Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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sábado, 22 de janeiro de 2011

XXIII - S Anfilóquio de Icônio e S Gregório de Nazianzo, que falou da divindade (O teologo)

S Gregório, o teólogo





Em seus Jambos dedicados a Seleuco - cerca de 385 - S Anfiloquio também introduziu uma lista de livros canonicos, quase favorável ao Canon palestianiano, exceto quanto ao livro de Ester a respeito do qual declara:

Τούτοις προσεγκρίνουσι τὴν Ἐσθὴρ τινές.
Com estes, ALGUNS aprovam a inclusão de Esther


Para este padre há tres categorias de registros: “asfaléis” ou seja protocanonicos, “pseudónymoi” os intermedios e próximos a sã doutrina e os “apócrifos” que são falsos e sedutores.

Para ele os escritos judaicos admitidos pela comunidade alexandrina pertencem a categoria pseudo epigrafica ou eclesiástica E NÃO A CATEGORIA DOS APÓCRIFOS OU PROFANOS.




S Gregório Nazianzeno também inseriu uma lista canônica em sua Carmina dogmatica (I,01).

Exceto pela omissão de Ester ela é idêntica a de seu primo Anfiloquio.

No entanto o mesmo S Gregório assim de refere ao Livro da Sabedoria:

"Devemos preservar a verdade segundo a qual Deus permeia todas as coisas e enche tudo, como ESTA ESCRITO: "Acaso não encho o céu e a terra? Diz o Senhor (Jeremias 23:24)" e "O Espírito do Senhor enche o mundo"(Sabedoria 1:7)"
in Oração Teológica II

E ao livro de Judite:

"Que também são chamados NAS ESCRITURAS de "Semente dos caldeus" (Jdt 5:6)" in Oração Teologica II

E a profecia de Baruc:

"Então voce me pergunta, quando o Filho foi chamado o único Deus? Em que passagem? NA SEGUINTE: - 'Este é vosso Deus, nenhum outro deve ser contabilizado com Ele' e um pouco mais adiante 'Depois disto, ele apareceu sobre a terra, e conversou com os filhos dos homens'.(Br 3,35,sg)"
in Oração teologica IV

E no Sermão funebre dedicado a seu pai recorre aos aditamentos gregos feitos a profecia de Daniel.

Devemos pois crer que tal e qual S Cirilo e S Atanasio, S Gregório considerava a profecia de Baruc (Bem como as Lamentações que também omite) como parte da profecia de Jeremias e recebia Daniel com as adições gregas.

No entanto ele também cita o livro da Sabedoria e Judite, como ESCRITURAS...

E emprega-os em suas orações teológicas...

Então porque exclue-os de sua lista canônica?

TALVEZ PORQUE NÃO FOSSEM ACEITOS COMO TESTEMUNHO VÁLIDO PELOS HEBREUS...

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