Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 8 de janeiro de 2011

XI - Considerações








Arroladas doze (12) testemunhas dos séculos I e II:

O Didaké.
As Epistolas de Barnabé e Clemente, que parte dos antigos considerou como sendo inspiradas e Canônicas.
A Epistola de Policarpo

O Pastor de Hermas, irmão de S Pio I de Roma e ouvinte de S Clemente e de S Graphte.
S Justino
companheiro de Pio e Hermas.
S Atenagoras de Atenas ouvinte de S Quadrato e de S Hieroteus
S Irineu ouvinte de S Policarpo e de S Potino
S Hipólito ouvinte de S Irineu.
S Clemente de Alexandria, ouvinte de S Panteno, ouvinte de S Marcos.
Tertuliano, um dos primeiros representantes da tradição Africana.
& as Constituições dos Santos apóstolos.
Todas relacionadas direta ou indiretamente com o círculo apostólico.

Só nos resta concluir que tão egrégios personagens consideravam como inspirados e canônicos os livros regeitados pelos judeus e pelos protestantes.

E que receberam tais livros - constrangidos pelo exemplo dos próprios apóstolos - juntamente com a Septuaginta - a menos que tenham sido eles mesmos os falsificadores, os padres designados e elogiados pelos próprios apóstolos - ou seja a versão grega do Antigo Testamento.

Alias como tais homens poderiam ter combinado em introdução de tais livros no camom se viveram afastados uns dos outros e não mantiveram qualquer contado entre si, exceto, em alguns casos e por carta?

Por outro lado não existe qualquer menção ou simples alusão na História eclesiástica a qualquer concilio ou sinodo Cristão reunido com semelhante propósito no primeiro ou no segundo século de nossa era.

Naturalmente que se um ou dois deles apenas - a revelia da tradição apostólica e do sentimento geral - se atrevessem a acrescentar quaisquer registros de natureza puramente humana a um canon (Esdrino) divino e tradicionalmente fixado seriam prontamente denunciados e condenados como ímpios e blasfemadores pelo resto de seus pares produzindo grande tumulto na igreja.


Sequer existe éco de tais tumultos nos registros históricos...


Trata-se no entanto de mais de uma dezena de padres ante origenianos e ante agostinianos a empregrar tais registros com a maior naturalidade.


O que nos obriga a admitir que seguiram o exemplo dos Santos apóstolos, autorizado pelo silêncio do Senhor.

Nenhum comentário: