Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 22 de janeiro de 2011

XXIV - S Rufino de Aquiléia e Ticonius Afer




"37. Do antigo testamento foram transmitidos antes de tudo os cinco livros de Moisés: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio; em seguida o livro de Josué filho de Nave; o livro dos Juízes juntamente com Rut; os quatro livros dos reis; o dos Paralipômenos, que os hebreus chamam de livro das coisas que foram omitidas; ( ( Chronicles Crônicas ); os dois de Ezra que os hebreus contam como um só e Ester. Logo os Profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel Daniel; os doze profetas menores reunidos num só volume. Também Jó, Job, os Salmos de Davi cada um num livro, de Salomão três livros foram legados a Igreja: Provérbios, Eclesiastes e Cantares. ASSIM SE COMPLETA O NÚMERO DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO."

Os protestantes em geral, tomando a S Rufino por padrinho, cortam a citação neste ponto.

POIS DESEJAM FAZER COM QUE OS ORTODOXOS OU PAPISTAS ACREDITEM QUE RUFINO ENCARAVA OS DEUTEROCANÔNICOS COMO APÓCRIFOS E ISENTOS DE VALOR.

Ele no entanto continua sua instrução, acrescentando esta observação:

"38. No entanto todos devem saber que há alguns livros não canônicos que são chamados ECLESIÁSTICOS pela maioria como se diz da Sabedoria de Salomão e da outra Sabedoria de Sirac. OS LATINOS CHAMAM A ESTE LIVRO DE ECLESIÁSTICO PARA DESIGNAR NÃO O AUTOR DELE MAS SUA CATEGORIA. Assim os livros de Tobias e Judite, e os Macabeus... eles são lidos publicamente em nossas igrejas para a edificação dos Santos, MAS NÃO SÃO RECEBIDOS COMO TENDO AUTORIDADE PARA CONFIRMAR A FÉ. OS DEMAIS ESCRITOS RECEBERAM O NOME DE APÓCRIFOS SENDO SUA LEITURA PROIBIDA NOS OFÍCIOS DA IGREJA." in Comentário ao Símbolo Apostólico

CONCLUSÃO: Aparentemente S Rufino nem está conosco que consideramos tais livros tão proféticos quanto aqueles que fazem parte do Canon Palestiniano, NEM COM AQUELES QUE CONSIDERAM TAIS LIVROS COMO APÓCRIFOS OU SEJA COM OS PROTESTANTES.

Pois em Apologia contra Jerônimo (Livro II, 32 sgs) ele invectiva o Padre de Belém justamente por ter cometido o pecado de ter juntado os Deuterocanonicos aos apócrifos, exatamente como fazem os pastores protestantes.

Não obstante, convem notar, que no mesmo comentário - Cap 5 - em que reduz os deuterocanônicos a categoria intermediária de livros ECLESIÁSTICOS, S Rufino recorre ao testemunho de Baruc:

"FOI PREDITO PELO PROFETA COM ESTAS PALAVRAS: 'Nosso Deus é incomparavel... depois apareceu sobre a face da terra e conversou com os homens' (Baruc 3,36 sgs)"

Isto evidencia que NAQUELE MOMENTO, mesmo rechaçando os livros Deuterocanonicos, recebia como divinas as adições gregas feitas aos livros protocanonicos de Ester, Daniel e Jeremias, neste caso a profecia de Baruc e a carta aos exilados na Babilônia. O que é considerado uma heresia pelos protestantes...

Parece no entanto, ter reconsiderado sua primitiva opinião e abraçado a de Cipriano, Crisóstomo, Ambrósio, Basílio, Cirilo alexandrino e Agostinho, plenamente favorável aos registros alexandrinos. É O QUE SE DEDUZ, MUITO LOGICAMENTE, DOS TESTEMUNHOS COM QUE NOS DEPARAMOS EM SUA DERRADEIRA OBRA 'A benção dos patriarcas' composta juntamente com a citada Apologia cerca de 409 e acabada pouco antes de seu falecimento no ano seguinte.

Eis seu derradeiro testemunho:

"ASSIM ESTA ESCRITO: 'Aquele que não foi tentado pouco sabe.' (Eclo 34,10)" in Gad III

"ASSIM DIZ O PROFETA: 'Os justos brilharam como o sol brilha no firmamento e habitarão no explendor do meu reino.' (Sab 3,7)" id





- Ticonius Afer (+ 428) foi pioneiro no terreno da Exegese Cristã, servindo inclusive de modelo ao Bispo de Hipona, o qual cita-o expressamente em sua Doutrina Cristã II, 30-37.

Dele temos os seguintes testemunhos, todos extraidos das Sete regras de interpretação:

"ESTA ESCRITO: 'Por dez meses de sangue me nutri' (Sab 7,2)" in Regra quinta
(recorre novamente a Sabedoria (8,27) na terceira regra)

"ESTA ESCRITO: 'Ele te coroa de amor e compaixão' e a mãe dos Macabeus a um de seus filhos: 'Ele receba na misericórdia a ti e a teu irmão' (II Mcbs 7,29)" in Regra quinta

"JEREMIAS DISSE: 'Permanecereis em Babilônia sete gerações' (Baruc 6,2)" id

Nenhum comentário: