Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2008

LXXV - Continuação




Assim chegamos a segunda mediação humana - a primeira é o tradutor - ou seja a do leitor.

Pois nossos amigos protestantes enfeitiçados por não sei que tipo de magica costumam confundir o leitor falível da Bíblia com a própria Bíblia; sem perceber que se trata de duas entidades bastante diferentes.

Com que jactância não declaram nossos protestantes: LEIO OU INTERPRETO A BÍBLIA INFALÍVEL!!!

Convém perguntar-lhes: Excelente, lês uma Bíblia infalível! Agora diz-me cá uma coisa: és tu também infalível ou tão infalível quanto vossa Bíblia???

Cruz credo meu sr, responderá ele. Infalível igual a Bíblia é lá o papa romano eu sou lá é muito infalível como qualquer outro ser humano!!!

Muito bem dito amigo protestante; és falível e tens consciência de tua falibilidade!!!

Então bem pode ser que estejas a ler falivelmente tua Bíblia infalível.

Agora responde-me cá mais esta: De que te serve a simples leitura da Bíblia infalível ou da palavra de deus se sempre podes errar ou falhar quanto a apressão do significado???

Forjando uma religião natural e especulativa; filha do erro!!!

Uma vez que tua leitura da Bíblia não é a Bíblia, que tua interpretação da Bíblia não é a Bíblia, que tua compreensão da Bíblia não é a Bíblia.

Assim tua religião não é a religião da Bíblia; as tua apenas.

Enquanto fruto de inferências racionais feitas a partir da Escritura...

Inferências que são sempre falíveis...

Aqui nada de divino, sendo assim: quanta miséria.

Pois viveis gritando: a Bíblia, a Bíblia... quando na verdade tudo não passa de exame puramente humano ou de opiniões falíveis, de teorias e cogitações meramente humanas a respeito do significado de certas passagens da Bíblia!!!

Dando seguimento a nossa demonstração salientamos que o livro foi escolhido como árbitro da fé pelos protestantes justamente por tratar-se dum elemento passivo.

Isto é incapaz de argumentar a respeito de seu legítimo conteúdo.

O que facultaria ao intérprete a atribuição de sentidos arbitrários.

Ou seja a substituição do conteúdo ou da matéria e a manutenção da forma i é da letra.

Implica isto esvaziar cada passagem de seu significado próprio e substitui-lo por suas próprias ideias, crenças, gostos, tendências, princípios e valores; os quais sendo recobertos pela 'letra da palavra divina' tornam-se por assim dizer divinos e incontestáveis.

De fato a manobra do libre exame constitui um dos mais eficazes instrumentos de dominação; na medida em que permite ao livre examinador apresentar suas opiniões e teorias como sagradas ou sacraliza-las.

Presta-se a Bíblia a este triste papel justamente por ser isenta de vida, racionalidade, vontade e livre iniciativa; cedendo passo a engenhosidade e a esperteza do elemento ativo, i é, o individuo; pois é o individuo que determina seu sentido ou interpreta-a...

Assim um livro ou objeto inanimado a ninguém julga mas, antes é julgado pelo homem e homem dela abusa e faz o quer... bastando para isto ignorar ou violar as normas e regras de exegese pertinentes ao contexto.

No entanto quem é o individuo para julgar as palavras de Jesus Cristo Nosso Senhor??? Quem atinou com esta blasfêmia já sabe o que é o protestantismo!!! É o homem colocando-se acima de Deus e julgando-o!!! Declara o protestantismo e sem fundamento algum que a Ortodoxia é idólatra... revelemos onde de fato encontra-se a mais vil e degradante idolatria!!! Na pretensão do homem falível julgar a infalível palavra de seu Deus!!!

A qual em virtude deste juízo deixa de ser divina para ser humana, na medida em que assume significados puramente humanos e em certa medida até opostos a sua acepção original.

Corresponde pois o protestantismo a uma espécie de passagem através da qual a Santa palavra de Jesus Cristo, perdendo seu legítimo significado dessacraliza-se por assim dizer. E quantas vezes o protestante não faz esta letra assassinada declarar exatamente o contrário do que pretendia Nosso divino Mestre??? Convertendo-se num anti Evangelho ou num Evangelho de Satanás???

Pois quantas vezes não apresentaram os protestantes ao humilde carpinteiro da Galileia como Senhor da guerra, da opressão e do capital??? Quantas vezes não subverteram seus divinos ensinamentos e converteram-no em mestre puritano ou maniqueu??? Quantas vezes não foi ele apresentado as massas como machista, homofóbico, racista, etc???

Jesus por seu poder divino e miraculoso converte água em vinho. O livre exame com sua versatilidade converte Jesus em Herodes ou Hitler e faz com que nosso divino e abençoado Salvador tome assento no sinédrio ao lado dos escribas e fariseus!!!

Por meio do livre exame converte-se o Evangelho num balde de cera donde cada qual extraí um Jesus com feições completamente diferentes... e assim vão surgindo diversos jesuses. O de Lutero que salva o homem em seus pecados, o de Calvino que predestina seres humanos ao inferno, o de Zwinglio que fala difícil, o de Muntzer que convoca os homens a rebelião armada, o de Ellen Withe que restabelece o sábado, o de Malafaia que vende indulgências, e assim por diante... EI-LO QUE ESTA NO DESERTO grita um! EI-LO QUE ESTA NA CASA exclama outro!!! Jesus no entanto declarou a respeito de cada um deles: EIS QUE EM VOSSO MEIO LEVANTAR-SE-ÃO FALSOS PROFETAS COM O PODER DA MENTIRA!!! NÃO LHES DEIS ATENÇÃO!!! NÃO ACREDITEIS NELES!!! EU VOS ALERTEI!!!

Em seguida desmascaramos a operação do erro ou seja a crença na inspiração individual por meio da qual Cristo comunica a cada fiel por meio do Espírito Santo, tudo quanto é necessário crer.

Não precisamos de livros ou de estudos preparatórios; declaram eles. O Espírito Santo nos ensina tudo e revela o significado de cada passagem da escritura.

E no entanto apesar desta revindicação quanta discórdia! Pois um inspirado declara uma coisa em nome do espírito santo, enquanto outro inspirado declara outra... Na adventista da promessa o espirito santo enfatiza a necessidade de guardarmos o sábado enquanto na CCB assevera aos iluminados que não precisam guardar dia algum!!! Na presbiteriana renovada o espírito ministra o ensino da predestinação enquanto na metodista o mesmo sustenta a doutrina da graça universal... Santo Deus que salada!!! Acaso estará o espirito santo dividido e fazendo guerra a si mesmo ou terá enlouquecido??? Pois o que afirma na ADD nega na batista e VV...

De fato cada pentecostal, iluminado ou profeta - e são milhares ou mesmo milhões!!! -  promulga uma teoria ou ensinamento diferente. E ISTO EVIDENCIA QUE TODOS ESTÃO ENGANADOS E QUE NENHUM DELES FOI DE FATO VISITADO POR DEUS.

O degenerado e o arrogante no entanto chegam a imaginar que tudo quanto é pensado por eles é pensado pelo próprio Deus...

Todavia se cabe ao espírito santo a amarga tarefa de comunicar a verdade plena a cada tabaréu para que Bíblia e para que Apostolado ou seja para que palavra escrita e palavra não escrita??? Quem não vê que o espírito santo é capaz de fazer tudo quanto quer e deseja sem a necessidade de livros ou de homens???

Agora se Jesus Cristo estabeleceu o duplo padrão: da palavra viva e da palavra escrita, da tradição apostólica e do Novo Testamento; é justamente porque não somos informados diretamente pelo espírito santo a respeito de todas as coisas; mas por intermédio da Igreja, segundo esta escrito: É A IGREJA COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE!!! 

A igreja e não uma suposta iluminação do Espírito Santo.

E quem não ouve esta Igreja ou este testemunho: QUE SEJA CONTADO POR VÓS ENTRE OS PAGÃOS E OS PUBLICANOS!!!

Portanto não é a indivíduos atrevidos que devemos dar ouvidos e receber por videntes e profetas; mas os apóstolos e seus legítimos sucessores: os Bispos Ortodoxos; a a estes que devemos tomar por mestres e ouvir, pois ele disse: ACREDITAI EM TUDO QUE ELES VOS ENSINAM POIS ESTÃO ASSENTADOS SOB A CADEIRA!!! e também TUDO QUANTO ATARDES A TERRA SERÁ ATADO E TUDO QUANTO DESATARDES AO CÉU DESATADO SERÁ!!! e ainda: ESTOU CONVOSCO ATÉ A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS E ONDE DOIS OU TRÊS DOS VOSSOS ESTIVEREM COM ELES ESTOU TAMBÉM!!!

Assim ele não cessa de estar com as centenas de milhões que formam sua Igrejas; pois tais palavras não foram dirigidas a Lutero, Calvino, Zwinglio, Muntzer, Karlstadt. Socino, White, Smith, Macedo ou Soares OS QUAIS LÁ NÃO SE ENCONTRAVAM mas a PEDRO, TIAGO, JOÃO, ANDRÉ... enfim ao quorum dos doze. Os quais foram contados como legítimos ministros deste novo pacto...

Foi sobre cada um deles que soprou o divino Mestre e disse: OS PECADOS QUE CANCELARDES SERÃO CANCELADOS E OS QUE MANTIVERDES SERÃO MANTIDOS!!! E sobre ninguém mais. De modo que aqueles que não foram designados e santificados por eles como Paulo e Barnabé 'NÃO TEM ENTRADO PELA PORTA DO REDIL MAS PENETRADO COMO SALTEADOR'.

E assim tantos quantos tem fomentado a rebelião e ensinado os homens a contestar a Igreja valendo-se da Bíblia.

Feito isto fomos as escrituras buscar pelo dogma do livre exame...

De fato encômios a respeito do conhecimento da palavra encontramos em diversas partes do registro. Nenhum deles todavia referia-se explicitamente a palavra escrita e impressa ou a um livro como a JFA; mas a Revelação comunicada oralmente por Deus e durante centenas de anos transmitida aos fiéis por meio da pregação e não da distribuição de Bíblias e panfletos.

Certamente que esta palavra ao ser comunicada pelos céus é clara. Quando todavia é posta no papel, é traduzida para outras linguas e envelhece; já não é assim tão clara e acessível, carecendo de apoio e explanação.

Continuando nossas buscas no registro do Novo Testamento damos com a reprimenda dirigida pelo Mestre aos fariseus: EXAMINAIS AS ESCRITURAS CUIDANDO ESTAR NELAS A VIDA, ELAS PORÉM APONTAM PARA MIM!!!

Evidenciando que o conhecimento dos vocábulos, das técnicas de exegese, das versões, da crítica textual, etc NÃO BASTA PARA ENCAMINHAR OS HOMENS A VERDADE DIVINA...

Dai Tertuliano exclamar com toda razão: JESUS JAMAIS DISSE: FOI A TUA PERÍCIA NAS ESCRITURAS QUE TE SALVOU; MAS, FOI A TUA FÉ QUE TE SALVOU!

Constatamos que o Evangelista S Mateus não tinha um exemplar da Bíblia em suas mãos ao compor seu relato e que não a havia decorado por completo; A PONTO DE CONFUNDIR JEREMIAS COM ZACARIAS...

Constatamos que o Eunuco de Candace encontrou certa dificuldade para dar com o sentido da profecia; e que teve de ser instruído pelo diacono Filipe. DONDE INFERIMOS QUE NEM A BÍBLIA É AUTO EXPLICATIVA, QUE OS ANTIGOS SEQUER POSSUIAM A BÍBLIA INTEIRA E QUE O ESPÍRITO SANTO NÃO NOS ENSINA DIRETAMENTE TODAS AS VERDADES.

De modo que o apóstolos Paulo, além de responder as consultações que se lhe faziam por meio de cartas; reservava um tempo PARA INSTRUIR AS IGREJAS DE VIVA VOZ, e a semelhança dele S João...

Cuidados aos quais nem um nem outro precisariam dar-se caso as escrituras fossem auto explicativas ou Espírito Santo tudo ensinasse, diretamente aos fiéis.

Constatamos que os examinadores de Bérea não eram Cristãos, batizados e filhos da Igreja; mas JUDEUS, QUE ANALISAVAM O TESTEMUNHO DO ANTIGO TESTAMENTO A RESPEITO DA FIGURA E DA MISSÃO DE JESUS CRISTO, para ver se abraçavam a fé imaculada, e cessavam de examinar... passando ao repouso na verdade.

Os protestantes no entanto são Cristãos, que examinam o conteúdo da pregação comunicado pelo divino Mestre a Igreja, dando-nos a entender que não creem na promessa: AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO SOBRE ELA. e que professam meio ceticismo...

Nós no entanto somos daqueles que TENDO TOMADO O ARADO, já não voltam seus olhares para trás.

Pois se cremos no esposo como haveremos de por em dúvida o cárater da esposa; PELA QUAL VERTEU SEU SANGUE PARA CONSTITUI-LA SEM MANCHA, RUGA OU DEFEITO???

Constatamos por fim que o apóstolo Pedro classifica como difíceis certas passagens que se encontram nas cartas do apóstolo Paulo...

ENFIM TESTEMUNHO APÓS TESTEMUNHO CONTRA O PROTESTANTISMO.

Investigamos por fim o testemunho dos tempos passados e dos homens base que plantaram nossas Igrejas pelo mundo afora; para ver se algum deles havia recomendado o extravagante método proposto pelo Dr Lutero e do Oriente ao Ocidente damos com um sonoro Não.

Antes asseveram os padres que os hereges do passado procediam quase exatamente como nossos protestantes: serviam-se de traduções e versões corruptas, desprezavam a tradição apostólica e enalteciam a clareza e a autoridade das escrituras canônicas... violavam todas as regras da hermenêutica e alteravam o sentido de cada passagem, introduzindo novos e estranhos dogmas.

Donde recomendavam os mesmos padres que as escrituras fossem estudadas e lidas com assiduidade; mas sempre no sentido comum, dado pela Igreja ou seja com amor, reverência e submissão. Assim o ato levado a cabo pelos antigos heréticos e por nossos protestantes a um lado; e por nossos Ortodoxos a outro é formalmente o mesmo: TANTO UNS QUANTO OUTROS LEEM A BÍBLIA. A intencionalidade no entanto é outra: pois enquanto os heréticos do passado e os protestantes buscam Verdades com o objetivo de opo-las ao ensino da Igreja os filhos da fé buscam antes de tudo uma regra para a vida ou uma referência em termos de ética e recebem docilmente o sentido dogmático dado a certas passagens pela tradição... De modo que enquanto alguns livre examinam outros limitam-se a ler e a estudar...

Vimos por fim que nossos protestantes são prestimosos quando de trata de repetir os anatemas que a Igreja de Cristo despejou sobre as diversas heresias e seitas dos gnósticos, ebionitas, montanistas, arianos, eutiquianos, messalianos, nestorianos, monotelitas, paulicianos, bogomilhos, etc e que não cessam de repetir: aborrecemos sinceramente a todas estas doutrinas!!! Agora quando a mesma Igreja, na pessoa de Jeremias de Constantinopla adverte-os de que estão errados; redarguem de imediato e dizem que errada esta a Igreja...

A mesma Igreja que anatematizou e combateu dos gnósticos, arianos e eutiquianos...

Seria trágico se não fosse cômico.

Pois se nossos protestantes acreditam que a igreja ORTODOXA equivocou-se ao repudia-los; COMO OUSAM REPETIR TODOS OS ANÁTEMAS EMITIDOS PELA IGREJA CONTRA AS HERESIAS QUE PRECEDERAM-NOS??? Quer dizer que a Igreja só esteve correta até o tempo dos paulicianos e bogomilhos passando a errar após o nascimento de pai Lutero???

No entanto se a Igreja equivocou-se ao advertir Lutero, quem nos garante que não errou desde o princípio, quando se opôs aos montanistas e ebionitas? E que eles não estavam corretos???

Triste a situação dos protestantes...

Pois se é fato que a Igreja acertou ao condenar todos os grupos aqui citados até o século XIII porque não admitir que acertou igualmente ao condenar os fundamentos do protestantismo??? Agora se errou ao condenar o protestantismo porque repetir todos os anátemas emitidos até então ao invés de reexaminar caso por caso??? Trazendo tanto Ário quanto Atanásio ao tribunal infalível da escritura KKKKKK

Se estais com a Igreja contra Basilides, Valentino, Montano, Ário e Eutiques porque não permaneceis com ela face a Lutero? Agora se estais com Lutero colocai-vos duma vez ao lado dos ebionitas, montanistas, gnósticos, arianos ou eutiquianos; pois tal e qual Lutero eram adversários da mesma Igreja!!!

Sede coerentes!!!

Agora tu me respondes: No entanto fui criado neste sistema desde que nasci tendo grande afeição por ele.

Também eu como tu e o minotauro nasci neste labirinto de teorias e opiniões humanas a respeito da Escritura; e muito sofri pela busca da Verdade... Afortunadamente no entanto encontrei meu fio de Ariadne e ora estendo-o a ti para que também saías da caverna e passes a luz.

A ti somente cabe decidir sobre o que fazer.

Assim não te ameaçamos nem com falaciosos castigos de natureza temporal, nem com os fictícios tormentos do inferno; pois maior tormento não existe para a alma nobre do que ignorar o repouso na Verdade.

Considera no entanto que ninguém é capaz de amar uma enfermidade apenas porque lhe foi transmitida, geneticamente, pelos ancestrais.

Considera também que não constitui crime aspirar por uma condição econômica superior a deles...

E que nem estamos obrigados a viver na mesma residência ou a utilizar o mesmo automóvel que eles...

Imagina que teu pai e avô fossem analfabetos; seria oportuno ou vantajoso assumir a mesma condição???

Então também é necessário evoluir ou crescer em termos de religiosidade; para que nossos descendentes não venham a perde-la; passando ao terreno da incredulidade, do materialismo ou do ateísmo.

Isto no entanto depende da qualidade da religião em que forem educados. Ora o padrão episcopal sempre apresentou melhor qualidade e maior resistência em comparação com o protestantismo...

Seja como for, se és jovem e vigoroso nem precisas te decidir agora; acompanha porém nossos artigos e estudos e pondera seriamente a respeito. Para que chegando ao fim da vida não te amargures pelo fato de ter sustentado uma doutrina inconsistente...

Antes possas envaidecer-te em Cristo por se ter empenhado pela dilatação da verdade.

Todas estas coisas não foram escritas para encher os corações de azedume e amargura; mas com amor, para que possas tomar posse da Verdade e alcançar aquela paz sublime que só o divino Instrutor pode comunicar aqueles que recebem docilmente sua instrução.

Nas próximas sessões analisaremos sucessivamente: a doutrina da Bíblia ou seja de sua formação e cárater, a doutrina da inspiração, a doutrina da inspiração verbal, a doutrina da inspiração plenária e os erros do antigo testamento, a história da interpretação bíblica, o conteúdo profético do antigo testamento e o canon do Antigo testamento; para encetarmos nossa dissertação a respeito das vidas dos reformadores, dos efeitos produzidos pela reforma e dos efeitos produzidos no mundo antigo pelo advento da fé ortodoxa; opondo a imoralidade do live examinismo a santidade do Evangelho vivo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo que é um só Deus, agora, sempre, perpetuamente e pelos séculos dos séculos!!! E que sejamos sempre assistidos e sustentados pelas preces da Virgem e de todos os Santos vitoriosos de Jesus Cristo!!!














Nenhum comentário: