Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

XI - A fixação do Canon dos Ketuvim








Até que ponto há alguma base para se afirmar que o canon palestiniano dos sessenta e seis livros- A QUE CHAMAM ESDRINO - já estava definido e fixado no tempo de Cristo ou que o templo havia decretado algo a esse respeito?

Recebeu Nosso Senhor Jesus Cristo algum decreto confeccionado por Esdras ou algum mandamento fixado pelos sacerdotes com relação ao número de livros pertencentes ao Canon hebraico?

Havia já alguma unidade doutrinária por parte dos judeus a respeito do Canon dos ketuvim, quando o Salvador misericordioso principiou a anunciar a boa Nova da reconciliação?

Os protestantes respondem resolutamente que sim e que tal canon havia sido fixado por Esdras quatro séculos e meio antes do advento de Cristo. Querendo significar com isto que Jesus como bom judeu recebeu o decreto esdrino sancionando-o com sua autoridade divina e infalivel.

Demos a palavra ao expositor Antonio Gilberto - opus cit pp 56 - "Esdras presidiu a chamada grande sinagoga QUE SELECIONOU E PRESERVOU OS RÔLOS SAGRADOS, DETERMINANDO DESTA FORMA O CANON DAS ESCRITURAS DO ANTIGO TESTAMENTO... A ESDRAS É QUE SE ATRIBUI A TRÍPLICE DIVISÃO DO CANON, JA ESTUDADA."

Nós no entanto acabamos de constatar que a Torá levou cerca de cem anos para ser canonizada e em seguida que os Neviin levaram cem, mais cem, mais cinquenta anos - ou seja o dobro de tempo com relação a Torá - para serem canonizados.

O que nos leva muito naturalmente a concluir que os Ketuvim - quase tão numerosos e certamente mais extensos que as partes precedentes da Tanak - não levaram mais de trezentos ou mesmo de quatrocentos anos para serem canonizados na medida em que estavam obrigados a concordar com toda literatura canonizada anteriormente ou seja com a Torá e os Neviin...

Estamos falando numa acomodação de metade para metade do Antigo Testamento...

Assim sendo partindo de 150 a C teriamos as datas 350 ou mesmo 450 d C como as mais prováveis quanto a fixação definitiva do Canon hebraico, o qual por isso mesmo estaria aberto no Tempo de Senhor Jesus Cristo quando o templo foi desarraigado e substituido pela Igreja.

"AO TEMPO QUE A SEPTUAGINTA FOI ELABORADA A PORTA DA TORÁ E A PORTA DOS NEVIIN ESTAVAM JÁ FECHADAS. A PORTA DA TERCEIRA CATEGORIA NO ENTANTO - A DOS ESCRITOS - ESTAVA AINDA EM ABERTO. ASSIM A SEPTUAGINTA FORMOU UM CORPO RELATIVAMENTE AMORFO CONTENDO EM SI TUDO OU QUASE TUDO QUE (nós protestantes) COLOCAMOS ENTRE OS APÓCRIFOS DO ANTIGO TESTAMENTO." Larry A taylor 1999


Nenhum comentário: