Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

XX - S João Crisóstomo, mártir invicto; nosso Pai, doutor e mestre em Jesus Cristo


S João Crisóstomo também não compoz lista alguma de livros canonicos, tampouco é alistado por Geisler, Rhodes ou Webster como favorável ao Canon esdrino.

De certo sacerdote sírio bastante familizarizado com a obra de S Crisóstomo, ouvi dizer que em suas Homilias ele citou todos os deuterocanonicos e que em diversas oportunidades referiu-se a eles como Escrituras canonicas e inspiradas.

Posteriormente - in Zarb, o. c., p. 157 160; L. Dennefeld, Der alt. Kanon der antiochenischen Schule: BS 14,4 (1909) 29 38; Ch. Baur, Der Kanon des Hl. Johan. Chrysostomus: ThQ (1924) - verifiquei que suas informações estavam absolutamente corretas.

Diante disto resolvi analisar todas as Homilias do Crisóstomo a que tenho acesso e não me arrependi.

Pois na Homília quadragésima primeira sobre o Evangelho de S João, S Crisóstomo faz uma livre combinação entre provérbios e Sabedoria:


"Deus entortará os caminhos dos perversos caminhos (prov 21,8) e obscurecerá os pensamentos dos insensatos (Sab 1,5)."


Já nas Homilias sobre o Corpus Paulinum deparei-me com as seguintes citações:

"De fato diz a ESCRITURA: 'Foge do pecado como de uma serpente.' (Eclo 21,2)" in Oitava homilia em Romanos

"Ouve pois A ESCRITURA: 'Pequena é a abelha entre os seres emplumados, mas seu produto é de uma doçura incompáraveç.' (Eclo 11,3)" in vigésima homilia em Efésios

Tobias: "(após duas citações do apóstolo Paulo) E OUTRO TAMBÉM DIZ: ' A esmola livra da morte.' (Tob 12,9)" in Homilia IV in Filp 1,22

Sobre Baruc: "Baruc NO LIVRO DE JEREMIAS: 'Este é nosso Deus, quem pode equiparar-se a ele?' (Baruc 3,36 sgs citado entre Isaías e Salmos)" in Contra os marcionitas e maniqueus III

As Adições a Daniel são empregadas como escrituras na XX Homilia sobre Romanos (12,1) e na XXVI Homilia em Hebreus (11,2o sgs)
O livro dos Macabeus também é frequentemente citado, mas, sem determinativo.

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