Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 19 de dezembro de 2010

XXIV - Recapitulação









Até aqui os fatos obrigam-nos a admitir que:

- Cerca de dois séculos e meio antes do nascimento de Cristo a Torá ou lei de Moisés foi vertida do hebraico para o grego por iniciativa da comunidade alexandrina.

- Cerca de de um século antes de Cristo as profecias, juntamente com a Torá, também já se encontravam traduzidas.

- Cerca do nascimento do Senhor ou durante ou durante o tempo de seu ministério os ketuviins - incluindo aqueles escritos que os protestantes chamam de apócrifos - foram adicionados as duas coleções precedentes formando um testamento hebraico em lingua grega.

- Este testamento hebraico vertido para o grego era quanto sua essência idêntico ao testamento hebraico/grego contido nos códices Vaticano, Sinaitico e Alexandrino, nenhum dos quais respeita os límites do canon Esdrino/palestianiano com seus sessenta e seis livros.



E a demonstrar que:


- Nenhum dos livros repudiados pelos protestantes foi composto depois do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

- Foram recebidos como canônicos por alguns rabinos e fiéis até o quarto século depois de Cristo.

- Tanto Senhor quanto seus apóstolos sempre deram preferencia a Septuaginta em face ao texto hebraico e, logo, que desconfiança da Igreja primitiva quanto a massorá partiu do exemplo de seu próprio fundador.

- Os hebreus não fecharam seu Canon antes do século IV

- As decisões dos sínodos de Jamnia e Iabné não dizem respeito a economia espiritual do Cristianismo, pois foram ditadas por um espírito agressivo, durante o auge da polêmica com os Cristãos em torno da figura de Jesus Cristo

- Nenhum dos padres e doutores ante nicenos - exceto S Melitão - conformou-se rigorosamente com o Canon palestianiano de sessenta e seis livros, e que os post nicenos - Leôncio, Jinulio, Primasio, Walfrido, Agobardo, etc - creram estar seguindo a Origenes ou Atanásio ou deixaram-se guiar pelos exemplos de Epifânio e Jerônimo.

- Que o jovem Jerônimo tomou por guia aos rabinos sucessores dos fariseus, que mereceu o repúdio dos padres mais ilustrados de seu tempo e QUE NO FIM DA VIDA ABRAÇOU A OPINIÃO MAIS COMUM OU CORRENTE NO SEIO DA IGREJA, ADMITINDO - NA PIOR DAS HIPÓTESES - QUE AO MENOS PARTE DELES GOZAVAM DE UM STATUS CANONICO INFERIOR COM RELAÇÃO AOS LIVROS PROTOCANONICOS, OPINIÃO QUE OS PROTESTANTES REGEITAM, AFIRMANDO QUE TAIS LIVROS:

"Comumente chamados apócrifos, carecem de inspiração divina e não fazem parte do Canon das escrituras. Eis porque não gozam de autoridade alguma na Igreja de Deus, não devendo ser aprovados ou usados SENÃO COMO OBRAS HUMANAS." Confisão de Westminster, Caput I sec 03

- Os livros regeitados pelos protestantes foram citados pelos padres mais antigos - apostólicos e apologetas - não como simples literatura devocional mas como VERDADEIRAS ESCRITURAS.

- Parte da tradição da Igreja e sua praxis cultual mesmo depõem a favor de tais escritos.

- Rebater todos argumentos empregados pelos protestantes como intuito de impugnar a canonicidade dos mesmos.



Socorra-nos o Cristo Bendito, por intermédio de sua Virgem mãe, com sua munificente graça para que possamos levar a bom termo nossas salutares disposições.

Nenhum comentário: