01) A UNIFORMIDADE DE CONFISSÃO, FÉ, PREGAÇÃO, DOUTRINA OU CRENÇA.
02) A SANTIDADE DE DOUTRINA E DE AÇÃO.
St Alexander Schmorell, mártir Ortodoxo imolado pelos nazistas! PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS!
03) A CATOLICIDADE COMPREENDIDA COMO VISIBILIDADE.
Igreja Ortodoxa em Arbela, Pérsia ou Fars
04) E A APOSTOLICIDADE OU ORIGEM APOSTÓLICA.
TAIS OS PRINCÍPIOS INSERIDOS NO SÍMBOLO DE FÉ NICENO CONSTANTINOPOLITANO, ADMITIDO PELA MAIORIA DAS ORGANIZAÇÕES CRISTÃS, INCLUSIVE PROTESTANTES:
"CREIO NA IGREJA, UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA."
E ainda:
05) A INDEFECTIBILIDADE, INCORRUPTIBILIDADE, INFALIBILIDADE OU INERRÂNCIA EM MATÉRIA DE DOUTRINA.
06) A ORTODOXIA OU IMUTABILIDADE DE CONFISSÃO, FÉ, PREGAÇÃO, DOUTRINA OU CRENÇA.
Segundo a Dra Irina Sventsitskaia o termo Ortodoxia remontaria a S Clemente de Skandaria e significaria opinião ou doutrina correta.
Segundo os Drs as marcas da igreja pertencem a duas categorias bem distintas:
- NEGATIVAS: São aquelas marcas, sinais ou características que a Igreja de Cristo deve apresentar necessariamente e que não lhe podem faltar sob pena de ser falsa, mas que não possui com exclusividade, sendo partilhadas com outras instituições de origem natural.
Resulta disto que separadas das demais notas ou isoladamente podem ser apresentadas pelas seitas ou organizações puramente humanas.
É evidente que o valor de tais marcas é inferior ao das marcas positivas, apanagio exclusivo e inconfundível da PRESENÇA DIVINA na Igreja.
- POSITIVAS: São aquelas marcas, sinais ou características que as demais organizações de origem natural não podem apresentar e que por isso mesmo pertencem exclusivamente a igreja de Cristo
As notas de carater negativo são:
- A santidade
- A catolicidade
- A apostolicidade
Assim a santidade, que pode vicejar e florescer no âmago de todas as almas nobres e sinceras - como Schweitzer e Kagawa por exemplo - inda que vinculadas a uma organização herética qualquer.
Também é evidente que o protestantismo hodierno possui e até aceita possuir aquela visibilidade que foi negada por seu inventor.
Quanto a apostolicidade de origem a ortodoxia partilha-a com a igreja de Roma, a qual nem por isso é verdadeira, mas cismática e apóstata.
Já:
- Unidade
- Infalibilidade doutrinária e
- Imutabilidade/Ortodoxia
São apanágios exclusivos da verdadeira Igreja de Cristo enquanto 'emanações' ou dons dispensados pela natureza divina.
Uma vez que Deus somente é Uno, Infalível e Imutável; homem ou organização alguma de origem ou caráter puramente humano é capaz de apresenta-los. São como três arrecadas ou brincos de pérola postos nas orelhas e nariz da esposa pelo divino esposo e ninguém pode arranca-los.
Unidade, infalibilidade e imutabilidade denotam comunhão ou união com o sagrado na mais anta intensidade e indicam a presença e atuação do transcendente neste mundo material.
Donde se segue que todas as seitas, ou grupos, ou partidos, ou facções de origem puramente humana apresentarão:
- Cisões ou fragmentações
- Desvios ou corrupções
- Mudanças ou alterações
Nenhum comentário:
Postar um comentário