Arroladas doze (12) testemunhas dos séculos I e II:
O Didaké.
As Epistolas de Barnabé e Clemente, que parte dos antigos considerou como sendo inspiradas e Canônicas.
A Epistola de Policarpo
O Didaké.
As Epistolas de Barnabé e Clemente, que parte dos antigos considerou como sendo inspiradas e Canônicas.
A Epistola de Policarpo
O Pastor de Hermas, irmão de S Pio I de Roma e ouvinte de S Clemente e de S Graphte.
S Justino companheiro de Pio e Hermas.
S Atenagoras de Atenas ouvinte de S Quadrato e de S Hieroteus
S Irineu ouvinte de S Policarpo e de S Potino
S Hipólito ouvinte de S Irineu.
S Clemente de Alexandria, ouvinte de S Panteno, ouvinte de S Marcos.
Tertuliano, um dos primeiros representantes da tradição Africana.
& as Constituições dos Santos apóstolos.
Todas relacionadas direta ou indiretamente com o círculo apostólico.
Só nos resta concluir que tão egrégios personagens consideravam como inspirados e canônicos os livros regeitados pelos judeus e pelos protestantes.
E que receberam tais livros - constrangidos pelo exemplo dos próprios apóstolos - juntamente com a Septuaginta - a menos que tenham sido eles mesmos os falsificadores, os padres designados e elogiados pelos próprios apóstolos - ou seja a versão grega do Antigo Testamento.
Alias como tais homens poderiam ter combinado em introdução de tais livros no camom se viveram afastados uns dos outros e não mantiveram qualquer contado entre si, exceto, em alguns casos e por carta?
Por outro lado não existe qualquer menção ou simples alusão na História eclesiástica a qualquer concilio ou sinodo Cristão reunido com semelhante propósito no primeiro ou no segundo século de nossa era.
Naturalmente que se um ou dois deles apenas - a revelia da tradição apostólica e do sentimento geral - se atrevessem a acrescentar quaisquer registros de natureza puramente humana a um canon (Esdrino) divino e tradicionalmente fixado seriam prontamente denunciados e condenados como ímpios e blasfemadores pelo resto de seus pares produzindo grande tumulto na igreja.
S Justino companheiro de Pio e Hermas.
S Atenagoras de Atenas ouvinte de S Quadrato e de S Hieroteus
S Irineu ouvinte de S Policarpo e de S Potino
S Hipólito ouvinte de S Irineu.
S Clemente de Alexandria, ouvinte de S Panteno, ouvinte de S Marcos.
Tertuliano, um dos primeiros representantes da tradição Africana.
& as Constituições dos Santos apóstolos.
Todas relacionadas direta ou indiretamente com o círculo apostólico.
Só nos resta concluir que tão egrégios personagens consideravam como inspirados e canônicos os livros regeitados pelos judeus e pelos protestantes.
E que receberam tais livros - constrangidos pelo exemplo dos próprios apóstolos - juntamente com a Septuaginta - a menos que tenham sido eles mesmos os falsificadores, os padres designados e elogiados pelos próprios apóstolos - ou seja a versão grega do Antigo Testamento.
Alias como tais homens poderiam ter combinado em introdução de tais livros no camom se viveram afastados uns dos outros e não mantiveram qualquer contado entre si, exceto, em alguns casos e por carta?
Por outro lado não existe qualquer menção ou simples alusão na História eclesiástica a qualquer concilio ou sinodo Cristão reunido com semelhante propósito no primeiro ou no segundo século de nossa era.
Naturalmente que se um ou dois deles apenas - a revelia da tradição apostólica e do sentimento geral - se atrevessem a acrescentar quaisquer registros de natureza puramente humana a um canon (Esdrino) divino e tradicionalmente fixado seriam prontamente denunciados e condenados como ímpios e blasfemadores pelo resto de seus pares produzindo grande tumulto na igreja.
Sequer existe éco de tais tumultos nos registros históricos...
Trata-se no entanto de mais de uma dezena de padres ante origenianos e ante agostinianos a empregrar tais registros com a maior naturalidade.
O que nos obriga a admitir que seguiram o exemplo dos Santos apóstolos, autorizado pelo silêncio do Senhor.
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