Hiper agia ai partenos Maria, akrantos Mitéra tou Khristos Theos - soson imas!
Batul Lala Marian Wallidat al illah - ʕawnu ni!

Nossos pais e avós foram protestantes, nossos tetravos papistas, as gerações do passado remoto no entanto foram Católicas, apostólicas e ortodoxas, e nós, consagrando todas as forças do intelecto ao estudo da coisas santas e divinas desde a mais tenra idade, reencontramos e resgatamos a fé verdadeira, pura, santa e imaculada dos apóstolos, mártires e padres aos quais foi confiada a palavra divina. E tendo resgatado as raízes históricas de nossa preciosa e vivificante fé não repousaremos por um instante até comunica-la aos que forem dignos, segundo o preceito do Senhor. Esta é a senda da luz e da justiça, lei do amor, da compaixão, da misericórdia e da paz entregue uma única vez aos santos e heróis dos tempos antigos.

João I

João I
O Verbo se fez carne




Hei amigo

Se vc é protestante ou carismático certamente não conhece o canto Ortodoxo entoado pelos Cristãos desde os tempos das catacumbas. Clique abaixo e ouça:

Mantido pelo profo Domingos Pardal Braz:

de pentecostal a ORTODOXO.

Jesus aos apóstolos:

"QUEM VOS OUVE É A MIM QUE OUVE E QUEM VOS REJEITA É A MIM QUE REJEITA."


A CRUZ É UM ESCÂNDALO PARA OS QUE SE PERDEM. MAS PARA OS SANTOS PODER E GLÓRIA DE DEUS.

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quinta-feira, 18 de março de 2010

Da unidade da fé ortodoxa V - Da presença real do Salvador no grande Sacramento da Eucaristia


Segundo M Antoine Arnauld na sua "Perpetuidade da fé Católica sobre a Eucaristia" não existe doutrina mais comum e ao mesmo tempo mais cara a todas as Cristandades apostólicas do Oriente do que aquela que concerne a presença real de nosso Abençoado Mestre e Salvador Jesus Cristo no Sacramento do altar.


Passemos pois ao testemunho das Igrejas:


01) Igreja apostólica assíria:


"Através desta ordem divina o pão é mudado em Seu Santo corpo, e o vinho em Seu Sangue Precioso, e eles dão, para todos aqueles que lhos recebem com fé e esperança, o perdão dos pecados, a purificação, a iluminação, a ressurreição dos mortos, a herança dos céus e a vida eterna." Mar Odeisho de Nishevam in "Marganitha" IV



02) Igreja Apostólica copta:


"Ela é o corpo e sangue de Cristo segundo ele assevera. Assim todo aquele que ousa dizer que o pão e o vinho depositados sobre o altar não são o Corpo e o Sangue do Verbo de Deus, o mesmo que ele recebeu da Virgem Maria, apartou-se da comunhão do povo Cristão e da vereda da salvação." Vicente de Coptos in "Testamento."


"O corpo de Jesus Cristo unido a pessoa do Verbo divino e a alma racional, tudo isto recebemos na Eucaristia, assim se deve compreender as palavras: isto é meu corpo." Isaac Ibn Zaraa


"Se nos interrogam sobre a Eucaristia nos lhes respondemos que entre os Cristãos vigora a crença de que o pão e o vinho se convertem no corpo e no sangue de Cristo. Isto se dá porque os Cristãos estão firmados nas palavras de seu Mestre e Senhor sobre os elementos concernentes a seu corpo e sangue... esse testemunho é corroborado pelo Pai celestial, que do alto da nuvem disse: ouvi-o!!!

Logo as palavras dele são muito verdadeiras e não é possivel duvidar ou exercer juízo quanto a elas. Asseveramos pois que no pão e no vinho estão o corpo e o sangue dele, ISTO NÃO É NEM PARABOLA, NEM COMPARAÇÃO, NEM METÁFORA." Severios de Ashmonim in "Questões e respostas"


"Todos os Cristãos estão firmemente persuadidos de que a Eucaristia, sendo consagrada por um ministro ortodoxo é o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo suas verdadeiras palavras: Minha carne é comida e meu sangue verdadeira bebida." Echmimi in "Sagrados Canones"


"Após o Espírito Santo ter descido e repousado sobre os dons eucarísticos Jesus Cristo nos é dado, assim como foi dado em corpo a Virgem Maria." Yhoanan Abulfidah in "Compêndio de teologia eclesiástica"


03) Igreja apostólica armênia:


"A Divina Liturgia é o Sacramento do Amor, porque através dela nosso Deus Pai consagrou o Pão e o Vinho, com a intercessão do Espírito Santo, transformado-os no Corpo e no Sangue do Filho Unigênito, distribuindo-os entre os que recebem a comunhão, ficando unidos com Ele."


04) Igreja apostólica siríaca:


"Jesus Cristo faz-se verdadeiramente presente no altar da comunhão sendo nutrição de nossas almas e santificação de nossos corpos." Dionisios Bar Salibi metropolitano de Amida (Ahmed) in Comm ao Evangelho de João caput VI


"O pão posto sobre o santo altar se converte num pão celestial ou seja no corpo de Cristo, corpo vivificante do Verbo divino." Mikhail de Antakia dito o grande ou o Sírio in "Preparação para a comunhão"


"Eis que tendes o corpo do vosso Criador entre as mãos, e lho manipulais, e lho tocais e lho ingeris." Abu Birkat


05) Igrejas apostólicas bizantinas:


"Por preces solenes e divinas o pão se faz verdadeiro corpo do Senhor e o vinho em sangue verdadeiro do Senhor é mudado e se transforma." Jeremias II, id X




Conclusão: "Segundo pude ler nas obras de Abdul Latif, o yemenita pertencente a igreja dos roum e nas obras do assirio Elnataieb estamos todos de acordo sobre inumeros pontos de doutrina, especialmente sobre a aucaristia pois todos cremos estar nela o corpo e o sangue do Senhor." Isaac Ibnassal (siríaco) in "Fundamentos da fé ortodoxa"




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