim, depois de mais algumas tentativas falhadas com citações das Sagradas Escrituras, Hahn anunciou que o tempo da aula tinha acabado e que continuariam a discutir este assunto na semana seguinte. 

Ora o Dr. Hahn sabia que não tinha respondido à pergunta do estudante. 

E o estudante sabia que a sua pergunta não tinha sido respondida. 

Hahn foi naquela noite para casa preocupado, a pensar: “Qual será a resposta a essa pergunta?” 

Quando chegou a casa, telefonou aos maiores eruditos protestantes das Sagradas Escrituras que conhecia nos Estados Unidos. E perguntou-lhes: “Se calhar não prestei atenção a esta parte do meu curso do seminário, mas sabem que nós, Protestantes, só acreditamos na Bíblia e apenas na Bíblia, e não nas Sagradas Escrituras e na Tradição — mas onde é que isso vem na Bíblia?” 

E todos esses eruditos protestantes, sem excepção, disseram: “Mas que pergunta estúpida!” 

A seguir, todos esses professores referiram-se ao mesmo versículo que Hahn tinha citado: “Ora bem, temos II Timóteo 3:16.” 

E Hahn respondeu como o estudante tinha respondido: “Não, este versículo só diz que as Sagradas Escrituras são proveitosas, e não que devem ser a única regra da Fé.” 

E todos os professores disseram também: “Há ainda as palavras de Nosso Senhor em Mateus 15.” 

E Hahn retorquiu: “Não, Nosso Senhor não estava a condenar toda a Tradição, mas apenas a tradição corrupta dos Fariseus.” 

E mais, disse Hahn, S. Paulo recomenda-nos, em II Tessalonicenses 2:14: “Mantende-vos firmes e conservai as Tradições que aprendestes, ou pelos nossos discursos, ou por epístola nossa.” 

E estes grandes eruditos, os teólogos protestantes mais eminentes, não tiveram resposta. 

Foi então que Scott Hahn veio a compreender que o princípio central, fundacional do Protestantismo — Só a Bíblia e nada mais que a Bíblia — não é bíblico! 

Isto é uma contradição tremenda; é uma das razões por que eu nunca poderia ser Protestante. 

O Protestantismo diz que baseia todo o seu sistema de crenças apenas na Bíblia, mas o princípio de “Só a Bíblia” não é um princípio bíblico; não se encontra em parte nenhuma da Bíblia.


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