
01) Igreja apostólica Assiria: Mar Odeisho hierarca de Nishevam em sua 'Marganitha' afirma serem sete o número - mínimo, pois enquanto os rumi afirmam que se trata do número máximo, nós ortodoxos contamos outros tantos sacramentos para além dos sete admitidos por eles (conferir nossa exposição sobre os sacramentos na "Dogmática" ) - dos sacramentos contando entre eles o Batismo, a Eucaristia, o Miron, a Epitimia, a Chlerotônia, a oblação e o fermento da eucaristia.
E excluindo aparentemente o matrimônio e a Evkelaion. Se bem que mencione expressamente o primeiro e lhe dedique seu último tópico no livro dos sacramentos, a saber o IV da 'Marganitha'.
Todavia ele assevera no começo deste livro que tudo quando a Igreja santifica e abençoa com o sinal da Cruz é verdadeiro sacramento, doutrina esta que expressa fielmente a crença dos apóstolos, mártires e padres para os quais tudo quanto a Igreja de Deus selava com o divino e vivificante sinal era verdadeiro sacramento e veículo da graça invisivel de Nosso Senhor Jesus Cristo.
E excluindo aparentemente o matrimônio e a Evkelaion. Se bem que mencione expressamente o primeiro e lhe dedique seu último tópico no livro dos sacramentos, a saber o IV da 'Marganitha'.
Todavia ele assevera no começo deste livro que tudo quando a Igreja santifica e abençoa com o sinal da Cruz é verdadeiro sacramento, doutrina esta que expressa fielmente a crença dos apóstolos, mártires e padres para os quais tudo quanto a Igreja de Deus selava com o divino e vivificante sinal era verdadeiro sacramento e veículo da graça invisivel de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Segundo Lancelot Andrewes: "Os padres costumavam empregar o termo 'sacramento' com bastante largueza." in Perguntas ao cardeal Du perron
"Os antigos estendiam a designação de sacramento a todas as ações da igreja através das quais Deus concedia liberalmente sua graça." assevera Thorndike
Tal o motivo porque todas as nossas santas igrejas de Deus consideram as cerimônias do lava pés, do monacato, e do sepultamento, dentre outras como verdadeiros sacramentos.
Considerando entretanto que os mais elevados são a Eucaristia, o batismo e o Miron; seguidos da Chlerotonia, da Epitimia e Evkelaion; seguidos do monacato, matrimônio e enterramento; seguidos do fermento, da oblação e do lava pés; seguidos das bençãos da igreja, sendo cada uma delas verdadeiro sacramento pelo sinal da cruz.
A Igreja ortodoxa ignora supinamente a falsa doutrina dos sacramentais que a teologia escolástica dos Franc (latinos) inventou, considerando-se a si mesma como verdadeiro sacramento de salvação em cada um de seus atos e cerimônias. Tudo quanto a igreja determina e preside é verdadeiro sacramento e veiculo da graça de Nosso abençoado Mestre Jesus Cristo.
02) Igreja apostólica copta:
"The Seven Sacraments of the Church are:
1- Sacrament of Baptism.
2- Sacrament of Confirmation
3- Sacrament of Confession
4- Sacrament of Eucharist
5- Sacrament of Unction of Sick
6- Sacrament of Matrimony
7- Sacrament of Priesthood."
Eis o que diz o Bispo Mettaous em sua obra "Dos ritos sacramentais na Igreja Copta Ortodoxa." introdução
03) Igreja apostólica Armênia:
"A Igreja apostólica armênia administra sete sacramentos: batismo, confirmação, comunhão, extrema unção, penitência, sacramento de casamento e sacramento de ordens." in Khazinedjian "A igreja apostólica armênia imagem moderna e viva da igreja primitiva." pp 50
04) Igreja apostólica siríaca:
"Os Sacramentos da Igreja são: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Arrependimento, o Sacerdócio, Unção dos Enfermos, e Casamento." in Breve resumo...
05) Igrejas apostólicas bizantinas:
"Em primeiro lugar, nosso Senhor instituiu o Santo Batismo com as palavras: "Ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;" (Mateus 28:19 ) e pelas palavras: "Aquele que crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16)
E de confirmação, isto é, da Myron Santo ou Santo Crisma, pelas palavras: "Mas vós sois - ficasse na cidade de Jerusalém, até que sejais revestidos de poder do alto." (Lucas 24:49 ) com que foram dotados pela vinda do Espírito Santo...
E do sacerdócio pelas palavras, "Fazei isto em meu memorial" (Lucas 22:19) e pelas palavras, "tudo o que ligares e desligares na terra será ligado e desligado nos céus." (Mateus 18: 18)
E o sacrifício incruento pelas palavras: "Tomai, comei, isto é o meu corpo" (Mateus 26:26, Marcos 14:22, e cf. Lucas 22:19, 1 Coríntios 2:24) e, "Bebei dele todos pois é meu sangue do Novo Testamento."(Mateus 26:27; e cf. Marcos 14:24, Lucas 22:20, 1 Coríntios 2:25) e pelas palavras: "Se não comerdes a carne do Filho do Homem, não tereis a vida em vós. "(João 6:53)
E casamento, quando, depois de ter recitado as coisas que haviam sido consignadas no Antigo [Testamento], Ele, por assim dizer, definiu o status das mesmas: "Aqueles a quem Deus uniu, não deixe que o separe o homem, "(Mateus 19:6) e o divino apóstolo também o tem por grande mistério. {Ephesians 5:32} (Efésios 5:32)
E penitência, com a qual se junta a confissão sacramental, pelas palavras, "a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, se você manter os pecados, ser-lhes-ão retidos". (João 20:23 e pelas palavras, "a menos que você se arrependa, você [todos] de igual modo perecereis." (Lucas 13:3,5)
E, por último, o Óleo Santo ou Oração do óleo que é citada por Marcos (Mc 6:13) e é expressamente testemunhada pelo irmão do Senhor. (Tg 5:14) Doshiteus decreto XV
"A Igreja Católica Ortodoxa sete divinos sacramentos recebe: primeiro o batismo, a unção sagrada, sagrada comunhão, ordem, matrimônio, penitência e extrema unção." Jeremias II, id VII
06) Igreja apostólica de Roma:
"É pois o Batismo o primeiro e a porta da econômia sacramental, afinal é por ele que nascemos em Jesus Cristo. O segundo é a confirmação, por cuja virtude crescemos e nos firmamos na graça do Senhor; pois estando já batizados os ilustres apóstolos, segundo refere S Agostinho - Ep 108 - lhes disse o Senhor "assim pemanecei na cidade até que sejais fortalecidos pelo poder do alto". O terceiro é a sagrada eucaristia pela qual nosso espírito se nutre e sustenta daquela celestial comida, segundo a palavra do Salvador: "Minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida". Seguesse em quarto lugar a penitência por cuja virtude se recupera a saude que se perdeu pelas feridas que do pecado recebemos. E depois em quinto lugar a extrema unção, pela qual são destruidos os derradeiros vestígios do pecado e reanimadas as forças do espírito, porquanto S tiago dele testitica nestes termos: "E tendo pecados lhe serão remitidos.". Segue-se em sexto lugar a ordem, pela qual é conferido o poder de exercer o ministério eclesiástico e sagradas funções na dispensação destes ditos sacramentos. E finalmente o sétimo e ultimo, o matrimônio, instituido afim de que pela legítima e santa união entre o homem e a mulher se gerem e eduquem filhos para a Igreja de Deus e perpetuação do gênero humano." in Catecismo Tridentino II, 01; Nictheroy, RJ, salesiana, 1896 pp 142
Conclusão: "Assim é que Nestorianos, armênios, coptas, etíopes e siríacos, fora suas heresias particulares, estão de acordo conosco sobre o número dos sacrementos e lhos recebem da mesma forma como a Igreja Santa e católica lhos tem recebido desde o princípio, pois até hoje testificamos com nossos próprios olhos, pois todos eles acorrem anualmente a esta cidade de Jerusalem vindos de todas as partes do Oriente." Sínodo de Jerusalem, 1672
Nenhum comentário:
Postar um comentário