Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

IV - Lenga lenga protestante do inspiracionismo - Um escape do Sola Scriptura










"É preciso recorrer para averiguar a autoria apostólica, ou a aceitação universal, como teste histórico de canonicidade de um livro e não a considerações doutrinárias de ordem interna." Karlstadt in "De canonicis scripturis libellus


Richard Baxter




Quando os protestantes dogmatizam sobre o número de livros pertinentes a Escritura hebraica atuam em franca oposição ao principio do Biblismo e assumem uma postura idêntica a da Igreja romana, que reserva tais questões ao veredito do Papa.



A única diferença neste ponto é que os papistas orientam-se pela opinião humana de um só: a do Papa, enquanto que os protestantes - admitindo o princípio da iluminação individual - relegam o assunto ao gosto de cada um, se bem que tenham o péssimo costume de atribuir tais gostos ao próprio Espírito Santo, com grande agravo de sua dignidade.



Eis as palavras de João Calvino: "Se queremos nutrir as consciências DE MODO QUE NÃO HAJA QUALQUER DÚVIDA, devemos colocar as escrituras MUITO ACIMA DO RACIOCÍNIO HUMANO, DAS DEMONSTRAÇÕES E DAS PROVAS. Noutras palavras, só nos resta buscar essa nutrição NO TESTEMUNHO INTERNO DO ESPÍRITO SANTO... SE ESTAMOS ILUMINADOS POR SEU PODER, CREMOS, NÃO EM NOSSO JUIZO OU NO DOS OUTROS... MAS ACIMA DE TODO CONHECIMENTO HUMANO, DECIDIMOS SEM DISPUTAR, QUE ELAS PROCEDEM DA BOCA MESMA DE DEUS." in Institutas I,07



Como por um lado não há testemunho, mas silêncio ou vácuo divino sobre a matéria em questão, enquanto pelo outro a seleção feita pelos protestantes quanto ao Canon veterotestamentário é arbitrária, caprichosa e irracional, o Dr Calvino teve mesmo de fugir pela tangente e assumir um discurso de quacker fanatico ou de pentecostal analfabeto, logo ele que era jurista iniciado nos mistérios da escolástica.



O 'imbroglio' luterano no entanto não lhe deixou outra saida senão o de apelar ao tal testemunho interno do Espírito Santo, sem dar-se conta de que, como dissemos no capitulo anterior, tal testemunho foge a regra divina da suficiência das escrituras em matéria de fé, pois se quanto a este artigo de fé é necessário recorrer ao testemunho interno do espírito santo, as sagradas escrituras já não são suficientes quanto a fixação da fé Cristã. A admissão de uma única excessão quanto ao principio divino e sagrado do "Solla Scriptura", abre brecha ou caminho para tantas outras excessões até que o Cristianismo converte-se em puro misticismo ou pentecostalismo.



Foi devido a esta excessão que o protestantismo logrou superar o romanismo e a ortodoxia em matéria de misticismo, deixando no chinelo os monges palamitas e as carmelitas espanholas...



"É impossivel estabelecer qualquer distinção entre Ester e Judite do ponto de vista puramente racional, também não é possivel estabelecer quaisquer diferenças entre Eclesiástico e Sabedoria a um lado e entre Provérbios a outro partindo do ponto de vista histórico. Toda e qualquer distinção natural ou humana entre os livros proto e deuterocanonicos esta fadada ao desastre. SÓ A LUZ DO E. SANTO AGINDO NA ALMA DO CRENTE É CAPAZ DE CONVENCE-LO A RESPEITO DO CANON BÍBLICO."



Tal o testemunho de Baxter.



Não havendo espaço nem para Crítica racional, nem para a tradição eclesiástica no terreno do Canon bíblico é natural que os protestantes tenham despenhado no abismo do subjetivismo mais crasso até a histeria, a alucinação e o transe. Abandonados os meios que foram estabelecidos e dispostos pela providência é natural que os reformados tenham mergulhado de cabeça no pântano da loucura, e tomado por divinos os tremores e devaneios dos energúmenos com grande agravo não apenas da fé mas da própria sanidade mental.

Ouçamos ainda Barclay: "É impossivel provar o Canon das escrituras pelas escrituras por isso é impossivel resolver a questão do ponto de vista puramente humano, faz-se mister portanto apelar ao TESTEMUNHO INTERNO DO E. SANTO AO QUAL CABE CONVENCER CADA CRENTE A RESPEITO DA SANTIDADE DA ESCRITURA."


E o ja citado Loraine Boettner: "É claro que se a pessoa não for nascida de novo, isto é, aquela que não se colocou sob o poder regenerador do espírito santo e que portanto não é Cristã - leia-se protestante ou calvinista - não pode compreender a verdade espiritual." id pp 78



Só os regenerados como o Dr Boettner podem compreender como Deus estabelece uma norma - como o Sola Scriptura - e não a aplica... Só o Dr Boettner juntamente com o Dr Kerr para compreenderem que o principio da inspiração não se distingue do biblismo...



E pensar que tais locubrações foram solenemente ratificadas pela Confisão de Westminster - Sessão IV - cujos derradeiros capítulos estabelecem que julgar entre as versões procedentes do hebraico e do grego pertence unicamente ao E. Santo.



De minha parte sei por experiência que na Assembléia de Deus não há profeta que saiba distinguir perfeitamente o árabe, do sanscrito ou do hebraico ou o russo do grego... Parece que o espírito santo não é muito habilitado no terreno da filologia...

Como dizia Hume, a crença protestante é tão profunda que nem mesmo os homens mais sábios são capazes de compreende-la a menos que sejam vizitados e esclarecidos pelo espírito santo como qualquer imbecil. Do contrário o imbecil iluminado leva uma imensa vantagem sobre qualquer um deles...

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