Nem um nem outro compoz qualquer lista canônica pertinente aos livros do Antigo Testamento.
No entanto ao ler suas obras depara-mo-nos com os seguintes fragmentos:
"ASSIM A ESCRITURA adverte-nos: 'A sabedoria não entra numa alma maligna...' (Sab 1,4)" S Gregório de Nissa in Da Virgindade
No entanto ao ler suas obras depara-mo-nos com os seguintes fragmentos:
"ASSIM A ESCRITURA adverte-nos: 'A sabedoria não entra numa alma maligna...' (Sab 1,4)" S Gregório de Nissa in Da Virgindade
"O profeta disse: 'Depois desceu dos céus e conversou com os homens. (Baruc 3,38)'" in Contra Eunômio VI,4
"Segundo disse o profeta: 'Nós conhecemos todas as coisas antes de existirem.' (Adições da Daniel)" in A criação do homem XXII,04
Zarb (o.c., p. 168s) apresenta muitas outras citações de Gregório.
"ASSIM DISSE O ESPÍRITO SANTO POR SEU PROFETA: 'Abençoada seja a estéril que é pura.' (Sab 3,13)" Santo Ambrósio de Milão in Da Virgindade L I, Cap VII iten 35
"A ESCRITURA DIZ: 'A quem se cala por não ter resposta e a quem se cala levando em conta o momento' (Eclo 20,7)" in Dos deveres do Clero I, 02, 05
"A ESCRITURA DIZ: 'Jejum e esmola livram do pecado.' (Tob 4,7)" in Ep LXIII, 16
Alias S Ambrósio dedicou um tratado inteiro ao livro de Tobias
"A Santa Judite, fortificada pelo jejum... SEGUNDO CONSTA NAS ESCRITURAS..." in Viúvas VII,38
"DIZ: 'Sai para fora, O Jerusalem tira a roupa do luto e da aflição e veste a da beleza e da glória eterna que Deus te dá.' (Baruc 5,1)" in Do arrependimento I, 09, 43
"PELA VOZ SAGRADA DISSE: 'Acaso não verei a miséria do meu povo?' (I mcbs 2,7)" in Ep XL, 33
O segundo livro de Macabeus é empregado cerca de dez vezes como ESCRITURA CANÔNICA, embora não seja expressamente designado como tal. Ambrósio não só referenda todos os seus exemplos como interpreta-os alegoricamente segundo os mistérios do Reino. (Cf Deveres do Clero III, XVIII, 107)
"ESTA ESCRITO: 'E o Senhor ouviu sua voz...' (Dan 13,44 'Suzana')" in Do Espirito santo 13,44
Para outras citações vide J. Balestri in Biblica introductionis generalis elementa (Roma 1932) n. 284 & Zarb, o. c., p. 175s.
Para outras citações vide J. Balestri in Biblica introductionis generalis elementa (Roma 1932) n. 284 & Zarb, o. c., p. 175s.
CONCLUSÃO: TANTO UM QUANTO OUTRO CONSIDERAVAM OS DEUTEROCANONICOS COMO REGISTROS DIVINOS, TRANSCENDENTES E INSPIRADOS.
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